28 maio 2018

A boa notícia

Pois, a boa notícia, na verdade, são duas: Luan, poupado contra o Ceará, volta já na quarta, no jogo contra o Fluminense, e Arthur pode voltar contra o Bahia, no domingo. Jael, infelizmente, não tem previsão de retorno, o que indica ter que aguentar o André ainda por um bom tempo.
São notícias importantes, porque com Arthur e Luan o time deve voltar a ter alguma velocidade e sair do tico-tico improdutivo que tem levado a campo nos últimos jogos, por obra e graça do Capitão Dumbo, que se especializou em carimbar TODAS AS BOLAS que vão para o ataque. Qualquer semelhança com ZEROberto e, mais recentemente, com GorDouglas, NÃO É mera coincidência.
Léo Moura também deve ficar de fora, por desconforto. E já passou da hora de alguém chamar na cincha o pessoal da preparação física, porque "acúmulo de jogos" não justifica as frequentes lesões musculares que vêm afetando o elenco.
Enfim, um time mais consistente e coerente já a partir da quarta. Voltando a ficar bom a partir do domingo.
O sofrimento, graças a Deus, nem foi tão grande...

19 comentários:

  1. Essas voltas antecipadas sempre me preocupam, ainda mais se tratando do departamento médico Gremista. Menos mal que Éverton voltou antes e não sentiu nada, ao contrário, voltou voando.

    x-x-x

    Ontem estive pensando no lado bom do Grêmio estar a dois pontos do líder neste momento. Esse lado bom, concluo, é que o foco e responsabilidade se manter na ponta é de quem está a frente do Grêmio, já estamos sendo muito visados por conta do vistoso futebol praticado nos últimos anos e acho que uma liderança neste momento seria uma responsabilidade a mais para o elenco. O que não se pode é deixar que essa distância aumente ainda mais, dois pontos são tirados em partidas de confronto direto, e convenhamos, quem hoje está a frente do Grêmio são times grandes, não irão jogar todos cagados com 11 jogadores atrás da linha da bola.
    Embora lamento não ter ganho ao menos uma das três partidas contra os medíocres Paraná, internacional e Atlético Paranaense, penso que o momento ideal para assumir a liderança é depois da Copa, com o grupo todo a disposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, acho que o Everton pensou "se fico nesse DM muito tempo, capaz que acabem com a minha carreira" e deu um jeito de se dar alta, talvez até mesmo se tratando com seu médico particular pago do próprio bolso.
      E voltou voando e mostrando vontade, que é para ninguém pensar em mandá-lo de novo para complementar o tratamento no DM.

      Excluir
  2. Vejo que o apelido do Maicon voltou. Que bom. Fez duas partidas boas, parece, vi a partida do Cerro Porteño (dessas duas) e lia nos blogs do sul gente que pegava no pé dele quase dizendo "eu sempre disse que ele era craque", fiquei até curioso para ver o cara jogar... Mesmo lerdo de sempre, pega a bola virado para a defesa e no giro de 180 graus para o campo adversário dá tempo de ir mijar e voltar.

    Mas era a euforia onde se dizia na onda da birita que até o Real Madrid seria batido pelo Grêmio e seu futebol bajulado para segurar audiência, na onda ufanista da imprensa que não se limita mais à seleção, porque sacaram que ganham mais dinheiro dizendo o que os torcedores-audiência querem ouvir, a maioria oba-oba pelo menos. (Os reservas do Real e Barcelona, e mais uns 10 times europeus guardariam qualquer time sulamericano no bolso se jogam no ritmo dos continentais de lá, essa é a verdade que a maioria só descobre e redescobre a cada fim de ano.)

    Pois vi Maicon contra o Ceará e foi um desastre - não pior que os outros do meio para frente, exceto Everton todos ridículos. Everton destoa para melhor absurdamente. Geromel, Arthur e Everton é o que o Grêmio tem de diferenciado. Mas os apelidos que sumiram voltaram... (como sumiram com Douglas quando, com "barriga de cadela" e tudo, meteu gols e pifadas de letra na Copa do Brasil/2016, e foi mais significativo que Luan, que só fez o gol contra o Cruzeiro, não decisivo (2x0 no agregado) e antes com Fernando "juntador de lenha", etc. Giuliano seria "Cyborg" ainda?)

    Mas que se dê o desconto a Maicon: é carimbador em grande parte pela indigência técnica de todos da volância para frente (exceto Arthur e Everton, e só esses dois.) As nabas do último jogo contra o Ceará, partida patética que tive o desprazer de assistir (qualidade padrão da América do Sul, no entanto), Jailson, Ramiro, Cícero e André pegam na bola, não sabem o que fazer, e apavorados com o crime de serem os responsáveis pela interrupção do tico-tico tão caro ao Grêmio (mais caro que vencer) que fazem? Tocam para trás ou para o lado, onde sempre buscam o macho alfa deles, Maicon. Arthur faz isso? Não, tem soluções melhores porque tem qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Por aqui é difícil vir só na hora em que quer encontrar incoerência. Estou dizendo, mesmo nos jogos bons, que o Arthur tem sido menos Arthur para que o Capitão Dumbo possa ser alguma coisa.
      E, depois da lesão, tenho repetido que jogar ao lado do Arthur é outra coisa...

      Excluir
  3. Luan é outro bunda mole que só dá passe burocrático, outro carimbador sem ideias, articulador medíocre, (e outro que adora dar passes para Maicon carimbar) e, cada vez mais desanimado, envelhecendo sem propostas, sem despertar menor interesse do primeiro mundo do futebol (seleção e europa ocidental, até porque na seleção joga, em geral, quem tem diploma de europa ocidental, pós graduação da bola), é outro que Arthur e Everton (como Rocha ano passado) carregam nas costas. Não faz nada em 10 jogos, mete um golzinho no "jogo de gauchão" contra o Defensor e ganha crédito para mais 10 jogos a vigaristiar, com chutes e faltas que nem na direção do gol vão.

    Dizia-se, com razão que o "grande cobrador de faltas" Edilson acertava uma por ano, e era verdade, mas vale o mesmo com Luan e seus chutinhos e faltinhas. O cara, há quatro anos atrás, tinha melhor índice de acertos em chutes de longa distância em relação a si mesmo. Pois passou esse tempo e evoluiu? Nada disso, involuiu! Prefere besteiras de redes sociais do que treinar exaustivamente como o Zico e outros faziam, chamando esse ou aquele de "cuzão" nos brinquedos de internet (mas deixando, no tête-à-tête com o Garnizé colorado este o segurar no pescoço sem reação, deve ter gostado.) Mas é titular, sem dúvidas, nesse elenco varzeano onde Jael, uma "máquina de fazer gols", é preocupação, é mole? Elenco (des)montado pela incompetência do treineiro Burro com Sorte, que marginalizou o time de transição = time de marginalizados sob omissão porca dessa direção (esperar o quê de um Duda Kroeff, um obininho frouxo?)

    E pensar que o Grêmio tinha mais de 20 milhões de euros na mesa por Luan e ele e seu empresário (especulador pilantra, na verdade) sabotaram o negócio pela seleção, que merecidamente não recebeu, negócio que, não realizado, obrigou a venda de Pedro Rocha às pressas, por bananas no fim da janela de verão europeu, em plena e estrondosa ascensão, para uma geladeira na Russia a estagnar o seu progresso (o que prejudica as finanças do clube também, porque quanto mais os jogadores do Grêmio derem certo fora, melhor fica a fama do Grêmio de formar jogadores confiáveis e que valem alto investimento.) Ele era 10 vezes melhor que Luan, 30 vezes mais potencial que Luan, melhor silenciosamente, sem ser o Mickey Mouse do Grêmio escolhido pela imprensa. Quem sabe o Grêmio faz time e ele se torna de novo o Mickey Mouse do Grêmio? Ainda é bajulado, mas sua posição de destaque tende a ser enfraquecida por sua bolinha murcha e pelo crescente destaque de Arthur e Everton. Luan é um meia medíocre e sem criatividade, e pego no pé dele porque até 2016 o defendia e acreditava que tinha futebol que hoje só marketing diz tem, o campo não mostra. Luan receberia metade da proposta que recebeu ano passado hoje? Duvido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, se você atender teus pacientes com a mesma sobriedade que escreve nos blogs, os pobres coitados estão com os dias de vida contados...

      Excluir
    2. Problema é que quando tira o camarada do time, como nesse jogo contra o Ceará, vira Éverton x Ceará.
      E o textão vai para o espaço...

      Excluir
    3. O estranho é que o Rodrigo diz que o Luan foi bem até 2016 e que, naquela época, tinha inclusive o seu apoio. Entende-se que, quando começou a ganhar títulos e ser escolhido o melhor jogador das competições, passou a não servir mais. Durma-se com um barulho desses!

      Mas o Rodrigo não é o único. Conheço muitos gremistas que em qualquer empate ou resultado menos empolgante, viram sua artilharia para o Luan. Eu só digo que se está ruim com ele, ficaria MUITO PIOR sem ele! Me aponte uma grande apresentação do Grêmio em que o Luan não estava em campo. Eu não lembro!

      Excluir
  4. Pelo pouco que vi do "melhor Grêmio" nesse ano, esse time não me dá uma gota do otimismo que sentia no ano passado nessa mesma época, quando dizia que podia ganhar qualquer coisa exceto o Mundial, este não é favorito a nada e tende a não ganhar nada: só é competitivo com corda esticada a quase arrebentar. É correria, jogo de imensa intensidade de meta a meta, o que chama lesões, essa é a desgraça assustadora, ainda mais quando se vê o banco tomado de refugos. Não tem uma gota da posse de bola alta e agressiva, como no ano passado (antes de Rocha sair), quando empilhava chances e o adversário mal saia da própria intermediária, o time ficava sempre perto da goleira, tomava a bola e em três toques estava na área, uns cinco caras ao mesmo tempo, dava gosto de ver. Agora parte do seu campo, e só fica no campo adversário com o adversário entregue ou nas retrancas deles, onde tem o campo dado pelo adversário de propósito, mas busca sempre a correria meta a meta defesa-ataque, ataque-defesa, cérebro nenhum, quase como o time que venceu a medíocre LA passada passando apenas por times pequenos e em bolas rifadas, entregadas e "vamo que vamo". Se não decide no primeiro tempo, a chance é quase nula de ganhar depois. Agora tem menos banco mas melhor time titular que o que terminou o ano passado, é verdade (se totalmente completo) pelo único reforço da temporada no time titular: Everton, que no ano passado eu já achava que deveria ser titular assim que Barrios saísse (na boa fase de Barrios, antes de fazer corpo mole) e este ano seria banco e ainda "jogador de segundo tempo" se Fernandinho ficasse. Everton, como Arthur, é outro cara visto pelo Burro com Sorte paneleiro como quebra galho que mostrou seu valor. Que importa a base e o futuro do Grêmio para o Burro com sorte? Isso é problema para o técnico de 2019, que não será ele. em 2019 ele voltará à praia.

    Everton destaca-se inclusive com Luan em campo, porque o "melhor da América" (pobre futebol sulamericano) joga mais quando não joga (o famoso "na ruim, o melhor é o que não está em campo"). Espero que Luan melhore, ou ficará no Grêmio sangrando os cofres com um retorno pífio, acertando dois chutes por ano, uma falta por ano, golaço em jogo decidido, no mais jogando como se tivesse dado um tapa num baseado antes do jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estavas otimista por essa época no ano passado?
      Nossa Senhora! Se estivesse pessimista, não tinha sobrado pedra sobre pedra...

      Excluir
    2. O cara diz que ano passado estava otimista, que aquele time "empilhava chances e o adversário mal saia da própria intermediária". Aí, duas linhas a frente, fala que o time ganhou a LA apenas porque enfrentou adversários pequenos, em bolas rifadas e na base do "vamo que vamo".

      Primeiro tu decides qual a tua real posição e o que tu realmente pensas. Senão fica complicado o debate.

      Excluir
    3. Marcelo, na verdade o cara ou precisa parar de tomar uns pileque antes de vir postar ou precisa tratar urgentemente a bipolaridade...

      Excluir
    4. Indiada, longe de querer ser advogado dele, mas revejam:

      "que sentia no ano passado nessa mesma época"....

      Em maio do ano passado Pedro Rocha ainda tava por aqui.

      Excluir
  5. Nossa!
    Concordo que o time do gremio é limitado a estes nomes: Grohe, Geromel, Kennamm, Artur, Luam,Everton e Ramiro.
    Não sou advogado do Luam, mas não concordo todas as criticas a ele. Ele este ano não esta no nivel do ano passado, mas ainda é muito importante neste time.
    O grêmio não repete o mesmo nivel nos jogospor culpa exclusiva do treinador e direção, planejaram mau o elenco este ano, e o que tem usam de maneira errada.
    Foi um crime o que fizeram com o time de transição.

    ResponderExcluir
  6. Concordo contigo, mas os crimes da comissão técnica...não é só o time de transição...

    ResponderExcluir
  7. O Fernandinho e o Jael eram "bruxos" do "Gênio" e o Éverton não jogou e perdemos pro orçamento do Real Madrid...

    ResponderExcluir
  8. O cliczh colocou na capa que o Grêmio irá decidir a última no Maracanã. Nem foi nem sorteado as datas e mandos de Campos, somente os confrontos. Apagaram em seguida e não tirei print. Será q tão sabendo antecipado alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, o sorteio dos mandos de campo aconteceu as 11:30.

      Excluir
    2. Inclusive a informação dos mandos já está no site do Grêmio.

      Excluir