08 janeiro 2014

Arena do Grêmio Tour

Após a Arena passar quase 12 meses "ociosa" para o público em geral em dias sem jogos, na metade de dezembro foi lançado o Tour da Arena (mais informações em arenadogremiotour.com.br), onde qualquer um pode fazer uma visita guiada pelo estádio, conhecendo diversos pontos da Arena (muitos inacessíveis nos dias de jogos), como todos os anéis (das cabines de imprensa ao gramado, passando pelos camarotes, sala de imprensa, vestiário, entre outras coisas)
O valor do ingresso para sócio é R$ 15,00 e para não sócio R$ 30,00, sendo que pode ser comprado na hora ou (o mais recomendável) previamente via internet (assim evita-se o risco de chegar lá e tour já estar lotado). 

O passeio ocorre diariamente, de hora em hora, das 10:00 às 17:00, exceto em dias de jogos. Tem duração de 75 minutos, em média. 

Hoje tive a oportunidade de fazer o passeio e gostei do que vi em termos de organização (meu horário teve lotação máxima - cerca de 50 pessoas - com a presença de pessoas de outros estados e até de um colorado. Outros horários também estavam com bastante gente). Há pontos a melhorar, é claro, mas, no geral, vemos que é possível sim transformar o estádio numa nova atração da cidade (e porque não do estado), fortalecendo ainda mais o clube como um todo. 

A impressão que tive é que o Tour (finalmente) trouxe "vida" ao estádio, trazendo diversos torcedores para a Arena, muitos dos quais vieram simplesmente para agendar horários para outros dias, ou apenas para ver do que se tratava. Dos pontos a melhorar, vejo dois "detalhes" de fácil solução, mas que melhorarão bastante a vida do visitante:
- Atualmente quem vai na Arena (ou no Tour) não pode usar o estacionamento interno (são mais de 2 mi vagas vazias em dias sem jogos...). Liberar o acesso (com controle, claro), iria trazer muito mais gente ao estádio, já que daria segurança e comodidade ao torcedor. 
- Ainda está pendente de finalização as lojas da Grêmio Mania (pelo que li serão duas, sendo que numa delas  - a menor - será onde acabará o Tour), bem como do Museu/Memorial. Ou seja, atualmente quem faz a visita não pode conhecer ainda mais a história do clube, ou comprar produtos na loja.

Sobre a estrutura do estádio, das partes que não conhecia, tive uma boa impressão. No fundo, por toda "turbulência" envolvendo Grêmio e OAS acabamos "desanimando" com relação ao empreendimento como um todo, mas olhando com calma (e levando em conta que algumas melhorias são facilmente implementáveis, bastando vontade das partes) temos que admitir que a Arena é sim muito superior ao Olímpico (e, acredito, que a grande maioria dos estádios construídos - ou reformados - para a Copa). É chegado o momento de o Grêmio como um todo (e aqui entra direção, conselheiros, torcida, parceiros...) abraçar a nova casa, corrigir os defeitos (se possível com menos "polêmica" e mais ação) e enaltecer as qualidades. 

Após inúmeras (e merecidas) críticas, parece que a Arena Porto Alegrense (Grêmio e OAS) estão conseguindo (começar a) colher frutos da Arena. Que isto seja o começo de uma nova era, que os problemas sejam corrigidos e que a nova casa se torne um símbolo do Grêmio. 

E para quem quiser conhecer a Arena, ou mesmo para quem já conhece, vale fazer o Tour.


Mosaico no hall de entrada principal da Arena

Da Baixada à Arena - Pintura com referência a todas as "casas" do tricolor

Nova Ponte BR 448 vista das cabines de imprensa (6º nível da Arena)

No canto esquerdo é possível ver o novo CT (sinceramente não vejo problemas devido à localização)

Visão da Cabine de Imprensa

Visão do 4º Anel (grama segue "estranha", segundo guia agora é devido a troca de grama de inverno pra de verão, mas situação teria melhorado muito nas últimas semanas, devendo estar em boas condições para o primeiro jogo)

'Lounge' Presidencial (camarotes)

Visão dos camarotes

Visão Cadeiras Gold (particularmente achei o melhor lugar para se ver o jogo)

Sala de Conferência (e do Conselho Deliberativo). 

Vestiário

Imagens dos painéis na entrada do campo (tem um em cada lado)



No "gramado" (na parte oeste - ao lado da casamatas - grama praticamente morreu, sendo que parte da falha invade o gramado oficial)








 

19 comentários:

  1. Vou fazer o tour agora em Março, quando quero também assistir um jogo do gaúcho e Grêmio x Newell's.
    Deplorável o estado do gramado. Nem os campos onde eu jogo tem um gramado tão ruim assim! E essa história de que esta mudando é tudo lorota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haverá problemas EM TODOS os gramados.
      O conceito de arena implica em outro tipo de "luz", de ventilação.
      Já trocaram o gramado aqui no DF, do Maracaná e tudo mais...
      Nesse quesito, os remendados, tipo Mineira e aterro poderão levar algum tipo de vantagem.
      Como esse será um ano de muitas viagens e correria, talvez só tenha tempo de ir ver em jogo em 2015.

      Excluir
    2. Alfredo, mas isso já era de conhecimento até dos quero-quero de Garibaldi, será que os engenheiros agrônomos não previram isto???
      Por falar em correria, como é que tá tua saúde?

      Excluir
    3. Complicada, mas a gente resiste...
      Não vai ser dessa vez que alguns irão mijar no meu túmulo...
      kakakakkakakakakak

      Excluir
    4. kkkkk, beleza meu amigo.

      Excluir
    5. Isso certamente deve ser devido ao fato de que quem cuida do gramado deve ser um Veterinário. Porque NÃO É POSSÍVEL que essa b...sta continue assim, UM ANO depois de inaugurado esse negócio!

      Excluir
  2. Guilherme, é bom ver você postando novamente. Vais voltar em definitivo? Embora te imagine com cara de almofadinha tipo o Rui Costa (kkkkkk é brincadeira), é bacana ter uma voz discordante da maioria dos loucos, da qual me incluo, aqui deste despretensioso espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, tirei uma foto minha com a camiseta do Pará, mas pra evitar ser linchado aqui resolvi não postar... rs

      Estou estagiando, ainda não estou pronto pra voltar.... hehehe

      Excluir
  3. Tomara, Guilherme. Eu espero, sinceramente, que o Grêmio assine essa m...rda de contrato logo ou volte para o Olímpico. Tem que definir logo essa coisa!
    E, se a Arena é o caminho, que comece a ocupação e exploração de TODOS os espaços de forma imediata. Eu gostaria de ir passar a tarde na Arena com a mulher e a filha. Almoçar por lá, e depois vão as duas às compras e eu vou fazer o tour.
    Esse chove-não-molha é muito ruim para o Grêmio.

    ResponderExcluir
  4. Na única vez que fui na Arena, fui nas Gold [e véio paga meia entrada rsrsrs].
    Tive tempo de circular antes do jogo e usei um pouco do olho clínico de Engenheiro para tentar prever como era a visão de cada Setor.

    Estava na metade do anel das Gold e achei um lugar ótimo, dava para ver bem o jogo com aquela distância recomendável e ao mesmo tempo a gente estava bem próximo do campo, dava para quase ouvir a respiração dos jogadores.

    Tive a impressão que o 1° anel fica perto demais [plano demais] e que o 4° fica muto vista aérea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vantagem do primeiro anel é a proximidade dos jogadores (dá pra ouvir os caras tocando na bola).

      No 4º anel, onde eu fico, a visão é boa e é ainda melhor se tu ficar mais abaixo, próximo da mureta inferior. Se ficar mais acima, visão fica mas distante, mas mesmo assim dá pra assistir numa boa. O 4º anel é muito longo, com isto o posicionamento ali muda tudo (por isto não peguei lugar fixo, assim dá pra se locomover conforme achar conveniente).

      Até para título de curiosidade, a última fileiras de cadeiras da Arena tem a mesma distância visual da última fileira de cadeiras do Olímpico (60 e poucos metros).

      Mas, como já comentei aqui, acho que qualquer lugar na Arena é um bom lugar para se assistir. Até atrás do gol achei legal, tu tem uma visão diferente, mas muito boa.

      Excluir
    2. Guilherme, uma dúvida sobre o 4º anel:

      A visão é semelhante/melhor/pior a das cadeiras superiores do olímpico?

      Excluir
    3. Eu, particularmente, acho melhor. É mais alto, mas mais próximo do campo. No Olímpico a altura era boa (semelhante ao 2º anel da Arena), mas a distância era grande, o que prejudicava. Atrás do gol era ainda pior (o que não acontece na Arena, já que distância é parecida).

      Excluir
    4. Minha opinião confere com a do Guilherme. As primeiras fileiras do 4o anel tem uma visão/ângulo muito bons.

      Excluir
  5. Pois é, aqui só faltou citar a construtora

    "...(e aqui entra direção, conselheiros, torcida, parceiros...) "

    Que pelo que li, não permitiu que a reapresentação do elenco fosse na Arena.

    Se alguém me der motivos justos, retiro a crítica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A justificativa é que não foi na Arena, pois lá não tem equipamentos para avaliação física (que deverão ser colocados no CT).

      Eu considero a construtora como "parceira". Se não é, ao menos deveria ser tratada como, na minha opinião, afinal a OAS é sócia da Arena POA.

      Excluir
    2. Ok, esclarecido.

      Mas ainda acho cagada do marketing. Tinha que ter pelo menos feito a palestra formal da diretoria a treinador no vestiário da Arena. Depois que fossem pro Olímpico começar os exames e testes.

      Excluir
    3. Dizem nos bastidores que a apresentação não ocorreu na Arena por haver uma nova rusga entre Grêmio e OAS.

      Excluir
    4. Concordo Gláucio. Apresenta na Arena, põe num onibus e vai fazer exames no Olímpico (aliás, só mudaram o local ontem de manhã, sendo que inclusive não haveriam tour a tarde por causa disto e foram abertos os horários).

      -x-x-x

      Rafael,
      Sei lá se não apresentar lá geraria algum tipo de "pressão" na OAS. Acho difícil...

      Excluir