09 janeiro 2014

Os Yuris [ou os Sacis]

Sem Saída [No Way Out, 1987] com Kevin Costner e Sean Young, é um filme americano, policial com elementos de espionagem cuja trama se desenvolve a partir da morte acidental da amante de um político de alto escalão.
Um dos elementos do enredo aborda uma teoria que os serviços secretos dos EUA teriam, a de que os soviéticos poderiam criar crianças desde bem pequenas nos EUA, educando-as e as preparando para assumirem postos importantes na burocracia governamental, para finalmente derrubar os EUA em benefício da União Soviética.

Os serviços de segurança chamavam genericamente esses supostos agentes infiltrados de Yuri.

Particularmente, e apenas fazendo um parêntese, eu sempre achei que quem implementou um programa desse tipo, só que no outro lado, foram os próprios EUA, que teriam colocado uns Johnnys na URSS, o mais notório deles sendo o próprio Mikhail Gorbachov.

Bem, acompanhando toda a sorte de barbaridades e imbecilidades que acontecem no Grêmio desde algum tempo, por diversas vezes lembrei e lembro desse filme.
Fiquei sempre com a impressão de que os Colorados criaram e infiltraram no Grêmio uns Sacis, com o objetivo de ascender na política interna do clube e finalmente, se não destruí-lo por completo, sabotá-lo para que nunca mais conseguisse ganhar qualquer título de expressão.

É dentro desse contexto que Gremistas como Emerson e Roger são colocados de lado para que adventícios sem identidade com o clube, como o auxiliar colorado do novo técnico, sejam prestigiados.
Observem que, igualmente, via de regra os jogadores que mais manifestam identidade com o clube, como Fernando ou Saimon, começam a ser execrados, destratados, desconsiderados, “vivem lesionados” ou “têm problemas pessoais”.

Esses são apenas alguns casos e por certo os amigos lembrarão de outros para citar nos comentários.


E assim, de “incompetência” em “incompetência”, colorados como o Bufão, Pelaipiada, Meira, Rui Bosta, Merdolina e vários outros, lenta e constantemente têm atingido seu objetivo.

9 comentários:

  1. Um salário a menos pra pagar

    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/noticia/2014/01/corinthians-vence-concorrencia-com-o-gremio-e-fecha-a-compra-de-bruno-henrique-4385224.html

    ResponderExcluir
  2. Faz sentido, que motivo um gremista de verdade teria para reintegrar Morto Antônio?

    ResponderExcluir
  3. Será que só vai sobrar o Kléber? Sinceramente, eu traria o Moreno de volta e venderia o Barcos (vai que ainda não tá assinado o empréstimo...)

    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/noticia/2014/01/imprensa-francesa-noticia-interesse-do-rennes-no-atacante-barcos-do-gremio-4385382.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo notícias de ontem, Glaucio, o empréstimo do Moreno ainda não estaria assinado.
      Mas de nada adianta, o caso do Moreno deve ser de outra esfera, talvez aquela que o Alfredo tanto insiste, com conotação sexual.

      Já falei várias vezes, ou ele comeu a mulher, namorada ou filha de alguém, ou recusou-se a comer alguém da Diretoria.

      Excluir
  4. E mandaram o Dr. Alarico Endres, com 40 anos de serviços prestados ao clube embora. Provavelmente vão contratar algum médico colorado para substituí-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa eu não tinha ficado sabendo...

      Excluir
    2. Putz, não sabia.
      Eu conheci o Alarico quando ele ainda era estudante, lá por 1973 ou 1974.

      Excluir
  5. O filme é ótimo, Martini, e a lembrança é muito a propósito. Lembra a nossa situação, MESMO!
    Porque NÃO PODE SER SÓ INCOMPETÊNCIA!

    ResponderExcluir