Depois de termos feitos três gols tendo apenas uma oportunidade contra o Bahia, hoje, em casa, vencemos ma Ponte sem termos tido nenhuma chance ou situação efetiva de gol.
Meus filhos temem pela minha velhice. Presumem que serei daqueles anciões que a todo momento irão vociferar "no meu tempo", "viu, eu não disse?" e outros mantras.
Mas não tem com o fugir da realidade
Sou adepto do 3-5-2 porque ele esconde as limitações, mas de outro lado escancara fragilidades.
Renato "achou" o esquema para o Grêmio por medo de levar uma sacola no Grenal.
Mas o Renato, por fanfarrão, não sabe a hora de mudar.
É um falastrão.
Era para ter começado o jogo com dois volantes (Souza - como 1º; Riveros ou Ramiro como 2º e o Zé desde o começo. Para jogar até quando aguentasse e então entraria o Maxi - que é o único articulador do ELENCO) e um meia.
Mas eles quis mostrar coerência e revelou a incapacidade de entender que o esquema ideal para o Grêmio precisa de ajustes - sendo que os três volantes no 3-5-2 se ajustam melhor para jogos fora do que em casa. Não tem lógica e nem cabimento tirar o Maxi do banco para colocar o Vargas...
Deixar a armação ao encargo do Zé é pedir para ficar com raiva. Ele não tem o mperfil de decisão. Estgou começando a defender a entrada do Zé aos 43 do 2º tempo.
Volto a dizer: o 3-5-2 esconde as imensas limitações dos plantel. Quem quiser, que se iluda...
Faltam 14 pontos para escaparmos do rebaixamento - o que já é uma grande coisa...
Para constar
- Que partida excepcional do Bressan.
Depois daquela cagada contra o Santos e do abraço afetuoso do Renato parece que ele se deu conta de que não pode vacilar.
- Que partida excepcional do Alex Telles, que talvez venha a ser um dos poucos jogadores atuando no futebol brasileiro na seleção de 2014 na Copa e em 2016 nas Olimpíadas. Pena que vai ficar pouco tempo no Grêmio. Precisa só deixar a bola mais pesada na hora de colocá-la na área.
Alfredo, concordo contigo fundamentalmente numa coisa. Em casa, não precisa de três volantes. E não é pela vitória que fica proibido levantar essa discussão. Ela é totalmente cabível.
ResponderExcluirHoje, exclusivamente, atribuo a má atuação também ao destaste físico.
Agora é evidente que o Zé Roberto é titular. Ele vai entrar nesse time, de um jeito ou de outro. E mesmo não sendo o armador, acho difícil ele sacar outro volante pra pôr o Maxi ao mesmo tempo.
O Grêmio não jogou bem. Tampouco correu riscos. As duas chances da ponte foram em falhas individuais. Nisso o esquema funcionou. Igual, em casa, é possível ousar mais...
O Vargas entrou pra correria e segurar bola na frente. Achei boa a mexida. Só achei que deveria sair o Barcos, não o "Rerley".
Bressan jogou muito bem mesmo. A melhor partida dele desde que chegou.
Ele tirou o Werley pra não tomar o terceiro amarelo. E vai lá o Rodolpho e toma... O Gabriel agradece
ExcluirMas eu diria que foi isso mesmo: para não perder os dois e ter que escalar o Gabriel e o Saimon e depois não poder voltar com Rodolfo e o Uérly Close.
Excluirrsrsrs
Pra mim a troca lógica ali era Werley pelo Gabriel (ou este também está pendurado?).
ExcluirAh, perfeito! A troca lógica era o Uérli pelo Gabriel. Eu continuo perguntando: qual é o problema do Gabriel, afinal?!
Excluiroi... oi....oi...
ResponderExcluirtô muito bêbado e vou sair campeão... com Reley e tudo...
ahahahaha
Puta merda, Negão tá duro de trago...kkkkk.
Excluiragahaha e secando o Luxemburgo chuuuuuuuuupaaaaaaaaa!
ExcluirMas essa é a "incoerência" dos dois jogos, Alfredo: contra o Bahia, "nenhuma chance" e três gols; contra a Ponte, "várias chances" e um gol chorado em falha da defesa.
ResponderExcluirBressan perdeu um gol FEITO! Não precisou nem mesmo pular para tocar de cabeça. Rhodolfo, creio, perdeu outro. Há uma bola na trave. E o lance do gol, não nos enganemos: é aperto que provoca o erro e atacante ligado no jogo. O Kléber está SEMPRE ligado nessas atrasadas...
-x-x-x-x-
Continuo dizendo: nosso problema maior, para equilibrar o time e o esquema em definitivo, é a TOTAL INCAPACIDADE dos DOIS LATERAIS para fazer UM cruzamento!
É triste ver um jogador com a qualidade do Alex Telles jogando na posição errada. Porque, convenhamos, jogador que NÃO SABE cruzar e joga de lateral, está na posição errada. Lateral só precisa saber fazer UMA coisa...
Olha Guto, mas ai já é questão de treinamento. Fica alguém lá, depois do treino orientando o guri em cruzamentos. Não deve ser algo extraterrestre que não se possa aprender com sequência de treinamentos. Se for preciso bota no programa "Lapidar" para corrigir a deficiência no cruzamento.
ExcluirIa dizer isto Rafael. Cruzamento, por mais limitado que o cara seja neste fundamento (e não acho ser o caso de Telles), se bem trabalhado pode vir a fazer de forma razoável, no mínimo.
ExcluirPois é Guilherme, se formos analisar, vários jogadores do grupo principal precisam passar constantemente por treinar fundamentos básicos do futebol, e aqui não é uma crítica, é uma sugestão. Acho que todos nós, em nossas vidas profissionais, passamos por constante atualização de nossas funções. Acho excelente o programa de desenvolvimento dos guris da base, mas isso também poderia ser implantado no profissional. Pega os zagueiros após os treinos e vai treinar tempo de bola; pela os laterais/alas e vai treinar cruzamento e assim por diante.
ExcluirCreio que não seria nenhuma malefício para os jogadores.
Sobre o Alex Telles: no jogo contra o Santos, aos 31' do primeiro tempo, ele errou seu sexto cruzamento. Ontem, também ficou evidente a sua falta de habilidade em colocar uma bola em condições de ser aproveitada pelos atacantes.
ExcluirLembrei do Cafu, que se notabilizava pela força física e erros seguidos de passes, eram raríssimas suas assistências. Já um em cada três cruzamentos do Jorginho (hoje treinador da PP) resultavam em gol, isto aconteceu em um Brasil x Alemanha aqui em Porto Alegre. Poxa, me dei conta agora de que o estilo de jogo do Pará tem a ver com o do Cafu!
De nada adianta o Alex ir quinze vezes ao fundo, em um jogo, se ele cruzar todas de forma errada. Mas ele deve estar treinando isto, sem dúvida.
Bom, confesso que não consegui assistir o jogo com a devida atenção, estava em um jantar e consegui assistir o primeiro tempo somente a partir dos trinta minutos e o segundo tempo a partir dos quinze, por isso não vou fazer um contraponto ao Alfredo, embora ache as críticas exageradas.
ResponderExcluirO Renato não abriria mão do 3-5-2, seja em casa ou fora, e acho que aqui vale a convicção dele. Talvez com a entrada do Zé Roberto (ainda não acho que tenha de sair de titular) haverá mas gente chegando a frente. Maxi é guri pra entrar no segundo tempo nesse começo. E aqui vou deixar de lado o que vinha defendendo dias atrás e não é pela opinião do Renato de que ele ainda não esta pronto. Acho que esse guri vai deslanchar a partir do momento em que fizer uma pré temporada descente. Creio que no ruralzinho ano que vem tem tudo para ser uma grata surpresa. E eu já iria pensando em um meio com ele, e os Bitecos.
Continuo achando que o Renato é mais motivador do que treinador, e pra me fazer mudar de opinião ele terá que fazer uns 80 pontos esse ano e nos dar o título Brasileiro...hehehehe.