Concluída a 16ª rodada - a despeito de alguns clubes ainda se protegerem com o escudo de terem jogos atrasados - é oportuno dizer que dessa feita a encomenda superou as mais absurdas e otimistas projeções. Na soma dos resultados, o Grêmio consolidou sua posição no G3, ficando a três pontos do Cruzeiro, favorecido pela derrota do Botafogo em uma partida de altíssimo nível do Atlético-PR - com especial destaque para o Paulo Baier e uma equipe muito bem encaixada sob o comando do Mancini.
Não sei se vai "chegar", mas o Atlético-PR, ao menos hoje, foi outro em relação aquele do jogo contra o Grêmio. Mancini arrumou o time, com jogadores velozes e um "ponta esquerda" driblador, daqueles de antigamente. No jogo do Atlético-PR, deplorável mesmo foi ver o Marco Antonio em campo. Errou todos os passes e ainda conclui de modo ridículo e pífio uma bola que lhe sobrou livre na frente da área do Fogão. Ou seja: continua o mesmo... (Por falar em pixotada, mais uma do nada saudoso Cris em partida do Vasco contra o Corinthians.)
Agora o Grêmio terá de o desafio de encontrar o equilíbrio para enfrentar times que teoricamente entrarão em campo para se defender.
Nesse contexto, no 3-5-2 a função dos alas será ainda mais importante e creio que será a hora de "tirar" um dos volantes, principalmente no jogo contra o Santos pela Copa do Brasil (28), contra a Ponte Preta (1º/09) e contra a Portuguesa (07/09) - que serão em casa. Entre esses, um embate no qual a formação com três volantes de contenção pode ser útil, no dia 03/09 contra o Goiás no Serra Dourada. A abertura do 2º turno será contra o Náutico, dia 11/09 lá no Recife (estou, inclusive, vendo se coincide minha estada em PE para assistir a esse jogo). O Náutico que se arrasta nas tabelas, mas foi responsável por sonoros 3 a 0 aplicados no co-irmão.
A discussão acerca de quem "deve" sair nessas partidas nas quais a vitória é obrigação deverá monopolizar as preocupações da torcida. O óbvio seria a entrada de Maxi Rodriguez, pela forma agir e de trabalhar a bola, mas Renato, o Fanfarrão, resolveu abrir uma campanha de queimação junto à torcida (a exemplo do que o nada saudoso WL costumava fazer com aqueles que ele não considerava como seus prediletos).
Dentro da tese defendida pelo Pedro Ricardo de "secação eletiva", o Brasileirão do próximo fim de semana terá - sem respeitar ordem de dia/horário:
Grêmio x Ponte
Goiás x Atlético-MG
Náutico x Atlético-PR
Portuguesa x Bahia
Fluminense x Santos
Botafogo x São Paulo
Corinthians x Flamengo
Vitória x Criciúma
Coritiba x Internacional
Cruzeiro x Vasco
- com o pequeno detalhe de que os três líderes jogam em casa, contra times teoricamente bem fracos.
Não vi o jogo, nem replays, só vi o fatídico gol do Pará.
ResponderExcluirLi os comentários de vocês, vi que por eles o time fez uma partida boa, com exceção do ataque que falhou muito.
O que posso falar é da fase, e do Gol do Pará, é uma frase que pelo menos na arte marcial surgiu da boca do Renzo Gracie: " Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho."
É por aí. Pará só fez um gol de falta porque treina bastante, o Grêmio só tem essa sorte porque treina, se dedica, uma boa vibração, Koff tomou atitudes corretas em trocar o treinador e a comissão técnica e Renato foi aplicando suas convicções. O grupo de jogadores mudou a atitude e as coisas estão andando.
Não creio que tudo foi perfeito nesse jogo, pelo que eu li de vocês não foi, nem será nos próximo, tampouco até o final do ano.
Seguirá faltando o nosso camisa 10. Melhorará a qualidade do meio com o Zé (e do time), porque ele passa bem a bola, ele carrega bem, ele é um meia MAIS ofensivo mesmo sem ser um 10, é um cara habilidoso, corre bastante.
O time ainda evoluirá, porém não será a perfeição que queremos. Ainda pode melhorar com o Vargas (se entrar), se ele encaixar, em face de ser um atacante técnico que carrega bem a bola.
Mesmo assim, sempre faltará um lateral mais técnica, um zagueiro mais experiente e o tal 10 que falamos.
O pânico passou, as coisas melhoraram e podemos torcer pro time. Sempre com um "mas podia ser melhor", é verdade, mas pelo menos a murrinha passou e estamos bem na tabela e bem de rendimento.
O Grêmio está com a faca e o queijo na mão para encerrar o primeiro turno na ponta da tabela.
ResponderExcluirSinceramente, vou dizer para vocês que podemos estar diante de um FENÔMENO! Corremos o sério risco de meter NOVE VITÓRIAS, na sequência!
Se isso acontecer, eu largo!
O mais encrespado, na minha opinião, é contra o Goiás no Serra Dourada.
ExcluirO clima do centro-oeste é seco nessa época do ano e Goiânia é um buraco, onde o mormaço é sufocante.
Além do mais, o Serra Dourada ainda é um estádio a moda antiga, com dimensões máximas. A sorte do Grêmio é que goiano via de regra prefere torcer para times do Rio...
Nos jogos que fui lá sempre tinha mais torcida gremista que local, mas agora o goiás vem bem no campeonato.
ExcluirO campo é muito longe da torcida.
Lemos,
ResponderExcluirparece que o autor original dessa frase foi o Tiger Woods [digo parece, porque vai que o Renzo falou antes e o Tiger a usou, vai saber].
Mas na verdade o mentor da idéia, copiada na sua essência pelo Tiger ou pelo Renzo, foi o genial velhinho-da-língua-de-fora, Einstein, que disse que sorte ajuda aos bem preparados.
Pois é, eu até acredito que tenha sido criado por outras bocas. Mas como eu sei que o Renzo é uma figura folclórica e engraçada da arte marcial e ele não é daquele tipo de "copiar citações", não teria lá procurado muito Einstein, tampouco correlação com o Woods, eu sei que saiu espontâneo, na arte marcial ele é famoso por ela, lembro até da entrevista, foi meio em tom de mau humor e esporro, estilo gracie.
ExcluirTodas devem ter saído daquela frase que dizem ter saído do Thomas Jefferson né? "The harder i work the luckier i get."
Acho que de todas, talvez só a útltima seja original. haha
É que o Renzo é figura demais, ele tem diversas frases engraçadas, esporros, expressões, tudo pelo jeito canastrão e espontâneo, então essa já ficou na quota dele.
Discordo, Alfredo.
ResponderExcluirSó o Grêmio joga em casa contra um adversário fraco.
O Botafogo pega o SPFC, que espantou a nhaca jogando bem contra o Fluminense e anda louco pra se recuperar na tabela.
Já o Cruzeiro pega o Vasco, que ontem fez uma partida muito boa contra o campeão do mundo Corinthians. Não duvido que ocorram empates nessas partidas.
Estamos com a faca e o queijo na mão e não é hora para inventar. Nem para vacilar!
Também acho, mudança só no 2º tempo se necessário.
ExcluirTanto que nos dois últimos jogos, o que faltou foi pontaria, ao Barcos principalmente.
Jogamos mais contra Santos e Flamengo.
Se o Barcos não se ajeitar nesse jogo contra o Santos, o Vargas volta e o banco é dele, porque o Kleber tá bem.
ExcluirOff-topic: o Deco se aposentou hoje pela manhã, alegou que seus músculos já não suportam mais a carga que exige o futebol profissional. Eu tenho minhas dúvidas se é realmente este motivo ou seria a chegada de Vanderlei Luxemburgo que acelerou o processo de aposentadoria...
ResponderExcluirPara mim é obvio que um cara com toda a bagagem do Deco não ia suportar mandos e desmandos do WL. E lembro de um colega nosso que dizia dele ensinar até os jogadores baterem na bola.
ExcluirJá pensou? Ele disse pro Zidane (ele mesmo confessa em entrevista isso), que iria jogar diferente, numa posição que jamais tinha jogado, de falso volante, um meia infiltrado.
Que o Zidane chegou para ele e disse que era assim que gostava de jogar, era como jogava na França. (Na verdade ele já havia jogado na posição, não havia nada de novo e o Zidane foi é muito educado com ele :D )
Imagina ele vir com esse mesmo caô pro Deco de 35 anos?
E depois ficar na entrevista dizendo que inventou a roda, depois do deco dar MAIS uma enfiada de bola na carreira, depois de ter feito isso 1.500 vezes, ou ter feito um gol de falta.
Semana passada eu ja´tinha visto o WL dando entrevista que a meta dele era recuperar o futebol do Deco.
Por ali eu já senti o Drama.
Na média histórica do campeonato, tem que fazer no mínimo 35 pontos no final do turno.
ResponderExcluirTime que fecha com 70 no fim, tem grandes chances de título.
Precisamos de mais sete nesses três jogos. Mas acho que vai fechar com 34. Vitória nos dois jogos em casa e derrota pro Goiás (toca).
Miguel Neves @MiguelNeves 5 min Grêmio cedeu 20% do matheus biteco ao hoffenheim pra ter de volta o Guilherme biteco. Ambos ficarão por 5 anos no clube.
ResponderExcluirMiguel Neves @MiguelNeves 2 min Situação atual: gremio tem 80% do Matheus Biteco e 20% do Guilherme Biteco, ambos com contrato renovado por 5 anos.