24 fevereiro 2014

A parceria MENTIROSA entre Grêmio e OAS

Preço do Ingresso na Arena 

Fui no grenal. Adquiri um ingresso no setor 106. bem acima do túnel de entrada dos jogadores. Visão privilegiada! Paguei R$ 60 reais para assistir um dos clássicos de maior rivalidade no mundo. Compareceram cerca de 25 mil gremistas. 

Para o jogo pela Libertadores, na terça-feira, tive a curiosidade de ver o valor do ingresso no mesmo local. Não vou poder ir, moro longe e o deslocamento de horas não é permitido pelo meu trabalho. Mas, se pudesse ir, teria que desembolsar R$ 144 reais para assistir a Grêmio X Nacional.

Daí, eu me pergunto: quando é que a Arena vai lotar? Se os ingressos fossem com preços mais acessíveis, a renda seria semelhante (ou maior), as pessoas gastariam muito mais nos setores de alimentação e a equipe teria maior apoio da sua torcida. O momento é bom, o torcedor está motivado, mas o preço do ingresso para terça é um GOL CONTRA.

Quantos gremistas comparecerão à Arena na terça?

Não sou administrador, contador ou economista, mas sei que um estádio lotado faz a diferença, seja no lucro ou na força da equipe.

Saudações tricolores!
‪#‎MauroDiasdeSouza‬

x-x-x

Este texto aqui copiado foi tirado da comunidade do Grêmio no Facebook e ilustra muito bem esta PALHAÇADA que alguns ainda insistem em chamar de parceria. O Grêmio novamente fica refém de uma parceira que está pouco se lixando para a saúde financeira do clube. Amanhã a Arena poderia, tranquilamente receber 50 mil Gremistas, foi sempre assim em jogos da Libertadores no Olímpico. Mas a falta de bom senso destes baianos ordinários da OAS e a falta de culhões da diretoria do Grêmio farão com que 25 mil torcedores, talvez um pouco mais compareçam a partida.
É lamentável ver um clube com o tamanho do Grêmio, com a história e a força do Grêmio (já fomos o clube que mais vendeu camiseta no mundo) jogado às traças em troca de qualquer troco de pinga e da picanha do churrasco de domingo.

70 comentários:

  1. Desculpa, mas qual interesse teria a OAS neste caso em lucrar menos pra prejudicar o Grêmio?

    Também acho o ingresso elevado, mas sejamos realistas, ali é local mais caro do estádio, com exceção das cadeiras gold. Se o cara quer mesmo ir no jogo, pode ir em qualquer outro lugar mais barato e mesmo assim ter uma visão melhor que das cadeiras centrais do Olímpico.

    -x-x-x

    A exceção foi o Grenal, que teve preços muitos baratos para este setor. Só pra ter uma ideia, era o mesmo preço do anel superior (o que pra mim, não faz sentido algum). Até fui conferir o preço agora, porque achei que tava errado.

    -x-x-x

    O problema do estádio não lotar não é do preço das cadeiras inferiores (nem das superiores). Os problemas, na minha opinião são 2:
    1) Enquanto não implementarem o check in, vai ser impossível lotar, pois sempre trabalham com uma margem de segurança, caso vá mais sócios que a média histórica (na LA de 2013 a média de sócios que foram aos jogos foi de 19 mil).
    2) O preço, pra mim, é um problema maior das cadeiras gold, mais porque o estádio ainda não tem a estrutura prometida (restaurantes e etc) naquele setor. Lembrando que aquele setor é pra ser o TOP do estádio.

    -x-x-x

    Há um outro fator que deve ser levado em conta no preço: o custo da mensalidade. Vou usar o meu exemplo, se o preço da cadeira central inferior fosse novamente na casa do 60, não faria sentido algum ser sócio. Pago 120 reais de mensalidade (4º anel - corner) e esse ano fui em um único jogo.

    Baratear o ingresso, no curto prazo, até elevaria o público, mas a tendência no longo prazo seria perder sócios (e isso afetaria o público futuro, no meu entender).

    Resumindo, até acho que alguns preços são abusivos e poderiam ser revistos. Mas antes de tudo urge implementar o check in, só com isto teremos melhor controle. E outra, o cara que quer ir no jogo, tem 7 ou 8 opções de locais, não dá pra querer ir num dos mais caros e reclamar, ao menos não se existirem opções mais em conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás, até pra confirmar o que eu disse, deem uma olhada amanhã na lotação das cadeiras centrais. Provavelmente estarão cheias (sendo que o lado que a camera filma é o que menos tem gente, já que na oposta é onde há mais sócios migrados, em virtude do sol).

      Haverá espaços na gramado sul (oposta a geral) e nas cadeiras vip. No 4º anel também acho que terá boa lotação.

      Acho que é jogo pra 40 à 45 mil.

      Excluir
    2. Vamos lá porque contigo é difícil.

      x-x-x

      Se no ruralito pode ter promoção qual é a justificativa para não se ter esta mesma promoção na Libertadores, competição infinitamente superior ao "charmoso" campeonato local? Lembrando que a promoção em questão foi feita no GREnal.

      x-x-x

      Se a OAS é tão benevolente assim, explica para nós a demora na assinatura do novo contrato; explica para nós as áreas comerciais que não estão prontas; explica para nós a grama nunca verde no campo; explica para nós...posso continuar nisso a noite toda.

      x-x-x


      O lugar mais "em conta" depois da Geral não é 80 reais? CARO!!!

      x-x-x

      Mas como não faz sentido ser sócio? São 120 reais por mês para ir em todos os jogos sem pagar ingresso certo? Porra, a 60 reais são dois jogo e já era. Se tu foi em um só não é problema meu.

      x-x-x

      Vou continuar criticando, isto não é parceria, isso é aproveitar da ingenuidade/interesse pessoal alheio. Aliás, os salários já estão atrasados novamente. Seria só coincidência? Eu não acho.

      Excluir
    3. Beleza, Guilherme. Assim, digamos que um sócio das cadeiras centrais pague 270 reais por mês. E consideremos QUATRO jogos por mês. E aí vamos partir para um exercício ao avesso daquele que tu propões, sempre.
      O sócio precisa ter vantagem para manter-se sócio, sim. O que não significa que tenhamos que botar para correr quem não é sócio. Quatro jogos a 144 reais dá QUINHENTOS E SETENTA E SEIS REAIS!
      Além disso, o sócio tem descontos na compra de produtos do Grêmio (entre outros) e tem a maioria das promoções que são feitas a seu favor. E participa do Goleada Tricolor, o que permite resgatar alguma coisa do que gastou.
      Não é necessário que se abdique do torcedor que não é sócio, até porque isso é uma coisa que qualquer vendedor de bolicho de beira de estrada sabe: onde é que se consegue MAIS SÓCIOS? Entre os sócios?!

      -x-x-x-x-

      Eu sei. A alegação será de que o valor de 144 reais é para um jogo da Libertadores. Certo. Mas eu estou considerando, também, APENAS QUATRO JOGOS!
      Se quiserem fazer a conta na ponta do lápis, podemos fazer. O resultado, tenho a impressão, será o mesmo: não é preciso, para se manter o sócio, colocar o torcedor comum para correr!

      Excluir
    4. É isso que penso Guto. Eu não estou pagando minha mensalidade, beleza e tenho ciência das minhas limitações. Agora, o cara que não é sócio ou vai pra Geral ou fica sem assistir na Arena DA OAS, porque o ingresso é uma fortuna. Se ele for com a esposa e filhos, deixa o salário do mês nas bilheterias.

      Excluir
    5. Ah! E eu nem falei que COM check in ou SEM check in, o acesso do sócio é líquido e certo!
      Certo. Nem poderia ser diferente. Mas então vamos parar com esse negócio de que tem que cobrar QUINHENTOS CONTOS de quem não é sócio para que o sócio tenha vantagem.
      As vantagens estão TODAS ao lado do sócio! O que não está errado. Mas não torna necessário cuspir em ANOS E ANOS de gremismo e dizer que, a partir de agora, está cagando e andando para ele, em benefício de uma "casta"...

      -x-x-x-x-

      E a própria OAS sabe que está dando um tiro no pé. Mas, com esse tiro no pé, precisa aumentar o valor do ingresso. O que é um tiro no pé. Mas, com esse tiro...
      É um círculo vicioso. Aumenta o valor do ingresso - faz o cara se tornar sócio - precisa aumentar o valor do ingresso, por causa do desconto - aumenta o valor do ingresso - faz o cara se...

      Excluir
    6. Então faz o seguinte Rafael, já que contigo parece ser mais difícil e não dá pra discutir numa boa: te associa. Ponto.

      80 reais é caro!? Mas o cara pode ser sócio patrimonial, sócio torcedor diamante, sócio torcedor ouro OU se sujeitar a compra ingresso (se tiver disponível) pelo preço que a Arena POA colocar. Como tu mesmo disse, se tu não é sócio, problema não é meu.

      -x-x-x-

      E talvez seja válido, diferenciar a Arena POA (que gerencia o preço dos ingressos, com participação do Grêmio, sendo que em 2013 aceitaram propostas do tricolor de fazer promoções) com a construtora OAS....

      -x-x-x-

      Tu mesmo disse, que o Gauchão não vale nada, portanto faz todo o sentido ter promoção no Gauchão e NÃO na LA que vale algo.

      -x-x-x-

      A tua conta faz sentido, Guto. O que não dá, é pegar o ingresso mais caro e multiplicar por 4. Há jogos em que não é esse o preço. E outra, poucos sócios vão em todos os jogos, diria que a média de frequência é 50%.

      Não tenho os dados, mas acho que a média mensal de jogos em casa não ultrapassa os 4. Suponto quem um clube jogue 70 vezes no ano, são 35 em casa... Isso dá 3 por mês...

      O que eu não entendo, é o cara reclamar que o ingresso tá caro, mas quer ir no lugar mais caro do estádio. Eu, por não poder gastar 300 conto em mensalidade, optei pelo melhor custo benefício, pra mim.

      Repito, eu até acho que o ingresso poderia sim ser mais barato (ao menos em jogos "normais", tipo gauchão, brasileiro e fase de grupos da LA), mas acho que a culpa do estádio não lotar não é isso. O ingresso pode ser um real, sem check in não vai lotar nunca. Amanhã, por exemplo, com exceção da Gold, todos os ingressos deverão ser comercializados (ou próximo a isto), ou seja, o problema não é o preço.

      Excluir
    7. E só pra deixar claro, eu acho que tem que ter ingressos acessíveis pra quem não é sócio, porque tem gente que não tem condição de ser e ir em jogo eventualmente é uma alegria. A instituição Grêmio não vive (e nem deveria) apenas dos sócios. São milhões de torcedores!

      O que discordo é cara querer sempre ir no jogo bom, sentar no melhor lugar e reclamar que é caro. Sim, em comparação com um jogo qualquer vai ser mais caro, com certeza. Se o cara tá apertado, mas quer ir em jogo, infelizmente tem que optar pra ir em alguns mais em conta.

      Excluir
    8. Outra coisa, a dona matemática ainda é algo desconhecido pelos lados dos baianos da OAS e dos gaúchos dirigentes do Grêmio. Ingresso a 100 reais x 20 mil torcedores = renda de 2 mi. Ingressos a 50 reais x 40 mil torcedores = renda de 2 mi. Onde está a vantagem? Maior público no estádio maior a pressão contra o adversário; maior comercialização dos produtos dentro do estádio (água no Grenal tava R$ 7,00).

      Excluir
    9. E o problema é que a coisa é tratada por ti, SEMPRE, Guilherme, distorcendo o que não interessa à tua tese: o Grêmio NÃO TEM PARTICIPAÇÃO no gerenciamento da bilheteria!

      -x-x-x-x-

      Vamos diferenciar a ARENA POA da OAS? Beleza, Guilherme!
      Os integrantes do Conselho de Administração da ARENA POA que representam o Grêmio são O QUÊ, mesmo? Aimoré?!

      -x-x-x-x-

      Eu fiz a ressalva no meu post, Guilherme! Querendo pegar os jogos e fazer NA PONTA DO LÁPIS, se faz!
      Não estou (AINDA!) discutindo valores. Estou discutindo FILOSOFIA! E a FILOSOFIA está errada. Mas é só PROVAR que não, que eu aceito.

      -x-x-x-x-

      E não entendi o problema do camarada reclamar por querer ir no lugar mais caro do estádio. Agora, cada vez que eu vir no fácebóque a comparação entre o preço do Corolla no Brasil e nos Estados Unidos, vou usar esse argumento: comprando carro caro e reclamando?! Compra um Palio, porra!

      Excluir
    10. Pelo visto tua interpretação textual é uma falha grave que a instituição de ensino que tu frequentou não soube corrigir Guilherme?

      x-x-x

      Qual foi a parte que tu não entendeu onde eu disse QUE SOU SÓCIO PORÉM NÃO ESTOU PAGANDO E SEI DAS MINHAS LIMITAÇÕES? Precisa do desenho?

      x-x-x

      E provavelmente tu deve viver no mundo da Alice no País das Maravilhas e ainda não conseguiu entender que nem todo mundo é abastado financeiramente. O cara que vem lá do interior para realizar o sonho de ver o time dele jogar uma Libertadores ou ele compra ingresso pra ficar em pé na Geral ou se quebra e gasta os tubos pra desfrutar das cadeiras de plástico da Arena OAS. Eu estou pensando no torcedor que não tem toda essa grana disponível pra ver partida de futebol.

      x-x-x

      Excluir
    11. Ah, e se a parte do "O que discordo é cara querer sempre ir no jogo bom, sentar no melhor lugar e reclamar que é caro", foi pra mim, saiba que pra teu governo moro cerca de 850 quilômetros de distância de Porto Alegre, e sempre que podia no Olímpico ver o Grêmio, as vezes indo de carro fazendo um bate e volta de quase 24 horas, já fui assistir jogo contra o Náutico. Então meu amigo não venha dar a entender que sou torcedor modinha que pro meu lado não vai colar.

      Excluir
    12. E esse é outro ponto importante a ser considerado nessa discussão: tem torcedor que mora longe! Esse camarada, às vezes, não tem dinheiro sobrando para a viagem. Se tem, escolhe jogo.
      Porque a gente raciocina que o cara mora em Santa Maria. Se organizar uma excursão, sai por 50 pilas. Quem não tem dinheiro para gastar 50 pilas é um miserável! Não é bem assim...
      Primeiro, que não é 50 pilas. Camarada tem que comer alguma coisa... Tem que tomar uma cerveja, porque vem todo mundo enchendo a cara e o miserável não vai ficar só chupando o dedo.
      Mas vou considerar que o sujeito vai no mercado, compra umas latinhas, faz gelo em casa, embrulha um sanduíche e larga! No sanduíche e nas latinhas, foram vinte pilas. Mais os cinquenta da passagem, virou setenta. Vezes três, dá DUZENTOS E DEZ PILAS por mês. E aí o cara paga 92 pilas para ser sócio na Geral, virou em TREZENTOS PILAS POR MÊS! Pobre que SE FODA!
      Se o cara pagar os 92 e vier em UM JOGO, ainda assim dá CENTO E SESSENTA REAIS!

      -x-x-x-x-

      Mas aí, eu vou concordar com o Guilherme. Futebol é um produto caro e, como caro que é, precisa ser vendido por um preço que compense. A ARENA POA está certa e essa precisa ser a nova filosofia para se gerenciar bilheteria.
      Alguém poderia aproveitar o papo e me explicar PORQUE EU TENHO TODOS os jogos do Grêmio, em casa E FORA, por sessenta pilas por mês...

      Excluir
    13. Eu nas vezes em que fui no Olímpico em 2012, só viagem e ingresso dava 120,00. Era 150,00 brincando.

      Pra levar a muié pra conhecer antes de demolirem, foi mais de 300 conto.

      Excluir
    14. Iiiiiiihhh, Guto! Se formos comparar o que se gasta com o PPV em relação a ida aos estádios, o sujeito nunca mais sai de casa.

      Até por que, em casa, você tem poltrona e não cadeira de plástico. Tem ceva gelada e não água a 7 reais a garrafinha. Teu carro está na garagem e ninguém vai te extorquir por uma vaga. Acaba o jogo e tu vai dormir ou dar um trato na patroa, enquanto quem foi no estádio ainda tem, no mínimo, 1 hora de tranqueira, trânsito, azuizinhos, ônibus e aborrecimentos até chegar em casa.

      Enfim, a luz da razão, ir no estádio é uma aventura, uma descarga de adrenalina que vale a pena, sim, porém administrada em doses minuciosamente calculadas.

      Excluir
    15. Não era especificamente pra ti Rafael. Já cansei de dizer aqui, cada um faz o que achar melhor, só que foi tu que começou dizendo que se eu não tinha ido em todos os jogos (me usei como exemplo do que ocorre com muitos sócios) era "problema meu"...

      -x-x-x

      Pra mim, o problema da crítica, é desconhecer um pouco do contexto e da política de ingressos do Grêmio.

      Se a reclamação é preço dos ingressos, até concordo em certa discussão, porque acho que alguns setores podem e devem ser revistos, mas principalmente em jogos menores. Em jogo como hoje, lotação, com exceção das Gold, será de 80% (ingressos vendidos, não sócios presentes). O ideal, é claro, é se aproximar de 100%, mas isto não é algo simples.

      Agora, com relação à lotação, o problema não é o preço, mas sim o check in. Se só dá 40, ao invés de 55, é porque não há o check in. Talvez, sendo detalhista, 5 mil são ingressos não vendidos (pro jogo de hoje se pôs a venda 25 mil, devendo vender 20 mil - grande maioria não vendida é das Gold), e os outros 10 ou 15 mil (se público for de 40 ou 35, respectivamente) é de sócios migrados (que não pagam ingresso) que não vão. Ou seja, aí, pra mim, está o foco do problema.

      -x-x-x

      Desculpa, mas alguém que quer ir muito no jogo de LA e não tem dinheiro, tem que escolher o mais barato. Não é comparar Corolla no Brasil ou nos EUA. É comparar que pra ir no jogo tem ingresso de 60 à 300. Dizer que 300 é caro, é ignorar que tem ingresso por 60 (ou 80) PRA VER O MESMO JOGO. Pô, cansei de dizer aqui, e quem foi no Olímpico e na Arena deve concordar, qualquer lugar da Arena é melhor que o melhor lugar do Olímpico. Então...

      Excluir
    16. Rafael, o teu raciocínio de 40milx50 > 20milx100 não se realiza pelo simples fato de que não há 40mil lugares disponíveis na Arena.

      Excluir
    17. A discussão contigo é sempre complicada, Guilherme, por causa dessas coisas: se TU MESMO disseste que o ingresso mais barato é oitenta, COMO É QUE TEM INGRESSO A SESSENTA?

      -x-x-x-x-

      É, sim! Não desvirtua a coisa, quando o bicho pega! O que tu disseste é que o cara está reclamando do preço de um lugar caro. E eu estou falando em quem reclama do preço de carro caro. Se precisar desenhar, eu desenho!
      Estás insistindo na questão do "caro", quando nós estamos discutindo o "ABUSO"!
      Não são sinônimos!

      -x-x-x-x-

      Teoria do Check In o Martini já desmontou, lá embaixo. Larga de mão o argumento que já foi por terra.
      Se colocaram 25 mil ingressos e NÃO VENDERAM TODOS, com check in, sobrando lugares MAIS BARATOS, vão vender MENOS AINDA!
      Mas isso pode não ser uma coisa lógica...

      Excluir
    18. Não se os 5mil que não foram vendidos forem da Gold. Aí liberando mais, venderia pra quem não foi porque não pode pagar a Gold.

      Excluir
    19. Na verdade tem ingresso a 50 (botei 60, ou 80), porque achei que a Geral estava 50 (não fui conferir).

      -x-x-x

      Não desvirtuei. Só que o "produto" é o mesmo: ASSISTIR AO JOGO DO GRÊMIO. Não tem 144? Beleza, paga 80 e assiste ao mesmo jogo. Abuso seria não ter ingresso a um preço razoável. E vamos e convenhamos, 80, para assistir um jogo de futebol de LA, não é abuso. Um cineminha em Porto Alegre está 30 conto...

      -x-x-x

      Exato Jonas... Esquecem que o grande problema do ingressos não vendidos são da Gold... E outra, tu liberando mais lugares, é o primeiro passo para rever os preços. Se ao invés de 25, tu tiver 30 mil ingressos, talvez consiga encontrar um preço de equilíbrio mais baixo.

      Excluir
  2. Ao ler certos comentários, pergunto: em que mundo vcs vivem?

    A Arena desde sua implantação eliminou os de baixa renda. A classe média ainda tem lugar.
    Porém certos locais são exclusivos para quem tem R$. Essa é a lei do futebol, a lei do mercado. Esse
    é o novo conceito. Quanto melhor o evento mais caro o ingresso! Gostem ou não, aceitem ou não, é fato. Acostumem-se!

    E outra, já virou perseguição contra o Guilherme, nessa ele tem razão. A parte que não estará lotada será o 4º anel, área dos sócios, por falta do check in.

    Só para constar o CT continua abandonado, apenas dois seguranças. Desde outubro a máquina que espalha a brita no estacionamento está no mesmo lugar, já nasce mato entre as pedras.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é por aí, Alberto. Ou teremos que concluir que o Guilherme "persegue" a mim, já que SEMPRE discorda da minha opinião. Não é esse o caminho.
      Problema é que o Guilherme, seja por querer ser o polêmico do blog, seja por pensar errado, escolhe SEMPRE a posição, no meu entender errada, para defender. Na opinião dele, quem faz essa escolha errada SOU EU!
      Só que eu não reclamo...

      -x-x-x-x-

      Mas ninguém está discutindo que "quanto melhor o evento, mais caro o ingresso". O que se está discutindo é o valor desse "mais caro". Porque CINQUENTA é mais caro que QUARENTA!
      "Mais caro" não precisa ser sinônimo de "absurdo"!

      -x-x-x-x-

      Vai ser fácil! O jogo é hoje! A coisa não vai nem esfriar. Capacidade da Arena: sessenta mil.
      Hoje à noite, 22 horas, a gente vê...

      -x-x-x-x-

      Quarenta a quarenta e cinco mil pessoas? Isso eu CANSEI DE VER NO OLÍMPICO!
      Mas lá isso significava LOTAÇÃO ESGOTADA!

      -x-x-x-x-

      E deixa eu ver se entendi. O título do tópico é "A parceria MENTIROSA entre Grêmio e OAS". Aí tu vens aqui, diz que estamos perseguindo o Guilherme, que ele está certo nessa discussão, e depois reclama que o CT, que DEVERIA TER SIDO ENTREGUE PELA OAS, já que é RESSARCIMENTO por isenções fiscais concedidas AO GRÊMIO, está atirado às traças?!
      Bueno! Vai ver que eu não entendi coisa alguma...

      Excluir
    2. Alberto, eu vivo num mundo em que pagar 25% do Salário Mínimo por um jogo de futebol é um absurdo.
      Por esse valor prefiro assistir uma boa peça de teatro.
      Esse é o meu mundo!

      Excluir
    3. Capacidade da Arena, atualmente, é 55 mil lugar.

      E, repito, a discussão sobre preço de ingresso, tem que ser feito com base nos ingressos postos a venda: foram 25 mil (até as 17 hrs de ontem, 13 mil tinha sido vendidos, expectativa é de 20 mil).

      Excluir
    4. Nesse caso eu concordo com o Guilherme. É bem por aí. Se 25mil foram postos à venda e 20mil foram adquiridos, na melhor das hipóteses o preço poderia baixar em 20%.

      Excluir
  3. Recomendo ao Guilherme assistir uma palestra da Vanessa de Oliveira, a ex-GP de Balneário Camboriú que virou escritora, empresária e dá palestras em cursos de administração, marketing e afins. Talvez aprenda algo sobre fidelização, atração de clientes, essas coisas.

    O fato de ter sócios e de ter que dar alguma vantagem a sócios não pode jamais significar eliminar os não-sócios, como já dito e reiterado pelo Guto.
    Afinal de contas, se alguém quer atrair interessados pelo seu produto, precisa que ele tenha a máxima exposição possível sempre.
    Muita gente que é Gremista hoje, começou a sê-lo porque o pai o levou um dia ao estádio, mesmo morando a 800 km de Porto Alegre.
    Atualmente isso tornou-se impossível.
    Não vai nem o pai nem os dois filhos; isso pode representar dois futuros Gremistas a menos.

    Moro em Florianópolis. mesmo que quisesse, não seria sócio pois não posso estar em Porto Alegre semana sim, semana não.
    Mas ano passado calhou de estar em Porto Alegre e ter jogo pela LA. Fui porque tenho desconto.
    Iria outras vezes, mas se começam a botar os preços na estratosfera, podem esquecer.

    Botar para correr os não-sócios é burrice e fruto de ganância.
    Mas isso só um Engenheiro consegue entender; Economistas não tem estudo e formação suficiente para isso.
    Sobretudo quando sempre viveram no Mundo de Alice e acham que aqui é a Noruega.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas em momento algum eu disse querer eliminar não sócios. Tá escrito lá em cima. Já fui "não sócio" e quis ir em muito jogo.

      O que não dá pra desconsiderar é que os tempos são outros, nada justifica preço abusivos, mas o Grêmio atualmente tem 75 mil sócios em dia, ou seja, sócio tem que ter prioridade porque só de sócio daria pra lotar a Arena.

      Se tiver que privilegiar alguém, em jogo importante, a preferência, ao menos de compra, tem que ser pro sócio. Gostemos ou não, este paga pra ter isto.

      Agora, o cara que faz questão de só ir em LA, tem que estar ciente do custo disto. Um cara que é gremista, faz questão de ir conhecer a Arena, querendo gastar o mínimo, poderia ir em outro jogo, sem estourar o orçamento (aliás, a Arena cansou de fazer promoção, compra 1 ingresso, entra acompanhante e + 2 crianças). Sou contra a elitização, aliás, o próprio Koff foi claro, quando assumiu, quanto a isto. Mas é preciso diferenciar as coisas. Não dá pra achar que na maior competição do ano, num dos setores mais nobres, haverá preço popular. É tipo querer ir num show, de camarote, e reclamar que ingresso não é popular...

      Tem muito gremista que virou gremista porque simplesmente foi num jogo qualquer no Olímpico. Mas não, hoje o cara exige ir na estréia da LA...

      -x-x-x

      Acho incrível quando a coisa vira "guerra de profissões"... Parece Grenal!

      Excluir
    2. A questão que vocês não estão entendendo é que a redução de valores passa também pelo CLUBE e não só pela APA. O valor do ingresso é proporcional ao cobrado pela mensalidade, e não pode ser diferente. Se baixar o ingresso ao ponto em que não valha a pena ser sócio, pessoas vão começar a parar de pagar. Então pra baixar radicalmente o valor do ingresso precisa haver redução radical da MENSALIDADE. E o clube promoveu um aumento substancial quando da migração, já contando com a majoração do valor do ingresso e em nenhum momento falou em abrir mão disso. Portanto, neste cenário, redução só em promoções eventuais.

      Excluir
    3. Se tu entendeste "guerra de profissões", então desculpe a sinceridade mas vou ter que concordar com o Rafael que apontou tua dificuldade em interpretação de texto.
      Eu não gosto de usar esse tipo de argumento, mas infelizmente é o que se apresenta.
      Fiz uma ironia apontando EXATAMENTE que um Economista, a meu ver, pela sua formação e área de atuação deveria sempre ter melhores condições do que um Engenheiro para entender esses processos relativos a formação de preço, gestão, marketing etc etc

      Excluir
    4. Pois é Martini, mas tu tá partindo do pressuposto que tu estava certo, o que não parece ser o caso.

      Se os ingressos à R$ 144 são caros e forem todos vendidos (ou quase todos, isto é > 90%) há algo errado, não?

      E em nenhum momento falei em botar pra correr não sócios, mas sim em priorizar sócios. Se tu não entendeu, paciência. Nem por isto ficarei de gracinha que tu tem problema de interpretação de texto.

      -x-x-x

      Exato Jonas. Só um detalhe, não houve aumento da mensalidade de 2013 para 2014, então podemos considerar que houve um desconto real de 6% (inflação do período).

      Excluir
  4. E vejam como a coisa está distorcida. Na visão do Guilherme, como ruralito não vale nada pode ser feito promoção, agora na Libertadores a faca pode entrar bucho a dentro. Diz pra mim Guilherme, qual a competição dá mais retorno financeiro ao clube, o "charmoso" ou a competição intercontinental? Por qual das duas o torcedor Gremista é apaixonado?

    x-x-x

    Ta errado pombas, o Grêmio precisa do bafo da torcida nos encardidos jogos da Libertadores e não contra o Aimoré. E não vai ser cobrando R$ 120,00 que terão 50 mil Gremistas na Arena tornando aquilo um caldeirão.

    x-x-x

    Alberto, querido, explica pra mim como é que eles podem sangrar o torcedor Gremista no preço dos ingressos e vocês acharem normal, já que Porto Alegre é a nova Paris e ao mesmo tempo nos passarem a perna em obras não concluídas... Ganhar as nossas custas é fácil, difícil é ajudar-nos.

    x-x-x

    Aliás, alguém pode me dizer qual foi a parte que o Grêmio lucrou no ano passado com a tal parceria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já disse, pode cobrar 1 real, NÃO VAI LOTAR, sem o check in.

      Se colocam 25 mil ingressos a venda, vendem 20 mil e sobram 20 mil lugares, problema é outro.

      -x-x-x-

      Até onde eu sei o lucro não foi definido, porque tudo depende da assinatura do aditivo, já que regras de cálculo mudam.

      Excluir
    2. Bom, hoje a noite teremos todas as respostas.
      Se esgotarem-se os ingressos de R$ 144,00, é sinal de que a politica de administração da bilheteria, seja ela feita pela OAS, pelo Grêmio ou pelo vendedor de churrasquinho, está correta. Jogo importante = ingresso mais caro e todos compram. Ou não.

      Quanto a lotar o estádio, como o Guilherme já cansou de dizer, NÃO VAI ACONTECER até que o sistema de check-in seja implantado e o lugar do sócio que não irá ao jogo possa ser vendido.

      A Arena tem 55 mil lugares e o Grêmio coloca apenas 25 mil ingressos a venda. Por quê? Porque os outros 20 mil lugares são reservados ao sócios. Porém, se metade destes sócios não vai ao jogo, a casa não lota e a impressão que se tem é que o culpado foi o preço dos ingressos.

      Não entendo porque, no cenário atual, repleto de tecnologias e instrumentos que facilitam a comunicação, seja tão complicado implantar um sistema de check-in. Vivemos em crise, perdemos milhões a cada jogo e não investimos nisso como prioridade. Tá tudo errado!

      Excluir
    3. Marcelo,
      Basicamente, é isto. Não tenho números exatos da venda da inferior, mas não podemos confundir espaços vazios com nem todos terem sido vendidos, afinal tem cadeiras de sócios que podem não ir (e sem check in é impossível vender, ainda mais cadeira numerada). Mas acredito que ao longo do dia devam repassar informação, se ainda tem disponível ou não.

      Só uma correção, com 25 mil ingressos a venda, são 30 mil reservados ao sócios (na verdade, aqui entra também convidados, tribuna de honra e etc - fala-se em 3 mil.). Informação do Engenheiro Marcos Almeida (a quem tem twitter, sugiro seguir), um dos responsáveis do Grêmio dentro da Arena, é que média história da LA do ano passado foi de 19 mil sócios comparecerem. Recorde foi no jogo contra o CAP, 20.500. Acredito que eles trabalhem com uma margem de segurança grande, pra evitar que chegue na hora e sócio fique de fora (aconteceu na gestão Duda e Odone, no Olímpico).

      Sobre o check in, a informação que tenho é que não é possível implementar até a assinatura do contrato, pois o contrato atual não permite. Ou seja, aqui temos 2 pontos (check in e resultado da Arena Poa em 2013) que dependem da assinatura do contrato...

      Excluir
    4. Até por curiosidade, entrei no site da Arena POA pra ver a disponibilidade de ingresso.

      Cadeira gramado central Oeste - R$ 144,00 - TODO (100%) ocupado (não há assento disponível).

      Cadeira gramado central Leste, com grande ocupação, na verdade apenas um dos 5 setores (B126) tem grande número de vagas. Não me prestei a contar, mas acredito que tem 80% do setor todo vendido..

      Cadeira gramado sul (atrás do gol) - R$ 120,00: são 7 sub setores, os 3 centrais estão esgotados. Nos 2 das pontas tem bastante lugares, os outros 2 com uns 70% vendido. Chuto uma venda, até agora, de uns 70%, no geral deste setor.

      -x-x-x

      Já as cadeiras gold, principalmente atrás do gol (sul), vazia.

      -x-x-x

      Superior não dá pra saber, não é lugar numerado, daí não tem como ver a ocupação. Mas tem ingressos a venda ainda.

      Excluir
    5. Gold atrás do gol é muito pouca coisa mais barata que o resto então não vale muito a pena.

      Excluir
    6. Rafael, é lei do capitalismo, quanto maior a demanda, maior o preço. Se estão vendendo quase tudo, o problema não é o valor. Se a procura pelos jogos de Libertadores é maior, o preço vai ser também. Não é questão de justiça, é business, sempre foi assim.

      Excluir
    7. Guilherme, até concordo com teu raciocínio sobre a LOTAÇÃO, que só ocorreria se houvesse o xeque-im rsrsrs

      Mas ainda assim deve-se levar em conta que se sobram ingressos postos à venda, então mesmo com esse controle de sócios não haveria lotação máxima.
      E então precisaria saber por que não se conseguiu vender todos os ingressos...
      Umas teses e opiniões em discussão aqui é que os ingressos estão caros demais.
      No país dos desdentados, concordo que esses preços são abusivos.
      Depois não adianta virem com trocentos estudos e debates nas TVs e jornais falando que o público está se afastando dos estádios, "oh por que será que isto está acontecendo?".
      A fábula da Galinha dos Ovos de Ouro é velha, bem velha...

      Excluir
    8. Sobram ingressos de cadeiras Gold, ao menos a grande parte é dali. Na gramado e 4º anel, a "sobra" é muito pouco, diria que 10% do público não presente.

      Outro fato que afasta pessoas do estádio, e aqui são sócios e não sócios, é a infra-estrutura, facilidade de acesso, estacionamento e etc. Há coisas que fogem do controle do Grêmio (ou da Arena Poa ou da OAS).

      E, no geral, a público não está se afastando dos estádios, não no caso do Grêmio, nos últimos anos. Quem dúvida pegue a média história antes e pós PPV. Por isto acho importantíssimo o papel dos sócios.

      Excluir
    9. Bem oportuna tua menção ao estacionamento.
      Ano passado paguei R$ 80 para ver o jogo e R$ 30 para estacionar o carro. Isso se chama exploração, na minha opinião.

      Insisto, se houver sobra, qualquer que seja, não haveria a lotação esgotada. Só isso.

      Excluir
    10. Estacionamento variam, de 10 (na rua, com flanelinha "credenciado") à 30 (estacionamento fechado, próximo da Arena ou até na Arena - problema de sair depois...). Mas a maioria pratica entre 20 e 30, dependendo do local e do jogo...

      -x-x-x

      Mas temos que diferenciar de quanto é a "sobra". Pra mim 10% ou menos não é causada pelo preço em si, mas por outros fatores (demanda mesmo). Não sei se uma redução de 10% ou um pouco mais, geraria muito mais procura... É o que acontece na superior.

      Já uma sobra de uns 30% ou mais, como nas Cadeiras Gold, é sim determinada pelo preço. Ali sim, concordo, que poderia haver um estudo mais aprofundado. O problema é que, ali, também se pressupõe melhor estrutura (bares, restaurantes e etc), o que ainda não está 100% Com isto a pleno vapor, talvez o preço praticado atualmente se torne "barato", isto é, aumente a lotação.

      Excluir
    11. No Gre-Nal, fui até a rodoviária e deixei o carro em um daqueles estacionamentos ali ao lado. Peguei o trem e fui até a Arena. Voltei de trem e peguei o carro. DEZOITO reais! Pagando POR HORA!

      -x-x-x-x-

      E outra, Martini: usando a argumentação DO GUILHERME, se houver check in e liberarem ingressos para o quarto anel, MAIS BARATO, segundo O PRÓPRIO GUILHERME, não vende essa quantidade de cadeira central ou gramado sul.
      Pois é...

      Excluir
    12. Como assim, Guto? Não falei com sistema de check in implementado, tão pouco sobre cadeira gramado e sim Gold...

      Excluir
    13. Vamos lá. Vamos arredondar tudo, para ficar mais fácil. Tu tens 25 mil ingressos a 144 reais nas cadeiras centrais e 120 reais no gramado sul. Vendeu 90% desses ingressos. Está sobrando lugar...
      Aí tu tens 20 mil lugares que não podem ser vendidos no quarto anel. Com o check in, tu tens uma presença confirmada de (vamos ser otimistas!) 15 mil sócios. Sobraram 5 mil ingressos a 80 reais.
      O que tu acreditas que vai acontecer com essa venda de 90% dos ingressos a 144 e 120 reais? Aumentar?!

      Excluir
    14. Depende. Tem que ver se quem vai no anel inferior quer preço ou qualidade. Pode ser que muitos, de fato, optem, por pagar menos e ir de superior. Mas por outro lado, pode ir muita gente que não iria, por ter de pagar 120...

      Excluir
  5. Outro assunto que merece ser batido, neste debate, é o papel do sócio no aumento do público médio nos últimos anos.

    O Grêmio, ao menos nas décadas de 80/90, até onde eu sei (e aqui me corrijam se estiver errado), sempre teve uma média de público inferior ao Inter. Desde 2005, aproximadamente, isto mudou. É difícil ter jogo, salvo Gauchão, com menos de 15 mil, faça sol ou chuva, seja lá como o time esteja. E o sócio tem papel importante neste aumento do público médio. Estamos entre os 3 ou 4 líderes de público no Brasil há anos, mesmo oscilando no campeonato.

    -x-x-x-

    Outro ponto interessante, que tinha lido uma vez e fui atrás agora. Na LA de 95, com exceção da final, 60 mil pagantes e do jogo contra o Palmeiras na primeira fase - 50 mil, o público era muito baixo, inclusive nas quartas e semi (não passou de 30 mil pessoas). Links abaixo:

    Semifinal x Emelec - 30 mil (24 mil pagantes)
    http://libertadores1995.blogspot.com.br/2006/12/semifinal-gremio-2-x-0-emelec.html

    Quartas x Palmeiras - 16 mil pessoas (12 mil pagantes)
    http://libertadores1995.blogspot.com.br/2006/12/quartas-de-final-grmio-5-x-0-palmeiras.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, cuidado ao comparar épocas distintas, sobretudo se já passadas duas ou três décadas.
      É que há aumento populacional significativo no Brasil.
      O natural é que exista mais gente EM TUDO.

      O Vestibular está "mais difícil"?
      As provas não, tem é mais gente fazendo enquanto o número de vagas não aumentou na mesma proporção.

      A saúde da população brasileira é pior hoje do que há 50 anos?
      Não, tem é mais gente demandando os serviços e a rede de atendimento não aumentou na mesma proporção.
      E por aí vai.

      Portanto, raramente a gente consegue fazer esses estudos e tirar conclusões usando números absolutos. É por isso que existem os índices.

      Excluir
    2. E há outros "detalhes" que devem ser levados em consideração, também. Há que se ver o contexto COMPLETO em que o jogo estava inserido: dia do mês, proximidade de outros jogos, quantidade de ingressos colocados à venda, horário do jogo, se foi jogo da televisão e por aí vai. Todos esses são fatores que influenciam diretamente o público no estádio, e sabemos disso.
      Sem dar o contexto COMPLETO, fica difícil discutir e concluir alguma coisa. É o que venho dizendo DESDE O ANO PASSADO, no mínimo!

      Excluir
    3. Ok, por isto poderíamos apelar pra tal "média", não?

      -x-x-x

      Cara, citei um jogo de quartas e uma semi final de LA, com o time voando. É óbvio que existem outros fatores, mas é apenas pra registrar.

      Se hoje, independente da tempestade que cair, tiver menos que 25 mil, haverá crítica, que o público foi baixo e etc.

      -x-x-x

      Alguém discorda que o sócios tem papel fundamental em aumentar o público médio no estádios?

      E outra, a comparação com o outro time da cidade, nosso maior rival, não serve também como parâmetro?

      Excluir
    4. Não, Guilherme, não serve, e vou te dizer porquê. Porque esse raciocínio é o raciocínio do colorado, que se vangloriava, quando não ganhava coisa alguma, de botar mais gente no estádio, considerando média e esquecendo que em '95, por exemplo, o Grêmio jogou NOVENTA E OITO partidas! Haja dinheiro para tanto jogo!
      Há também o fato HISTÓRICO de o sofrimento fazer com que a gente se torne mais leal: na década de '70, o Grêmio botava mais gente no estádio...

      -x-x-x-x-

      Exatamente! "Citou" um jogo de quartas e uma semi. Beleza! No Gre-Nal, quinze dias atrás, tivemos 22 mil pessoas na Arena.
      Pelos números, vou concluir que o gremista gosta mais de Gauchão que de Libertadores...

      -x-x-x-x-

      E o INCRÍVEL é que não consigas fazer esse raciocínio!

      -x-x-x-x-

      Mas, afinal, sócio é problema ou solução? Porque uma hora tu defendes que o estádio não lota porque o sócio não vai, outra hora tu defendes que o sócio aumenta o público médio...

      Excluir
    5. Estádio não lota porque não tem check in e não porque sócio não vai. É diferente. Sócio tem direito de ir ou não ir (mas antes de tudo vem o direito dele ter o lugar lá, se quiser ir). Sem check in é impossível clube prever isto, sem uma margem de segurança.

      Não sei onde disse que sócio é problema. Problema é não ter check in...

      -x-x-x

      Pois é, a média de 95 pode ter sofrido com isto (muitos jogos). Mas se tu pegar a média de uma década, que foi o que eu falei, não terá tanta distorção (claro que sofrerá pela fase do time e etc, mas quanto maior for a amostra, mais "segura" será a média). E é pra uma análise mais superficial, apenas para comparação.

      -x-x-x-

      Por um jogo, em si, posso provar que amistoso contra o Flamengo de São Valentin é mais importante que jogo oficial... Botei os números apenas pra mostrar um coisa: não é verdade que o Olímpico sempre lotou e o problema surgiu na Arena.

      Aliás, o problema da falta de check in vem do Olímpico também, onde os maiores públicos nos últimos anos foram em jogos promocionais, onde direção "arriscou" e vendeu mais ingressos que o normal (deu problema). Não me lembro de jogo com mais de 45 ou 46 mil nos últimos ano (capacidade era próximo a 50).

      Excluir
    6. Ah, certo, certo. Então tu só colocaste os números "para provar uma coisa" QUE NINGUÉM DISSE?
      É isso, mesmo, ou eu tô lôco?! Alguém aí disse que "o Olímpico sempre lotou", moçada?

      -x-x-x-x-

      Se com um jogo, em si, podes provar que amistoso contra o Flamengo de São Valentim é mais importante que jogo oficial, o que é que pretendeste colocando os números de "um jogo"?^

      -x-x-x-x-

      Claro que quanto maior a amostragem, mais segura será a análise. E é JUSTAMENTE POR ISSO que não podes comparar a média de um time que teve NOVENTA E OITO JOGOS com a média de outro que teve CINQUENTA!
      Não podia cometer essa atrocidade NAQUELA ÉPOCA! Não pode cometer HOJE!
      Qualquer coisa diferente disso, é raciocínio do "nobre" Saci... Ou da RBS, que está anunciando, hoje, que o Grêmio está com uma média cinco vezes maior que a do Internacional...

      -x-x-x-x-

      Mas que capacidade era "próximo a 50", Guilherme?! Com 44 mil o Olímpico estava BOTANDO GENTE PELO LADRÃO!
      Como os números que tu apresentas são complicados, meu!

      Excluir
    7. É isso, mesmo, ou eu tô lôco?! Alguém aí disse que "o Olímpico sempre lotou", moçada?

      ESTÁ ESCRITO NO POST DO RAFAEL.

      -x-x-x-

      Média é média, É claro que quanto maior a amostra, menor a margem de erro. Mas pegar UMA DÉCADA, como sugeri, é mais do que suficiente.

      -x-x-x-

      A capacidade oficial, final, era de 51 mil. Só que esquecem que no Olímpico, tinha a facilidade de poder dar "migué", por causa das arquibancadas, não era só cadeira. Tu poderia vender mais ingressos do que a capacidade nominal e amontoar pessoal na arquibancada. Foi assim que se teve o público recorde, 98 (?) mil contra a Ponte (sim, na época metade da superior também não tinha cadeira).

      Na Arena é impossível vender mais ingressos que a capacidade, porque é tudo, exceção da geral, cadeira.

      Excluir
  6. Este ano não vai ter musica da Libertadores?

    ResponderExcluir
  7. Entrei no site da Arena e o ingresso mais barato exceto a Geral é R$ 120,00 na cadeira gramado sul. Continuo achando caro. Faz promoção meu, coloca este setor a R$ 80,00 e as demais cadeiras gramados a R$ 100,00. Tenho certeza que não teria lugar vago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. O mais barato é 80 reais, 4º anel atrás do gol. Sei que para alguns não estava abrindo a opção da superior, mas pra mim deu (tem que logar sem marcar aquele campo embaixo).

      -x-x-x

      Rafael, sem polêmica, mas sem check in (ou check out) não vai lotar nunca. Não adianta.

      -x-x-x

      Pessoal no skyscraper city da Arena estava discutindo isto hoje. Corrigiram preços de 95 com as de agora:

      LA 95 (Atualizado pelo IGPM):
      Cadeira Central e Especial: R$ 136,00
      Arquibancada: R$ 54,00

      Arena hoje:
      Cadeiras: R$ 80,00 a R$ 210,00
      Arquibancada: R$ 50,00

      http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=448668&page=3509

      Até podemos discutir, dizer que arquibancada só está disponível para sócios. Mas, infelizmente (ou felizmente), isto reflete que hoje temos 10 vezes mais sócios que naquela época, e temos apenas 5 mil lugares de arquibancada.

      Excluir
    2. A superior eu não consegui abrir mesmo desmarcando, por isso não sabia o valor.

      x-x-x

      Se o valor dos ingressos for definido pela importância do jogo, estamos fritos, se chegarmos a final da Libertadores uma cadeira gramado vai custar R$ 300,00 e azar do goleiro.

      x-x-x

      Aliás, não é só aqui que está sendo discutido a elitização dos torcedores nos estádios. Ontem estava assistindo o Bem Amigos no SporTV e eles abordaram este tema sobre o Maracanã e a opinião geral é que os valores estão fora da realidade.

      Excluir
    3. Mas Rafael, se chegarmos numa final de LA, pouquíssimos ingressos sobrarão para não-sócios.

      -x-x-x

      Sou contra preços abusivos, como o Fla praticou na final da Copa do Brasil ano passado. Acho que dá pra ter um meio termo.

      Até podemos discutir que os atuais preços sejam caros, até concordo que poderiam ser um pouco mais baratos (idem a mensalidade), mas a coisa não é abusiva, na minha opinião. Tanto que os ingressos a R$ 144,00, que foi o exemplo citado, devem ser integralmente vendidos. Lembrando que sócio torcedor paga menos, tem 40% de desconto ali (e 50% na superior).

      -x-x-x

      Pra mim segue aberto. Talvez seja a modalidade de sócio.

      Excluir
    4. A propósito, os preços praticados pelo Flamengo, tanto em 2013, como agora, são bem mais acima dos do Grêmio.

      http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/olhar-cronico-esportivo/post/os-campeoes-de-bilheteria-de-2013.html

      Em 2014, campeonato carioca, o menor preço para sócio torcedor é 75 reais. Muito fora do praticado pelo Grêmio na Gauchão, por exemplo.

      Excluir
    5. Se for pra final e tu não for sócio locatário esquece. A faca pega fundo mesmo e não tem a evr com estádio. É lei de oferta x procura. O Inter se não me engano chegou a cobrar 300pilas na final da LA e com aquela pocilga. Não lembro quanto era, mas os ingressos pro que seria o último jogo do Olímpico forma astronômicos

      Excluir
    6. Aceitar passivamente e sem crítica a Lei da Usura e da Ganância [apelidada de Lei da Oferta e da Procura para ficar mais palatável aos incautos] é uma das razões de porque o Mundo é a zona que é.
      As criancinhas esfomeadas de Biafra ou Sierra Leone "agradecem"...

      Excluir
    7. Concordo, mas o país em que vivemos é assim, pra bem ou pra mal. o dia em que não for, passo a defender outra coisa. E vendo o favorecimento que outros clubes que não necessitam ser citados recebem daqueles no poder, acho que até devemos agradecer por isso

      Excluir
  8. Não sei. Ano passado foi lançado um pouco antes da primeira fase (após jogo contra LDU), mas até agora nada... Talvez lancem mais adiante, até porque música "cola" somente nas partidas decisivas.

    Alguém se lembra quando foi lançado em 95 e 83?

    ResponderExcluir
  9. Se for como a do ano passado não precisa mesmo, era muito ruim...

    ResponderExcluir
  10. Bom. Verdade seja dita, há que se levar em conta, e só lembrei disso hoje, quando li a notícia, que o entorno e os meios de transporte não estão tão convidativos assim para se ir à Arena, o que pode explicar, UM POUCO, também, o fato de nunca lotar.
    Mas, mesmo dando esse desconto, para ser correto, eu continuo acreditando que a coisa está muito cara e botando o torcedor comum para correr. O que vai refletir, como disse o Martini, lá na frente.
    O que forma o torcedor não é o estádio, mas o que garante o torcedor É! É na hora do estádio que o guri arrepia, chora e NÃO LARGA MAIS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentei o mesmo da infra-estrutura acima (não tinha visto).

      Sobre ir no estádio, a emoção, concordo. Mas tu sabe bem que um guri se arrepiará em jogo de LA ou um simples jogo do Brasileiro. Ao menos foi assim pra mim nas primeiras vezes.

      Excluir
    2. Depende muito, Guilherme. O meu guri, que era colorado quando estava em Santa Maria, por causa do avô, e gremista quando estava em São Leopoldo, por minha causa, virou mais gremista que eu NO OLÍMPICO, aos oito anos de idade. Jogando contra O CEARÁ! O CEARÁ, que é um Aimoré melhorado!
      Só que era FINAL de Copa do Brasil...

      -x-x-x-x-

      O guri se emociona por estar no estádio, Guilherme. Mas vira gremista com o ronco da torcida. É O AMBIENTE que faz o cara se ligar e não largar mais.

      Excluir
  11. Pra mim o melhor é sempre estádio cheio. Esse deveria ser o empenho dos clubes. De uma maneira ou outra, o lucro vem. E aí, como disse o Guilherme (ÓH, TÁ VENDO? EU TO RECONHECENDO QUE FOI TU QUE DISSE) a questão do "checkinho" é o empecilho, hoje.

    Mesmo assim ainda acho que os ingressos poderiam ser, no mínimo, uns 10% mais baratos. Não que 14,00 me fizessem deixar de ir, mas daqui a pouco, pra quem vai mais seguido, ao invés de ir em 4 jogos num mês, vai só em três (economiza 42,00) e o clube deixa de receber 130,00.

    Também acho deveria ter uma modalidade sócio-torcedor com mensalidades menores (e menos benefícios, óbvio), penso mais gente iria se associar apenas pra ajudar o clube (eu sou um, se fosse por exemplo uns 20,00 por mês, com direito apenas a preferência na compra, me associava)

    ResponderExcluir
  12. Alguém vendo o Cruzeiro? Chega a ser assustador...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De ruindade ou de facilidade pra ganhar a LA? hehe

      Excluir