O Grêmio que detinha 70% dos direitos sobre Bressan, e já negociou 50% deles, para entrega logo após a Libertadores, está vendendo Wendell para o Bayern e, "PLASMEM!", vendendo 50% dos direitos sobre RAMIRO, para um "grupo de investidores", também para entrega logo após a Libertadores.
A explicação, a de SEMPRE, é a difícil situação financeira do clube, mesmo insistindo em manter um Dodge '76, que faz "cinco litros por quilômetro", precisando vender, para mantê-lo, os carros novos, utilitários e econômicos.
Parabéns a quem não vê falcatruas, negociatas, assalto aos cofres do clube nessa linha de "administração"! O Grêmio agradece por esses DEZESSEIS ANOS...
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2014/02/gremio-encaminha-venda-de-50-dos-direitos-de-ramiro-e-bressan.html
E, como já estou concluindo que EU SOU MUITO BURRO, porque eu critico TUDO que fazem no Grêmio, mas sempre estou errado, eu gostaria que começassem, de uma vez por todas, a explicar as coisas para mim. Com calma, porque sou véio burro. Desenhando, se possível. Porque eu gostaria MUITO de deixar de expor minha ignorância em público.
ResponderExcluirEu vou me esforçar para entender, prometo!
-x-x-x-x-
Primeiro ponto:
Por que o Grêmio está vendendo o Bressan e não vende o Uérli Duas Tartarugas, que os números mostram que é um zagueiro muito melhor, já que a média filosófica-aritmética-geográfica dos gols sofridos pela defesa historicamente tem se mostrado a mesma com ele?
Por que o Grêmio está vendendo o Bressan e não vende o Uérli Duas Tartarugas, o "zagueiro goleador"?
O Grêmio, CERTAMENTE, poderia vender o Uérli Duas Tartarugas, que é um fenômeno do futebol mundial, mantendo o Bressan e o Ramiro, pois o valor de venda do "zagueiro goleador", que vale um goleiro de Seleção, mas que não é de Seleção, e pegador de pênaltis, mas que não resolve coisa alguma se o centroavante não fizer vinte e cinco gols no mesmo jogo, seria ASTRONOMICAMENTE MAIOR!
Segundo jogo da Libertadores e o time já foi desmanchado, e mais nem foi divulgado os valores.
ExcluirE tem gente q ainda acha ñ se deve chama-los de Filhos da Puta.
Se tu ainda não entendeu que o Werley não é um GRANDE zagueiro, lamento. Eu, que cansei de defender ele aqui, sempre disse que é mediano. Ninguém nunca disse, ao menos pelo que lembro, que ele é um exemplo de jogador.
ExcluirPorque não foi vendido? Não sei! Pode nunca ter recebido proposta, pode ter recebido e não aceitaram (boato que circulou ano passado)...
Se receber proposta e ser vendido é sinônimo do cara ser melhor que alguém que ficou, o William José que está no Real Madrid B deve ser melhor que muito atacante por aí...
Não sei. Eu não sei por quanto ele foi vendido, se é que foi... Nem o que levou o Real Madrid a fazer o negócio.
ExcluirÉ bom nunca esquecer que o Grêmio já venceu o Internacional em uma disputa PELO JACARÉ!
Pedir que o mundo entenda uma disputa PELO JACARÉ é um pouquinho demais...
-x-x-x-x-
E descobrimos, agora, graças ao Guilherme, um novo mercado: o mercado dos jogadores ruins!
Vende-se os ruins e fica-se com os bons...
-x-x-x-x-
Não, não. Eu creio que quem ainda não entendeu que o Uérli é uma BOSTA foste TU!
Desculpa, qual teoria foi esfacelada?
ResponderExcluir-x-x-x-
É lógico que é triste ver jovens jogadores sendo vendidos, tendo jogado meia dúzia de partidas por aqui (caso do Wendell). Mas querer ignorar a conjuntura atual, não só do clube, mas do futebol em geral também é complicado. Vender jovens promessas virou rotina, infelizmente. Daí a querer achar "culpados" dentro do clube são outros quinhentos.
Porque estes mesmos "culpados" fizeram o negócio da China. Compraram este guri por R$ 2 mi meses atrás (aliás, teve quem aqui falou que era um absurdo pagar isto, ou estou enganado?). Agora deverá sair por algumas vezes este valor. Se o negócio for feito às claras, sem picaretagem, é um baita negócio, ainda mais que está sendo imposta permanência do jogador até o fim da LA (isto pra mim é essencial).
-x-x-x
E quem não me aguenta mais, desculpa(!), mas é minha opinião, não é querer ser do contra. O Grêmio vive uma situação complicada, em virtude de erros de muitos anos, de TODOS os grupos. E o caminho para resolver isto é fazer o que está sendo feito, time competitivo (pra voltar a conquistas) e lucrar com jogadores (pra criar um ciclo e conseguir manter BONS investimentos, gerando bons times e por aí vai...). É preciso "fazer dinheiro", até pra poder investir em novos "pacotões de um time da Série D".
Eu queria que o Wendell, o Luan, o Souza ficassem eternamente aqui. Mas achar que isto é simples, que basta assumir a caneta e fazer isto é utopia.
Vendem os jogadores bons, q podem de fato nos dar títulos, para pagar o salário do Kleber bundada, Elano, FDPberto, Barco a passeio, Adriano e Pará-litico q ñ nos vão dar titulo algum.
ExcluirSó explica uma coisa, se ñ havia dinheiro, pq renovaram com Zé, q ñ acrescenta em nada ao time?
Como eu disse, a discussão contigo sempre É COVARDE, porque és o rei de pegar as coisas fora de contexto e colocar como se estivesses descobrindo a pólvora.
ExcluirO que foi dito é que era um absurdo o Grêmio pagar PORQUE O GRÊMIO FOI QUEM VALORIZOU! Um jogador DO LONDRINA!
Pegar, botar para jogar, valorizar para depois pagar mais caro É BURRICE, mas seria muito pedir que entendesses isso! Já destes provas SUFICIENTES de ser talhado para dirigente do Grêmio...
-x-x-x-x-
Assim como é BURRICE (para ficar no melhor dos casos) vender agora por meia dúzia de trocados e valorizar na Libertadores.
Mas, de novo, é pedir muito que compreendas isso...
-x-x-x-x-
E nenhuma, repito, NENHUMA palavra sobre OS TRÊS MILHÕES E SEISCENTOS MIL REAIS que serão DADOS ao NULOberto...
-x-x-x-x-
E nenhuma, repito, NENHUMA palavra sobre o zagueiro que é muito melhor que os outros MAS NINGUÉM LEVA ESSE DESGRAÇADO!..
Sobre o zagueiro, te respondi ali em cima.
Excluir-x-x-x-x
O Wendell jogou 1 jogo completo pelo Grêmio em 2013 (e uns 8 entrando nos minutos finais). Investir nele foi sim uma aposta e a crítica foi ao valor (não vou ver quem foi, mas alguém fez ao valor pago).
-x-x-x-x
O problema é que pra o guri valorizar na LA, tu tem que ter dinheiro pra bancar o time da LA. E como sabemos, a situação está complicada, salários sempre no limite e direito de imagem em atraso.
É provável, claro, que se guri fica mais tempo aqui tende a valorizar, ao menos pelo que tem mostrado. Agora desconsiderar que há contas que precisam ser sanadas de imediato, sob risco de botar TODO O ANO a perder é inocência...
-x-x-x-
Ok, o salário do Zé Roberto sanava parte das finanças. O do Barcos também. O do Kléber também! Esquece que futebol não se faz com 11, é preciso ter jogadores de todos os tipos e o Zé tem um perfil que poucos tem no time do Grêmio (jogador de meio, com experiência, capaz de prender a bola), gostem vocês ou não.
-x-x-x-x
Agora que vi o valor da venda, estão falando em 5 mi de euros (15 mi de reais). Achei baixo, mas se formos pensar o investimento feito (pra compra 65%) é um LUCRO de 8 milhões, em 2 meses.
Além disso está se exigindo permanência do jogador na competição mais importante do ano, mostrando que o importante é ter time competitivo pra lutar pelo título (que aliás, ninguém falava, agora já reclamam que com venda Grêmio deixa de almejar algo...).
Eu também não sei, mas EU FIZ, sim! E CONTINUO fazendo! Colocaram o jogador em campo, foram lá e deram DOIS MILHÕES! BURRICE!
ExcluirAgora, pagariam OITO! Mas aí seria muito mais que burrice!
-x-x-x-x-
Que contas que precisam ser sanadas de imediato, Guilherme? Folha? Mas não é de seis milhões? Que tantas "contas que precisam ser sanadas" tem o Grêmio, que arrecada UMA BABA mensal e NUNCA TEM DINHEIRO, PORRA?
-x-x-x-x-
O Grêmio NUNCA tem dinheiro, mas RASGA DINHEIRO como se fosse sócio da Casa da Moeda!
CHEGA! ISSO É CONTO DO VIGÁRIO!
Sim, deram 2 milhões... Isso é fato. Agora tão vendendo por 10.... O atleta era do Londrina, veio por empréstimo, viram que era bom e investiram. Queria o que? Tivessem batido o pé e dito: não, não iremos pagar isto, porque nós valorizamos (em 1 partida...). O Lodrina teria dito ok, já tem outros interessados, passar bem. Ou que tivessem aportado mais dinheiro lá em junho de 2013, sob risco de o cara não vingar?
ExcluirPoxa, pagamos 2 e vendemos por 10, em dois meses! Poderia até ser melhor (e aqui precisaríamos de $$$ pra cobrir contas atuais, coisa que não sei se temos), mas dizer que isto é um absurdo é loucura
-x-x-x
Folha, investimentos, parcela de jogadores comprados (até onde eu sei ainda se paga pela compra do Moreno, por exemplo...), dívidas trabalhistas, impostos e etc. Custos não faltam! Com base no balancete, custo de toda a estrutura é cerca de 20 mi/mês (acho que agora é um pouco menos, isto eram números de 2013).
Deixa eu ver se entendi. Botar 500 mil quando trouxeram, sem saber se o jogador vingaria, era absurdo. Mas pagar dois milhões, depois, sem saber se o jogador vingaria, não?
ExcluirOu esse "um jogo" a que te referes serve para ter certeza de que o jogador é bom, mas não serve para valorizá-lo?
É bom explicar, porque as coisas contigo são meio confusas: o mesmo argumento sempre serve para comprovar coisas DIFERENTES, conforme a tese...
-x-x-x-x-
Quem é que está dizendo que é absurdo pagar dois e vender por dez? Não desvirtua a coisa quando a porca aperta, como sempre.
O que se está dizendo é que:
- é absurdo vender o jogador agora, quando faturará muito mais ali na frente;
- é absurdo que o objetivo do Grêmio seja comprar por dois para vender por dez.
Objetivo de um time de futebol é FORMAR TIME e GANHAR TÍTULOS! E isso se faz COM JOGADORES, não comprando por dois e vendendo por dez! Formando time e ganhando títulos, a gente compra por VINTE e vende POR QUARENTA!
-x-x-x-x-
É. É dureza. E vendendo jogador de 20 anos por qualquer cinco milhas, aí mesmo é que não consegue fazer caixa. Ou vendendo para "Um Investidor" pelo troco da luz e da água...
Ou seja: a filosofia está errada, e faz ANOS que está errada, mas tu queres defender como certa. Maravilha, Guilherme!
Só para complementar: Guilherme, balancete é PAPEL! E papel aceita TUDO! Inclusive pagamento de imposto, para a gente saber, amanhã ou depois, que deve 93 milhões de impostos, que entraram nos balancetes...
Excluir-x-x-x-x-
Ah! Mas algum dia tem que pagar... Eu sei disso! E justamente porque "algum dia tem que pagar", "algum dia" tem que vender!
Não precisa ser HOJE, por CINCO, se pode ser em SEIS MESES, por QUINZE!
Olha, guri jogou um jogo completo aqui (entrou em outra meia dúzia, alguns minutos), mas esteve aqui 6 meses e pode ser diariamente avaliado. Futebol, comportamento, "cabeça"...
ExcluirEu acho que é diferente. Uma coisa é tu contratar uma aposta, que tu sabe que tem potencial. Outra é tu investir numa aposta que está aqui há 6 meses, mesmo sem jogar, tu já conhece mais o cara.
Pra mim é diferente, outro risco envolvido.
-x-x-x-
Mas eu concordo contigo que o objetivo seja fazer time e ganhar títulos (aliás, estes dias tivemos um debate semelhante, não?). Acharia errado vender e entregar hoje, mesmo que fosse por 20 mi! Mas como ele fica até o fim da LA, pelo anunciado, isso já me satisfaz.
Sobre não vender agora, mas vender ali na frente, acho que se venderam hoje é porque precisam desta grana, pra não se enforcar ainda mais (e daqui a pouco ter que vender mais 2 ou 3...).
-x-x-x-
Ok, papel aceita tudo. Mas, com certeza, é mais seguro que os "boatos" que circulam por aí...
Que boatos? De que o Grêmio deve 93 milhões de tributos?
ExcluirInfelizmente, não é boato. E, como o resto do endividamento depende de "boatos", já que o Grêmio é uma caixa preta, nem estou considerando...
-x-x-x-x-
É muito simples! Se precisa do dinheiro agora, vende pelo valor que vendeu, mais 50% da valorização que tiver a partir de agora até o momento em que sair do Grêmio. Não é o caso do Wendell, mas é o caso do Bressan e do Ramiro, que estão sendo vendidos a "grupos de investidores" (de tanto que falamos, parece que foi corrido do Grêmio o nosso amigo, o "Um Investidor"...).
Além disso, o Grêmio deveria passar a ser responsável por apenas 20% dos salários dos jogadores, já que esse é o percentual que lhe cabe dos direitos.
-x-x-x-x-
Os investidores colocaram dinheiro, eu sei, mas o Grêmio está dando a vitrina.
De negócios em que a marca Grêmio é desconsiderada já estou de saco cheio!
-x-x-x-x-
Ah! Mas se for assim, ninguém quer fazer o negócio.
Pois é. Para comer a minha mãe, todo mundo na fila! Já para dar para o meu pai...
Dos tributos ok, é fato. Mas há outros tantos números que circulam, que cada dia falam uma coisa (eu sei, deveriam desmentir, mas enfim...).
Excluir-x-x-x-
Sobre o caso do Ramiro/Bressan, não faria muito sentido investidor comprar parte do passe e ainda ter que pagar uma comissão por valorização futura (ainda mais tão alta). E se vender por menos? Grêmio aceitaria devolver valor recebido?
O Grêmio está dando a vitrine, mas os investidores estão deixando o atleta aqui. Sei lá, tem o outro lado também, só isto que penso (não estou dizendo que um é certo outro não, só dando um contra argumento). Tipo, Grêmio exige comissão por valorização futura; empresários exigirão "aluguel" do passe enquanto guri estiver aqui. Claro que isto depende se o que foi vendido é direito econômico e federativo... Se for só econômico, não sei se algo seria devido ao empresário...
Ah, bom, Guilherme. AGORA estamos finalmente nos entendendo...
ExcluirÉ claro que há o outro lado e a gente tem que entender. O problema é que "o outro lado" também tem que lembrar que existe um outro lado que, no caso, somos nós!
E esse troço tem sido, via de regra, no fiofó do Grêmio!
-x-x-x-x-
Aliás, jogador recebe direito de imagem? Pois é.
Só a imagem do Grêmio é que vale coisa alguma...
Como já constatou o Guto, o Guilherme está talhado e pronto para assumir cargo na Direção do Grêmio.
ExcluirSó os cifrões interessam, time e bons jogadores são matéria secundária.
"Ah, foi um bom valor por um goleiro"
"Compraram por R$ 2 mi meses atrás ... Agora deverá sair por algumas vezes este valor... é um baita negócio".
Talvez um dia tu entendas que clube não é Fundo de Investimento e que o negócio principal do Grêmio não é compra e venda de jogadores. Essa tua mentalidade de doente Capitalista é que faz com que só enxergues os $$$ na tua frente.
Credo Martini. Escrevi, claramente - no primeiro comentário e em outro também!, que o importante (principal) é ter time e que vejo certas vendas como a possibilidade de fazer time (aliás, isto é ponto comum em muitos times vitoriosos dos últimos anos).
ExcluirO problema é ler só parcialmente e descer o pau. Daí sim, vou ser sempre o "errado", o que é do contra por ser...
Falam q a base ñ presta, mas a sempre a base q paga o salário dos medalhões aposentados.
ResponderExcluirQueimam o Maxi para manter o ImundoDesgraçadoBerto no time, mas amanha, será o Maxi q estará pagando o salário dele, e ainda estaremos sem títulos, pq o MacumbaBerto definitivamente ñ os dará.
No caso não necessariamente a base, mas a prospecção, já que o cara não recebeu aperfeiçoamento nenhum da base do cube, veio pronto. Se considerarmos que o Luan, o Jonas e o Damião não tiveram "fundamentos da base", é de começar a questionar o que os caras fazem com os guris desde os 14 anos nos alojamentos.
ExcluirNo Grêmio, não é de hoje, vende-se jogador de 21 anos por DOIS milhões para se pagar salário de TRÊS a jogador com 35... Aí a gente diz que era só não pagar o jogador de 35 e ficar com o de 21 e a gente está errado.
ResponderExcluirQuando os portugueses quiseram vender o Diego Souza ao Grêmio, com 24 anos, por quatro milhões de euros, o Grêmio não fez o negócio. Em vez disso, buscou o Souza, aquela outra anta desgraçada, por DOIS! E tem "Ente Iluminado" que ainda diz que o Grêmio economizou dois milhões. Como se a diferença entre o Diego Souza e o Souza fosse só o "Diego".
O Grêmio vendeu o Mário Lôco e EU FIZ O CÁLCULO AQUI e PROVEI que o valor que estava ganhando ia fora em UM ANO, só com os salários de dois ou três INÚTEIS que ficaram!
-x-x-x-x-
E a todas essas, o Guilherme defendendo...
Não! Eu estou defendo um negócio que deu LUCRO de 8 milhões de reais em dois meses (isto paga quase 2 meses da folha salarial inteira!).
ExcluirPoderia ser vendido por mais? Sim, mas o Grêmio precisa de dinheiro, pra ontem! E estamos em fevereiro, Zé até agora tem direito a 600 mil, até o momento.
Não dá pra achar que basta não vender, que culpa de tudo é de um jogador. É preciso colocar a coisa em perspectiva, ver o contexto.
Estou defendendo este tipo de negócio HOJE, para não ter que defender algo semelhante daqui uns anos. O Grêmio está em uma fase de transição, não vê isso quem não quer.
Agora vais te pegar no valor devido ao ZEROberto por dois meses para provar que o Grêmio precisa de dinheiro. Certo.
Excluir- Onde é que estão as porras das áreas comerciais da Arena, que deveriam estar gerando receita?
- Onde é que está a porra dos 65% do lucro líquido que a Arena repassaria ao Grêmio?
- Por que o Grêmio está bancando a construção do CT, que é responsabilidade DA OAS?
- Por que o Grêmio não DEU o Morto Antonho para alguém, em vez de estar pagando salário?
- Por que o Grêmio renovou com ZEROberto, economizando, com isso, TRÊS MILHÕES E SEISCENTOS MIL?
- Por que o Grêmio não DEU o Bundada para alguém, pagando metade do salário e economizando, com isso, MAIS TRÊS MILHÕES E SEISCENTOS MIL?
- Por que o Grêmio está pagando à Arena por conta do acesso dos sócios, SE O CONTRATO NÃO ESTÁ ASSINADO (porque OU está pagando, OU tem dinheiro!)?
A resposta à maioria das perguntas (sobre a Arena) é porque o aditivo não foi assinado. Sem isto, pelo que sei, não tem fechamento de balanço, repasse de valores e etc.
Excluir-x-x-x-x
Estamos em fevereiro, é preciso levar em conta o "custo" até agora, ao menos se formos pensar em termos de fluxo de caixa (que precisamos de dinheiro hoje!). É claro que o custo, no final do ano, será o salário dos 12 meses, mas estou me referindo aos recursos do momento.
Não entendi LHUFAS! Afinal, está pagando ou não está pagando os valores à Arena?
ExcluirPorque se não está pagando, TEM DINHEIRO!
-x-x-x-x-
E antes que venha dizer que TEM DINHEIRO, mas está guardando, porque precisará repassar ali na frente, é bom explicar PORQUE NÃO DEIXA PARA VENDER OS JOGADORES DEPOIS!
Guto, vc esta agindo de ma vontade com a direção, Diego Souza ñ tinha 24 anos coisa nem uma.
ExcluirEle é de 85, portanto tinha 22.
Pelo que sei não há repasse algum de recursos. Ou seja, Grêmio não paga a Arena, mas também não está recebendo o que é seu direito (65% do Lucro). Isto!
ExcluirOu seja, receitas seriam quadro social, TV, patrocínios. Só que como tem várias antecipações (TV, patrocínio) não sei qual é o fluxo, se entra todo o mês.
Certo. E o Grêmio não tem dinheiro para saldar os compromissos? Que são, salvo melhor juízo, cinco milhões de folha de pagamento? Então estamos na beira do abismo!
ExcluirISSO É CONTO DO VIGÁRIO!
Custo da folha (aqui incluo salários, imagem, comissão técnica...) é, historicamente, cerca de 50% do custo mensal do clube.
ExcluirBom. Então o custo anual é de 120 milhões. O Grêmio faturou quanto no ano passado? 200 milhões?
ExcluirEstá dando lucro...
Se folha fosse de 6, e isso fosse 50%, custo seria 144/ano e não 120.
ExcluirFolha de 2013 era um pouco maior, começou em quase dez e foi reduzida (pelo que se sabe). Não temos o balanço de 2013 fechado ainda no site. O que tem lá até agora é o balancete até metade do ano (link: http://www.gremio.net/upload/page/file/balancete_junho_2013.pdf). A ressalva que o balancete de 2013 ainda está "em aberto", em virtude da renegociação com a OAS. Nele constam valores que deverão ser revistos. Sei que o Conselho teve que rever as despesas, suplementar ela, para fechar as contas.
E outra, estou me baseando no balanço/balancete (que é o que temos de informação), mas fluxo de caixa do Grêmio pode não refletir exatamente o que está ali. É preciso diferenciar isto também.
Arredonda para 150, Guilherme. Grêmio faturou 233 milhões EM 2012. 2013 nem encontrei, ainda...
ExcluirVou começar a queimar dinheiro, também! Seis milhões, para mim, agora, é troco de bala!
2013 não tem valor fechado ainda, só é publicado após aprovação no Conselho.
ExcluirSe quiser ver, é só entrar aqui: http://www.gremio.net/page/view.aspx?i=demonst_contabeis&language=0
2012 foi último ano do Odone, teve antecipação da TV (R$ 30 mi), superávit de R$ 28 mi. 2011 teve déficit de R$ 20 mi.
Mas estamos falando de resultado contábil. Fluxo de caixa é diferente. Mas usei (e sempre uso) o balanço/balancete porque é a fonte mais segura (não é perfeita) que temos das despesas e receitas.
E, historicamente falando, clube é deficitário e financia isto aumentando a dívida. Em tese receita é sempre menor que despesas.
Fiz um post sobre o balanço de 2012 uma vez:
http://ondeestiverogremio.blogspot.com.br/2013/04/balanco-2012-breve-analise.html
- Onde é que estão as porras das áreas comerciais da Arena, que deveriam estar gerando receita?
ExcluirAs áreas comerciais não estavam na previsão de entrega. O que foi pedido é que em Dez/2012 ela estivesse em condições DE JOGO. Agradeça ao Suíno por isso.
- Onde é que está a porra dos 65% do lucro líquido que a Arena repassaria ao Grêmio?
Não houve lucro líquido no primeiro ano ou houve e foi irrisório, dependendo da versão contada.
- Por que o Grêmio está bancando a construção do CT, que é responsabilidade DA OAS?
A construção do CT nunca foi responsabilidade da OAS, apenas foi estipulado que parte das isenções fiscais obtidas pro aquela fosse aplciada na construção do referido CT. Nem conta qualquer referência ao fato de o CT precisar estar pronto pra entregar a área do Olímpico. Isso foi uma exigência DESTA adminstração, que não estava no contrato. De novo o Suíno.
- Por que o Grêmio não DEU o Morto Antonho para alguém, em vez de estar pagando salário?
Meu palpite é que o salário é tão alto que mesmo assim não vale a pena pra quem adquirir.
- Por que o Grêmio renovou com ZEROberto, economizando, com isso, TRÊS MILHÕES E SEISCENTOS MIL?
Essa não dá pra botar na conta do Suíno. Ao renovar com o véio passaram recibo de quem tem dinheiro pra rasgar.
- Por que o Grêmio não DEU o Bundada para alguém, pagando metade do salário e economizando, com isso, MAIS TRÊS MILHÕES E SEISCENTOS MIL?
Sinceramente? Acredito que o mesmo que se aplica para o Morto deve servir aqui também. Ninguém deve ter aceito porque METADE do salário dele é DEMAIS para o que ele joga. Obra do Suíno e do Sancho Pança. Nós avisamos
- Por que o Grêmio está pagando à Arena por conta do acesso dos sócios, SE O CONTRATO NÃO ESTÁ ASSINADO (porque OU está pagando, OU tem dinheiro!)?
O contrato está assinado. O original foi assinado e está em vigor. O que expirou foi o aditivo para a o reembolso, que previa o repasse a um valor fixo, "pacote" ao invés de reembolsar pelo valor individualmente. Se ele expirou, devo presumir que o reembolso está sendo feito integralmente, se é que esteja sendo feito. Dizem que os tais 43 milhões devidos no ano passado simplesmente não foram repassados, estão à espera do tal aditivo pra pagar apenas o que for combinado nos novos termos.
Só pra resumir minha opinião sobre a venda, antes que me entendam mal (e também porque to "dominando" os comentários ultimamente);
ResponderExcluir- É triste ver uma (nova) promessa sendo vendido tão cedo;
- Mas acho imprescindível que fique até o fim da LA, isto mostra que há o objetivo em lutar pelo titulo;
- Também acho que se foi vendido, é porque precisamos de dinheiro pra ontem (e aqui cabe separar o que pagaríamos a jogador x ou y até o fim do ano e o que temos em caixa hoje).
- Espero que isto seja parte da restruturação, isto é, fazer negócios destes hoje, para ter "fôlego" ali mais adiante.
Em resumo: é uma pena que saia, mas em perspectiva, acho que o negócio foi bom. Compramos "bem", vendemos em seguida e irá jogar por mais 6 meses (aliás, muitos times campeões da LA nos últimos anos fizeram parecido, isto é, se desfizeram de jogadores durante a campanha, pra ter $$$ para outros investimentos - inclusive mantes contar em dia);
Pois é. Ainda bem que ficam até o final da Libertadores. Estamos com o problema resolvido!
ExcluirAfinal, não tem Mundial no final do ano...
Quem dera tenhamos este problema... rs
ExcluirMas daí, quem sabe, o Breno surja como novo Wendell.. Aliás, isto é um ponto que deve ter sido analisado na atual venda (o mesmo quando o Alex Telles foi): há reposição em casa.
Tipo, o Luan, hoje, é insubstituível, ao menos pelo que vimos de opções até agora .
Por mim que fosse agora. Se o menino começar a jogar mal por estar com a cabeça na Europa é culpa não será dele...
ResponderExcluirÉ vigarice isso. Vendem os jogadores pra "investidores" que em seis meses faturam 60% em cima. Pelo amor de Deus.
Parece o pessoal que usa cheque especial (existe essa merda ainda?) como se fosse salário. É de uma inteligência (ou seria canalhice!?) ímpar.
Cara, isso de estar com a cabeça longe é relativo. Temos exemplos de times vitoriosos que tinha vários jogadores pré-negociados. Inclusive acho que o SCI em 2006 tinha vendido Sóbis, Tinga e Jorge Wagner ao longo do caminho.
ExcluirTudo depende do atleta, da premiação (claro...), e da personalidade (caráter) do cara.
Mas também sei que há outros casos que caras se largam, seja por medo de lesão, seja por não querer mais nada por aqui (mas isto é um risco que existe sem mesmo ele estar vendido - é menor, é verdade, mas existe).
No Grêmio teve o caso do Luizão, que se recusou a disputar uma partida da Libertadores com medo de perder a Copa do Mundo.
ResponderExcluirO fato é que o próprio jogador já começa a ser visto com desconfiança. Na primeira má jornada do Wendell, já vão dizer que é porque foi vendido.
O caso do Luizão acho que era diferente, Grêmio serviu de "barriga de aluguel". E isto pode acontecer com qualquer selecionável em véspera de Copa.
ExcluirMas entendi o que tu quis dizer, e concordo, parcialmente. Só acho que temos exemplos dos dois lados. E prefiro que cara fique aqui, na pior das hipóteses, põe no banco e já dá chance pro Breno...
1. Quem leu há dois ou três dias umas declarações do Merdolina não foi pego de surpresa.
ResponderExcluirEle praticamente indicou que o Grêmio vai vender todos que der. Logo, não vai parar no Wendell. Luan também não passa de agosto, junto com Ramiro e Bressan.
2. Legal isso de ficar até o fim da LA. Ainda bem que logo depois ali não tem Mundial. Porque ficar achando que a cada 3 ou 4 meses se revela um Lateral é muita ingenuidade, para não dizer outra coisa.
Vejo o filme. Ganhamos a LA e vamos para o Mundial com o Tony na LD e o Pará improvisado na LE.
Prefiro não ganhar a LA se é para passar vergonha logo ali adiante.
3. Em 1997, quando começou o atual ciclo de desgraças com o nefasto Cacalo, logo depois de ganharmos a CB o time foi totalmente desmontado. O resultado é que quase caímos no Brasileirão.
Comecem a rezar pelo Brasileirão desse ano.
4. Como é praxe, nada de divulgar valores das transações. Quem tem algo a esconder, é porque está fazendo "arte", como diziam as mamães da minha infância a respeito das diabruras dos rebentos.
5. O Guilherme precisa entender que time de futebol não é Bolsa de Valores. Comprar por 2 e vender por 10 em dois meses! [o que faz ele ter orgasmos!] é bom quando é ação.
Aqui é diferente e o propalado lucrão de 8 dá para mal e porcamente pagar 2 meses de folha. Ou seja, precisaríamos de 6 Wendell para pagar a folha do ano. Problema nenhum, a gente encontra um Wendell a cada esquina o tempo todo, não é mesmo?
6. Não posso deixar de prestar uma homenagem especial ao ilusionista Antonini. Ou Filho da Puta Antonini, o cara que se tiver sorte nunca vai cruzar na rua comigo.
Por que não chamam esse canalha agora e mandam ele mostrar de novo aquelas projeções mirabolantes segundo as quais o Grêmio iria faturar 5 ou mais milhões POR MÊS com a Arena?
Embora esteja convicto de que há maracutaia grossa nessas vendas de jogadores, tampouco há que se desconsiderar que o Grêmio até tem problemas financeiros por conta dessa "parceria" fajuta arquitetada pelo Bufão e por esse pilantra.
Ter lucro é bom pra qualquer um, pois possibilita, em tese, INVESTIMENTOS. E foi isso que eu disse no meu primeiro comentário... Basta ler.
ExcluirObjetivo do clube é ter grana pra investir, fazer bons times. Mas pra isto, precisa de dinheiro. Time bom não se faz só com ideais, tem um custo!
Eu escutei um tal de Lipe hoje de manhã, que não sei se era o Assunção, no programa do Vidarte, dizendo que o valor pego pelo Wendell tinha sido de 300mil reais. E que o valor ganho só com a parte do Grêmio tinha sido 7 milhoes de Euros. Se foi isso foi um baita negócio. E não adianta dizer que não é o ideal. É necessário. Resultado de anos de péssimas gestões de futebol que estão mais uma vez cobrando sua conta.
ExcluirBravo, Guilherme!
ExcluirSe for Investimento pagar salário para o Zero em 2014 e trazer o Adriano por salário de R$ 150 mil, quando ganhava R$ 30 mil no Santos, acho que vou ter que voltar para a Faculdade pois pelo jeito não entendi nada direito antes.
Era o Lipe Assunção.
ExcluirEu ouvi ontem o Baldasso falar em 300 mil, questionei ele no twitter se era isso mesmo (ou R$ 2 mi) e não tive resposta...
Investimento na base, na captação de atletas, tipo o que foi (vem sendo) feito com Luan, Wendell, Éverton e por aí vai.
ExcluirHoje de manhã estava o Odorico Roman, que é membro do Conselho de Administração, e confirmou que o valor obtido pelo clube, limpo, é de 10 milhões de reais. Portanto o Lipe não está bem informado. E eu acreditaria ainda menos no que o Baldasso fala.
ExcluirGuilherme, sinto lhe dizer mas Wendell não fica até o fim da Libertadores, os alemães querem apresentação imediata.
ResponderExcluirx-x-x
Eu não vou ficar discutindo conceito porque eu já estou de saco cheia desta merda!
x-x-x
Vou apenas levantar uma hipótese pra vocês pensarem. Nem em 2006, quando voltamos do calcavário da segunda divisão tínhamos uma situação financeira tão combalida quanto a deste ano. Pergunto: o que aconteceu? Seria esta "parceria" que não nos dá fôlego? Ou seria o caminhão de dinheiro que algumas figuras ganham e não nos dão retorno?
Dá pra fazer dois times com jogadores que vieram sem necessidade, de 2011 pra cá.
ExcluirSe sair agora, vou considerar um BAITA erro. Independente dos valores. A não ser que o Breno já esteja "pronto" e seja o "novo" Wendell, o que acho difícil, pela qualidade deste e pelo guri ainda estar começando...
Excluir-x-x-x
Rafael,
Os problemas do Grêmio são, em sua maioria, estruturais. Culpa de TODAS as últimas gestões, inclusive a atual, que gastou o que não tinha no 1º semestre do ano passado (e aqui faço um MEA CULPA, sem problemas, porque achava que o investimento em fazer um "grande" time era necessário para tentar ganhar a LA já de "largada" - claro que se ganhasse seria outra coisa...).
Wendell não sai agora, segundo o Rui Costa. Permanece até o fim da LA. Teria sido uma exigência do Grêmio E do jogador (o que, caso seja verdade, mostra que está com cabeça aqui, ainda).
ExcluirA resposta é SIM para ambas perguntas, Rafael.
ExcluirE tem uma terceira, a grana rasgada com jogadores totalmente inúteis e dispensáveis.
Odorico confirmou que fica até o final da Libertadores, Até o fim do ano nenhuma chance.
ExcluirEu sou o Grêmio, dono do passe de jogadores como Wendel, Ramiro e Bressan.
ResponderExcluirRecebo sondagens diárias e sei que, em agosto, basta eu escolher a melhor proposta, o melhor clube para os garotos e lucrar, digamos, 15 milhões no negócio.
Ahhh, mas eu preciso de dinheiro e não posso esperar até agosto. O que eu faço? Procuro OS CLUBES interessados, assino pré-contrato, pego 30% do valor adiantado e me comprometo em entregar o garoto em agosto.
Agora,
POR QUE o Grêmio não faz isso?
POR QUE não negocia diretamente com os clubes europeus?
POR QUE precisa sempre do Sr "Um investidor" para encaminhar o negócio?
POR QUE os valores desta negociata NUNCA são revelados?
Com a palavra os que defendem ou acham justificável esse tipo de pilantragem...
- Porque talvez 30% não sirva pra pagar todas as contas;
Excluir- O Wendell foi vendido direto, não? Os outros foi, creio eu, porque é o negócio que surgiu, vende parte agora, jogador permanece até que surja um clube interessado.
- Porque pra vender qualquer coisa precisa quem compre. Se nenhum clube quer e um investidor sim, vai fazer o que? Aliás, qual diferença de vender para um clube ou um investidor, se ambos pagarem o mesmo valor?
- Aqui concordo que os valores deveriam ser revelado, falta transparência.
O problema é achar que TUDO é pilantragem. Pagar R$ 2 mi pelo Wendell meses atrás e vender por R$ 10 ou 15 mi agora.. Diz que o time alemão tava desde dezembro tentando atravessar o negócio, comprar direto do Londrina, mas Grêmio conseguiu comprar jogador.
Guilherme, para com isso cara, tu não pode acreditar nessa balela.
ExcluirVende o Wendell então, ou os Direitos do BRESSAN que é o pior deles, tá no banco e não valoriza.
PAGA OS CARAS (a folha salarial) E SEGURA AS PONTAS!
Manda o Klebinho Balada pro Anapolina (exemplo) com metade do salário pago pelo Grêmio, e economiza em 4 meses 1 milhão (até o final da Libertadores).
Tenta mobilizar algum INVESTIDOR (já que são tão parceiros assim) e tenta vender um Werley, um Tony Cavalo, um Mortantonio, um Mamute, Lucas, Everaldo, Parázinho, Léo Cago, até o Saimon!!
Pra onde??
Pra CHINA! Sim.. pra CHINA, pro time do ANDRÉ LIMA, pra RUSSIA, pra TURQUIA, pra ARÁBIA. manda um pacote de jogadores por meio de um investidor gente boa por 1 milhão de Euros. Vão por 3 de mãozinha dadas, felizes recebendo 300 mil dolares por mes em paraisos fiscais.
E o Grêmio tem folga nas calças por um tempinho.
Como tu convence teu investidor Guilherme?
Assim ó?
Patrão, seguinte, vamos tomar um Café.
Esse neguinho Wendell, tá valorizando mais que Soja, e o Ramiro mais que Diamante, cada jogo que esses filhasdaputa jogam, eles pulam de 2 milhões, para 4, de 4 para 8.. No brasileiro o Ramiro era quotado para jogar no Estrelha Vermelha da Russia, agora querem levar ele pro Borussia Dortmund. Esse Wendell, semana retrasada nem o Nautico queria ele, agora o Bayer Leverkussen quer.
Minha proposta.
Sabe aqueles teus amigos chineses? Japoneses? Russos? Vamos mandar uma pacote aí. Escolhe quem tu quiser. Eu preciso pagar minhas contas.
E os meninos vendemos no começo das quartas ou oitavas da Libertadores. Um por um.
Se o time for bem no primeiro jogo das oitavas, e der cara de passar, seguramos para vender nas quartas. Aí tu escolhe quem quer vender. O leverkussem não vai pagar 8, vai pagar 12. Ganhamos mais 4, que na verdade é 12 por ser em Euros, o que tu acha? Isso se o de Munique não aparecer, ou o Real. Podemos ainda dar uma Preferência de compra para eles até o final da Libertadores, por uma caução de 1 mi e euros. É um bom negócio, mas fixamos o passe em 10, que pode ser coberto por outro clube.
Aí, nas quartas falamos do Ramiro.
Se nas oitavas no primeiro jogo der merda, como ano passado, o plano muda e eu concordo em vender todo mundo. Mas vender essa meninada na classificatória tu sabe que é rasgar dinheiro, MEU E TEU.
Vamos mandar esse Werlizão e o Pará pra China, ganhamos grana junto do Kleber Leite e saimos todos faceiros.
E Guilherme, se é PILANTRAGEM, eu não sei porque eu não to lá.
ExcluirQue é BURRICE, isso é.
Os macacos, com tudo que mais odeio neles, venceram o MUNDO, comprando barato e vendendo caro.
E aí vai desde Nilmar até o Oscar. Olha quantos anos se passaram.
Nós? Nós formamos de graça e vendemos por PILA. Estamos SEMPRE QUEBRADOS. E não a toa nosso titulo mundial ficou lá em 83.
Só que eles formaram o Nilmar, o DAMINHÃO e o Oscar.
Nós o RONALDINHO, o ANDERSON, Douglas Costa, Carlos Eduardo, e assim vai naquela lista enorme.
O jogador mais caro e mais valioso do mundo depois do Ronaldo e antes de surgir o Messi foi formado por nós, e um dos cara mais caros formados nesse meio tempo, que foi o Anderson, também. Mesmo assim vendidos a troco de bala, o Anderson foi vendido caro PELO PORTO.
O Luan vai ser vendido caro?
O Wendell vai ser vendido caro pelo LEVERKUSSEN PRO BAYERN, pode apostar!!
O Ramiro vai ser vendido caro do Borussia pro Juventus!!
E assim vai...
Se é burrice ou se é maldade eu não sei. Tu só não pode JUSTIFICAR Guilherme. Porra cara, TU É FORMADO EM ECONOMIA!!!
Se tu pode ganhar MILHÕES amanhã, bastando segurar tuas contas HOJE, o que tu faz? SEGURA POOOORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!
Se tu precisa pagar uma prestação de 5 conto de uma dívida no banco para que possa cair daqui a 15 dias na tua conta 20 milhões, o que tu faz????
1 - Arranja 5 conto com alguém para pagar essa baba e libera os 20 que vão sanar teu buraco por muito tempo?
2 - Fica apavorado e não faz nada.
3- Parcela essa dívida com o banco (renegocia com os jogadores).
4 - Faz uma renegociação dos 20 milhões da seguinte forma. Olha... em vez de receber 20 milhões, eu aceito receber 5 mil, mas aí eu fico zerado no banco. BELEZA???
A opção 4 é o Grêmio Guilherme.
E não me venha dizer que ela é diferente.
Lemos,
ExcluirSimplificando as coisas aos extremo tudo parece fácil. Tipo, "é só repassar o Kléber e pagar metade do salário...". Ok, mas quem quer o Kléber? Dúvido que alguém pague 250 mil por mês para ter ele, atualmente.
Eu acho, e aqui é impressão pessoal minha, que a direção tá tentando sanar as coisas, pra não ter que fazer o mesmo que está fazendo hoje daqui a 2 ou 3 anos.
Só quem tá ali dentro deve saber o quanto estão amarrados, o quanto os investidores mandam (e, infelizmente, é assim, justamente porque lá atrás ficaram devendo favores e por aí vai...). É preciso mudar isto e não se muda isto pegando dinheiro pra pagar as coisas e ficando devendo mais "obriagações". Eu enxergo a coisa de outro ponto: estão vendendo patrimônio do clube, ok, mas para pagar obrigações, honrar compromissos. Poderiam conseguir dinheiro no mercado? Ok, mas isto não é de graça... Pro cara te dar 5, sem contrapartida (isto é, o passe de alguém), vai te cobrar juros, vai te exigir coisas ali na frente.
Eu entendo tudo que tu diz. Acho que existiam (existem) alternativas que possibilitariam não vender agora. Mas, me questiono, que isto tem um preço, um risco... Infelizmente, em se tratando de $$, nada é de graça, dinheiro tem custo. Acho que o Grêmio tá fazendo caixa pra poder ter fôlego ali na frente. Pra mim é diferente dos negócios que o Odone fazia...
Eu vejo assim: se o Grêmio fez um negócio desses com o tal de Wendell sem muitos recursos, imagina se tivesse com bala na agulha. Daí sim, compra sem ajuda de ninguém, segura cara aqui até valorizar e vende no auge. Infelizmente pra isto precisa de recursos. Aliás, acho que esse negócio do Wendell já tava "amarrado" há meses atrás e foi um dos pré-requisitos do Malucelli (Londrina) para fechar negociação. E antes que questionem que o Grêmio não ganhou nada pela "vitrine", pra mim isto está sim incluso no lucro do negócio.
E só complementando, talvez vender o Wendell (e parte do passe do Ramiro/Bressan) seja o "custo" para manter outros, como o Luan, por exemplo.
ExcluirÉ claro que o ideal seria ter dinheiro pra cobrir este "custo", ou seja, conseguir ficar com todos, pelo tempo que fosse necessário. Mas isto precisa de tempo, clube bem administrado, entre outras coisas. E mesmo assim, acho que por melhor estruturado seja o clube, sempre dependerá de vender 1 ou 2 atletas por ano (o Inter de F. Carvalho foi assim, não?).
Outro fator que muitas vezes ignoramos é a vontade do atleta. Antigamente a pressão dos atletas (e seus representantes) não era tanta. Hoje, com 20 anos, querem "garantir a vida". Até por isto vemos tantos jogadores indo pra lugares onde a carreira tende a morrer (Rússia, Ucrânia...).
E pra segurar não bastar cobrir salário, porque os caras ganham uma bolada na transferência (luvas e essas m... todas).
Guilherme, tu realmente acredita que não existem propostas pelo Bressan e pelo Ramiro?
ExcluirTu acredita que o "Sr Um investidor" está comprando 50% do passe deles assim, no escuro?
Óbvio que existem as propostas, meu amigo!
E se bobear o Grêmio foi lá, com a proposta embaixo do braço, mostrou ao "investidor" e disse: - Olha a barbadinha que eu te trouxe: temos uma oferta de 10 milhões pelo Ramiro para Agosto, quando abre a janela européia. Espalhamos pela imprensa que estamos quebrados, trabalhando de dia para comer a noite e precisando muito de grana. Sendo assim, tivemos que aceitar receber 2 milhões por 50% do que supostamente o jogador vale hoje e, em agosto, quando o vendermos, teus 50% valerão 5 milhões e a gente divide o lucro. Que tal?
Só não enxerga quem não quer!
Lemos, a macacada quando estava com a corda no pescoço também vendeu barato. A diferença é que lá eles prosseguiram com a estratégia e daqui a pouco estavam vendendo caro. Aqui, quando a coisa começa a dar certo surge algum imbecil pra contratar um Kleber Bundada ou Leandro Cachaça pagando uma lenda pra depois ter que vender o fogão e a geladeira pra manter o aluguel...
ExcluirMarcelo, o futebol hoje está na mão dos empresários. Não adianta querer tirar os caras totalmente do negócio porque alio adiante tu pode precisar de um deles pra adquirir um jogador que tu precise. O único presidente que teve a coragem de tentar deixar os empresários fora foi o Obino. Quando a corda apertou e a vaca começou a ir pro brejo com os arreios precisou contratar, só tinha naba disponível que não pertencia a nenhum empresário.
Marcelo, nem deu tempo.
ExcluirQuando li o fecho do teu comentário, "Com a palavra os que defendem ou acham justificável esse tipo de pilantragem..." logo pensei em alguém que talvez fosse responder.
Talvez, nada, logo em seguida já estava a defesa.
Guilherme, na boa, o Guto tem razão.
Entra para a politica do Grêmio porque certamente tens um futuro glorioso lá.
Já tens todos os "predicados" para ser dirigente e arrebentar com as finanças do clube.
Marcelo,
ExcluirNão devem existir propostas, HOJE, como teve dos investidores, isto é grana agora, deixa o cara aí e etc. Se tivesse não faria sentido vender ao investidor e não ao clube, venderia-se pra quem paga mais. Foi o que se fez com o Wendell.
O problema é só ver um lado da moeda, esquecer que, pelo visto, precisa-se de dinheiro para hoje (isto é uma coisa, podemos até discutir o que levou a isto...). Tanto que a grana entrou e já foi, foi dito pelo Rui ontem. E outra, esquecem que os investidores assumem risco. Tu fala que é certo e líquido que vão vender por mais ali na frente. Pois é. E se cara machuca? Problema do investidor! E se o cara deixa de render (acredito que o Ramiro não corra este risco, mas o Bressan, vai saber...) e desvaloriza, estilo Damião? Problema do investir.
Não é questão de querer enxergar ou não. È preciso enxergar tudo: clube precisa da grana, está repassando um jovem potencial, mas também um risco, e botando grana no cofre agora. Além do mais jogador segue aqui, o que pra mim é o ponto fundamental.
Bem lembrado Jonas... Comprou briga com empresários, afinal o Grêmio é gigante, não precisa destes caras,. O resultados sabemos. Claro que tudo isso foi aliado a incompetência, despreparo e por aí vai. Mas, no futebol atual, é impossível comprar briga com quem "manda" no futebol. Desda Lei Pelé muita coisa mudou, pra pior, infelizmente.
Jonas, creio que exista uma diferença considerável entre o empresário (aquele que gerencia a carreiro do jogador) e o investidor (aquele que poe grana no negócio apenas para lucrar ali na frente). Me parece que são (ou eram) pessoas diferentes.
ExcluirMas talvez você tenha razão. Com as cifras astronômicas que o futebol movimenta hoje em dia e com o poder que a Lei Pelé entregou de bandeja nas mãos dos empresários, figuras como Jorge Machado e Gilmar Veloz devem ter tanto cacife e influência nas negociações do Grêmio quanto investidores consagrados como os Vontobels, Grandenes e Gerdaus da vida.
Ainda sobre o assunto, vejam que interessante esta matéria da Zero Hora e prestem atenção no trecho em que eu reproduzo aqui:
Excluir– No caso do Mário Fernandes (ex-lateral do Grêmio, vendido este ano para o CSKA Moscou, da Rússia), eu havia comprado 50% dos direitos econômicos por R$ 1 milhão. A venda só da minha parte, que dividi com alguns investidores, rendeu R$ 18 milhões – orgulha-se Machado.
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2012/11/jorge-machado-e-gilmar-veloz-empresarios-dos-milhoes-3946320.html
Ou seja, comprou 50% do passe pela ninharia de 1 milhão (qualquer semelhança com o que foi divulgado sobre as negociações de Ramiro e Bressan NÃO é mera coincidência), vendeu por 18 (DEZOITO!!!) milhões e dividiu o lucro com "amigos investidores".
Meus amigos, isso é mais do que uma entrevista. É quase uma confissão!
Só não vê, quem não quer!
Não sei porque tenho a nítida impressão de os outros investidores tem cargo diretivo no Grêmio....
ExcluirMarcelo,
ExcluirMas acho que foi o Veloz que captou o Mario no interior paulista (?)... É aquele tipo de negócio (e que o Guto sempre me questiona, dizendo que o Grêmio deveria bater o pé...), chega um dia o Veloz aqui, oferece o Mario Fernandes, um zagueiro lá do interior de SP, com 17/18 anos e diz: se quiserem, ele joga aqui. Mas eu fico com 50% do passe... Se não quiserem, tem quem queira..
É claro que a solução para isto é não depender de empresário, ir direto na fonte e buscar o jogador... Mas sabemos que a realidade não é bem assim, até porque hoje é mais fácil um empresário contratar um jovem do que um clube (há restrições legais, dependendo da idade). No primeiro contrato profissional guri já tem o "padrinho"...
Foi o Jorge Machado quem trouxe o Mário Loco. O Odorico Roman deu a entender hoje de manhã no programa do Vidarte que o Grêmio precisou rachar com investidor porque não tinha grana pra bancar a contratação do Wendell. Aí, quando tem investidor junto na parada nem sempre dá pra definir quando se quer negociar ou não. Foi o caso do Réver, já tinha cláusula no contrato que se viesse proposta de X, teria que vender automaticamente.
ExcluirLemos, lendo teus comentários lembrei de uma coisa.
ResponderExcluirTrabalhei em Dívida Ativa e Execução Fiscal, e tinha umas Prefeituras [e eventualmente Estados também] que faziam um negócio, "vendiam" a Dívida Inscrita para advogados que recebiam determinado percentual [MAIOR do que receberiam numa Ação comum] se conseguissem cobrar aquela Dívida.
Pois bem, Empresário gosta de grana, némesmo? Quanto mais melhor, o tempo todo.
Por outra lado, bens que a gente não usa mas que dão despesa de manutenção são tiro no pé, todo mundo sabe.
Tenho amigo que tinha casa na praia, na Serra, lancha etc.
Botou no papel o quanto isso custava e o quanto usufruía efetivamente disso [ESSE quesito é importante na decisão tomada a seguir].
Vendeu tudo, aplicou a grana.
Quando tem férias ou folga, ALUGA.
Aí, veraneia onde quer [não está obrigado a ficar sempre na mesma praia ou mesma cidade serrana]. Da última vez alugou um veleiro na Costa Amalfitana, por 15 dias... E ainda tem dinheiro em caixa.
Bem, onde quero chegar?
Faz a lista dos trastes inúteis do Grêmio. Traste caro como Bundeador, traste que veio em maracutaia como o Adriano [de R$ 30 mil para R$ 150 mil], traste absoluto como Pará e Verlêi.
Chama os amigos empresários e dá para eles metade [ah, não, isso eles já ganham habitualmente], então 90% do que arrecadarem com a venda/repasse/doação do traste.
O nosso lucro fica sendo os salários que não vamos mais pagar. Façam as contas e verão que não é um lucro pequeno.
Ou então observem como fazem ali adiante, onde antes era beira do rio e agora tem um estádio no meio da rua.
Observem como surgem "promessas" o tempo todo, jogam meia dúzia de jogos, não decolam e em seguida estão vendidos, invariavelmente por valores semelhantes aos nossos Telles e Wendells.
Solução paliativa Guilherme! É isso, a venda do Wendell é uma solução paliativa para um paciente em estado terminal. Pelo que se divulga, foi vendido por 18 milhões de reais, o Grêmio fica com 65% disto, cerca de 11,7 milhões. Não dá dois meses de salários! E se já foi gasto o dinheiro, como você citou, aí fodeu, mês que vem o Luan está vendido.
ResponderExcluirRafael,
ExcluirAqui estamos no campo das hipóteses, não? Daqui a pouco venderam estes 3 para não precisar vender o Luan... Eu não vejo como solução paliativa se esta grana for bem usada. É isto que estou batendo. Espero que tenham vendido estes hoje para não precisar vender outros amanhã.
Sobre o salário, se pagou 2 meses, integralmente, não é pouca coisa. Vai me desculpar. Ainda mais se o clube estava com direito de imagem atrasados...
Guilherme, tem coisa que você parece (ou finge) não entender. Se com dois meses do ano a diretoria já está com salário atrasado, tanto que tiveram que vender uma das maiores promessas da lateral esquerda, como é que vem falar em hipóteses? O Grêmio está nesta crise por não ter arrecadação, não tem bilheteria, somente o dinheiro dos sócios. E se isso não está suprindo a necessidade agora, até o fim do ano certamente não chega.
Excluirx-x-x
Não te esqueça que nos últimos três meses do ano os salários também estavam atrasados e só foi possível colocá-los em dia graças ao prêmio do segundo lugar no Brasileiro.
x-x-x
Não vai Guilherme, estas vendas são soluções paleativas que durarão no máximo dois ou três meses. O Grêmio está a beira, se já não está totalmente, FALIDO.
Pois bem, então qual seria HOJE, a solução "não paliativa"? Não ter renovado com o ZR? Ok, teríamos economizado 600 mil até amanhã... Paga a folha? Pelo que se fala não..
ExcluirO que eu digo é que se precisa de soluções que tu chama paliativas, eu chamo de necessárias, para poder tentar sair do fundo do poço e acertar coisas mais adiantes.
Houveram erros, contratações desnecessárias, gastos acima do que deveria ter se pago, principalmente no primeiro semestre de 2013 (inclusive comentei isto abaixo dum comentário teu). Mas o "rombo" do Grêmio é maior do que isto, é estrutural, é fruto de muitos anos, de muitas direções, de muitas decisões equivocadas.
Como se sai disso? Apagando incêndios, pouco a pouco, não deixando o "barco afundar", é o pagar hoje pra poder jogar amanhã.
Agora, se daqui 1 ou 2 anos ainda estivermos vivendo de situação semelhante, de soluções que tu chama de paliativa, aí sim acho que a crítica é válida. Só que não dá pra esquecer que o Koff está aí há 14 meses, há coisas graves sendo "consertadas". Além disso tem este rolo com a OAS, estamos também vivendo uma situação atípica.
A solução é chegar com o pé no pescoço da OAS. Esta falência do Grêmio é, em sua grande maioria, culpa deste contrato espetacular que o porco SAFADO, VAGABUNDO E PICARETA do cabelo azul nos enfiou. Ele e toda a corja do conselho. Sem bilheteria, que era a maior fonte de renda do Grêmio, nós vamos padecer ano após ano com essa crise financeira.
Excluirx-x-x
É imprescindível reduzir ainda mais a folha e com isso se faz necessário dispensar pesos mortos como Marco Antônio, Kléber, entre outros.
Ok. Dispensa, mas terá que pagar AGORA 50% do que teriam a direito a receber até o fim do contrato. Faz como? Tira essa grana dá onde?
ExcluirEm tese eu concordo, limpa o grupo, deixa jogadores que estão jogando e rendendo. Completa grupo com a base, ou jogadores baratos buscados no mercado. Mas a coisa não é simples assim.
Entendo que usa o argumento do ZR, que era só não ter renovado e se economizaria. Mas renovaram, por 50% do valor, por que houve um entendimento da comissão técnica, da diretoria, que ele vale isso e que era necessário. "Ah, mas não está jogando nada". Isto é opinião pessoal, já disse que pra mim poderia ir pro banco, sem problemas, mas ignorar que ele pode sim servir ali na frente - seja pela característica, seja pela experiência - é não ver outros exemplos de sucesso.
Só que da mesma forma que usam o argumento que o Zé é 300 mil pelo ralo todo o mês, posso pegar vários jogadores e fazer o mesmo. Posso dizer que o Barcos, se ganha 400, é 300 mil vai pelo ralo, porque pelo que ele faz, o Zezinho faria...
-x-x-x
A crise é anterior a OAS, fruto de má administração. Mas é fato e não discordo de ti, que o contrato, esta renegociação que não é assinada, está atrapalhando e deixando situação ainda mais complicada.
No campo do SE...
ExcluirSe não tivessem renovado com o Encosto de Merda, em 12 meses o Grêmio teria economizado R$ 3,6 milhão. Isso daria QUASE uma folha.
Venderam o Wendel - e por terem renovado com um bosta desses - poderão cobrir quase DUAS folhas.
Eu não entendo a tua lógica!
E olha que aqui o capitalista é tu!
Guilherme...
ExcluirTivessem oferecido R$ 50 mil e ele renovaria.
Porque a ÚNICA OPÇÃO que tinha sobrado para o Encosto de Merda era jogar na Portuguesa...
Bilheteria não era, de forma nenhuma, a maior fonte de renda do Grêmio. Atualmente, quadro social, direitos de TV e venda de jogadores, pela ordem são as maiores fontes de receitas. Os dois primeiros superam em muito todo o resto
ExcluirA minha lógica é que até agora ele custou 600 mil (sim, vai custar R$ 3,6 até o fim do ano). E o Grêmio PRECISAVA dos mlilhões do Wendell, Ramiro e Bressan pra ontem.
ExcluirSem o ZR aqui, este ano, teriam que vender igual, porque o problema não é 600 mil, é milhões. Eu sei que o 600 mil estão dentro do bolo, mas isto é uma parte do rombo. Existem outras coisas e NÃO é só de jogador, como já expus.
Exato Jonas. Em 2012, no Olímpico ainda, as bilheterias representaram 7% da Receita Total. Atrás de Contratos de TV (22%), Receitas Extraordinárias - antecipações, creio eu - (18%), Quadro Social (18%), Venda de Atletas (15%), Patrícinios/Publicidade (10%).
ExcluirNúmeros completos aqui:
http://ondeestiverogremio.blogspot.com.br/2013/04/balanco-2012-breve-analise.html
Jonas, a choradeira da turma do Koff e do próprio Koff é que as finanças estão insustentáveis pelo fato de não haver mais a bilheteria. Podem procurar, é discurso pronto.
ExcluirOra, se a bilheteria era a quinta ou sexta fonte de renda, a desculpa não bate com os números apresentados, mesmo o dinheiro da TV já ter sido adiantado pelo PILANTRA, SAFADO E BANDIDO do cabelo azul.
Guilherme, a diferença do Barcos pro Zé é que o segundo não precisava pagar pra mandar embora, bastava não ter renovado. Era zero de despesa.
ResponderExcluirE só pra corrgigir, pra mandar embora que eu saiba não tem que pagar 50%, e sim valor devido integralmente.
Cadê o departamento jurídico do blog? Lemos? rs
ExcluirJonas, pelo que sei e dei uma pesquisada agora é 50%. Dá uma olhada no segundo parágrafo:
http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1176400/cabe-indenizacao-nos-contratos-de-trabalho-por-prazo-determinado-que-forem-rescindidos-antecipadamente-katy-brianezi
-x-x-x
Ok Jonas, isto é inegável. Mas o que estou batendo é que acharam que o ZR valia 300 mil, isto é avaliação interna deles. Se estão certos ou errados é outra discussão. E os 300 do Zé não são origem única e exclusiva dos problemas financeiros do Grêmio.