27 outubro 2015

O Axioma de Morpheus

Pois, vamos misturar um pouco de cinema às nossas discussões. Por certo a grande maioria de nós já assistiu ao filme Matrix e, por isso, não vou entrar em detalhes sobre ele. O que me interessa é o que eu chamo de "Axioma de Morpheus". Em determinado momento, Morpheus, interpretado pelo ator Laurence Fishburne, diz ao personagem Neo, de Keanu Reeves, que ele, em determinado ponto, entenderá que "há uma diferença entre CONHECER o caminho e TRILHAR esse caminho". Algo como haver diferença entre SABER o que fazer e FAZER.
O Axioma de Morpheus prova, indubitavelmente, que os dirigentes do Grêmio atingiram seu objetivo: fazer o torcedor pensar que são burros e "amadores", quando na verdade são PILANTRAS profissionais e contumazes! E isso é indício de que as coisas não são feitas honestamente. Mais um, diga-se de passagem (não é interessante como eles se avolumam e que o torcedor, mesmo assim, insista que "não há provas"?).
Pouco antes do jogo contra o Vasco, Seu Romildo deu entrevista na Rádio Gaúcha, falando sobre o jogo. A conversa se prolongou e chegou na renovação do Roger. E aí, ficamos sabendo que, ainda que tenha contrato com o Grêmio com uma cláusula de renovação automática, atingidas algumas metas (isso não fica claro mas, como eu sou um idiota otimista, vou chutar que sim), Seu Romildo está preocupado com o término de sua gestão. Assim, mesmo que acredite que Roger tem as qualidades necessárias para se tornar longevo no Grêmio, sente-se "eticamente" impedido de renovar com ele por mais de um ano, que é o prazo em que ainda temos que aguentá-lo. Propôs, então, um novo contrato, e não a pura e simples renovação do que está em vigor. Por um ano.
Ora, dirá alguém, mas isso é meritório! Vai reclamar até do que está certo? Ui! Como está chato frequentar esse blog! O camarada não quer deixar dívidas para a direção que o sucederá, além de querer dar total autonomia para quem assumirá depois dele no que diz respeito ao comando do futebol. Se quiser continuar com Roger, é só renovar o contrato, novamente.
Sim. Eu sei disso tudo. Essa é a parte do CONHECER O caminho. A parte de TRILHAR esse caminho serve para algumas coisas, não para outras. Como TUDO no Grêmio!
Seu Romildo, que CONHECE o caminho, e o TRILHA no que diz respeito a Roger, prefere tomar outro rumo e renova com um jogador de TRINTA E TRÊS ANOS por DOIS ANOS! O que ainda temos que aguentar dele e o primeiro do próximo. E quer fazer o mesmo com outro de TRINTA E QUATRO, com o agravante de que, acerca desse, pode deixar seus sucessor "engatado" PELO MANDATO INTEIRO!
Aqueles que defendem qualquer barbaridade no Grêmio, como a contratação de um semi-aposentado do beach soccer para o lugar de um goleiro promissor e que já estava no caminho da Seleção, certamente alegarão que, afinal, Seu Romildo pode deixar seu sucessor sem treinador, mas não pode deixar sem time, o que justifica contratos de longa duração com o elenco.
Isso é SOFISMA! Contratar jogadores é coisa que QUALQUER IMBECIL sabe que, para um time de futebol, é condição sine qua non para o desenvolvimento do trabalho. Contratar jogadores EM FINAL DE CARREIRA, com CONTRATOS LONGOS, é política PERSONALÍSSIMA e NÃO PODE ser imposta a um sucessor!
Talvez, como diz o Martini, o medo de que algum clube europeu venha acossar nossos Craques da Terceira Idade, com propostas milionárias irrecusáveis, tenha falado mais alto. O que, como piada, é ótimo! Como realidade, deveria nos levar a questionar que "interesses inconfessáveis" levam a direção de um clube a assinar um contrato de TRÊS ANOS com um jogador de TRINTA E QUATRO! E a resposta ao questionamento, eu tenho a mais absoluta certeza, induzirá espíritos de porco, amargos, corneteiros e secadores a delírios como ROUBOS, DESVIOS, COMI$$ÕES e sandices do tipo.
Até porque, convenhamos, alguém quer arriscar em QUEM vão vir contratar no final do ano que vem, entre o Roger com um contrato de um ano e o GorDouglas do Trago Fino com um contrato de um ano?
O pior tipo de sem vergonha é o que faz DOLOSAMENTE! Porque ignorante, ao menos, pode alegar sua condição de não sabedor. Pode, afinal, ter agido inocentemente, com boas intenções. O que faz DOLOSAMENTE deveria, antes de ser preso, apanhar como boi ladrão para aprender a não tentar mais se passar por malandro...

11 comentários:

  1. Guto, "mui" respeitosamente e fraternalmente, tu és um baita burro! Não consegues de enxergar um palmo a tua frente. Está sendo criada a Liga Máster de Futebol 7, que terá transmissão ao vivo de todos os jogos pelo SporTV, e que somente podem atuar ex-atletas acima dos 35 anos, com no máximo um ano a menos. O Seu Romildo, nosso simpático Gordinho do Litoral, já previu o assédio ao nosso atleta cervejeiro/cigarreiro, e já propôs a renovação do contrato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com ESSAS contratações, será mais uma para FAZER FIASCO...

      Excluir
  2. Já que o assunto é o mesmo, repito aqui o que escrevi esses dias:
    Quem em sã consciência e pensando no bem do clube, renovaria POR 2 ANOS com um jogador preguiçoso, desleixado e que HOJE mal consegue se mexer em campo?.

    E antes que o Martini se assuste novamente com essa minha opinião, outra vez eu explico:
    Uma coisa é eu reconhecer as boas (e poucas) participações do Pança.
    Outra bem diferente é a opinião que tenho sobre o futebol e a personalidade dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No frigir dos ovos, Marcelo, nós mais concordamos que discordamos desde o início. A briga, TODA, era por causa do medo de que acabasse dando nisso aí: renovação, e ainda por cima por um período ETERNO!

      Excluir
  3. Bingo, Guto!
    Desde as renovações do Edinho e do Douglas [me recuso a botar apelido carinhoso nesse traste, viu Marcelo? rsrsrsrs], sim, porque já dou como certa a falcatrua opsss renovação com o último, estava me perguntando isso, de como o Bufão II ia deixar mais de um Kleber II para seu sucessor.

    E continuo insistindo com outra coisa.
    Vocês leram às folhas, o Bufão e seu chefe de quadrilha deixaram claro que AS PRIORIDADES são Edinho, Douglas e as aquisições milionárias do Galhardo, Maicon e Erazo.

    A do Geromel, cujo contrato encerra agora também, eles vão cuidar DEPOIS de encerrado o contrato, afinal de contas já "está tudo acertado".
    Só não falaram o que e para o benefício de quem tem algo acertado.
    Mas concordo com eles, para contratar aqueles 5 jogadores citados, verdadeiras relíquias do futebol mundial, pretendidos por 11 entre cada 10 dos maiores times do mundo, é preciso pressa e precaver-se, senão os perdemos com certeza.

    Já o Geromel, esse ninguém quer mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roger tem CINCO MESES de trabalho. Com TRÊS, andava sendo procurado por Cruzeiro e não sei mais quem. Assim, renova por um ano, só, que está tudo certo. Geromel andava sendo assediado pelo Corínthians, pela Europa e, mais recentemente, o Santos teve A CARA DE PAU de oferecer o "felomenal" Gajardo por ele. Deixa para depois, que está tudo certo.
      Já aqueles que NINGUÉM QUER, porque SERVEM PARA COISA ALGUMA, contrata por dois, três anos. O Juliane Ciborgue, por exemplo, ainda tem DOIS ANOS pela frente.

      -x-x-x-x-

      No Grêmio, só mudam as moscas!

      Excluir
    2. O Doga10 disse que não quer falar de renovação agora, que ainda tem tempo e nas férias ele resolve.
      Ainda nos resta um fio de esperança: pode ser que ele não queira mais o Grêmio.
      Deus do céu! A que ponto chegamos!

      Excluir
    3. "Portão 8" e façam quem nem fizeram com o Matias.

      Excluir
    4. Marcelo, se trocares o apelido para Droga10 acho que fica mais adequado rsrsrs

      Esse papo é mais do mesmo golpe.
      Ele faz de conta que faz um doce, o empresário e o clube dele [sim!, não é só o Erazo que tem clube de aluguel, ele também assinou com um clube virtual antes de vir "de graça" emprestado para o Grêmio] espalham o interesse de "um clube da Itália" ou uma proposta irrecusável das Arábias, aí o Bufão II e seu Quadrilheiro-Chefe correm aos microfones e comunicam que num esforço hercúleo conseguiram manter o ex-jogador, mas que para isso tiveram que conceder substancial aumento [o Bufão II já falou que vão “valorizar” o jogador, certamente por sua extraordinária campanha e memoráveis atuações em 2015, que nos levaram a conquistar inúmeros títulos] bem como oferecer um contrato mais longo.

      Excluir
    5. O "Doga" é no sentido canino vira-lata da palavra, Martini.
      O bicho não tem compromisso com patrão, chafurda no lixo e até xixi na grama ele faz. :D
      Mas talvez eu esteja sendo injusto com os cãezinhos.

      Excluir
  4. Ih, Marcelo, agora ficou pior!! rsrsrs
    Sou apoiador de várias entidades e pessoas que defendem animais, sobretudo cachorros.
    E de preferência latinhas mesmo.
    Com certeza estás sendo injusto com eles, até mesmo pelas "características" citadas.

    ResponderExcluir