01 novembro 2017

Mais uma final de Libertadores

Pois, hoje eu nem vou comentar o jogo, para não estragar a festa. É mais uma final de Libertadores na vida de todos nós!
E, como sempre tem um sofrimento no meio, em cada um dos títulos, eu espero que TENHA SIDO HOJE!

-x-x-x-x-

22 e 29 de novembro! Às ganhas, se Deus quiser!

28 comentários:

  1. Boa... É isso aí mesmo. Tamo na final, é o que interessa.

    A massa abraçou o Jael, cara. Duca.... É Grêmio!!! Não importa o futebol. Interessa que ele é um soldado nosso lá dentro. Quase fez um golaço. É assim que vamos ganhar o tri.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamo junto, Vinnie! Com TODAS as ressalvas, mas hoje vamos comemorar!

      Excluir
    2. O Jael ao menos acertou a trave... O Cícero perdeu um que até eu, com dois joelhos estourados, faria.

      Excluir
  2. Ate entendo o pé mole hoje. Ano passado contra o cruzeiro e atletico mg foi assim, so espero q deem a vida dia 22 e 29. Eu acho q o tri vem oremos

    ResponderExcluir
  3. Agora tudo se resume a qual time entra contra o Lanús, o da semana passada ou o de hoje?

    Dia desses se falava da zaga, e não lembro quem antevia algum horror [o Monkey, talvez?].
    Pois taí!
    Kannemann levou o 2° amarelo, se levar outro dia 22, vamos à final na Argentina com Bressan, Thyere ou Bruno Henrique. Escolham...

    Luan muito regular hoje.... errou TODOS os passes! Vai ser regular assim na PQP!

    Cícero é um perde-gol.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao entende porra nenhuma de futebol, que que um time que vem de 3 a 0 em primeiro jogo, jogue todo ao ataque...tu é burro pra caralho... 3 a 1 no placar agregado é uma grande vitoria!

      Excluir
    2. Olha aí. Outro amestrado que escuta a entrevista do treineiro e vem aqui repetir o mantra lançado nela como verdade absoluta...

      Excluir
    3. Matheus, burrice e analfabetismo são coisas bem parecidas.
      E tu és analfabeto!
      Primeiro, vai aprender a escrever.
      Depois, aprende educação.
      Depois volta TENTANDO debater como gente.

      Excluir
  4. Ah, é bom lembrar que o adversário que venceu hoje chegou em Porto Alegre as seis da manhã...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamo na final. Existem 35 fatores pra comemorar e uns três pra contestar. Hj não é dia de contestar.

      Mas pra racionalizar. Jogou muito mal no primeiro tempo. Time ficou nervoso. No segundo, o Barcelona cansou e o Grêmio administrou. Cícero não funcionou. Tá sem ritmo. Eu até achei que nao foi uma tragedia mas entendo quem reclama... foi erro do Renato.

      Fernandinho, Luan e Jailson mal. Tem bastante coisa pra melhorar, sim. Por último, gosto do Éverton mas é nítido que ele está em má fase. Não tem entrado bem. Faz o mesmo que o Fernandinho, ou seja, nada. Esse é um problema pra final porque não tem um terceiro jogador pra posição.

      Excluir
    2. Tá. Então, hoje, já comemorada a classificação para mais uma final, podemos passar a discutir? Então vamos lá, Vinnie, porque temos mais que "uns três" para contestar.
      O Grêmio NÃO É MAIS O TIME QUE FOI. Era um time que tinha uma posse de bola QUALIFICADA, porque era uma posse de bola que fazia a rodinha até encontrar um espaço onde alguém infiltrava e alguém, geralmente Luan ou Pedro Rocha, criavam a chance para os demais, quando não para eles próprios. Hoje, é um time que dá a posse de bola para o adversário e fica ESPERANDO o erro. E há diferença entre um time que FORÇAVA o erro e um que ESPERA o erro. Barcelona teve mais posse de bola nos dois jogos.
      Ah! Mas deu a posse e foi mais competente.
      Beleza! Uma coisa é dar a posse para o Barcelona DE GUAYAQUIL e outra é dar a posse para o Barcelona DA ESPANHA. E, muito embora o Lanús não seja o Barcelona DA ESPANHA, é bem mais que o Barcelona DE GUAYAQUIL...
      O Grêmio, a rigor, está classificado pela brilhante vitória no Equador. Certo...
      A brilhante vitória no Equador, meu velho, vem muito de dois gols feitos nos primeiros vinte minutos de jogo, em dois erros VARZEANOS do Barcelona. Edílson foi muito mal agradecido e mal educado, ontem. Deveria ter esperado o Banguera com um presente.

      Excluir
    3. Vou separar, porque do contrário não rola.
      Temos, hoje, um problema GRAVÍSSIMO, que não tem solução, que é A ESCOLHA DE JOGADORES!
      Ainda que Éverton venha entrando mal e fazendo o mesmo que Fernandinho, nada, como dizes, a minha expectativa com Éverton em campo é diferente da minha expectativa com Perebentinho77. Do Éverton eu espero alguma coisa. Entregar a bola para o Perebentinho77 é entregar a bola para o adversário fazendo uso de um atravessador.
      Com isso, todos os ABSURDOS ficam justificados. É assim que o Ciço do Cartório vira substituto do Barrios em uma semifinal de Libertadores, para ganhar "ritmo de jogo", tendo o Jael no banco.
      Ah! Então o Mestre dos Magos queria O JAEL em uma semifinal de Libertadores?!
      Não! O que eu queria em uma semifinal de Libertadores era A CONVICÇÃO DE QUEM PEDIU A CONTRATAÇÃO DO JAEL NO INÍCIO DO ANO!
      Isso, e o fato de que O JAEL guardava um dos dois que o Ciço do Cartório botou fora...

      Excluir
    4. E daí nós vamos para os problemas do time que "não são culpa do Renato", porque fatalidades: os desfalques.
      Eu nem vou lembrar que ali em cima, como em outras discussões, em outros tópicos, já lembrei que a falta de um substituto que preste para o Barrios vem da escolha, digamos, EQUIVOCADA, na hora de pedir reforço. Isso já foi dito e o negócio é ir adiante.
      Imaginemos que eu tenha um time jogando com Grohe, Edílson, Geromel, Kannemann, Bruno Cortez, Michel, Arthur, Ramiro e Luan, Barrios e Pedro Rocha. Esse time, joga o fino da bola, tem onze homens da aço, que nunca se lesionam, e onze monges, que nunca tomam cartão. Eu preciso de técnico PARA QUÊ?
      Técnico a gente vê na hora do aperto, meu nobre! Na hora em que o Luan lesiona, para encontrar substituto ou, na falta ABSOLUTA de um, encontrar uma ALTERAÇÃO NO TIME que sustente a qualidade. Na hora em que o Kannemann é suspenso, para encontrar um substituto ou, na falta ABSOLUTA de um, encontrar uma ALTERAÇÃO NO TIME que sustente a força defensiva.
      O que a gente vem vendo, desde agosto, é um treineiro que NÃO ENCONTRA substitutos ou alterações no time para os problemas que surgem! E que não consegue fazer o time jogar o que vinha jogando!

      Excluir
    5. Aí as respostas sempre são as mesmas. Talvez porque as perguntas sejam sempre as mesmas. Uma coisa que eu sempre defendi é que se eu falei, e o outro não entendeu, a culpa é minha, que não expliquei a coisa como deveria. Vou dar o benefício e mudar as perguntas, então.

      -x-x-x-x-

      Foi o Renato que encontrou e montou esse time que eu citei aí em cima. Beleza!
      POR QUE ELE NÃO CONSEGUE ENCONTRAR E MONTAR OUTRO?!

      -x-x-x-x-

      Um cara que encontra as soluções que Renato encontrou para fazer o Grêmio de agosto, como Arthur no lugar do Capitão Desconforto, Léo Moura no lugar do Edílson, Michel no lugar do Walace, Bruno Cortez no lugar do Marcelo Bin Laden, Bolaños no lugar do Gordo Pançudo (depois Luan no lugar dos dois), não consegue substituir o Pedro Rocha?!
      De todas essas substituições aí de cima, diga-se de passagem, a que muda de CARACTERÍSTICA é a substituição do Gordo Pançudo! As outras são RIDÍCULAS DE TÃO SIMPLES! É a saída de um para a entrada de um MELHOR. Mesmo a substituição de Bolaños por Luan é simples, porque jogadores de características SEMELHANTES!
      A entrada de Bolaños ALTERA O TIME! Mas aí precisa de técnico...

      Excluir
    6. Que bom, Vinnie, continuares otimista quanto à conquista da Libertadores. Eu também estava, até agosto. De lá para cá, mudei.
      Dá? Dá. Mas, precisamos, mais que qualquer coisa, que aconteça o contrário do que aconteceu ontem, quando Renato, na coletiva, diagnosticou que o Grêmio não jogou mal, o Barcelona é que jogou bem.
      Está resolvido! O que precisamos é que o Lanús jogue mal...

      Excluir
    7. Ah! E só para fechar o círculo, volto ao comentário do Rafa, ali em cima.
      Jogamos contra um time que chegou em Porto Alegre às SETE DA MANHÃ DO DIA DO JOGO!

      -x-x-x-x-

      Fazer uma vaquinha e contratar a direção do Barcelona para dirigir o Lanús na final também seria uma boa...

      Excluir
  5. É TRICOLOR PORRAAAA! É GRÊMIO PORRA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Negócio é se enfiar no litro André, durante 20 dias... Porque aguentar a ansiedade até a final vai ser só bebendo.

      Excluir
  6. Pra mim, hoje o Grêmio entrou com pensamento de medo no Lanus, e só é campeão se fizer 2x0 na arena.

    ResponderExcluir
  7. É justamente esse tipo de pressao desnecessaria que deixa o time nervoso, afoito. Sao dois jogos, nao tem essa. Tem que brigar ate o fim independente de score. Ontem, por exemplo, parte do nervosismo era a ansiedade de cofirmar a vaga depois de ter feito tres. O medo de fazer fiasco foi maior. Os caras so queriam que o relogio corresse e pararam de jogar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinnie, sinceramente, eu estou começando a ficar doente com essas explicações de "pararam de jogar" ou "não querem ganhar".
      Podemos já começar a comemoração do Mundial, se for isso, mesmo. Porque o Mundial, acredito, vão querer ganhar e não vão parar de jogar...

      -x-x-x-x-

      Eu até concordo contigo, no sentido de que QUALQUER vantagem construída na Arena é meio caminho andado. Mas porque o Grêmio JOGA MELHOR FORA!
      Aliás, característica daquele Fluminense que foi vice da Libertadores, treinado pelo Renato...

      Excluir
    2. "Pararam de jogar" no sentido de querer arriscar, ir pra cima ou tentar uma jogada mais aguda. Time esperou pq estava intimidado, e acredito em parte pelo psicológico de não fazer fiasco. Não pq é uma máquina e joga quando quer... sou louco, mas ainda não tô pra camisa de força.

      Concordo contigo em vários pontos. Renato montou o grande time do ano pelas lesões, como já foi muito discutido aqui. Mas vamos combinar o seguinte: se fosse fácil ajustar um time pra ser campeão, qualquer técnico bom conseguia O TEMPO TODO. E sabemos que não é, uma vez que gênios da casamata encaram secas brabas de títulos. Seu Enio, Tele, entre outros já foram tachados de burro e escorraçados de vários times. Às vezes ficavam uma década sem título. Futebol não é ciência exata, vai um pouco de sorte, da dar liga, de surgir um jogador excepcional, como esse Arthur agora, entre inumeros fatores. Portanto entender do riscado como fator isolado quase nunca é o suficiente. O Renato "achou" DOIS times pro Grêmio em dois anos, considerando o da Copa do Brasil 2016 e o nosso mais recente de poucos meses atras. (e tu tá brabo porque ele não achou um terceiro... aí eu acho meio demais)

      O Renato é paneleiro, como todo treinador é. Isso às vezes atrapalha. Mas sejamos justos, nas três passagens dele pelo Grêmio ele conseguiu montar boas equipes que deram trabalho pros adversários. Então ele não pode ser tão ruim assim.

      Quanto a coletiva, ele foi malandro. Tirou o foco da péssima atuação da equipe enalteceu a decisão. Valorizou o adversário. Que é algo que o Martini ontem colocou muito bem. Depois eu vi que ele tinha razão. É muito difícil ganhar uma Libertadores. E nao vale a pena dar munição a toa pra secador, como eu tava fazendo, mesmo sem querer.

      Nessa altura do campeonato, o trabalho que tinha de ser feito, já foi. O time são esses onze. Se alguém machucar, ou for suspenso, vai ser no sufoco, pq não tem substituto à altura. Prefiro o Éverton e o Michel, mas tô achando que só o Michel joga às finais. Ele vai de Fernandinho.... E o Renato tem estrela, nisso todo mundo aqui concorda. Somos capazes de ganhar com gol do Inho ainda....

      Excluir
    3. Fernandinho ao menos é mais cascudo, cancheiro, rodado. Nesse sentido tem vantagem pra encarar os castelhanos. No mais, por pior que esteja, ontem um dos gols perdidos por Cícero surgiu de um ótimo cruzamento dele.

      Excluir
    4. Concordo com o Vinnie, acho que o Renato consegue achar um time, só leva tempo. E tempo nós não temos. Então vai ter que ser na base da força e da marra, como foi contra o Botafogo, ou esperando o adversário jogar mal, como o Barcelona. Que o azar que tivemos no brasileiro, com o Corinthians de aniversário, se compense com alguma sorte nessa final. Porque se tivermos azar como em 2007, o time não vai conseguir superar.

      Excluir
    5. Vinnie, é que algumas coisas que eu digo se baseiam na minha tese, que diz que o Renato NÃO encontrou dois times e NÃO está encontrando o terceiro...

      -x-x-x-x-

      Mas, como tudo é tese, vamos discutir pelo outro lado. Renato encontrou dois times e eu estou reclamando porque ainda não encontrou o terceiro. Beleza!
      Vamos dar, de novo, uma de advogado do Diabo.
      O primeiro time foi ENCONTRADO PELO ROGER e AJUSTADO pelo Renato.
      O segundo time foi ENCONTRADO PELAS LESÕES, as mesmas lesões que, AGORA, justificam que ele não consiga encontrar um time.
      O terceiro time não precisa ser encontrado, porque está aí, jogando. Só falta substituir o Pedro Rocha. E o treineiro, que não reclamou da venda, insiste que é com o Perebentinho77. O que NÃO É!

      -x-x-x-x-

      O que eu tenho dito, ainda que não queira escrever CLARAMENTE, porque aí até os imbecis entendem e vêm encher o saco nas, atualmente, parcas vitórias, é que eu vejo como MUITO ESTRANHO que o time tenha AFUNDADO da forma como AFUNDOU nos últimos três meses.
      Renato assumiu, no ano passado, e em QUINZE DIAS, tinha um time na mão.
      Em 2017, perdeu o craque do time, o Gordo Pançudo, e encontrou DUAS substituições para ele, primeiro com Bolaños, depois com Luan.
      Perdeu o Capitão do Penta, homem íntegro e de caráter irretocável (ainda que continue mamando indefinidamente nas tetas cheias de leite do clube), de sua mais estrita confiança, e encontrou substituição.
      Perdeu outro homem da sua mais estrita confiança, um dos líderes do vestiário, e encontrou substituição COM O BRUNO CORTEZ (Deus que me perdoe!).
      Perdeu OUTRO homem da sua mais estrita confiança, e encontrou substituição com o Léo Moura.
      Agora, faz NOVENTA DIAS que não consegue encontrar um time e, esperando pelo milagre da volta dos que não foram (e que FINALMENTE VOLTARAM!), precisa encontrar UMA substituição NO TIME INTEIRO, e NÃO CONSEGUE!

      -x-x-x-x-

      Então, hoje, eu resolvi ser CLARO, para que a gente entenda bem a coisa.
      Trocar seis por meia dúzia no futebol É BARBADA! Tu tens um Marcelo Bin Laden e, em caso de suspensão ou lesão, coloca o Bruno Cortez, ali. E o problema está resolvido!
      Problema é quando NÃO TEM o Bruno Cortez. Aí a gente precisa descobrir um meia ou um zagueiro que faça a lateral ou alterar a forma como o time joga! É é NESSE MOMENTO, e em NENHUM OUTRO, que eu preciso de TÉCNICO!

      -x-x-x-x-

      No Grêmio de hoje, nós temos dois problemas: o treineiro NÃO CONSEGUE fazer isso, e ainda por cima tem um critério bruxístico para escalar, que supera a qualidade do jogador.
      Edílson no lugar do Léo Moura é prova disso! Jael no lugar de QUALQUER UM é prova disso! Perebentinho77 no lugar de QUALQUER UM é prova disso! A volta estabanada e INEXPLICÁVEL do Capitão Desconforto ao time é prova disso! E a geladeira INTERMINÁVEL que se divisava no horizonte contra o Luan, por conta do retorno do Gordo Pançudo, TAMBÉM estabanada e INEXPLICÁVEL, também é prova disso!

      -x-x-x-x-

      Assim, chegamos, ao fim e ao cabo, ao absurdo que é a fixação do Perebentinho77 no time, que eu já expliquei, aqui, DIVERSAS VEZES: foi fixado ali porque o treineiro não sabe o que fazer para resolver o problema do desempenho ruim do Éverton na parte defensiva!
      Porque aí, precisa MEXER NA FORMA COMO O TIME JOGA!

      -x-x-x-x-

      E fica assim, que já está comprido como esperança de pobre! Não vou nem falar em Cristian e Ciço do Cartório.
      Cito, apenas, para a gente ver COMO TEM LENHA PARA QUEIMAR!

      Excluir
  8. Jonas, o "azar" em 2007 foi ter um técnico burro como o Manco Menezes, que não sabe distinguir um jogador diferenciado dos demais.
    Aí, ficou achando [achando não, tendo convicção] que não precisava fazer qualquer tipo de marcação especial no Riquelme.
    Aí, para "azar" nosso, o Riquelme era craque...

    ResponderExcluir