18 abril 2018

O objetivo era empatar, mesmo

Pois, o Grêmio foi ao Paraguai e voltou de lá com um ponto e a segunda colocação no grupo, trazendo a decisão para dentro de casa, onde joga duas, na virada da primeira fase: Cerro Porteño e Defensor. Entre os dois, o Monagas, na Venezuela.
O Grêmio jogou a não jogar, apenas controlando a partida para não tomar gol e especulando. Ainda assim, tem uma bola no poste e um pênalti sonegado, claríssimo, sobre Éverton. Há duas oportunidades do Cerro, em chutes de fora de área, com boas defesas do Mão de Alf... - opa! - Grohe.
Lamentavelmente, Cícero consegue o improvável: ele é PIOR que ele mesmo a cada jogo. É um leiteiro, não dá para negar. Mas a opção deveria ter sido por Thonny Anderson, que entrou e em um ou dois minutos, fez mais que ele NO JOGO INTEIRO! Madson é triste. Bruno Cortez é Bruno Cortez. Jael também não foi bem e, se não posso contar com uma boa atuação dele JUSTAMENTE em um jogo em que preciso de um centroavante forte e trombador, fica difícil defender.
Enfim, Renato deu a letra na coletiva: "fizemos o dever de casa. Jogamos duas fora e trouxemos dois pontos. Agora jogamos duas em casa e eles saem para duas fora". O objetivo era empatar, mesmo.
E é bom ir se acostumando. Esse time e, principalmente, Renato, já determinou que ganha em qualquer lugar, na hora em que precisar. Portanto, está pouco se lixando para vantagem de jogar a segunda em casa. E abre mão dela, o que pode parecer (se não for) soberba.
Se vai confirmar a teoria na prática, não sei. Mas que, até agora, tem confirmado, não tem como negar...

29 comentários:

  1. Eis o ditado: não deixe pra amanhã o se pode fazer hoje. Era um jogo "ganhavel". Bastava acelerar no segundo tempo. O grupo embolou. Se der a zebra de perder em casa a próxima, vira Copa do Mundo contra o Defensor. Provavelmente não vai acontecer, mas é futebol.

    Algumas constatações:
    -Como disse o André, não temos esse plantel todo pra poupar três ou quatro a cada jogo. Logo, desanda a maionese.
    -Pode ser uma pequena amostra, mas a dupla Jailson e Arthur ficou bem abaixo de Arthur e Maicon. Há de se reconhecer.
    -Kanneman esqueceu que é tosco e tá inventando. Video aula nele.
    -Éverton, Geromel, Ramiro e Grohe fardaram. O resto ficou devendo. Os reservas entraram bem.
    -Até quando o Grêmio vai ser garfeado na Libertadores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a coisa do cobertor curto, Vinnie. A dupla Jaílson e Arthur ficou bem abaixo de Arthur e Maicon... Em quê? Passes? Giro da bola no meio?
      Maicon saiu aos quinze do segundo tempo, contra o Cruzeiro, por cansaço. Ontem, com vinte DO PRIMEIRO, estaria no balão de oxigênio! E não é piada! É o lógico a se pensar!
      Além disso, alguém aqui pensa que Maicon dá mais proteção à zaga que o Jaílson ou o Michel?

      -x-x-x-x-

      Há um dado que deve ser trazido à discussão, também, porque, via de regra, serve para justificar Arthur e Maicon. Conforme informação dada pelo Jonas, no grupo do zat-zat, Jaílson acertou TODOS OS CINQUENTA PASSES que deu, ontem.
      Ou seja, o problema NÃO ESTEVE NA TROCA DO MAICON PELO JAÍLSON.

      -x-x-x-x-

      E não. Não é ranço. Estou ARGUMENTANDO. Se ficar provado que o Maicon por ali é melhor para o Grêmio, engulo tudo que eu disse e passo a defender que o Maicon seja titular, sem o menor problema, porque quero ganhar o Brasileiro E a Libertadores...

      Excluir
  2. Vamos lá, com mais calma agora. O Grêmio de ontem entrou para os membros do Sinpof (Sindicato do Pontinho Fora), que é presidido por Pedro "Legado" Denardin. Foi um mau resultado? Não, de forma alguma, se formos analisar todo o contexto de que o estádio estava lotado, Grêmio jogou sem Luan, o Cerro nunca foi derrota em sua nova casa e o juiz era do contra. Além disso, temos dois jogos em casa, contra o próprio Cerro e o Defensor, jogando fora contra os amadores do Monagas. Dá para fazer nove pontos.
    Agora, ficou um gostinho de que dava para beliscar os três pontos. Além do pênalti escandalosamente não marcado (de forma proposital!), Geromel enfiou uma bola na trave. O adversário levou pouco perigo, teve duas defesas do Grohe, nada muito fora do comum e só. O que não se pode é sequer pensar em empatar dia 01/05, porque aí a coisa se complica.

    ResponderExcluir
  3. Bah! pessoal dormi irritado. Tem coisas que não consigo entender o que o Renato faz. Pensou o jogo errado. Como joga contra o Cruzeiro pra frente e contra esse time ruim do Cerro todo cagado? Há mas e LA, grande vista, se fosse ainda um grupo difícil, só tem de adversário esses ai, o resto é pior do que os do gauchao. Não tem como jogar com o Jailson só marcando, Cícero troteando em campo, Jael como um poste, dando trombada em todo mundo, Ramiro correndo por eles, Cebolinha puxando contra ataque da intermediária gremista é Arthur passando a bola pra ele mesmo. Parecia o Grêmio de anos anterior, pensando em se defender e atacando só na boa. O time não joga assim, não pode jogar aos trancos e Barrancos, porque não tem jogador pra isso, o melhor é jogar marcando na frente, com posse de bola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, eu também fiquei meio indignado com o placar, sobretudo com a escalação a fórceps do Cícero, mas depois com mais calma cheguei a conclusão que foi um resultado aceitável, pois jogamos contra três adversários: o bom time do Cerro, a invencibilidade deles em casa e o árbitro. Me pareceu claro que o Grêmio jogou se poupando para o Brasileiro no fim de semana, disse isso no grupo whats pelo fato de Maicon ter sido poupado, juntamente com Léo Moura, e ficou ainda mais claro quando nenhum dos dois foram a campo. O Grêmio não fez marcação alta, não pressionou o adversário como estamos acostumados, jogou ao natural, levando, deixando o tempo passar. Parece óbvio que o resultado de empate era o que o Grêmio esperava, esperamos então que o resultado de se poupar na Libertadores seja visto em campo contra o Atlético Paranaense no domingo.

      Excluir
  4. Não dá para jogar todas partidas às ganhas e sempre nos 220 volts! Uma hora você tem que parar e dar uma respirada.

    Mas a impressão que ficou é que sempre que precisar, o Grêmio vai poupar na Libertadores.
    Ao menos nessa fase de grupo será assim.

    O que significa dizer que o foco em 2018 é o Brasileirão. Tenho por mim que, por ser o título a mais tempo conquistado (e também para igualarmos as conquistas dos vermelhos!), essa meta já está traçada e ratificada nos gabinetes e no vestiário da Arena.
    Vamos ver no domingo pois o time que entrar em campo irá confirmar ou não essa teoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, não é isso. Não é pelo resultado, mas sim pela forma como encarou o jogo. Vão me dizer que não se cansaram muito mais. Claro, correram o tempo todo errado. É disso que estou falando.

      Excluir
    2. Domingo volta, inclusive, o Luan. Já foi anunciado.

      Excluir
    3. "O Grêmio mantém o discurso de buscar todos os títulos possíveis na temporada. Nesta quarta-feira, o presidente, Romildo Bolzan Júnior, dividiu um pouco do desejo que acredita ser da maior parte da torcida tricolor. "O desejo pelo Brasileirão pode falar alto. Por que não? É o sonho de consumo do torcedor, pois na sequência atual do clube é o que falta", relatou em entrevista à Rádio Guaíba."

      Excluir
  5. Deste jogo chega se a duas conclusoes obvias, para quem ainda nao havia se convencido:
    -Dumbo nao faz falta, portanto, joga como titular por bruxismo.
    -Cicero, pode ir embora, nao fez nada o jogo inteiro.
    Obs: Nao achei o Jael tao mau, ele e o everton estavam isolados, ate a entrada de Alisson e depois Thony.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo parcialmente, Pedro!
      Sou um dos maiores críticos do Capitão Paquiderme. Porém , pra gtrupo é um excelente jogador. Acredito que no "Grenal do Cagaço" (2 x 0) se o Maicon estivesse no lugar da íngua Ciço do Cartório, certamente não teríamos tido qualquer problema, seja pela liderança, seja pelo fato de que o Galinho Chicken little não conseguiria apitar o jogo ou, seja pelo fato de que Ciço não joga porra nenhuma! É um merda. O problema do paquiderme é quando ele propicia o "arquivamento" do Michel promovido pelo porfessor Guadalupe. Maicon é um excelente reserva!
      Já o Ciço do Cartório, so falta o Prof. Guadalupe escalar ele no lugar do Grohe ou de algum zagueiro. porque ele fracassou em TODAS as posições que tentaram arrajnar pra ele. O ciço parece aquele filho vagabundo de político. Fica circulando em cargos comissionados e não faz porra nenhuma a não ser receber no final do mes!
      Concordo em relação ao jael! ele é jogador de finalização precisa receber a bola dentro da área, coisa que estava difícil por causa do Ciço que não consegue fazer uma transição pro ataque com um mínimo de qualidade.

      Excluir
    2. Pois é, mas com toda a paquidermice dele, é um dos caras que verticaliza o jogo. Dá lançamento em diagonal por trás da zaga, volta e meia enfia uma bola no meio da defesa adversária. Ontem ninguém tentou fazer isso. O meio de campo do Grêmio foi apático - tb muito por causa do Cícero.

      É a velha questão: Com o Michel, poderia o Arthur fazer esse papel? Porque Arthur e Jailson não jogaram bem ontem. Aliás, o Arthur tá abaixo nos últimos jogos - e o padrão dele exige mais pq é o Arthur.

      Maicon atrapalha o Arthur? Ontem ele não jogou e o Arthur foi discreto. É outra questão que precisa ser analisada.

      De novo, a amostra é pequena. Não desconsiderando a fragilidade do Gauchão, o desempenho do meio-campo com Maicon e Arthur foi bem melhor do que o de ontem.

      XXX
      O Jael perde todas no corpo. Não tem tempo de bola. É lento. Chega atrasado sempre. Bateu uma falta na vida, o resto é como ontem. Até que ponto justifica?

      Excluir
    3. Há um problema a ser analisado: Arthur vem recebendo pancada no tornozelo EM TODOS OS JOGOS.
      Pode explicar...

      -x-x-x-x-

      Vou continuar fazendo o contraponto: como teríamos nos saído DEFENSIVAMENTE, ontem, com Maicon no lugar do Jaílson? Porque, se teríamos ido pior do que fomos, o problema passa a ser o cobertor curto: privilegiando um melhor toque de bola no meio, deixamos a zaga mais desprotegida.
      Parece-me que estamos discutindo esse assunto sob a óptica jogo contra o Cruzeiro x jogo contra o Cerro. E concluindo que, entre um e outro, o que tivemos foi tão somente UMA diferença, a entrada do Jaílson no lugar do Maicon.
      Na verdade, tivemos DOZE diferenças! A entrada do Jaílson no lugar do Maicon e TODO O TIME DO CERRO!
      QUATORZE, se pensarmos que há ainda a entrada do Jael no lugar do André e do Madson no lugar do Léo Moura...

      -x-x-x-x-

      Ah! Mas Madson por Léo Moura é seis por meia dúzia!
      Sei. Ramiro comeu a bola, ontem...

      Excluir
    4. Vinnie, sobre o Jael, ele é o reserva natural do André no Brasileiro, e assim que André estiver apto a jogar a Libertador, o Cruel sentará no banco.

      Excluir
    5. Guto,
      Lógico que explica tb. A tatica é manjada, raramente juiz dá cartão antes dos 15 min. Então precisa alguém pra se impor no meio-campo tb.

      Defensivamente, os caras do Cerro passaram brincando pelo Jailson em dois lances perigosos com arremate ao gol. Nem nesse quesito ele TB não foi bem.

      Não creio que alguém ache o Moura pelo Madson seis por meia dúzia. Além de comprometer tecnicamente, Madson não sabe quando subir e quando recuar. É uma opção a menos pro companheiro largar a bola. Volante gira prum lado, gira pro outro, e o cara não abre na ponta.

      Pra poupar o Moura pode recuar o Ramiro e botar o Alisson - que vem jogando bem, é preciso reconhecer. A movimentação dele encaixa com o toque de bola do time.

      Rafael,
      Concordo. Mas o Thonny Anderson até agora não começou UMA partida como titular (time C não conta). Podia dar uma chance pro cara.

      Excluir
    6. "Nem nesse quesito ele foi bem"(Jailson)

      Excluir
    7. Vinnie, mas não na do Jael. Tonny é reserva imediato do Luan. Pro lugar do Jael temos o fabuloso Brocador.

      Excluir
    8. Pedro, eu sinceramente acho que o Maicon fez falta ontem sim, ao menos pra ficar girando a bola de um lado pro outro, coisa que o Cícero não teve capacidade para ajudar o Arthur a fazer. Luan, habitualmente, vem buscar a bola ou do Maicon ou do Arthur. Ontem teve um lance, ainda no primeiro tempo, que foi necessário que Kannemann e Geromel devolvessem quatro vezes a bola pro Arthur, em sequência, pois o guri não tinha com quem sair jogando, já que Cícero estava em lugar inserto e desconhecido.

      Excluir
    9. Primeiro, eu nao dissepara mandar embora o Dumbo. Falei para mandar embora o Cicero.
      Quem fez falta ontem foi o Luam, o dumbo nao fez falta.
      Outra coisa os caras bateram ate na sombra ontem, e o bunda mole do juiz nem amarelo dava, o centroavante deles era para ser expulso no primeiro tempo, mas o juiz nem amarelo deu para os cara.
      Renato demorou muito para mexer no time.
      O cerro apesar de bater muito é um bom time, trianguaram bastante e rapido boa parte do jogo.
      O meio campo ideal do grrmio ainda é: Michel, Arthur, Ramiro e Luam.

      Excluir
    10. Cara, de boas. É SÉRIO que nós vamos pedir a crucificação do Jaílson em um jogo DE LIBERTADORES, NA CASA DO ADVERSÁRIO, COM AQUELA ARBITRAGEM, porque o Cerro chutou DUAS BOLAS NO GOL?!

      -x-x-x-x-

      O dado está colocado: cinquenta passes. Acertou OS CINQUENTA!

      -x-x-x-x-

      Logo, em um jogo DE LIBERTADORES, NA CASA DO ADVERSÁRIO, COM AQUELA ARBITRAGEM, EM QUE O CERRO DEU DOIS CHUTES NO GOL, o Jaílson ainda deu CINQUENTA passes e acertou OS CINQUENTA!

      -x-x-x-x-

      Mas eu estou com o Pedro: ainda prefiro O MICHEL!

      Excluir
    11. E continuo com o Pedro para dizer que FALTOU O LUAN!
      Passa a régua e segue o baile...

      Excluir
    12. Outra coisa:
      O treinador deles deve ter olhado a entrevista do Mano Menezes.

      Excluir
    13. Para complementar, Vinnie, eu penso que há quem acredite que o Léo Moura pelo Madson é seis por meia dúzia, sim. É o que tenho lido e escutado faz tempo: que o Léo Moura "não dá mais" e que é preciso dar chances ao Madson.
      O jogo de ontem foi didático, nesse sentido. É só ver a atuação do Ramiro.

      Excluir
    14. Eu fui um que disse que Madson, merece mais oportunidades, e continuo achando isto.
      A atuacao dele foi fiscreta ontem.
      Ele e o Ramiro praticamente nao jogaram juntos, falta entrosamento.
      É cedo para queimar este jogador, para mim tem algum potencial.
      E outro coisa que noto qdo o Madson joga o renato fica o tempo todo chamando a atencao dele, e acho que isto esta atrapalhando o cara.

      Excluir
    15. Eu, sinceramente, até nem acho o Madson tão ruim. Do pouco que vi, até acredito que pode render alguma coisa, ali na frente. Não AGORA!
      Temos um jogo em casa, no final de semana, contra o Atlético PR. Não precisava ser contra o Cerro, pela Libertadores, no Paraguai...

      Excluir
    16. Mas aí é que tá Guto, acho que por hora a prioridade é o Campeonato Brasileiro, começo a achar que eles vão tentar fazer o maior número de pontos até a parada da Copa, e sempre que possível vão poupar um ou dois jogadores na Liberta.

      Excluir

  6. 1. Sugestão de enquete. Quem deve ser o primeiro a ser dispensado? Cirço, Thaciano, Madson ou Nuliveira? E quanto esses 4 custam ao clube que "não tem dinheiro"?

    2. Passou da hora do Bolzan e também o Renato incorporarem o velho Nikita e baterem sapato na mesa. Após cada jogo, nos microfones, e depois na mesa do presidente da bagaça que organiza o torneio, seja Confederação da Falcatrua ou Comebola. Porque não dá mais para aceitar que o Arthur leve porrada em todo jogo, "por acaso" no tornozelo da lesão. Depois as mariazinhas vem com conversinha mole que estão preocupadas com o baixo nível do futebol brasileiro e sulamericano e blábláblá. Mas não tomam providência SÉRIA para proteger os poucos talentos que AINDA jogam neste lado do Atlântico. Desse jeito qualquer um vai preferir jogar até em Malta no lugar de ficar aqui no meio dos selvagens invejosos [porque é coisa de invejoso querer quebrar o Arthur, por exemplo].

    3. O Grêmio não jogou tão bem, mas tem que considerar que tinha time do outro lado. O Cerro não é qualquer porcaria também, é um time interessante. Aí, jogar com 10 [Cirço, ex-jogador, não conta] e contra juiz não tem jeito mesmo.

    4. Concordo com tudo que foi dito por vários aqui sobre eventual utilidade do Maicon. Só que tem que considerar o parâmetro. Estamos comparando com a TOTAL INUTILIDADE do Cirço, e aí, tomodachis, a piada é velha mas deve já ser unanimidade [unanimidade não, o Renato discorda], até um cone rende mais no lugar do bruxo.
    A presença do Cirço no elenco do Grêmio é o maior perigo que o Grêmio enfrenta neste ano para ganhar alguma coisa, à frente de todo e qualquer adversário e toda e qualquer arbitragem.

    ResponderExcluir
  7. Temos que achar inteligente o "bruxismo" com Cícero...as vitórias justificam tudo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cícero agora é o novo xodó do torcedor que passou 15 anos alentando e que agora acha que os títulos surgiram justamente por causa do seu alento incondicional. Não é permitido dizer que Portaluppi erra ao insistir com Cícero de titular, pois o volante fez o gol que deu a vantagem ao Grêmio no primeiro jogo da final e agora alcançou um patamar de prestígio com o "verdadeiro torcedor" que nem Luan e Portaluppi conseguiram.

      Excluir