25 fevereiro 2013

Não seria prudente o Grêmio fazer alguns amistosos para entrosar o time?

A torcida do Grêmio terá alguns dias até a volta do time às competições.
Primeiro contra o Caracas, em casa.
Com qual time o Grêmio enfrentará o 2º turno do Gauchão?
Por que não definir isto logo, de modo claro e cristalino?
Se é procedente a desculpa da falta de entrosamento, então seria ideal o Grêmio buscar um amistoso contra os bem organizados times do Lajeadense e do Juventude. Porque eu já ando de saco cheio desta conversa pra boi dormir de que o time é desentrosado. Porque pior do que o suposto desentrosamento é a falta absoluta de um padrão de jogo, de uma mecânica na movimentação dos atletas.
A torcida - menos alguns que gostam de usar viseiras - não observa nenhuma aproximação, nenhuma triangulação, não existe cobrança ensaia de falta e a a única jogada "treinada" é alguém se posicionar no primeiro poste na cobrança de escanteio - algo mais antigo do que peidar em festa e sair de fininho.
Qual a jogada de aproximação que existe? Até na cobrança de lateral é um Deus nos acuda, porque ninguém chega, ninguém se movimenta - é um bando de jogadores com as patas e a bunda grudadas no chão. Observe o parto que é a cobrança de um lateral, geralmente uma bola rifada e que se dane o gaiteiro. Não temos saída de bola. Não temos um sistema que priorize a chamada segunda bola.
Um time que precisa de entrosamento, precisa jogar. Mas precisa de um treinador que tenha convicção no seu trabalho e não priorize o media-trainning.
Vou ser mais uma vez claro: Ruralito é para ser jogado com os reservas. E quem deveria estar no comando do time era o Roger, jamais Madamme Luxá. Ou será que ele tem emdo do Roger começar a endurecer o lombo e a torcida perceber que ele, Madamme Luxá, não passa de engodo?
Vamos lá. O meu time para o Gauchão, vulgo Ruralito:
Dida - Tinga - Uérly - Cris e Fábio Aurélio (se voltar a jogar) - Cabelinho (primeiro volante) - Ramiro - Elano e Deretti - Bertoglio e Moreno
O time do Grêmio eu que gostaria de ver disputando a Libertadores:
Marcelo Grohe - Pará - Bressan - Grolli e André Santos - Fernando - Souza - Zé Roberto e Biteco - Vargas e Barcos

79 comentários:

  1. É temerário, Alfredo. Trocar a dupla de zaga, assim, é temerário. Eu concordo contigo que NADA pode ser pior que Uérli e Cris, mas eu ainda apostaria em um dos guris com o Cris ao lado. Até para vermos se o Cris é ruim de dar dó, mesmo, ou se a parceria não está colaborando.
    E o Biteco, em que pese eu acreditar que poderia ter lugar no time, pelo pouco que vi, e o lugar seria EXATAMENTE esse!, gostaria de ver atuando um pouco mais.
    Mas seria, sim, uma alternativa para o 10 que não temos, sem precisar tirar o Barcos da área para isso.
    Problema é que o Pofexô não tem decência nem mesmo para TESTAR isso aí.

    ResponderExcluir
  2. Claro que radicalizei.
    Concordo que seria loucura.
    Até porque considero que a melhor opção fosse mesmo colocar o Cris com um dos novos - Saimon, Bressan ou Grolli.
    Sobre o meiod e campo, eu gostaria de ver o meiod e campo titular com Fernado, Souza, Ramiro e Zé Roberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Mas esse meio de antes é o meio que eu defendo desde o ano passado: Fernando na cabeça, Souza pela direita, Zé pela esquerda e um meia solto na ponta de cima do losango, flutuando como flutuava o Carlos Miguel.
      Eu não tenho a menor dúvida de que funcionaria dessa maneira, porque foi EXATAMENTE ASSIM que funcionou contra o Fluminense (e só não foi melhor, ali, porque perdemos um na frente para o Barcos fazer isso).
      A minha dúvida é se o Biteco faria essa função. Mas não deixa de ser uma tentativa.

      Excluir
    2. Guto, também não sei se ali "seria" o Biteco, o Deretti ou até mesmo eu. O problema é que com certeza ali, naquela função, jamais será o Elano ou o Morto Antonho.
      Cheguei a pensar que a solução fosse o Ramiro, que jogou como meia avançado no Juventude em 2012.

      Excluir
    3. Ah! Mas nisso estamos em TOTAL acordo. Se me perguntarem "quem", talvez até eu não consiga responder, mas sei responder EXATAMENTE "QUEM NÃO"!
      É por isso que digo que é um ERRO ABISSAL a insistência com Morto Antonho! É por isso que defendo que QUALQUER UM, se houver a menor possibilidade de sair alguma coisa.
      E, como não conheço bem o jogador, a possibilidade de que saia alguma coisa, por pequena que seja, existe! Do Morto Antonho eu tenho a mais absoluta certeza de que não virá coisa alguma! É a comprovação da tese do Aparício...

      Excluir
  3. Quando eu postei um comentário sobre os malefícios do carteiraço, muito ficaram de bico torcido.
    Madamme Luxa é um especialista em queimar jogadores que não sejam do seu grupinho.
    Foi assim com Marcelo Grohe, com Fernando, com Kléber, com Saimon, com Anderson Pipa, com Vilson e agora com Moreno.
    Ou o Koff dá um tranco nisso, ou o prejuízo será todo do Grêmio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vílson e Anderson Pico se queimaram por conta própria. O primeiro por desrespeitar a hierarquia e o outro por não ser profissional.

      Sobre os outros terem sido queimados há controvérsias. Ou vamos começar a usar a subjetividade, novamente!, para definir tudo.

      Excluir
    2. Guilherme, qual a lógica da hierarquia, se tu te dá conta de que tudo que você faz não tem valor?
      Eu já disse e vou repetir: o time do Grêmio de hoje é um time de maricas, de bunda-mole, de jogadores sem culhão.
      Enfia a mão no pé da orelha de Madamme Luxá e manda ele pra merda...
      E outra: ano passado, Madamme Luxá vivia sacaneando o Anderson Pipa quandfo ele jogava diante da múmia travestida de manequim de vitrine. E qdo era o Pará que estava diante dele, fazendo menos que o Pico, ele só faltava beijar o cara.
      Você acha que jogador é cego? Você acha que boleiro não vê quando há tratamento diferenciado?
      Eu já acho que há quebra de hierarquia quando colocam no comando do time um contraventor...

      Excluir
    3. Me desculpa, mas jogador é bem pago para exercer sua função.

      Qualquer discordância com o comandante, caso haja, deve ser encaminhada à direção. Se formos partir do princípio que qualquer um pode sair batendo boca com o técnico no meio do treinamento, mesmo que haja razões para isto, é criar um caos. Porque se um faz, outros farão... E aí não há direção que segure a bronca. Claro que há exceções, mas não creio ser o caso do ocorrido com o Vilson.

      E não vejo como o Luxemburgo possa ser culpado pelo Pico engordar nas férias... Jogador tem que ser profissional, ganha salário para isto, mesmo que o treinador não goste dele ou decrete que não jogará sob seu comando.

      Excluir
    4. Vamos por partes, como diz o esquartejador.
      Eu postei aqui um texto sobre os malefícios do carteiraço - tanto para um time, quanto para qualquer organização. E falei amparado na minha experiência de redação de jornal onde os egos são tão exaltados quanto em times de futebol.
      O carteiraço destrói a confiança na chefia e eu sofri na pele a preteriçao de certas promoções por conta de jogos obscuros de prazer e conveniência.
      No caso de um time de futebol, sejamos realistas: o cara tem a percepção de que é melhor, por exemplo, do que o Uérly e é sistematicamente mantido na reserva, por melhor que treine... neste caso, chega uma hora na qual ele não suporta mais e estoura...
      E isto eu falo não apenas no caso do Vilson e do Anderson Pipa, mas também em relação ao Edilson e ao próprio Gabriel - e vai acontecer com o Moreno, com o Deretti, o Bertoglio.
      Esta prática de ser um cara ordinário ér que acaba destruindo o sentido de grupo.
      Mas este é o perfil de ação de Madamme Luxá e razão pela qual, quando ele sai de um time, deixa a estrutura toda podre e corormpida.

      Excluir
    5. Bom, se o Gabriel serve de exemplo, podemos dizer que o carteiraço vem desde o Renato, em 2010... Idem ao Vilson, que nunca repetiu meia dúzia de jogos em sequência. Há casos e casos e por isso tudo deve ser analisado com cautela.

      Eu não vou discutir contigo sobre o Werley, pois não chegaremos a lugar nenhum.

      Muitas vezes o que parece carteiraço para quem está de fora, nada mais é do que a lógica para quem está de dentro. Da mesma forma que tu já viu o mal do carteiraço, eu já vi o mal da opinião acerca de um fato sem se ter a visão completa da situação.

      Excluir
    6. Neste caso, é melhor analisar o histórico.
      E o histórico não favorece Madamme Luxa.
      Neste caso, a analogia pode e deve ser usada como parâmetro e referência.

      Excluir
    7. Então vamos usar o "histórico" para o Vilson e o Gabriel também...

      Excluir
  4. Por que todo mundo que não enxerga como vocês usa "viseiras"? Será que só alguns tem o dom de enxergar a "verdade"?

    Às vezes me parece que falta um pouco de respeito a opinião dos demais. Até porque, muitos destes que usam "viseiras" apostaram em vitória contra o Flu (enquanto o "entendidos" erraram)e também passaram o ano de 2012 inteiro dizendo que o time iria classificar para a LA. Mas daí há sempre um porém...

    Todos erram, tem visões equivocadas, só que a diferença é saber respeitar as opiniões contrárias, e não taxá-las como se fosse loucura ou burrice. Porque se formos pontuar os erros de cada um, com base em fatos concretos (ou seja, em resultados!), veremos a realidade... Mas daí não serve e virão uma série de fatos abstratos, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viseira é ver a realidade com um viés diferente.
      Sobre o jogo com o Flu, ficou claro que Madamme Luxá foi "ixxxpérto" e voltou atrás, escalando Fernando e ouza - recompondo o meio de campo.
      E contou com uma partida de Barcos que duvido que alguém imaginasse que ele fosse realizar, com aquela qualidade e intensidade.
      Porque naquela partida, Guilherme, o Barcos foi o meia, o armador que o Grêmio não tem. E ninguém percebeu que o modorrento Elano continuou fazendo o mesmo que vem afzendo desde que chegou ao Grêmio. Joga 30 minutos e depois cansa...

      Excluir
    2. Mas daí não é mérito do treinador? Porque se fosse o oposto (o time não jogar) com certeza seria...

      Como já foi dito por alguém, a verdade é a realidade interpretada. Só que muitas vezes há extremismo na interpretação da tal da realidade. Quando é contra o Luxemburgo (ou alguém que não gostamos) vale. Quanto é a favor, há sempre uma explicação extraordinária.

      Neste caso eu prefiro o meio do caminho! Com a mesmo intensidade que se critica, se elogia!

      Excluir
    3. Guilherme, Madamme Luxá está no Grêmio desde fevereiro de 2012. Veja que eu não coloco que ele está treinando o Grêmio desde aquela época. Para mim, ele está no Grêmio apenas fazendo negócios e intermediando e agenciando jogadores em fim de carreira - e no caso do Dida, acabei ontem, ao pesquisar sobre o salário, me deparando com a informação de que ele havia abandonado o futebol em 2010, ao final do seu contrato com o Milan POR FALTA DE PROPOSTAS para continuar jogando.
      Bueno...
      Está no Grêmio e até hoje não temos padrão tático, não temos mecânica de jogo com aproximação, triangulação, nem jogada ensaiada em cobrança de faltas...
      Nossa única jogada ensaiada, cobrança de escante no primeiro pau, é mais antiga, mais manjada e mais conhecida do que a embalagem de Maizena.
      Confesso que tenho toda vontade de pdoer dizer, com letras maiúsculas: errei, me enganei em relação a este senhor. Mas até o momento, todas as piores previsões acerca do seu comportamento estão se confirmando no dia-a-dia.
      Se ele deixar de ser picareta e negociante e voltar a ser APENAS treinador, eu reconhecerei...

      Excluir
    4. Alfredo,
      Mas eu concordo contigo que faltam alternativas táticas e jogadas dentro de campo. Muita coisa pode ser justificada pela falta de plantel em 2012, mas nem tudo. Há falhas sim, e não nego (nem nunca neguei) isto.

      Agora temos um elenco para montar um time competitivo, que crie dentro de campo e consiga fazer mais do que "apenas" buscar o resultado, sem muita qualidade nos 90 minutos. Por isso defendo a manutenção do treinador, pois ao meu ver é sim a melhor alternativa.

      Sobre picaretagens e afins, repito o que já disse. A hora que os boatos virarem fatos, tem que ser mandado embora. Ponto.

      Excluir
  5. Sobre o tópico em si, acho que o Grêmio deve usar o início desta semana para reforçar a preparação física, aliando treinamentos táticos.

    Acho que seria interessante aliar a isto um jogo treino, a valer, entre os titulares (time da LA) e os reservas (base do time que jogou ontem), sendo que os reservas deveriam jogar retrancados, para tentar buscar alternativas aos nossos problemas. E quem sabe no fim de semana um amistoso contra outro time, que também possa jogar desta forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu considero fundamental fazer um jogo contra uma equipe de fora.

      Excluir
  6. Vai ser obrigatório realizarem ao menos um amistoso contra equipe que está se preparando pra jogar o segundo turno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonas, eu ponderaria fazer um amistoso contra um time de melhor qualidade, inclusive com uma preocupação de amorcegar bem o jogo, como com sabedoria pontuou o Guilherme.

      Excluir
    2. Alfredo / Jonas,
      É difícil achar um time de fora do RS com data para jogar um amistoso esta semana. E das opções que sobraram fora das semis, talvez o time mais qualificado seja o do Lajeandense. É uma opção.

      De qualquer forma, acho que o time reserva do Grêmio é mais qualificado do que qualquer opção que fossemos encontrar. Por isto defendo um amistoso (jogo normal, 90 minutos) entre titulares x reservas. Titulares comandados pelo Luxemburgo e reservas pelo Roger (ou pelo Mabília).

      Excluir
    3. Mabília, não...
      Por favor...
      Esta íngua ainda está no Grêmio?

      Excluir
    4. Alfredo,
      Está... E já que tu gosta de "informações de bastidores" tive informações (confiáveis) de que em um almoço, acompanhado do Jorge Machado, garantiu a um terceiro que foi "sacado" do time B por pressão do Luxa, que estaria com "ciúmes" do bom trabalho dele.

      É por isso que não dá pra confiar em muita coisa que ouvimos por aí. Até dias atrás o Jorge Machado era "bruxo" do Luxemburgo, que tinha negócios com ele... Daí depois vira amigo do Mabília e inimigo do outro...

      Excluir
    5. Preferir eu também prefiro, mas aí tem que tirar mais dinheiro do bolso. Tem um monte de times aí dando sopa e que podem fazer as vezes. O próprio Lajeadense foi eliminado ontem e fez uma das melhores campanhas no priemiro turno. tem um time organizado, que pode dar um bom teste sem forçar demais.

      Excluir
    6. Mas ô Guilhereme, o trabalho do Mabília tava uma merda, era um tal de jogador ruim no lugar de jogador bom que ningum entendia. Sò essa turminha que foi parar no Palmeiras.

      Excluir
    7. Lemos,

      Salvo engano o Mabília era o técnico na estréia, vitória contra o Esportivo.

      Depois assumiu o Roger.

      Mas para mim ele (Mabília) não serve para muita coisa além da base.

      Excluir
    8. O planejamento inicial era sempre ter o Roger comandando o time B. Com a saída do Lopes Júnior que mudaram. E eu gostei do Mabília no sub-20. Fez milagre com o que tem na mão. Pra comandar time principal ainda não dá. Tem o Roger na frente dele ainda.

      Excluir
    9. Aí é que está o engano, Guilherme, e quando eu fiz um tópico falando sobre isso, quase me crucificaram. Jorge Machado não é bruxo do Luxemburro, não. Jorge Machado é empresário do Mabília e tem na mão o contrato de vários jogadores do Grêmio, inclusive da base, assim como o GILMAR VELOZ, empresário e, ESSE SIM!, bruxo do Luxinha.
      E o que eu disse aqui foi que justamente do time do Mabília, DEZ JOGADORES tinham contrato com o seu empresário, Jorge Machado. Agora tu vens com essa informação...
      É aquilo que eu digo sempre: se tem orelha de porco, pata de porco, rabo de porco e jeito de porco, só um doido diz que é um cavalo!

      Excluir
    10. Não lembro deste tópico Guto.

      Lembro que alguns comentaram que o Luxa tinha parceria com o Veloz, o Machado e cia...

      Infelizmente futebol virou isso aí... Sempre tem empresário metido. O principal papel da diretoria é tentar manter ao máximo este tipo de gente longe do "coração" do clube. Tudo isto sem prejudicar futuros negócios. Ou seja, é uma linha tênue...

      Ano passado, na substituição dos treinadores sub17 e sub 20 teve outro empresário metido na decisão...

      Excluir
    11. Não necessariamente Alfredo. Podem ser agenciados pelo empresário X, mas terem contrato com o Grêmio.

      Excluir
    12. Mas é uma linha tênue - espaço ideal para que a máfia faça seu jogo.
      Porque nas renovações, sempre tem a barganha de percentual em troca de prazo e outras coisas...

      Excluir
  7. Bressan e Grolli... To sentindo falta do Saimon que era solução a poucos dias. Me admira também ver o Anta Santos fardando no lugar no agudo Alex Telles. E agora o Biteco é a solução da vez, é amigo, para quem já viu Douglas Costa, Leandro, Maylson, Ruindinele, Felipe Nunes, Deretti e tantos outros virarem solução da noite pro dia o que é colocar um garoto com a responsabilidade de armar um time na Libertadores? Só espero que esta solução dure mais tempo do que as outras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Eu vejo mais futuro em Grolli, em Bressan e no Saimon do que no Uérly e no Cris.
      Anta Santos, até porque ele e o Alex Telles se equivalem - mas o segundo está machucado.
      - Quer dizer que a solução é continuar apostando em MKorto Antonho, em lugar de testar alguma opção nova?
      - É bom continuar jogando com quatro volantes?
      - Será que o Barcos pdoerá desempenhar em todas as partidas a função de meia que ele desempenhou no jogo contra o Flu?

      Excluir
    2. Também podíamos testar o time no 3-5-2... Daí, dependendo do resultado, elogiamos ou criticamos o teste...

      Excluir
    3. O 3-5-2 foi uma opção pra não perder. E estava funcionando ontem, até a desatenção na volta da parada (déjá vu da LDU?). Ele chutou a merda pra cima mesmo no intervalo. Entregou o meio campo e teve que gastar a última substituição pra corrigir a cagada que fez.

      Excluir
    4. Mas é o que venho dizendo desde ontem, que a opção pelo 3-5-2 não foi errada (ou a vilã da derrota).

      A derrota se passou pela falta de qualidade de alguns jogadores, pela infelicidade (e afobação) do jovem Biteco no lance do penalti.

      A mexida no intervalo foi uma forma de tentar reverter, a derrota ali já estaria encaminhada se nada mudasse. Talvez a mudança feita não era a melhor.

      Excluir
    5. Eu até escrevi um post aqui, defendendo o 3 - 5 - 2 que, para mim, é o esquema ideal para jogar no futebol brasileiro de hoje.
      E queria muito que o Grêmio do Gauchão jogasse com este esquema, inclusive como forma de implementá-lo futuramente em todas as divisões e categorias do Grêmio.
      Para o 3 - 5 - 2 do Grêmio B poderia ir sempre a campo com:
      Folmann ou Dida
      Uérly - Gerson e Grolli
      Tinga e Anderson Pipa ou o Biteco como alas
      Cabelinho, Ramiro e Deretti no meio
      Bertoglio e Moreno

      Excluir
    6. Guilherme, a derrota de ontem não passou realmente pelo esquema, mas pela teimosia de Madamme Luxá.
      Ele já levou na tarraqueta no jogo contra o Huachipato quando tentou colocar o bruxo dele de 2º volante - sendo que o Cabelinho não tem qualidade para a saída de bola.
      Adriano é, no máximo, 1º volante.
      Para meu gosto, errou ao esclara o Morto Antonho e ao não começar o jogo com Bertoglio e Moreno.

      Excluir
  8. Pois eu vou dizer pra vocês, se o Luxemburgo escala este time no próximo jogo o adjetivo mais "carinhoso" que receberá e de pilantra, pelo simples motivo de que não importa o que ele faça vai estar sempre errado. A tônica parece ser esta, até aqueles que defendem a permancencia do técnico reconhecem os seus erros, mas para a posição contrária parece não existir acerto algum. Pois como eu já sei que até na vitória o Luxemburgo perde, eu arrisco a dizer que se ele ganhar qualquer título, seja Libertadores, seja Copa do Brasil, seja Brasileirão com essa "bruxada" toda o que haverá de malabarismo para explicar vai ser uma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu já postei antes: tudo que eu quero é pdoer dizer: me enganei.
      Porque até agora, Madamme Luxá perdeu todas as decisões que disputou desde fevereiro de 2012. E a única que "venceu", foi com Grohe no gol e a zaga com Bressan e Saimon e o imaturo Alex Telles para cobrar o "penalti" decisivo.

      Excluir
    2. E perdeu para o Fluminense na rodada... OH WAIT.

      Excluir
    3. Paulo,
      Eu tenho CERTEZA de que em caso de título com Luxemburgo e seus bruxos, haverá sim explicações "plausíveis". E aí de quem não aceitar o "óbvio"...

      Excluir
  9. Bah, velho, sério? Bressan e Grolli?

    *As transições rápidas e eficientes defensiva/ofensiva não são treinadas? Essa transição que anulou o Fluminense?
    *O balanço certinho do Pará com o André também não?
    *Zé e Elano abrindo para a chegada do Souza também não?
    *Fernando na sobra do primeiro combate levando todas é acaso?
    * Duas linhas de quatro com um na sobra é movimento natural de um time destreinado? Com transição ofensiva no 2-2-2 com Barcos com dois jogos fazendo o pivô perfeito (coisa que é treinada desde ano passado com o Moreno ca**** o passe?)?
    * Sobra 1-1 na zaga depois do combate do volante?

    Bah, velho, desculpa, mas tira a viseira da má vontade com o Luxa. Daqui a pouco tua póxima sugestão vai ser o Paulo Porto com o Biteco de meia e o Coelho no lugar do Barcos.

    Tenho bastante contato com o pessoal lá de dentro e Luxa não dá um passo sem o Velho aprovar. Quem contrata é o VELHO com sugestão ou aprovação da comissão técnica (Luxa no máximo liga pro jogador pra convencer a vir pelo valor disposto, algo que poucos ou nenhum clube tem no Brasil). André, Barcos, Vargas, Welliton são sugestões da diretoria aprovadas pelo Luxa.

    Sério, a corneta aqui tá feia, credo. Parece que estamos jogando só o gauchão e suamos pra ganhar dos reservas do inter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que Gauchão não vale nada Jonas...

      Excluir
    2. Bressan e Grolli - até acho que podem ser jovens demais. Mas com certeza são melhores do que Uérly e Cris. Até concordo com a tese do Guto de que o ideal seria colocar um deles ao aldo de Cris. Mas Uérly - escorraçado por ser ruim do Atlético-MG? Ou alguém acha que ele tem condições de ser titular do Grêmio?
      Vamos agora aos pontos:
      1 - Transição rápida... voê se refere aos chutões do goleiro ou os bumba-meu boi dos zagueiros em direção ao ataque? Para mim, não tem transição rápida nisto...
      2 - Balanço certinho? O Pará com suas limitações serve de muleta para o Uérly. E sejamos sinceros: o gol do Huachipato saiu nas costas de quem? Do André Santos, no vacilo do Pará, Uérly e do Cris. O segundo, levantamento da esquerda (costas do André Santos) e pixotada do Cris. Realmente é bom este balanço entre os dois laterais...
      3 - Zé Roberto e Elano abrindo para a chegada do Souza... Que jogo foi este? Elano só tem gás para correr até os 30 minutos, depois fica numa zona de conforto.
      4 - Se Fernando é tão importante, como deixam que Madamme Luxá o tire do jogo para colocar um bruxinho seu que o Santo não fez nenhuma questão de manter no plantel, ao ponto de nem aprsentar proposta d renovação de contrato?
      5 - Duas linhas de quatro onde não tem nenhum armador, mas sim quatro volantes - sendo que dois deles com idade avançada. Esta transição 2 - 2 - 2 da qual você fala funcionou no jogo contra o Flu no 2 - 2 - 1 porque o Barcos fez o papel de meia/armador que o time não tem, sendfo que o primeiro 2 é Fernando e Souza - o segundo 2 foi Zé Roberto e Barcos e o 1 isolado foi o Vargas.
      6 - E sempre que sobra 1-1 na zaga é um caos, dada a ruindade da zaga. Basta ver o penalti do Cris não maracdo e o impedimento mal marcado no lance no qual Uérly ficou parado. Mas numa coisa você tem plena razão: o único meio de dar suporte para a zaga mambembe é usar muletas e mais muletas - casos do Pará e um meio de campo recheado de volantes.
      ==
      Sobre Madamme Luxá, tenho opinião bem clara: eu não contrataria um ex-pedófilo para ser o motorista dos meus filhos.
      O que depões contra Madamme Luxá é a sua folha corrida.
      Tenho princípios e não é porque um bandido é meu amigo ou pode fazer um serviço que pode me beneficiar que ele deixa de ser bandido. Simples e cristalino.
      Já pensou se Biteco der uma resposta melhor do que o Morto Antonho? Ou alguém ainda acredita que este ser amorfo, uma lêndea como já colocaram aqui, poderá dar algum tipo de resposta?
      Tenho respeito pelo Koff, mas não acho ele imune a críticas, pelo contrário.
      Por falar em Madamme Luxá, lembrando que perdeu as decisões do Gauchão de 2012 (2x e o time não estava na Libertadores), perdeu a Copa do Brasil e o time não estava na Libertadores; perdeu a Sulamiranda e o time não estava na LIbertadores, e empatou o Grenal do vice-campeonato e o time não estava na Libertadores. Perdeu ontem - por bruximos (escalando Tony em em vez de Tinga, colocando Biteco como primeiro volante para favorecer o Cabelinho, mantendo Morto Antonho em campo - tendo Deretti e Biteco no banco).
      Até agora, Madamme Luxá perdeu seis decisões.
      Não me preocupo com o Gauchão. Queria, inclusive, que o 2º turno fosse todo ele disputado pelos reservas e pelo sub-alguma coisa. Eu vejo o Gauchão como laboratório - mas o que eu vi ontem foi apenas uma repetição de bruxismo e teimosia.

      Excluir
    3. Discordo, não são melhores que Uérly e Cris. E precisam de muito feijão para chegarem.

      1. O Grêmio fez a transição sim, tanto que acabou com maior posse de bola. Se não tivesse feito, a bola bateria e voltaria. Zé e Barcos ganharam vários lances no meio, inclusive nos lances do segundo e terceiro gols;

      2.Sim, certamente, no primeiro jogo do cara depois de seis meses. André foi monstro contra o Fluminense, assim como tanto Zé quanto os volantes desafogaram o jogo pelas laterais, sem o toque-pro-lado de sempre. A diferença é sutil, mas no final é enorme, pois mantém a bola na frente e desafoga o meio;

      3. Pegue os lances contra o Fluminense. Zé bem aberto na esquerda e Elano fazendo cruzamentos pela direita, exatamente na deficiência do Pará;

      4. Tem o lance do bebê do Fernando que ele mesmo disse na Guaíba que era verdade. E depois, voltou atrás, mostrando que viu o erro e aceitou;

      5. Não. Elano sempre aberto na direita. Vi o replay do jogo e ele cumpriu uma função tática igual a partida inteira até a entrada do Mortoantonho. Barcos recebia o passe e distribuia entre Zé e Elano ou virava com Vargas na linha (senão estaria impedido). O terceiro gol já com MA no time é exemplo disso;

      6. Não foi pênalti do Cris. Ele tinha a vantagem o cara tropeçou nele, as 3 redes de TV falaram isso. A sobra 1-1 é, no 4-4-2, uma forma de manter um Fred da vida isolado, como ficou. Sempre (bem) marcado, fez porra nenhuma. Sobra não é muleta. Zagueiro sem sobra, pode ser o Mauro Galvão, é zagueiro ferrado. Zagueiro no mano, precisa ser extraclasse, fora isso não existe.

      Quanto ao bandido ou não você está errado. Não foi transitado em julgado nenhum dos processos contra ele, o que, no final das contas, é um pré-julgamento, o que, sinceramente é covardia. Se ele for julgado culpado, ok. Reclame. Mas não acho que isso influa, até porque temo Koff lá. Dizer que o Luxa faz o que pensa e fode com o Grêmio é deixar Koff e Odone no mesmo barco, algo impensável. Também acho Koff que não seja um sujeito "incriticável", mas até agora, não tenho nada o que falar.

      Quanto às decisões concordo. Mas recomeçar o time com um Paulo Porto ou outro zé-ninguém é muito pior do que deixar o Luemburro seguir no trabalho, formatar um time competitivo e ganhar alguma coisa. Por ti Tite não seguiria no Corinthians e eles não teriam sido campeões do mundo, o time não teria sido armado e cumprido o planejamento.







      Excluir
    4. Contra o Huachipato o Werley nem jogou, mas a culpa do gol sofrido foi dele também... Justo! Depois a viseira está com os defensores da utilidade dele...

      Aliás, Jardel também foi mandado embora do Vasco. Paulo Nunes veio como moeda de troca do Flamengo (tipo um Léo Gago para o Palmeiras agora). Ambos não serviam nos seus clubes! Isto não quer dizer que não são bons jogadores e podem ser úteis! Erros de avaliação ocorrem TODA hora, em TODOS os clubes!

      Excluir
    5. Werley nem jogou contra ao Chipapato. A falha no primeiro gol foi coletiva, pois os jogadores não estão em sintonia na movimentação de quem marca quem. mas foi maior do Pará, pois estava acompanhandoo cara que marcou o gol e de repente, parou na entrada da área e deixou o cara isolado, a lá Roberto Carlos-2006

      Excluir
    6. Tens razão...
      Falha coletiva que pasosu pela avenida aberta nas costas do André Santos, pela falta de cobertura do CXabelinho e o posicionamento atabalhoado do Cris e do Pará.

      Excluir
    7. Estas historinhas de Jardel, de Paulo Nunes é um misto de lenda - porque uma das coisas que o ser humano faz é adequar a memória às conveiniências.
      Jardel estava "encostado", mas tinha sido artilheiro no ano anterior.
      Uma coisa é viseira, outra esquecimento...rs
      Quem sente muitas saudades do Uérly é a torcida do Cruzeiro de MG.
      Pergunte a algum atleticano o que ele pensa de Uérly e de Madamme Luxá e os 23 jogadores que ele indicou para o Galo...
      Por falar nisto, quantos ele já MANDOU o Grêmio contratar?

      Excluir
    8. Uai, sô...
      Já tem gente pensando por mim..que maravilha.
      A decisão por falsidade ideológica já tem condenação definida. Ou não?
      Você deixaria alguém acusadod e pedofilia ser motorista dos seus filhos? Eu não deixaria ser dos meus. Mesmo que ainda não tivesse o julgamento dele transitado em julgado.

      Excluir
    9. Jonas K:
      você pega um jogo.
      Madamme Luxá está no Grêmio desde fevereiro de 2012. E você pega um jogo para char que é a maravilha do futebol mundial.
      Hoje, o consenso é que Madamme Luxá manda e desmanda no Grêmio - inclusive determinando a contrataçãod e um monte de jogador fim de linha e de ex-atletas.
      Eu não vivo a realidade aí do RS. Eu vivo a realidade do sudeste e do centro-oeste...
      A titularidade do Dida é uma das coisas mais bizarras e abjetas que já vi.

      Excluir
    10. Só para lembrar que Madamme Luxá é acusado de falsidade ideológica, crimes de sonegação, lavagem de dinheiro...
      Ou seja: é um indicador e tanto.

      Excluir
    11. Ué, mas como o Vasco liberou o artilheiro (e era!) do ano anterior? Daí não se aplica a tese de que não servia porque o Vasco não teve interesse manter o atleta? Como eu disse, erro de avaliação!

      O Paulo Nunes veio como "complemento" no negócio do Magno. O bom era o segundo, na teoria. Outro erro de avaliação, que trouxe um "acerto" junto. Coisas do futebol!

      O que quero dizer é que não é porque um clube faz pouco caso de um jogador seu que este não vai servir. A avaliação tem quer ser pelo que ele demonstra dentro do campo.

      Excluir
    12. Ele foi liberado por conta da mudança de treinador.
      Nesta hora que eu digo que o dirigente é quem tem que decidir e pronto. Treinador é para treinar o que o time oferece para ele.
      O Telê pegou um tal de Catê, aí em Cruz Alta e fez do cara campeão do mundo.
      A diferença está entre um treinador e um mercenário e intermediador de negócios.
      A troca do Victor pelo Uérly é destes absurdos que tem a marca registrada de Madamme Luxá...

      Excluir
    13. Ah, certo. Mas aí vocês vão ter que me desculpar, A convivência com os colorados está fazendo com que vocês queiram se mudar para o Twilight Zone, o Mundo Paralelo deles.
      Eu tenho muito medo da volta desse "jogador que cumpre função tática" e não aparece. Isso é coisa de "jênio da rassa" como o Luxemburro, querendo justificar um animal como o Morto Antonho em campo. Tcheco cumpriu uma função tática importantíssima na final de 2007 contra o Boca, o que fez com que ele sumisse em campo. Já o Riquelme, que pelo jeito não tinha "função tática", apareceu uma barbaridade e o resultado foi que nos esgualepou ao natural.
      O BARCOS cumpriu uma "função tática" cotra o Fluminense. O VARGAS cumpriu uma "função tática" contra o Fluminense. O FERNANDO cumpriu "uma função tática" contra o Fluminense. Essa mania de salientar a "função tática" apenas para quem não aparece em campo é que me deixa louco.
      Não vamos SONHAR! Deu certo contra o Fluminense porque O CENTROAVANTE virou MEIA! A discussão é se ele virou meia por ordem do Pofexô ou por obra do acaso!
      Desconsiderar o fato de que o Abel fez m...rda, abriu o time colocando três atacantes e ENTREGOU O MEIO CAMPO, como o Luxinha fez ontem, é, SIM!, estar com o contrato de aluguel assinado e a mudança para a casa em Twilight Zone em cima do caminhão!
      Contra o Huá-Huá-Huachipato o Barcos JOGOU DO MESMO JEITO! E aí não deu certo porque "faltou entrosamento". Qualquer tentativa de explicar que não deu certo porque o Huá-Huá-Huachipato estava fechadinho não é aceita.
      Vamos entrar nesse papê furadê de "posse de bola do Nando Gross"? A posse de bola do Grêmio SEMPRE É MAIOR, porque há uma troca de passes infrutífera entre laterais, zagueiros e volantes, até o momento da "transição rápida" na tática "ladrão de carros".
      Contra o Fluminense, deu certo porque O BARCOS fez com que a ligação direta fosse esquecida. Os caras pegavam a bola e começavam a procurar por ele, certamente surpresos porque o negócio estava dando certo.
      Não está, não, a desgraceira absoluta que alguns pensam que está. Mas está MUITO LONGE desse País da Alice aí que vocês querem pintar...

      Excluir
  10. A todos os colegas e principal o Alfredo, depois desse Grenal confirmei minha tese sobre o Gauchão.
    Não dá para jogar com nenhum jogador que precisamos minimamente para a temporada. NENHUM.
    O menino alex telles foi só mais uma vítima dos gramados pífios, horários toscos, jogos malucos e ausência de pré-temporada adequada, calendário interesseiro, pressão desnecessária, um mata-mata ridiculo com quartas,semi, final em 2 turnos.. UMA LOUCURA.
    Afundamento de CRÂNIO!!! E todo mundo falando como se fosse um SUSTO!!
    Susto?? Isso é um atentado terrorista, um absurdo!
    Um promissor jogador, vai ter que operar o crânio, ficar sei lá quantos meses parado, só porque foi lá agradar o querido noveletto e a RBS TV.
    Deu dessa palhaçada, quantos jogadores do Grêmio e do Inter já não se quebraram nesse torneio maluco, com calendário exloratório, com único fim de encher o bolso desse presidente ridículo?
    Jogos na véspera ou dia após libertadores? Jogos em calor absurdo, jogos de qualquer jeito, de qualquer forma.
    Todos dando pressão para o Gremio colocar os titulares que haviam jogado um torneio decisivo na quarta e tinham se desgastado correndo 90 minutos em um jogo tenso e estressante.

    Deu!!! CABOU!! DEU DE PALHAÇADA!!

    ENFIEM NO CU O GAUCHÃO!!


    Não dá para jogar o Dida NEM o Marcelo, Pará, Werley, Cris nem Saimon André Santos nem pensar. Nao dá pra jogar o Fernando, Elano e Zè nem passar perto do estádio, Vargas, Barcos muito menos.

    Não tem condições, precisamos dessa turma aí para a libertadores, se faltar um estamos fudidos, nao tem peça de reposiçao.

    E o banco, eu acho que tem que preservar também.

    Marcelo, Saimon, Adriano, Weliton, Moreno, tem que preservar.. coloca pouco, sei lá.

    Se quebra, vai colocar quem na libertadores?

    Agora não temos reserva pro André Santos.. e ai como fica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é que fica? Tony e Pará, é assim que fica.

      Excluir
    2. Deixa o time B, do Roger, jogar com 3 zagueiros. Tony de ala pela direita. Biteco de ala pela esquerda.

      Excluir
    3. A lesão do Telles foi fatalidade, coisa do jogo. Pode acontecer. Mas é justamente por isso que muitos defendem reservas nestes jogos, porque a gente nunca sabe o que pode acontecer. Então vale a cautela.

      Dizem por aí que o Pico emagreceu e o Grêmio teve propostas e não negociou, porque pode voltar a utilizá-lo, ao menos para tapar o "furo" enquanto o Telles se recupera.

      Excluir
    4. Li em algum lugar que o Pico estava indo pro Vitória.

      Excluir
    5. Em compensação Fábio Aurélio voltou a treinar com o grupo. Agora vai?

      Excluir
    6. Tinha até esquecido do Fábio Aurélio..

      Este negócio do Pico ouvi na Guaíba de meio-dia.

      Excluir
    7. Anderson Pipa?
      Bom... nos tempos do MM, sempre defendi o gorducho.
      Para um time que tem Morto Antonho, Pipa é ao menos um "reforço" de peso.

      Excluir
    8. Tchê e ficam esses caras da RBS cobrando o Grêmio com titulares. Imagina perder o Barcos ou Zé, negócios caros. Vargas que é em tese um negócio de 6 meses. Bah tu ta louco.
      Tudo em troca de um grenalzinho vale nada contra o intercaldas!!
      Perdemos pra eles e estamos nem aí, eles venceram e nem comemoraram.
      Mas se tivessemos perdidos um titular, aí sim estaríamos apavorados.

      Excluir
    9. Foi por isso que defendi, ANTES DO JOGO, que se deveria ir com os reservas.
      Vou ser ainda mais doido: Gauchão tem que ir com OS JUNIORES! Aí aparece um guri como o Lucas Coelho, a gente vê potencial, acredita que vale a pena renovar e fazer contrato por cinco anos. Renovou? O guri assinou? TIRA DO TIME E BUSCA UM NO SUB-17!
      Até eles fazerem um Gauchão como tem que ser feito: dois jogos, EM MARÇO, Grêmio x Internacional. Igualdade de condições, jogo extra, com prorrogação e pênaltis. E ACABOU!
      Resolvemos o negócio em uma semana e meia (domingo, domingo, jogo extra na quarta)...

      Excluir
  11. Fica o Pará na esquerda e o Tony na direita.

    De novo, gauchão fudendo com o time.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NO meu entendimento, o Gauchão deve ser jogado pela baba e algum sub-qualquer coisa.

      Excluir
  12. Nós perdemos o Brasileirão de 2012 nos jogos dentro de casa. Ou ao menoso vice-campeonato.
    Basta lembrar a spixotadas nos jogos contra Lusa, Galo, os empates contra Coritiba, Botafogo e Santos... quele 0 a 0 contra os colorados, eles com 9 em campo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, como não ganhamos da Portuguesa com um ex-goleiro em campo? Devo presumir que não chutamos em gol e não passamos o jogo inteiro chuveirando na área, porque era fazer isto e a vitória era certa...

      Excluir
    2. Confesso que não vi este jogo. Estava em Portugal e só fiquei sabendo do resultado quando meu filho me ligou - sendo madrugada lá.
      Não ganhamos porque temos como treineiro um ex... Se ele é asism tão bom... como que ficou dois anos sem NENHUM time interessado neste monstro songo-mongo?
      Não ganhamos da Lusa como empatamos em casa com o Coritiba - porque Madamme Luxá está mais precoupado com manicures e processos do que com o treinamento...

      Excluir
    3. Não! Não ganhamos o jogo porque jogamos pouco, tendo as carências que todos sabíamos contra times retrancados. Algo que ainda precisa ser melhorado...

      -x-x-x-

      Se a justificativa para a derrota é essa, qual a justificativa para as vitórias fora? E para a campanha como um todo, com aquele time que ninguém levava muita fé?

      Excluir
    4. Guilherme...
      Contra times retrancados, só tem um jeito de vencer: aproximação, triangulação e movcimentação dos atletas. Tudo que o Grêmio ainda não tem. E isto é sistyema d ejogo. Não demanda "entrosamento", demanda conceito e dinâmica do time.
      Fora, costumávamos fazer um gol e depois era um "deus nos acuda". Lembra da vitória contra o Botafogo? Contra o Atlético-GO?
      Ou você acha que a vitória contra o SPFC lá foi pelo futebol jogado?
      Quantos jogos saímos ganhando e levamos virada ou, no máximo, empatamos?
      Quando o Grêmio enfrenta um time organizado como o Huachipato, ele dança.

      Excluir
    5. Eu sou da teoria que a boa e velha bola aérea é a melhor fura-retranca que existe. Mas não é só largar pra área de qualquer jeito. Tem que ter pessagem de lateral/meia pra abrir espaço e lançar pralelo, não em profundidade. E posicionamento pra recuperar a bola qunado a defesa cortar. Cruza umas três bolas em um minuto e (mas cruzamento, não balão) e vê se não bate o pavor nos caras da defesa.

      Excluir
    6. O chuveirinho já teve sua fase de ouro...rs
      Hoje, você coloca dois zagueiros de 198, tipo umas perebas ruins de bola como o Moledo, e como os juízes nada marcam, eles anulam...

      Excluir
    7. Eu vi! E o Guilherme, no seu sarcasmo, está correto, mesmo que pretenda não estar: NÃO CHUTAMOS UMA BOLA A GOL!
      Ou melhor: chutamos UMA! Que entrou...

      Excluir