04 fevereiro 2013

Notícia boa: Grêmio na zona do rebaixamento do Gauchão

Não é ironia e nem sarcasmo. É a minha opinião frente a atual situação do Grêmio no Gauchão. Seria importante, inclusive, que o Grêmio fosse rebaixado - atuando com o time sub 20, para denunciar uma série de pilantragens que se tornaram normais no combalido futebol gaúcho.
A começar pelo comando da FGF, hoje entregue a um conselheiro colorado.
O Grêmio disputar TODO o Gauchão também poderia ajudar a denunciar a má qualidade do quadro de árbitros que hoje atuam como mensageiros do chefe, sem coragem de apitar. A atuação de Fabrício neves Corrêa ontem foi um acinte, uma vergonha e uma ação clara de escárnio. Não ter expulso um boçal como o Damião, não ter dado cartão amarelo para uma flagrante simulação de Forlán, não ter coibido a deslealdade de William - que passou o jogo batendo - e não ter tido coragem de proibir que o argentino D'Ale apitasse o jogo, mostram que este Fabrício é daqueles juízes sob encomenda para garantir conquistas.
Nem estou dizendo que é ladrão. Apenas incompetente e desonesto. Incompetente por má formação. E desonesto porque não tem coragem de largar o apito, vestir a camiseta de sua preferência e ir cuidar de uma granja ou vender passagens na rodoviária de Porto Alegre.
Seria importante o Grêmio continuar com o time B também para ajudar a direção a ver, a entender que jogadores como Tony, Werley, Marco Antonio, Léo Gago, Mamute, Ruindineli, Leandro e outros não tem condições técnicas de serem banco em jogos do Banguzinho - imagina depositar neles a confiança de conquistas e títulos.
Seria importante que o Grêmio não caísse na pilha dos meios de comunicação que querem os titulares em campo - no máximo em algum ou outro jogo mais fácil na Arena ou no Olímpico. Dane-se esta histeria de segundona.
Volto a dizer: que se use o time B, até para ir descartando alguma peças, avaliando a composição do grupo e fazer com que aqueles que voltam de lesão tenha oportunidade de irem pegando ritmo. Nada, absolutamente nada justifica usar os titulares no Ruralito - principalmente em ano no qual o grêmio estiver na Libertadores
Se o Grêmio for rebaixado, será uma forma de denunciar o absurdo de um regional de cartas marcadas.

37 comentários:

  1. Eu não sou tão extremista assim Alfredo, de deixar cair para a segundona. Acho que jogos em casa coloca os titulares para jogar, nos fora, manda o banguzinho. Garante a permanência, não precisa brigar pelo título.

    ResponderExcluir
  2. Eu também não sou extremista quanto a isso, como o Alfredo. Mas sou extremista quanto à utilização dos titulares: NÃO! O que acaba resultando em "se tiver que cair, f...da-se!"
    Na verdade, o Grêmio tem que disputar o Gauchão com reservas e terminar, NO MÍNIMO!, vice. Qualquer coisa diferente disso está ERRADA!
    Logo, se o Grêmio, com o Banguzinho, está na zona de rebaixamento, alguma coisa está errada! Os reservas do Grêmio não podem tomar quatro do São Luiz de Ijuí! Tem que perder por 1 x 0, em uma partida heroica do São Luiz, que será lembrada por seus torcedores pelas próximas décadas como "o dia em que o São Luiz venceu o Grêmio". Tomar quatro, escapando de e merecendo tomar OITO, mostra o quanto as coisas estão erradas no Grêmio. E não. Não estou me referindo ao Koff, que recebeu esse "presente" um mês atrás.
    Sim! Erradas! E não adianta vir com a falácia aquela de que "todo mundo é japonês". Manda os japoneses jogarem contra o Barcelona para ver se todo mundo é japonês!.
    Quantos titulares do São Luiz de Ijuí podem ser reservas do Grêmio? E não respondam que, "do Grêmio atual"... Estou falando de "Grêmio" como um conceito.

    -x-x-x-x-

    E eu vou mais longe, ainda: quantos titulares do Grêmio poderiam ser reservas no Barcelona? Ao menos RESERVAS do Barcelona. Quantos?
    Se a resposta não é "TODOS", há algo errado nos titulares, TAMBÉM!

    ResponderExcluir
  3. Guto e Rafael: o que eu não suporto no Grêmio - e isto pode ser com qualquer direção - é a maldita falta de convicção.
    Os caras começam com uma proposta e daí a imprensa vai no gargalo deles e eles afinam, amarelam e voltam atrás.

    ResponderExcluir
  4. Sou a favor de jogar com o time B todo o primeiro turno, aconteça o que acontecer (e dúvido que o Grêmio caia..).

    Essa próxima semana deveria ser utilizada, apenas, para finalizar a preparação física dos titulares, que tiveram uma pré-temporada curta. O custo disto pode aparecer lá na frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, os titulares jogam quarta, no Olímpico, contra o Zequinha. Até acho válido, em casa joga os titulares, fora manda os reservas. E acho que nessas reservas dá para incluir Kléber e Bertoglio, que voltam de lesão e podem adquirir rítimo de jogo.
      Deus queira que o Werley seja penalizado por mais uns três jogos na LA.

      Excluir
    2. Isso, em vez de marcar amistoso para afinar o time, coloca os jogos em casa para isso. De resto é pré temporada treinando o titular e os reservas viajando para jogar fora.

      Planejamento perfeito ao meu ver.

      Para que mora em poa, esse jogo é ótimo para assistir. Infelizmente quarta fica um pouco puxado para ir, mas vou ver se consigo me organizar.

      Excluir
    3. Ao menos para meu gosto, espero que o pessoal pare de relacionar o Werley como um dos titulares que andam jogando pela baba o Gauchão. Todo mundo sabe que sou anti-Werley porque sempre me lembro da porcaria de jogador que era nos tempos de Atlético-MG. Chegou um ponto tal o ódio da torcida que ele era vaiado em treino físico e xingado em supermercado - tamanha a ruindade desta josta. E Madamme Luxá mantendo ele. E o Galo perdendo e despencando na tabela.
      O lugar do Werrley é longe, bem longe do Grêmio.
      Esta foi uma das mais bizarras e perniciosas transações feitas pela dupla Odone e Pelaipe, com aval de Madamme Luxá: deram um goleiro de seleção por um asno que é um cão.
      Quem quiser saber como deve jogar um titular quando é escalado entre a baba, que olhe a partida do Fernando. Assumiu para si a responsabilidade do jogo. Podem dizer o que quiserem, mas para mim, Fernando jogou mais, muito mais do que D'Ale no clássico de domingo. O que o Fernando fez domingo, tivessem estofo e bola para serem tiotulares, era o que a torcida esperava de Werley e Léo Gago.

      Excluir
    4. Rafael, no caso desta coisa do Werley jogar na quarta, o que resta a fazer com Madamme Luxá?

      Excluir
    5. Não sei... Acho que quarta ainda poderia jogar o time B. Essa semana deveria ser focado em trabalho fisico e tatico, com um amistoso sexta ou sábado..

      Depois concordo em jogar em casa com titulares.

      Excluir
    6. Guilherme...
      Para meu gosto seria um time de enxertos.
      O goleiro poderia ser o Dida ou alguma lombalgia nova ainda o deixou de cama?
      O Pará na direita, que aquilo não é jogador de ponta mesmo.
      A zaga pode ser Bressan e Saimon.
      Alex Telles na esquerda.
      Fernando e Misael no meio, que Souza demorou para começar a pré-temporada.
      Zé Roberto como terceiro do meio, mais atrás, e Deretti flutuando e para ir engrossando o lombo.
      No ataque, se já puder - Bertoglio e André Lima - que o Moreno vai estar entre a seleção e algum buteco e o Vargas na seleção.
      No banco só não gostaria de ver Tony, Marco Antonio, Léo Gago, Werley, Leandro e Ruindineli.

      Excluir
    7. Ah, bem. Esse é um outro detalhe. Por que a zaga no Gauchão não é Saimon e Bressan? Porque, vamos combinar, o Cris já deve estar recuperado das cãibras, ou ainda não? E, se o Werley ainda estará fora no primeiro jogo, dificilmente teríamos o azar do Saimon e do Bressan se lesionando NA MESMA PARTIDA pelo Gauchão.
      E Gauchão só serve para isso, mesmo: testes! Saimon e Bressan poderiam estar sendo testados e, pelo que vi contra a LDU, estariam dando uma resposta MUITO melhor que isso que temos no Banguzinho, hoje...

      Excluir
  5. Eu sei que a atual diretoria não tem nada haver com nabas das espécimes de Marco Antônio, Tony, Leandro, entre outros menos cotados. O que surpreende é a manutenção destes desgraçados no Grêmio.
    Analisando as contratações destes caras, principalmente o primeiro e o segundo, é que pode-se concluir que houve muita falcatruagem na gestão passada. Ora, se Marco Antônio e Tony atuavam na Portuguesa e Juventus, respectivamente, certamente seriam cobiçados por grandes clubes paulistas, como os três da capital e o Santos. Pois bem, como todo mundo viu, o talento de ambos para o futebol é o mesmo que o meu, para lidar com física quântica. Conclui-se então que os dois foram contratos pelo Grêmio graças a divisão de valores, entre empresários e dirigentes, pois, não consigo visualizar tamanha incompetência em alguém para ver que Marco Antonio e Tony são jogadores de futebol.
    Agora, uma coisa que tonho de lamentar no presente momento desta gestão Koff é não ter vindo ninguém para a armação de meio-campo, e o pior, não se houve falar nisso. Zé Roberto e Elano não são armadores, e Marquinho também não é. Desse jeito não vamos longe na Libertadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso, Rafael, você está concordando comigo em relação ao Dida. Cá entre nós: se aquilo ainda fosse goleiro, você acha que nenhum dos "grandes" de lá teria feito proposta?

      Excluir
    2. O Marco Antonio eu até entendo a contratação... Foi uma aposta. O erro está na manutenção (e no salário de bom jogador que recebe há 12 meses).

      Agora, o Tony é um mistério...

      Excluir
    3. Pelo que eu me lembro, veio "aprovado" por Madamme Luxá e desde o princípio disse que estava orgulhoso em ser treinado por Madamme Luxá.

      Excluir
    4. E eu não vou esquecer, porque fiquei verdadeiramente traumatizado com isso, das notícias que davam conta, nos primeiros treinos dessa b...sta, de que a comissão técnica estava impressionadíssima com a qualidade dos cruzamentos disso.
      Eu, às vezes, acredito que, assim como na música, no futebol deve correr solto um jabá. Porque é INACREDITÁVEL que não se tenha ouvido UMA voz no Rio Grande do Sul para, após um jogo do Grêmio, dizer COM TODAS AS LETRAS que NÃO TEM CONDIÇÕES DE JOGAR NO GRÊMIO!
      Ou isso, ou a teoria de que alguns comentam com a camiseta por debaixo da roupa não é somente uma teoria. Porque eu já vi dizerem isso de pereba do Inter...

      Excluir
    5. O jabá existe em todas as atividades que envolvam a exposição de pessoas na mídia - isto vale para esporte, política, judiciário, artes e até mesmo para a prostituição...

      Excluir
  6. Em casa, sem prejuízo para a LA, sou a favor de botar 70, 80% dos titulares e ir criando algumas alternativas de esquema. bruxo.

    ResponderExcluir
  7. Como não tenho mais "entrado" lá no blogue do Mário Marcos - gosto dele, mas é insuportável aquela bandaleheira de babacas lá que ficam postando asneiras em post do Grêmio, sendo que eles torcem por um time sem estádio - fico sem saber se ainda tem alguém por lá que defenda o Werley - depois das cagadas sistemáticas que vem fazendo pelo Grêmio B?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, como defensor do Werley, sigo por lá. Mas nos últimos 2 jogos ele mereceu críticas. De qualquer forma ainda acho ele um zagueiro razoável, por ser jovem e com chance de evoluir e se tornar um jogador ùtil, principalmente ao lado de um bom zagueiro.

      Vale lembrar que todo bom jogador faz cagadas ao longo da vida... Inclusive o gilberto silva cansou de falhar (individualmente) ano passado e nem por isso virou um medíocre. Mas é obvio que preferia que a zaga fosse Lugano e Rever. Mas entre Saimon e Werley, ainda fico com o ultimo...

      Excluir
    2. Não tenho visto Alfredo, mesmo porque defender esta ingua tá difícil.

      Excluir
    3. Pois é...
      Eu entre Werley e um poste, prefiro o poste.
      É que você não sabe do que esta coisa é capaz de fazer.
      Saiu escorraçado do Galo por ser ruim demais.
      Tem que sair escorraçado do Grêmio com urgência.
      Não tem futebol para jogar no São Luiz de Ijui ou no Capital Futebol Clube aqui do DF.
      Se um cara destes chega aqui no capital e o treinador - Gerson - escala ele, mando ele, com todo o potencial de treinador que ele tem, procurar emprego de gari.
      Sempre disse e não é agora que se revelou a verdadeira face da esbórnia: se Werley é jogador de futebol, eu sou físico nuclear.

      Excluir
    4. Eu também, desde a semana passada não consigo mais entrar. Decidida e definitivamente, enchi o saco de aguentar aquelas sandices de lá.
      Tem gente que gostaria de trazer de lá, para qualificar ainda mais a discussão por aqui...

      Excluir
    5. Mandando mensagem no teu e-mail.
      é como mesmo?
      gutobender@ymail.com?

      Excluir
    6. Isso, Alfredo. Se alguém quiser convidar o pessoal, pode passar esse e-mail aí para fazer o contato. E, se alguém quiser fazer um e-mail desse tipo aí, de hotmail, gmail, yahoo e coisas do tipo apenas para fazer os contatos, é um favor que nos prestam.
      Só peço que tenham cuidado para não divulgar o endereço daqui, para não corrermos o risco de aparecerem Helinhas e Pernetas Esquizofrênicos...
      Em que pese os comentários só serem liberados pela moderação, assim mesmo teremos uma encheção de saco com copiagem e colagem de nossos comentários por aqui em outros lugares, uma preocupação que o Jonas tem desde o início da nossa proposta.

      Excluir
    7. Eu sei e entendo Guto...
      Mas não tem como usar a camisinha se endurecer o bilau.
      Se quisermos ampliar o debate e o número de pessoas envolvidas, teremos de ter este cuidado e também estar cientes deste tipo de apurrinhação.
      Não tem como nascer o pinto sem quebrar a casca...

      Excluir
  8. Para mim, o único problema que me impede de aceitar essa estratégia de titulares em casa e reservas fora é que em casa também acontecem lesões.
    Dida (e não que eu fique muito triste, bem entendido) se lesionou em uma jogada ridícula, boba, praticamente sem perigo ou, ao menos, um perigo bem reduzido. Como Dida, Víctor já havia sofrido lesão semelhante, em um jogo de Gauchão. Ah, mas foi no Passo d'Areia. Pois é. O Dida foi em campo de grama!
    O Kléber quebrou a perna no ano passado no Gauchão, em campo de grama. E posso passar a noite aqui, citando casos.
    Eu sei que estará certo quem diga que isso pode acontecer na Libertadores, também, como aconteceu com o Dida. E concordo. Mas o problema é a validade do negócio. Lesionar-se em uma Libertadores é uma fatalidade. No Gauchão, vocês vão me perdoar, mas é uma cretinice.
    Se em julho eu estiver tomando uma borracha para comemorar a Libertadores, vou tomar uma cerveja para cada um dos que participaram da campanha, e uma especial para cada um dos que se machucaram e ficaram pelo meio do caminho, mas me ajudaram a chegar lá.
    Dá para fazer o mesmo com título de Gauchão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guto, o problema do dida é DNA - Data de Nascimento Antiga.
      Ele tem fadiga dos ossos e da musculatura.
      Qualquer choque, ele derrete...

      Excluir
    2. Eu sei, Alfredo. Mas, levando em consideração a NECESSIDADE de um reserva para o Grohe, depois do que vi de Busatto e de Matheus no Gauchão, defendo que a contratação de Dida foi boa.
      O problema é que, depois da contratação, entra a impossibilidade de confiar em Madamme Luxá.
      Eu cada vez me convenço mais de que, afinal de contas, Deus é, mesmo, gremistaço dos quatro costados...

      Excluir
  9. Pois é gurizada, eu acho o Busatto bem fraquinho, já conhecia ele da base, além de guri é fraco, não tem futuro como goleiro do Grêmio. O negócio era contratar um goleiro tipo o nego velho mesmo, o prblema foi o Luxemburgo inventar ele de titular, isso é que não tem nenhum cabimento, mas foi tudo resolvido pelo destino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Lemos. Mas sabe qual é o problema? Problema é que Dida foi uma boa contratação. Um goleiro experiente, com uma carreira razoável (não estou falando de títulos. Estou falando de atuações. Dida nunca foi unanimidade, porque nunca foi um fora de série) e notório pegador de pênaltis, que poderia dar tranquilidade ao Marcelo, ao time e à torcida.
      Foi Dida que começou por aqui esse negócio de não se atirar como gringo em baile no pênalti. Ele ficava olhando para a bola e ia no último milésimo de segundo. Geralmente CERTO! Não pode e NÃO É SÓ SORTE!
      Isso Dida poderia passar para o Marcelo, e nesse sentido seria um acerto COLOSSAL dessa direção.
      Aí o Pofexô me atravessa o negócio e coloca o cara no carteiraço, passando o Marcelo para a reserva sem uma explicação plausível. E joga grande parte da torcida contra o sujeito.

      -x-x-x-x-

      Aqui, Luxemburgo vai ter que aprender que algumas coisas não podem ser feitas, como eram feitas em outros clubes. Porque lá Deus deixava. Aqui, já que é gremista, não deixa...

      Excluir
    2. Eu acho que finalmente com a Libertadores o Luxemburgo ta começando a entender o que é o Grêmio, resta saber se ele vai pular fora ou aguenta o rojão.

      Excluir
  10. To louco pra ver o Tinga jogar...

    ResponderExcluir
  11. Notícia boa MESMO é a contratação de Enrico Cabrito... Recomendo o comentário do Jonas K. no MM, tópico sobre a Arena.

    Amadorismo tem limite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem vi o comentário do Jonas K., mas a confirmar o que vi no facebóque, ontem, é caso para o sujeito rasgar o diploma de jornalista e procurar alguma coisa para fazer na vida com mais serventia...

      Excluir
  12. E o tal Ygor? Falaram maravilhas dele ano passado. Não seria ma opção melhor do que Bussato e a outra ingua?

    ResponderExcluir