25 fevereiro 2013

O Diabo sabe mais por velho...

          "A gente ganhou o Gauchão no ano passado mesmo disputando a Libertadores".
D'Alessandro



          "O meu time é O ÚNICO no Rio Grande do Sul que ganhou Gauchão e Libertadores no mesmo ano".
Atenciosamente,
Guto Bender

48 comentários:

  1. Respostas
    1. Isso é o tipo da coisa que me deixa p...to, Alfredo! Isso é DESCONHECIMENTO do contexto em que está inserido! É falta de profissionalismo! Sujeito NÃO PODE soltar uma besteira dessas sem saber o contravapor que pode vir!
      Coloquei isso aí para suscitar OUTRA discussão: faz muito tempo que eu defendo, no Grêmio, que jogador tem que chegar e passar por um curso de UMA SEMANA! Duas horas por dia, à noite. Ali ele vai conhecer e aprender O QUE É O GRÊMIO!
      Depois disso, estará apto a vestir a camiseta...

      Excluir
    2. Tem alguns confrades aqui que pensam que a crítica tá pesdada. Eu estoua chando é leve...
      Pelo menos uma coisa me agradou no tal de André Santos: mesmo sem saber se ia jogar o Grenal, comprou um livro sobre o assunto e foi tratar de ler...

      Excluir
    3. É isso, Alfredo! Problema é que não deve ficar a cargo do atleta. Poucos têm esse nível de discernimento das coisas. Afinal, guichê de caixa e banco é igual em tudo que é lugar...

      Excluir
    4. Concordo Guto! Na verdade, sendo extremista, esta vontade de saber para onde está indo deveria ser "pré-requisito" antes da contratação.

      Aliás, tudo isto deveria ser também melhor trabalhado na base. Deve-se buscar criar um vínculo sentimental ainda maior entre clube e atleta.

      Excluir
    5. Pois eu vou te contar uma história de desorganização e falta de planejamento...
      Dia destes, estava eu a conversar com alguns amigos jornalistas - não apenas esportivos, quando do nada surgiu o asusnto "futebol".
      Entre milongas e canhas, escutei relatos de arrepiar o pelo. Mas o que mais me diexou impressionado foi a reclamação de um jornaliksta de uma rádio do Rio e que me disse que o Grêmio é o PIOR time do Brasil para atender a imprensa em dias de jogos em Porto Alegre.
      Desfiou um rosário de reclamações, tipo: não tem ninguém da assessoria de imprensa, não existe um lugar para a gente obter informações e tudo mais.
      E me lembrei de que um tempo atrás, coisa de 1986...rs - fazia futebol na Guarujá de Floripa - Aqui o futebol anda porque a Guarujá comanda... O narrador era o pai do carlos Eduardo Lino, este do SportTV, com quem, até hoje, mantenho contato e conversamos sobre futebol.
      Bueno...
      Fui fazer um jogo do Avai contra o BEC - Blumenau Esporte Clube, no campo do Sesi, que fica na entrada de Blumenau.
      Quando lá cheguei, recebi uma sacolinha com um livreto sobre o time e uma camiseta...
      Uma coisa simples, mas que ajuda a criar uma empatia do clube com a imprensa...
      Contei esta história aos jornalistas e vieram outros relatos de coisas similares e mais recentes.

      Excluir
    6. Exato, Guilherme! Eu não canso de repetir: anos atrás, um repórter (não lembro qual) fez um relato de que os dirigentes do Internacional não entediam como é que jogadores de fora chegavam no Grêmio e um mês depois pareciam ter sido criados na base, tal era o nível de comprometimento deles para com o clube.
      Em algum momento desse caminho, eles aprenderam e nós esquecemos.
      Mas escrevam: com o Koff, vai ter nego de fora no final do ano chorando quando lembrar de alguma coisa do Grêmio...

      Excluir
    7. Guilherme...
      Tenho um amigo que treina uma escolinha. Tens que ver a marra desta gurizada. Pai de futruro jogador de futebol é mais porre do que mãe de miss...

      Excluir
    8. Guto, o problema é que hoje o jogador chega aqui é acaba sendo jogador indicado pelo treinador, puxa-saco do treinador. Eu sou contra isso. Por esta razão não tolero e nem aceito Madamme Luxá.
      Os jogadores são do Grêmio e ele tem que APENAS treinar - o que, diga-se de passagem, não está fazendo direito.

      Excluir
    9. Alfredo,
      Vi alguns jornalistas elogiando o material de divulgação que foi dado pelo Grêmio antes do jogo de quarta contra o Flu (creio que era composto por uma revista, tradicional nos jogos aqui em POA, e mais uma o outra coisa).

      Um amigo pessoal meu era o treinador do sub17 até agosto do ano passado, quando foi substituído pelo Gavião. Diz que de fato os guris atualmente se preocupam mais com cabelo, chuteira e etc., do que com o que de fato importa.

      Excluir
    10. Pois, olha, Guilherme. Isso era uma coisa que eu falava e até parei de falar porque começaram a encher o saco dizendo que eu me preocupava com besteira: NÃO PODE se permitir que um guri de dezessete anos entre em campo com o cabelo que o Linhandro Curupira entrava. Assim como NÃO PODE deixar o Pará entrar em campo com aquele cabelo, porque contamina os guris.
      Aí diziam que isso era se meter na vida pessoal do jogador.
      Engraçado que quando o Barcelona ou o Real Madrid EXIGEM que se apresentem de terno e gravata NINGUÉM diz isso e eles são os primeiros a ir para as lojas comprar terno e comprar gravata...

      Excluir
    11. Sei lá Guto, proibir os guris de usarem isto ou aquilo é complicado (apesar de me irritar MUITO com aqueles cortes, com chuteiras coloridas e etc).

      Talvez o melhor seria mostrar para eles, desde o início, que para fazer graça antes de mais nada tem que jogar bola! Se der a resposta dentro de campo pode ser marrento com um Portaluppi ou um Romário da vida.

      Excluir
    12. Guilherme, toda instituição tem suas normas.
      Você sabia, por exemplo, que você não entra no Museu do Boca, na Bombonera, se estiver usando a camiseta de algum outro time argentino?
      Sobre a gurizada, bota norma e faz andarem na linha.

      Excluir
    13. Quantos moicanos há no Barcelona? O cabelo mais "fora da mesmice" é o do Puyol! Mas aí, convenhamos, é o Puyol...
      Quando os caras vieram aqui tentar contratar o Neymar, a primeira coisa que disseram foi que, com aquele cabelo, NÃO!
      Eu queria usar brinco e era tenente do exército, Guilherme. Coloquei, mas trabalhava em Cruz Alta e só usava o brinco quando vinha para São Leopoldo, no final de semana.
      É assim em TUDO QUE É LUGAR do mundo: quem paga, pode exigir um padrão, inclusive de apresentação pessoal. Quem recebe, pode aceitar ou não. As Portuguesas da vida estão por aí, para aceitar qualquer coisa...

      Excluir
    14. Eu tenho a visão um pouco diferente. Apesar de, como vocês, odiar todas estas m..., não gosto do proibir por proibir.

      Claro que devem existir normas e etc., preferia ver todo mundo com cabelo tradicional e chuteira preta. Mas queria que isto partisse do atleta, que tivessemos jogadores que poucos se lixassem para o cabelo, a cor da chuteira e etc. Que entrassem em campo pensando só em jogar bola!

      Mas também de nada adianta ter um bando de jogadores "tradicionais" se dentro de campo não dão sangue! Por isso acho que todos devem ter a liberdade para fazer o que quiser (menos chuteiras vermelhas e coisas parecidas), mas tem que dar a resposta dentro de campo.. Se não der resposta, o cara marrento tem tomar uma pressão violenta!

      Agora é fato que a base tem que dar suporte pros guris, que querendo ou não são jovens e tem a cabeça de vento, na maioria das vezes. Na base cabe ao clube dar também exatamente isto: BASE.

      Excluir
    15. Só conheço 4 aparecidos que deram certo, Cristiano Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Beckham e Neymar. E consagrado mesmo só os 2 primeiros né.

      De resto todo mundo discreto: Romario, Ronaldo, Rivaldo, Zico, Pelé, Renato, Rivelino, Roberto Carlos, Messi..

      Vai lembrando mais aí.

      Excluir
  2. Passei rapidamente os olnhos ontem lá no MM e percebi a quantidade de coloradinhos reclamando de ausências...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mim eles vão continuar esperando...

      Excluir
    2. Eu estou por lá ainda, mas até que na semana passada teve alguns debates decentes. Parece que até alguns fakes cansaram (e isto antes do jogo de quarta).

      Excluir
    3. Vocês são loucos em participar ainda lá do blog do MM, eu já abandonei faz dias.

      Excluir
  3. Mas ontem elas estavam alvorotadas, em pleno cio de rampeiras.
    Credo... Tem umas figuras l´[a que são um prato cheio para qualquer psiquiatra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é O MELHOR que se tira do que aconteceu ontem, Alfredo.
      Estão SATISFEITÍSSIMOS!..

      Excluir
    2. Vou lhe contar uma coisa, Guto...
      Fazia muitos anos que eu não via um time do Inter tão ruim...

      Excluir
    3. Verdade seja dita: eu dou pau no Grêmio, que é o que me interessa, mas estou dizendo desde O OUTRO GRE-NADA: se eu fosse colorado, estaria de cabelos em pé!
      Essa relação me serve: eu passei MUITO tempo reclamando do time do Felipão. Melhor a gente reclamando e GANHANDO que "eles" satisfeitos com essa porcaria que é o time deles...

      Excluir
    4. Só porque está ruim não quer dizer que vá permanecer ruim. Certo que os nomes ventilados como as grandes contratações deles não passam segurança: Airton carniceiro e Julio Baptista. Mas o Dunga trabalha sério e com a imprensa apontando os canhões pra cá está conseguindo ter paz pra implantar seu estilo.

      Excluir
  4. Habite-se da Arena foi negado agora a tarde.. Ajustes foram solicitados...

    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/noticia/2013/02/prefeitura-nega-habite-se-a-arena-e-gremio-segue-sem-estadio-definido-para-jogo-da-libertadores-4055774.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu tinha visto, agora a pouco. Virou palhaçada! Os órgãos que deram condições de funcionamento durante 2012 inteiro para o Coliseu Portoalegrense, agora exigem "ajustes" em um estádio novo...
      Parece piada. E de mau gosto!

      Excluir
    2. Agora vai ser uma novela sobre se o Grêmio poderá ou não jogar lá o próximo jogo, se há data limite para informar a Conmbebol e etc.

      Acho que, nesta situação, é melhor confirmar o Olimpico logo e deixar esta polêmica num segundo plano.

      Excluir
    3. Guilherme, até onde eu sei, pelo fato de que Olímpico e Arena são estádios dentro da mesma cidade, não teria um prazo específico para se informar à Conmebol em qual estádio será a partida.

      Excluir
    4. A informação da RB$ está equivocada, Rafael. Tem prazo, sim: dez dias antes do jogo.
      Mas sabe como é que funciona a coisa: o Habite-se foi negado, mas será concedido durante a semana, ainda.
      A negativa é somente para polemizar, dar uma resposta à sociedade depois do episódio de Santa Maria e criar uma agenda negativa.
      E nisso, concordo com quem disse que o Grêmio está auxiliando, E MUITO!

      Excluir
    5. Pois é Guto, eu acho que o Grêmio não está muito fechado com essa história da Arena. Não sei se pelo fato de o Koff não ter comprado totalmente o projeto, mas não vejo uma mobilização forte, expressiva do Grêmio, tanto nesta palhaçada que o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Porto Alegre estão instituindo, quando cobrar da OAS um prazo final para conclusão das obras.

      Excluir
    6. Mas cobrar a OAS, nem tem que cobrar muito, Rafa. Prazo já existe, em contrato. E o descumprimento dá causa a multa de dez mil/dia.
      Se atrasar um mês, são 300'tinhos na conta...

      Excluir
    7. Na verdade o Beira-Rosca também não tinha habite-se. Permeneceu aberto por liminar da justiça do Estado.

      Excluir
  5. Retrato do nosso futebol:
    No Brasileirão deste ano, a última rodada nãos erá mais com os clássicos regionais. Vai ver que asism não dava para fazer armação...
    Outro retrocesso, mas este, ao que parece, determiando pelas TVs: a pemúltima rodada não terá mais os jogos no mesmo dia e horário...
    E vira o país da maracutais. Desde 1500...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È um retrocesso, de fato.

      Alguma justificativa (plausível) para acabar com os clássicos na última rodada?

      Excluir
    2. Achei a justificativa. SP e RJ alegaram que não conseguem mobilizar forças de segurança para 2 clássicos sem comprometer a segurança do restante da cidade..

      Mas então porque não manter ao menos um clássico (assim se conseguiria manter outros clássicos no RS, MG e PR)..

      Excluir
  6. Eu acho que hoje, no Grêmio, falta um cara com os espírito, no mínimo, de um Sandro Goiano. Não estou dizendo no futebol, mas na raça, na não vontade de engolir a seco algumas palhaçadas dentro de campo. Ontem, no começo do jogo, alguém com espírito poco do Dinho já tinha chego nos ouvidos do tal de Molejo e avisa que se ele continuar a parecer um pavão tresloucado dentro de campo, sairá do mesmo com no mínimo um traumatismo craniano. E a china argentina já faz tempo que um Gremista precisa enfiar a mão na boca deste desgraçado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, falta! O Fernando tentou, durante um tempo, mas não é o perfil dele. Por isso sonhei durante tanto tempo com o Lugano (sonhar com homem é f...da mas, enfim, até isso eu faço pelo Grêmio...).
      Ontem era o dia para o Lugano subir junto com ele em um escanteio no começo do jogo, esquecer da bola e atirar lá atrás da placa de publicidade atrás do gol.
      Aí eu sei que alguém vai dizer: é perigoso. Vai tomar cartão. Problema de jogador brasileiro é dar a bofetada e ainda ficar no lugar para discutir.
      Eu estava assistindo Tigres x Libertad, essa semana. Lá pelas tantas, em uma disputa de bola, o argentino dá uma cotovelada no paraguaio, na lateral de campo, e sai correndo como se NADA tivesse acontecido! E o paraguaio ficou ali, parado, reclamando e gesticulando. O árbitro olha e diz: que foi?!
      Dar cotovelaço é como cobrar pênalti: tem que saber como...

      -x-x-x-x-

      Por falar nisso, o lance do Moledo com o Bertoglio também é elucidativo. Quando o Bertoglio cai, ele faz de conta que cai, também, e dá uma tesoura com as duas pernas no pescoço do argentino. Na hora do jogo, para o assoprador de apito, parece que foi um choque normal. Ele simplesmente "caiu" por cima do Bertoglio.
      Foi um acinte! Uma barbaridade! Uma agressão! Mas foi MUITO bem feito...
      Precisamos de alguém QUE SAIBA FAZER, também!

      Excluir
    2. Guto, eu já sou um pouco mais estourado, nem é questão de saber fazer, é você pegar DVD do Grêmio e ver aquele jogo do Grêmio x Palmeiras em 95, quando o Dinho foi lá no túnel buscar o porco palmeirense e surrá-lo e o Danrley abandonando o gol para partir para surra também. E já viu que o negócio ta perdido, arruma confusão generalizada, estilo time argentino. Eu quero ver se aquela china gringa da voz fina vai ter peito para querer apitar outros Grenais.

      Excluir
    3. Uma coisa é fato. Ninguém sabe arranjar confusão e infernizar os adversários como os argentinos e uruguaios...

      Excluir
    4. Mas quando o Cleber foi reclamar com o juiz faltaram dar de pau no cara! Concordo que tenha de ter um carniceiro, mas a torcida tem que entender que é assumir um risco, ainda mais hoje, que, embora não se veja no campo, terão duzentas cameras para repetir as imagens, punir no tribunal e ser marcado pelo juiz.

      Excluir
    5. Bueno... Deste mal não podem me culpar.
      O problema é "quem" vai peitar o juiz.
      O Kléber é figura carimbada, figura manjada.
      Este é o papel que um atleta precisa fazer e que não pode ser anunciado pelos meios de comunicação. O cara tem que ir lá e fazer. Como fez o André Santos - que impôs inclusive uma autoridade.
      Estes juízes do futebol de hoje são covardes.
      Eles se agrandam pra cima de um Bertoglio, de um Ramiro, pra cima de um Elano, de um Zé Roberto - mas não farão isto comum Barcos, por exemplo, porque olham o tamanho do cara e ficam com medo.
      É o que eu falo do Uérly: com aquela cara de bunda, ele não impõe respeito e temor em nenhum juiz. Até porque não tem voz de homem. Nesta hora o cara tem que chegar falando grosso.
      Alguém já pensou o saudoso Ladinho, com aquela voz, indo pra cima de um juiz ou peitando uam decisão errada?
      Tudo isto conta...
      Você escuta a voz do Fernando e o cara fala com medo. O Elano parece que tá sempre chorando. O Zé Roberto parece um fidalgo decadente, sempre buscando o consenso.
      Para este papel, precisa de um cara com coragem e com cara de quem tem coragem.

      Excluir
    6. Problema é que parece que o Luxemburgo não gosta deste tipo de jogador. Ninguém no time pode ser mais assertivo que ele.

      Excluir
    7. É como eu disse, o Kléber é marcado por que se dispos a fazer o que ninguém mais fazia. Hoje o Dinho seria marcado e se pensasse em reclamar levava vermelho. Além de tudo o jogador tem que ser consequente, ou então leva vermelho direto - tipo o Sandro Goiano. Mas daí até eu reconheço que estou querendo demais, jogador de imposição física, inteligente, "carniceiro" e que jogue bola, bhá, que sonho meu...

      Excluir
    8. Tinha o Lugano, Paulo Juliano... por isso que mesmo pedindo um salário alto, de atacante, eu dizia que ele valia.

      Hoje, dia 26 de fevereiro, não falaríamos de zaga frouxa e problema de liderança. Assim como não falamos mais de problema no ataque, desde que o Barcos chegou.

      Não falaremos de problema na armação, quando chegar um camisa 10 que pegue a bola, pise ela no chão, olhe o centroavanta ou o vargas, lance ele na cara do gol.


      Tem que chegar o zagueirão.

      Excluir
    9. Espera o próximo jogo em casa antes de dizer que não vamos mais falar de atacante...

      Excluir
    10. Pois é...
      Até porque no Grêmio de Madamme Luxá, atacante, se não jogar de meia, morre de inanição.
      E é importante dizer: Barcos oscilará. Não será sempre esta "brastemp" do jogo contra o Flu.
      O problema do nosso time é que estamos jogando com quatro volanets e nenhum armador.

      Excluir
    11. Exagero, se é por isso podemos dizer que o time do Felipão em 95 também jogava com 4 volantes.

      Excluir