21 fevereiro 2013

 Opinião






            Imortal Goleia o Campeão Brasileiro

Temos que cuidar quando escrevemos em cima de uma goleada como essa, pois se bobearmos vamos achar que o nosso time é o maior do mundo. Nem tanto o céu, nem tanto o inferno. Como a maioria dos meus amigos do blog, também estou sob o efeito de umas geladas; mas vou tentar escrever alguma coisa de proveito. O Grêmio fez uma partida perfeita. Não foi contra o Boyacá Chicó, foi contra o campeão brasileiro na casa deles; time entrosado, recheado de  estrelas. Claro que a vitória passa por Fábio Koff, por Luxemburgo, pela compreensão que sem ralar, não se vai a lugar nenhum. Novamente fiquei com a impressão que o Flu jogaria a noite inteira e não faria gol, algo que já sentira lá no jogo de Quito até a saída do Dida. A defesa parece mais tranquila, mais entrosada. Do quarteto final, Cris foi soberano, não perdeu uma única jogada e olhem que estava encarando Fred. Zé Roberto, Souza, André Santos, Pará, Werley, Elano e Vargas foram ótimos, porém dois jogadores estraçalharam. Foram demais. Fernando comprova o equívoco cometido no jogo contra o Huachipato, quando foi sacado. É o jogador do elenco que mais evolui. A cada dia notamos algo novo e positivo  na carreira desse centro-médio. O outro que rebentou é Hernan Barcos; arrisco dizer que é EXTRA-CLASSE. Caramba!!! Ele chegou há uma semana; sofreu um infortúnio terrível, ainda mais para quem teve que ir para o estrangeiro. Participou ativamente no ataque, na defesa e principalmente determinou a goleada. O time vai oscilar; precisamos ter paciência, no entanto, o caminho está sendo construído com aquilo que mais o torcedor gosta: um time vocacionado para marcar; Barcos, Weliton, Vargas, Bertoglio, Kléber, Marcelo Moreno (se ficar) e Lucas Coelho. Construir é imensamente mais complicado do que destruir. Koff sabe disso, Luxemburgo também. Encerrando, acho que o Tricolor deve meter um "mistão" no Grenal; primeiro porque dá para encarar o Coirmão, segundo para deixar putos da cara aqueles jornalistas que já vaticinavam a desclassificação do Imortal na Libertadores. Um jogo que daqui há alguns anos poderá render material para uma "Pequenas Histórias". É muito bom ser gremista.
bruxo niederauer

38 comentários:

  1. Um detalhe: chegou ontem, pediu para treinar na manhã de hoje, porque havia perdido os treinamentos dos últimos dois dias, jogou o que jogou e volta para a Argentina amanhã, pois parece que o corpo do cunhado ainda não foi liberado...
    Queeeeeeeee profissionaaaaaaal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que me surpreendeu foi jogar (e correr) os 90 minutos. Exemplo!

      Excluir
    2. Baita caráter. Começo a torcer mais do que tudo pra que dê certo, pois precisamos de gente assim, numa época de balaqueiros e firulentos.

      Excluir
  2. Fora do assunto, mas dentro da LA: Arrisco dizer que o Corinthians será excluído do torneio. bruxo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Conmebol não tem vergonha na cara para isso, Bruxo...
      Lamentavelmente!

      Excluir
    2. Tem que ver o fato concreto, claro, mas pensei em desclassificação do clube quando li a matéria.
      Acho que a reação da Conmebol ao incidente da geral, da queda da mureta, pode ser um sinal que a confederação está mudando.

      Tem gente que acha muito drástico a exclusão do time. Não sei se é porque eu não torço para o Corintians, mas em um caso de morte assim, parece ser o resultado natural.
      marcos gaucho de bsb

      Excluir
    3. Acho um exagero excluir um clube por causa de um asno imbecil retardado. Aliás, tomara que fique toda sua vida reprodutiva na cadeia. Gente assim não pode deixar descendentes.

      Excluir
  3. Está passando o VT no SporTV2. Vou ver de novo, agora com calma. No jogo, no gol do Barcos, dei um tapa na garrafa de cerveja e desperdicei o precioso "pão líquido".
    Hoje fiquei só na "hidráulica"...

    ResponderExcluir
  4. [Leonardo BsB]

    Bruxo: Por favor, time misto no Gre-nal não! O clube tem que pensar em ganhar tudo (mesmo que não ganhe nada). O primeiro passo para construir um time vitorioso são... as vitórias! E o primeiro passo é o Gauchão, ou melhor, a Taça Piratini. Não pode dar refresco para nenhum co-irmão (Lajeadense, São Jose ou Inter). Se entrar com o time titular e perder o Gre-nal qual vai ser o prejuízo? Penso que nenhum! Se ganhar? Pavimenta a estrada e ai sim cala os jornalistas que você quer calar. Eu defendo o time completo no Gre-nal (inclusive com o Hernan Transatlântico, como disse o Guto).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que entrar com o mesmo time pra ele ganhar corpo. Força máxima, elenco motivado para patrolar os colorados. Porque?

      Porque passando deles (que tão bagunçados), carimbamos a vaga pra final, e jogamos de banguzinho todo o 2o turno, enquanto isso eles vão ter que se matar jogando tudo.

      O Luxa vai treinando o time só para jogar Libertadores e ganhando corpo, quando chegar na final do Gauchão entra denovo o time titular, já encorpado.

      E agora estamos motivados e eles cagados.

      Excluir
    2. Mas não esqueça que não basta passar por eles, tem que ganhar dos outros times também. E vamos jogar a maioria fora. tenho receio que esse time do Roger que tava ganhando algumas consiga passar por todos jogando fora, agora que vai ser a valer.
      Eu acho que ganhar esse gauchão seria importante, pois passaria a crise pro lado de lá (mesmo com a imprensa vermelha se esforçando pra manter a agenda negativa aqui). mas convenhamos que esse jogo não decide nada sozinho.

      Excluir
    3. Se tiramos eles depois é só maria mole! Faz um misto quente (e não um misto frio como o Roger tava treinando) que passa.

      Excluir
    4. Eu também acho que tem que ir de titular, esse time precisa encorpar em decisões. E nada melhor que afundar o co-irmão. Eu já havia dito isso pro Guto ontem, nem que elimine o co-irmão e depois entrem com o banguzinho. Afinal de contas, o que melhor existe ao ver a cara de bunda dos colorados sendo eliminados pelo Grêmio?

      Excluir
  5. E isso ai Bruxo, nada de exageros. Hoje deu tudo certo, amanha voltaremos a ser os mesmos. Se Barcos for assim todos os jogos pode dispensar meia duzia. No entando, muita coisa deu certo numa noite so, portanto, devagar com o andor. Vamos ver contra o Caracas, que deu uma forcinha. Quanto ao grenal, tambem prefiro os juniores recheados de reservas e lalguns que nao atuaram hoje, ou atuaram pouco como Welliton, Andriano Moreno pra terem ritmo de jogo. Grohe, Tony, Bressan, Simon, Alex, Adriano, Misael, Deretti, MAntonio, Welliton e Moreno.

    ResponderExcluir
  6. Pois é meus amigos,
    No último post deixei de falar algumas coisinhas já prevendo que perderiam perder totalmente seu sentido caso se concretizasse uma vitória sobre o Flu. Ainda mais que na hora ouvia o Gil em seu canto dizendo que a aranha vive do que tece. Não me deixei cair em sua teia. Achei melhor então me orientar pela constelação do nosso tricolor do sul.
    Pela simples razão de que tudo depende de determinação.
    Portanto, considerem rapazes, a possibilidade de ir pro Japão
    Se não num cargueiro do Lloyd lavando porão..
    Haja Barcos então...
    joão Luz

    ResponderExcluir
  7. Eu li em determinado lugar, dia desses, uma coisa que chamou minha atenção. Dizia mais ou menos que "a importância das coisas está nos detalhes".
    E aí, lembrando disso, comecei a lembrar de algumas "besteiras" que reclamávamos no ano passado e éramos chamados, por vezes, de imbecis por estar com essa preocupação. E lembrei das chuteiras vermelhas com que alguns entravam em campo. Sei. Não eram vermelhas. Eram laranja. Mas LEMBRAVAM vermelho, principalmente pela televisão. E a gente reclamava. E não era pela besteira da cor da chuteira. Era porque, nos detalhes, mostrava-se a pouca importância que se davam às coisas no Grêmio.
    Por que esse conversê todo? Porque eu queria perguntar se fui só eu que notei que com a volta do Koff, voltaram as meias pretas?

    ResponderExcluir
  8. Guto!
    Há muitos "detalhes" na vitória de ontem: a ação enérgica do presidente, o talento do técnico que deu um nó no campeão brasileiro, a experiência e tranquilidade do goleiro, veja que sumiram as defesas "impossíveis",o meio de campo entrosado e pegador; e claro, o cara que decide; ontem pelo menos, Barcos foi o Fred do Grêmio. bruxo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luxemburgo precisou fazer apenas o básico para dar esse nó tático no Abelão, Bruxo.

      Quando ele não inventa, é mestre naquilo que faz. Ontem ele entrou com o time correto e trocou as peças de forma coerente: Souza por Adriano, Vargas por Wellinton e Elano por Marco Antonio.

      Eu sei que fizemos uma baita partida e creio que não deixaríamos de ganhar, mas outro "detalhe" no jogo da noite de ontem foram as péssimas substituições que o Abel promoveu. Quando ele tirou o Chico Bento (Wellington Nem), eu abri outra gelada, joguei o chinelo pro lado, me espichei no sofá e fiquei só esperando para ver quanto seria o placar. Obrigado, Abelão!

      Excluir
    2. Sabia que tu ia lembrar disso Guto, ontem não teve "milagres" do goleiro.

      Excluir
    3. Só não esqueçam que não tivemos milagres porque não tivemos chutes a gol. Com o Marcelo Grohe, também não teríamos milagres...

      Excluir
  9. [koyote]

    O Dida ñ me passa confiança, toda vez q a bola era recuada para ele eu entrava em pânico.

    Dizer q todos jogaram bem é meio exagerado, o Vargas apesar do gol ficou sumido o jogo inteiro, o Cris ficou parado olhando o jogador do Fluminense correndo em direção da bola na jogada q o Dida tem q dividir pelo alto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao meu ver recuaram muitos bolas (desnecessárias) para o Dida. Algumas na fogueira.

      Goleiro não nasceu para jogar com os pés. Salvo raras exceções.

      Excluir
  10. Outra coisa que queria destacar é a beleza da festa da torcida gremista no RJ.

    Olha só, eu sou um daqueles chatos que não gosta de torcida organizada, pelas confusões que geram para o clube. Mas, vendo a festa ontem, vejo que é urgente que deixem o pessoal com instrumentos voltar à Arena, pra embalar a torcida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo marcos. É, no mínimo, irônico ver a torcida trilor fazendo festa com instrumentos no RJ (e calando os pó de arroz) e aqui na nossa casa isto ser proibido.

      Excluir
    2. Realidades diferentes. A torcida do Fluminense nao e marginal (embora todos tenham uns). Ja dentro de casa e no BR, este tipo de coisa e vista como provocacao. Ficamos a um passo de uma briga generalizada. Creio que mesmo as organizadas (depois de filtradas) conseguem ser inteligentes o suficiente para criarem formas de torcer diferentes das atuais (incluindo-se a esdruxula avalanche que, verdade seja dita, e muito mais motivo de vergonha).

      Excluir
  11. Vitória para mostrar a muitos que o time do "profexô" não é esse horror todo que pintaram durante a semana. E nem que ele deve ficar no RJ!

    Como gosto de criticar na vitória e defender (os "protegidos...) nas derrotas, aí vais algumas coisas que notei:
    - Fernando desarmou muito. Mas também errou muito (Souza ainda mais). Começo a ter convicção que isto não se deve somente a eles, mas também à excessiva responsabilidade que eles tem. É preciso rever alguma coisa por ali, sob risco de ao poucos irmos queimando os dois.
    - O Grêmio, de novo, mostrou que fora de casa tem um desempenho melhor. Portanto, urge ajustar o time e buscar alternativas para os jogos em casa. E isto é papel do treinador (sim, agora ele tem elenco pra isto e tem que ser cobrado gradualmente!).
    - Já disse em outro tópico. Barcos é aquele centroavante que se vira com balões e afins. É o cara que "arredonda" a bola. Isto não só cria na frente, mas alivia todo o setor defensivo já que a bola não volta pro adversário de imediato.
    - O meio pra frente (Elano + Zé) precisa de ajustes. É preciso que eles assumam ainda mais a responsabilidade (tirando um pouco isto do Fernando / Souza).
    - Apesar de gostar do Marcelo e achar que ele deveria ter sido mantido no time, é inegável a segurança que o Dida passa para quem está de fora (e creio que para a zaga também).
    - Quantos os "bruxos" rendem é mérito de quem? Acho que ontem se mostrou, novamente, que até o momento não há nenhum absurdo nas indicações do Luxemburgo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto, Guilherme!
      Barcos faz uma coisa que o Moreno nunca consegui fazer: recebe um balão, coloca a nega no gramado e protege a bola até que alguém faça a ultrapassagem ou encoste nele para receber o passe.

      Essa manobra facilita o trabalho dos meias e melhora o desempenho ofensivo dos laterais. Também dá o tempo necessário para que o Zé Roberto e o Elano se juntem aos homens de frente. Ou seja, todo mundo lucra com o estilo de jogo do Pirata.

      Excluir
    2. Ele mostrou capacidade de "armar" o jogo, como o Fernandão era capaz de fazer naquele SCI de 2006. Ainda vou esperar mais amostragem porque fiquei com a impressão (talvez errônea) que o placar passou mais pela inefetividade do Flu que pela bola do Grêmio. Mas depois do que o cara passou, convenhamos qu ele não precisava jogar metade do que jogou ontem no segundo tempo.

      Excluir
    3. Não compara Jonas.. o Travesti era um enganador brabo, quem levantava o Inter era o xatiadu Sobis, o Fernandão só fazia gol em jogo pronto.

      Excluir
    4. Sim. E não. O Barcos errou uns quinze lançamentos. Há um, no primeiro tempo, em que ele lança a bola para o ponto em que o Vargas já havia passado, fazendo, inclusive, com que o cara tentasse travar para corrigir e cair estatelado no chão. Há outro em que ele lança o Vargas na linha de fundo (e o Gringo ainda consegue chegar, mas totalmente sem equilíbrio). Há um passe para o Zé Roberto que, se chega, é caixa! Mas o zagueiro cortou, porque o passe foi "muito justo". Mas nós vamos lembrar somente do que acertou.
      É o caso do Fernando. Infelizmente, com o Fernando, ocorre o inverso: lembramos sempre do que errou...

      Excluir
  12. A propósito, hoje faz um ano da contratação do Luxemburgo.

    Será mesmo que, de lá pra cá, não houve uma evolução significativa no time como um todo? Peguem as perspectivas de então com as de agora..

    Claro que nem tudo se deve ao treinador. Mas ele é co-responsável pela esta evolução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que houve! Tínhamos o Collaço, agora temos o André Santos. Tínhamos Morto Antonho e Marquinhos, agora temos Elano e Zé (se bem que o Elano continue sendo um Marquinhos melhorado). Tínhamos Kléber Bundada, agora temos Barcos. Não tínhamos banco, agora temos.
      Dá jogador que ATÉ EU monto time meia boca. Para ganhar seiscentos contos por mês, o cara tem que ter os mesmos jogadores que eu e formar um time MELHOR que o meu!
      Oscilar significa vacilar. Não estar firme. Significa ganhar do Fluminense fora e perder para o Corínthians em casa. Alguns estão confundindo isso com ganhar do Fluminense fora e tomar um banho de bola do Huá-Huá-Huachipato em casa.
      ISSO não é "oscilação"! Isso é ir da festa ao velório. Ninguém "oscila" desse jeito.
      Don Koff entrou no vestiário. Essa é a MELHOR NOTÍCIA até agora...

      Excluir
    2. Mas até ontem o André Santos devia ser dispensado e fazia menos que o Alex Telles. Até ontem Elano não fazia nada e Zé estava jogando no local errado - e era tão produtivo quanto o Tony. Então, convenhamos, colocar a derrota na conta do Luxemburgo e a vitória na do Koff é negar a realidade.

      Excluir
    3. Pois é, Paulo. Não lembro de ter dito isso do André Santos e, sobre o Elano, já dei minha opinião sobre o que jogou ontem. Creio que será uma surpresa para ti...
      Sobre o Zé Roberto, continuo mantendo o que disse: está NO LUGAR ERRADO e, NAQUELE LUGAR, é tão produtivo para o time quanto o Tony. Aliás, não basta citar o que eu disse para rebater: melhor seria dizer O QUE ele produziu PARA O TIME, ontem.
      Sobre o Luxemburgo, também já dei a opinião: deu certo, ontem, porque corrigiu um equívoco GIGANTESCO e porque teve um jogador jogando certo no lugar errado (e não foi o Zé, não!).

      Excluir
    4. Só para deixar claro: não lembro de ter dito que deveria ser dispensado.
      Lembro e mantenho que, contra o Veranópolis, Alex Telles foi melhor no segundo tempo que ele no primeiro. Quem viu o jogo, viu...

      Excluir
    5. Guto não me referi a você, só tentei alertar para o fato de que qualquer diagnóstico apressado tem chances enormes de ser - também - errado. Tenho medo de que bons jogadores sejam queimados no Grêmio por conta de uma má jornada num time ainda desentrosado e sem ritmo de jogo.

      Excluir
  13. Como sói em acontecer, lá vou eu ser do contra de novo, me concentrando na ponderação do Bruxo.
    O time jogou bem, mas percebem, um gol saiu de escanteio e outro do Centro-Avante após uma bicuda da zaga e outro teve uma ajudinha do goleiro adversário.
    O que tento mostrar com isso? O óbvio, falta meia para o time.
    A zaga com Cris é lenta, mas se supera na vontade.
    A saída ofensiva do Grêmio é o André Santos na direita - que ainda se recente de sua condição ideal e por isso se poupa tanto e leva bola nas costas. Com tempo, entrosamento e treino as descidas dele com triangulação com os jogadores que vem do meio passarão a sair, pena o Vargas não jogar na direita, por que na esquerda o Pará não tem condições de executar a mesma tarefa.
    Sinto falta de tabelas, de um jogador vindo de trás, mas esta necessidade só será suprida com a entrada de um jogador que o time ainda não tem, pois o Zé não faz essa meia, deverá jogar na linha média do losango avançando com o Souza na ponta oposta.
    O Barcos é ótimo, sem dúvidas, mas o Moreno não é essa desgraça, a questão é estilo, o Luxa adota um Centro-Avante que flutua a frente da zaga (o que justifica a contratação de Welliton e a inscrição de Kléber), recebendo a bola e criando, opção que favorece Barcos. Por isso que não vemos Centro-Avantes enfiados, estilo que favoreceria Moreno. Desta forma, apesar do claro momento superior do Argentino, a principal diferença esta na adaptação ao estilo de jogo do time.
    Não tem como isentar Vargas, está devendo muito, não está fixado na direita - como alguns dizem - flutua com total liberdade, mas naturalmente cai por aquele canto do campo pois se sente melhor, talvez seja sobrecarregado pela dificuldade do Pará atacar, mas por outro lado é coberto por ele.
    O Elano só está no time pela ausência do meia titular e pelo chute de fora da área, jogada na qual é dependente do Elano.
    Por enquanto ainda não cobro triangulação e jogadas de flanco (numa repetição Cadú Lúcio) muito e função do despreparo físico do André e da função (na minha opinião equivocada) a qual está submetido o Zé, mas com o tempo deverá se mostrar um rendimento melhor.
    Por fim, reconheço que o Souza é um ótimo jogador, mas o Fernando, meu amigo, este joga quando é preciso jogar, tenho calafrios só de lembrar que o moleque está onde a bola está! Se o fdp do Luxa estava realmente reclamando com o moleque creio que seja pelo fato dele constantemente sair da proteção à frente da zaga em busca da bola nas laterais, mas o Fernando pode, e pode por que tem folego para voltar, cumprir sua função e ainda marcar aqueles que os outros tinham por função conter, enfim, é o termometro da contenção tricolor.

    ResponderExcluir
  14. Grande partida do tricolor.
    Gostei muito da atuação, e acho que com mais alguns jogos a dupla Barcos e Vargas vai chegar ao entrosamento ideal.

    Fernando parece que a cada jogo evolui mais.

    Zé Roberto, se fosse qualquer outro jogador, ou daria 1 pique daqueles q ele deu e estaria morto, ou não daria pique pra não se cansar. Que cara incansável, da gosto de ver jogar.

    Sobre escalar time misto no Grenal, acho que agora temos uma boa Base, se usarmos os reservas atuais. Grohe, Tony(Tinga), Bressan, Saimon e Alex Telles; Ramiro, Adriano, Marco Antonio(Dereti) e Bertoglio; Weliton e Moreno. E ainda sobra Follmann, Tony(Tinga),Gerson, Marco Antonio(Dereti), Biteco, Lucas Coelho e Willian José

    ResponderExcluir