14 agosto 2013

A burrice

 Pois bem, o tão controverso Marcelo Grohe parece que não pega nem banco mais. O pretexto dizem ser uma lesão, mas o que se comenta à boca pequena, e ganha cada vez mais força, é que haveria uma proposta do Vasco por ele. Só posso entender que finalmente se cansou de ser escanteado e resolveu tentar a sorte em campos mais verdes (no Vasco?!? pra ver a vontade de sair). Ano passado eu e muitos outros defendemos que a contratação de Dida era inútil, pois ele jamais seria reserva pela sua biografia e não acrescentaria nada à defesa. Nada como um dia após o outro.
 Parece contraditório que eu faça um post pra explicar a inutilidade de investir no Dida, tendo sido um dos que admitiu que ele não está comprometendo. Porque justificar a escalação do Marcelo então? Por uma simples e crucial constatação: DIDA NÃO TEM FUTURO! É um goleiro em vias de aposentadoria. Se não se aposentar nesse final de ano não passa da metade do próximo. Provavelmente a baixa virá após alguma falha resultando em desclassificação.  
 Ora, dizem que o guri Follmann é bom goleiro. Custo a acreditar em razão de estar sendo preterido até pelo Busatto. Mas digamos que se invista no Follmann, que ninguém viu jogar (e quem viu, o departamento de futebol, aparentemente não gostou) como reserva. Ano que vem o Dida se aposenta, o Follmann assume e se descobre que não tem condições de ser goleiro do Grêmio. O que se faz? Vai ao mercado. Aí se pergunta: existe a perspectiva de haver um goleiro de atuações regulares como Marcelo disponível no ano que vem pelo valor que vão vendê-lo? Muito provavelmente não. 
 Identificamos desde o ano passado a principal carência do grupo: a criação do meio de campo. Isso, num clube que não tem dinheiro, e que portanto deveria juntar todos os trocados que tem pra contratar um meia de criação, provado e testado. Pois esse clube que não tem dinheiro pra gastar num meia certamente precisará gastar ano que vem pra comprar UM GOLEIRO. Talvez DOIS. E se o Follmann não aprovar um deles terá que ser titular, e como não existem muitas opções no mercado o clube deverá tirar dinheiro do bolso e colocar em cima do que ganhou pelo Marcelo pra tirar um profissional titular de outro clube. Agora me digam, dá ou não nojo quando se houve algum dos dirigentes falar em planejamento?

23 comentários:

  1. Sem polemizar na questão Dida x Marcelo, da onde (re)surgiu as especulações da saída dele? E seria venda?

    Até onde eu sei as propostas foram recusadas em junho e seriam por empréstimo até o fim do ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A especulação vem de muito tempo, e foi reforçada agora com a misteriosa lesão. Se ele tem mais de 7 jogos eu não sei. Também achava, mas como tem muita gente ventilando isso. Também não foi desmentido. O caso é que parece que ele QUIS sair, e é isso que não poderia ter acontecido.

      Excluir
  2. Outra questão é que ele já ficou na reserva em mais de 7 jogos no Brasileiro, então não poderia nem jogar mais em 2013 na série A.

    ResponderExcluir
  3. Jonas,
    algumas pessoas não gostam de mim e dou plena razão a elas. Eu sou um porre - porque via de regra, as minhas imprecações se revelam verdadeiras.
    E eu nunca tive a humildade de saborear qualquer vitória sozinho. Sempre tive imenso prazer de tripudiar sobre os incautos.
    Uma das coisas que mais me dá nojo é ver o Dida no gol do Grêmio. É um verdadeiro nojo por perceber que no gol do Grêmio está um lixco sem futuro. Olho pro Dida e me lembro de um vaso cheio de bosta - onde a única serventia é dar a descarga.
    Eu tenho dito, escrito e repetido: o 2013 já foi pro saco.
    A direção deveria se preocupar com 2014 - e isso obrigaria os dirigentes, não estes paspalhos de merda que hoje estão lá, a entenderem que:
    - Dida não será o goleiro do Grêmio de 2014 ou 2015;
    - Elano que se arrasta em campo em 2013, vai fazer o que em campo em 2014?
    - Zé Roberto que hoje é uma enceradeira, qual a contribuição que poderá dar ao Grêmio em 2014?
    - pra que insistir om o Vargas, se ano que vem ele voltará para o Nápoli - ou alguém acha que ele vale os 12 milhões de euros que o Nápoli pede?
    E como acredito MUITO em Deus, vou torcer para que no final de 2013 apareça algum demente que dirija algum clube e queira contratar o Werley...
    Por coisas assim, é que eu me pergunto: qual a razão dos paspalhos que estão na direção em afrontar tanto assim a lógica?
    Não pode ser SÓ burrice...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu princípio é muito parecido Alfredo, 2013 eu já larguei de mão e não foi com Renato, foi lá na re-renovação do Luxemburgo, logo depois da Libertadores, ali me caiu os butiá do bolso e eu já sabia que nada mais podia ser remediado, porque tudo estava contaminado e a virada de um mês de treinamento havia se perdido, limpeza de grupo, 1 mes para reformular com contratações pontuais, tudo, tudo, tudo foi jogado no lixo. Ali foi o clímax de 2013, e não o ato de renovar com Luxemburgo (porque talvez se eu fosse o Koff, no contexto eleitoral e dada a peleia que se pegou naquela eleição, para não me queimar com a torcida e passar por mentiroso, TALVEZ, repito, TALVEZ eu renovasse com o xuxu, mesmo sabendo que a libertadores estava na descarga, e eu não contrataria um filhadaputa de mais de 50 mil reais para jogar no timeco dele da libertadores, tipo odone renato 2011).

      Bom, mas vamos aos fatos e 2014.

      Meu time, nosso time, é um time de goleiros. Sempre foi, sempre será. História é uma coisa que não se muda. Nossos seres históricos são goleiros, nossos ídolos. São goleiros de brilho e luz, que iluminados por serem brilhantes em suas defesas e temperamentos, logo em seus primeiros jogos tornaram-se o que? Destaque!!

      Histórias distintas, ídolos iguais. Lara, Mazaropi, Danrlei. E TENHO CERTEZA, PORQUE ESSE ANO, NESSA LIBERTADORES EU TIVE CERTEZA, QUE VÍTOR SÓ NÃO FOI O 4o GOLEIRO DESSA GERAÇÃO, PORQUE ODONE VENDEU A NOSSA ALMA.

      Nós, gremistas, sabemos detectar os goleiros iluminados, só nós e mais ninguém. Somos abençoados com esse dom, nós detectamos Lara, nós valorizamos Mazaropi, nós criamos e consagramos Danrlei, extraímos deles o seu melhor, e nós percebemos em Vítor o que ele poderia ser, senão morreria no interior paulista, dizemos dele um ídolo, odone vendeu nosso diamante para um corrupto safado como ele, que o tornou ídolo em outro lugar. Vítor não se consagrou no olímpico, mas nós sabíamos que ele era o 4o da trilogia.

      Pois bem, nós gremistas, não sou eu quem digo, é a ARENA, ela consagrou Marcelo. ELA, COM 60 MIL GREMISTAS, consagrou seu primeiro ídolo, alias, seu único grande herói até então.

      Novamente um goleiro. Já haviamos percebido que no brasileiro ele era diferenciado, um bom goleiro, iluminado. Ele foi criado aqui, no clube dos goleiros, ele ouviu as historias de Lara, de Mazaropi, ele foi treinado por Mazaropi, ele viu Danrlei, ele OUVIU Danrlei, ele TREINOU com Danrlei, ele aprendeu com Vitor, com goleiros experientes que não se afirmaram mas que eram bons, como Saha, e viu diversos goleiros se perderem por não terem o gremismo na veia, tudo isso ele viu desde menino.

      Marcelo é do Grêmio, Marcelo conhece o Grêmio. Marcelo viu o Cássio se perder na carreira indo para a Europa em troca de dinheiro, quase jogou tudo fora e Tite o salvou. Senão seria um eterno reserva em Sao Paulo.

      Ele sabe tudo que precisa para ser o 4o grande goleiro da história, ele não precisa ser completo, não precisa ser perfeito, ele só precisa ser MÁGICO, ele precisa ser LÍDER, ele precisa AMAR SUA TORCIDA, e ser GREMISTA.



      TIREM AQUELA TARTARUGA CENTENÁRIA DO GOL, NÃO TEM SANGUE, NÃO TEM PAIXÃO, NÃO TEM GREMISMO, É UM SENHOR MERCENÁRIO, DESALMADO, UM GOLEIRO QUADRADO DE BOTÃO QUE COLOCARAM EMBAIXO DOS PAUS DA ARENA. NO GRÊMIO PRECISA MAIS. NÃO ACEITAMOS UM PARÁZINHO NO LUGAR DE LARA, MAZAROPI, DANRLEI. NAO QUANDO TEMOS UM VERDADEIRO GOLEIRO FORMADO NA NOSSA BASE DE GOLEIROS!!

      VAZA DIDA! VOLTA PRA PORTUGUESA!! TU É O PARÁZINHO DA GOLEIRA!! E ALI NÃO É A LATERAL, ALI NÃO DÁ PRA SER QUEBRA GALHO, TEM QUE SER FANTÁSTICO!!!

      #didanaomerepresenta

      Excluir
    2. Olha, Lemos, isso caiu por terra, também, em fevereiro. Porque EM FEVEREIRO podia trocar, que dava nada. Digo mais: se tivessem deixado a renovação do Luxemburgo na mão do Jonas Schwarz, por exemplo, mesmo que pressionado pela "opinião pública", o Jonas não tinha renovado nas bases em que foi feita a renovação.
      Quando a gente "é obrigado" a fazer uma coisa que a convicção e o conhecimento da gente dizem que está errado, o bom senso diz que isso vai mudar logo ali na frente. Porque o que está errado vai aparecer e a convicção da gente, que está certa, vai saltar aos olhos de todo mundo. É uma questão de tempo. Aí a gente faz, "obrigado", para empurrar com a barriga, mas deixa a possibilidade de desfazer ali adiante.
      Além disso, quando o T-800 disse que renovava pelo mesmo salário e sem multa e, por trás dos microfones, pediu aumento significativo e multa, ali o Koff deixou de "estar obrigado". Se eu estivesse na situação, eu teria aproveitado, ido para os microfones mostrar que estava mentindo e mandado embora. E não adiantava nem voltar atrás e dizer que renovava sem aumento e sem multa. Eu JÁ TINHA O QUE EU PRECISAVA para escapar da pressão da opinião pública.

      -x-x-x-x-

      "Ademais, das ações de qualquer homem e mormente das ações de um príncipe (nenhum tribunal sendo competente para julgá-lo) consideramos apenas os seus resultados. Em sendo assim, o príncipe deve fazer por onde alcançar e sustentar o seu poder: os meios serão sempre julgados honrosos e por todos elogiados, e isto porque apenas às suas aparências e às suas consequências ATER-SE-Á O VULGO, ESTE VULGO CUJA PRESENÇA É PREDOMINANTE NO MUNDO". Nicoló di Bernardo.

      -x-x-x-x-

      Só falta agora dizerem por aí que me ensinaram a ler E ENTENDER Maquiavel, também...

      Excluir
    3. Lemos, só pra dar força ao teu comentário, o Marcelo foi campeão gaúcho em pleno Beira-Rio com 19 anos.

      O ex-guri tinha estrela, porém em 2009 alguns botaram a culpa da queda na LA contra o Cruzeiro nele, que jogou a primeira partida da semi-final (mas esquecem os gols perdidos pelo Alex Mineiro)

      E outra, ele evoluiu, e acredito que muito por causa do tempo treinando junto ao Victor.

      2013 era pra ser o ano dele.

      Excluir
    4. E tem outra, ainda, nessa mão, Gláucio, que, sinceramente, eu só vi EU MESMO fazendo referência, da saída do Víctor para cá: mandaram embora, junto, o Cersósimo (é assim?), que era o preparador de goleiros.
      Por "coincidência", foi quando o Marcelo deixou de defender pênaltis com a frequência com que pegava (e o Víctor, por "coincidência", também, continuou pegando no Atlético MG...).

      -x-x-x-x-

      Aliás, o que o Mazaropi anda fazendo, ainda, como Secretário De Qualquer Coisa em Sapucaia? Não era para voltar com o Koff?..

      Excluir
    5. A questão, Guto, esses grupos que se digladiam pelo poder no Grêmio não passam de grupos de assaltantes. Querem mandar para se dar bem.
      Principalmente em termos financeiros.

      Excluir
    6. Acho que o Cersósimo saiu um pouco antes do Victor e não junto. Questão de semanas.

      -x-x-x

      Uma coisa que me impressiona nos números do Grohe é o aproveitamento dele em Grenais. São cerca de 15, se não me engano, e 1 ou 2 derrotas somente.

      Excluir
    7. Saiu depois...
      A contratação dele foi um pedido do próprio Victor - a menos que eu esteja muito enganado...

      Excluir
    8. Tens razão, Guilherme... Ele saiu em abril...

      Excluir
    9. "Victor deseja sorte ao amigo Francisco Cersósimo

      16/4/2012

      Os dirigentes do Grêmio confirmaram neste domingo que o preparador de goleiros Francisco Cersósimo está se transferindo para o Atlético-MG. Há sete anos no estádio Olímpico, Chiquinho, como é chamado no futebol, trabalha com Victor desde a chegada do camisa 1 a Porto Alegre, em 2008.

      Ao longo do desenvolvimento do trabalho, ambos passaram a conviver com o ambiente da Seleção Brasileira. Victor, eleito o melhor da posição do Brasileirão de 2008, foi convocado pela primeira vez em 2009, ano em que seria escolhido novamente o goleiro mais eficiente da principal competição nacional. Chiquinho passou a integrar a comissão técnica verde e amarela quando Mano Menezes assumiu o comando, em julho de 2010.

      VICTOR:
      Victor fez questão de deixar uma mensagem de boa sorte ao amigo, que a partir de agora vive nova experiência profissional.

      - Construímos uma relação muito legal nesses anos de convívio diário. Muito mais que preparador, o Chiquinho virou meu amigo. E o bom de fazer amizades que elas permanecem para sempre, mesmo depois que a carreira acaba. Ele é uma pessoa fantástica. Dentro de campo, devo muito a ele. Evolui bastante desde que cheguei ao Grêmio e boa parte desse desenvolvimento passa pelo trabalho dele. Desejo que ele seja feliz e que construa o mesmo sucesso que teve aqui no Olímpico."

      Disponível em: http://www.victor1.com.br/artigo.asp?id=272

      Excluir
    10. Alfredo, vou ver se depois crio um tópico sobre essa zona que é a política do Grêmio.

      Excluir
    11. Antes ou depois do jogo?
      rsrsrsrrsrsrsrsrs

      Excluir
    12. kkkkkkk
      Então, to na aula de Jogos Empresarias e então não vou conseguir me concentrar pra fazer a postagem, provavelmente vai ser durante ou depois do jogo, se o álcool me deixar...kkkkk.

      Excluir
    13. São inúmeras questões que clamam o Marcelo no gol do Grêmio, essa do Grenal é fortíssima, a do Gauchão com 19 anos, o Brasileiro ano passado, a defesa contra a LDU, a formação que passa por Mazaropi, Cersósimo, Danrlei, Vitor, Saha, Cassio (do corinthians para mim um otimo goleiro).

      São experiências que deixam um goleiro pronto para se tornar UM GRANDE goleiro.

      Ah mas ele queima roupa!! Eu mesmo já disse isso. Danrlei também queimava!!

      Ah mas ele tem dias péssimos!! Verdade, Ceni também, Marcão também, Danrlei também tinha, todo grande goleiro tem maus dias. Só goleiros medianos vivem de constantes dias medianos. Grandes goleiros vivem de noites extraordinárias e eventualmente tem maus dias (mas tão eventuais que pouco são lembrados em sua história).

      Enfim, não dá!

      Estamos em uma barca furada com o tal do Dida, ele tem que ser Impeachmado, tem que pedir o chapéu, pedir demissão, sair fora, não consegue entender que não é querido? Que avacalha com o clube e a torcida?

      Sei lá, quando a gente entra em um local que não gostam da gente, o que devemos fazer é sair do local ou no máximo nos redimir a nossa medíocridade, o que não é o caso do protagonista Dida.

      É uma fétida tartaruga.

      Excluir
  4. Só teria um "reparo", Jonas.
    É em relação ao título do post.

    Não é burrice.

    É outra coisa [ou são outras coisas].
    Picaretagem, maracutaia, negociata, mau caratismo... é só escolher.

    A gente não pode ter essa falta de humildade de achar que os outros são burros, ou tão burros.
    Pelo contrário, eles são muito inteligentes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é SEMPRE bom lembrar! As coisas no Grêmio não podem ser SÓ BURRICE...

      Excluir
  5. O problema todo, segue sendo a tal da falta de planejamento. Até aceitaria o time jogando essa 'coisa' ai, se tivessem fazendo uma restruturação na parte de administração e equipe técnica. Talvez tentando trazer de volta caras como o Rodrigo Caetano, o Chiquinho, o Paulo Paixão ou o Flávio de Oliveira, que foram caras que a gente sabe que vai dar conta do recado. Dai ano que vem, com uma estrutura toda montada, ia ser mais tranquilo de montar um elenco dentro dos padrões atuais. O que me enoja, é que isso ja era para ter sido feito desde 2008, e ano após ano, frequento blogs e sites, e o pedido da torcida é sempre o mesmo. Só que ano após ano, direção após direção, estão metendo os pés pelas mãos, querendo montar time com dinheiro que não tem, querendo colher antes de plantar, e por isso que a tendência é ficarmos mais 13, e mais 13 anos sem nada, até que alguém faça algo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pablo, você acha que alguém esta pensando em algo duradouro para o Grêmio? Só nós meu amigo, porque esse ano ainda tem eleição pro CD e os caras estão mais preocupados com conchavos políticos.

      Excluir
    2. Seguindo o assunto, nosso time quando caiu para a série B em 2004, começou um processo de reestruturação. Subiu no fim de 2005 e seguia o caminho só que em 2006 e 2007, o time superou acabou superando as expectativas, e ai, bom, acho que esse foi o nosso grande azar. Por que?
      Ali, a direção da época, que foi a mesma quem começou a estruturação la no fim de 2004, achou que investindo um pouco mais que o limite, digamos assim, o time teria condição de ser campeão Brasileiro, Campeão de tudo, antes que o previsto. E ano a ano, assim segue nosso drama.

      Um outro fato agravante, que confesso, achei que com o Koff iria mudar, seria que ele não ia botar a carroça na frente dos bois, mais o que se viu, foi ele fazendo loucuras para fazer um time capaz de ser campeão da Libertadores. Barcos, Vargas, Welliton, André Santos, Cris, Dida, etc... Quase um time inteiro de jogadores "consagrados". Investimento alto, e o retorno dentro de campo foi o mesmo que se tivessemos jogado só com um time de apostas. Ou alguém acha que com Marcelo Grohe; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Fernando, Souza, Zé Roberto e Elano; Kléber e M. Moreno não teriamos condição de chegar aonde chegamos? Não ia ter banco? Bussato, Folmann, Saimon, Vilson, Tony, Fabio Aurélio, Ramiro, Mateus Biteco, Guilherme Biteco, Derreti, Leandro, Lucas Coelho, Mamute, Misael... Bota umas 2 ou 3 contratações pontuais ai nesse time, nem precisa de investimento muito alto. Garanto que nas oitavas ia chegar igual. Dai esse ano ficamo fora da zona da libertadores, ano que vem o Koff começa a sua estruturação e fim do ano a oposição ganha, com o time na libertadores, e começa a gastação louca novamente...

      Excluir
    3. Pois é Pablo, mas o que faltava ao Grêmio no início do ano: uma zagueiro xerife, um lateral direito, um meia armador e um atacante de velocidade. Pois bem, empilharam tranqueira no time e ninguém resolveu nada. Isso eu não esqueço e não perdoarei o Koff por isso.

      Excluir