Ainda "terminando" a recuperação de uma pequena infecção estomacal, tive tempo para olhar, pelo VT, Grêmio e Coritiba e Bahia e Grêmio - seguramente duas das piores exibições que o Grêmio fez nos últimos tempos.
A diferença, ao contrário do que o fanfarrão quis dar a entender, foi que contra o Coritiba a bola do Alex Telles pegou na trave e contra o Bahia, as duas bolas que foram na trave (em favor do Grêmio) uma virou gol pela ação kamikase do Riveros e a outra, mascada, beijou a trave e foi morrer nas redes.
Nos dois jogos, antes de o Grêmio esboçar qualquer ação, foram os adversários que tiveram oportunidade de abrir o marcador -s endo que o Coxa fez o gol e o Bahia, em falha deplorável do Werley e, em cruzamento que, pela milionésima vez, o Dida ficou estático debaixo da trave.
A percepção mais clara, ao menos para mim, é que alguém aqui no blogue cunhou a expressão definitiva - ao menos para mim. O resultado contra o Bahia foi um verdadeiro aborto. Diria até que o Grêmio fez algo sobrenatural - porque teve apenas uma chance efetiva de gol e fez três gols.
Ainda que a vitória tenha sido motivo de festa e de alegria, o pós jogo revelou que o fanfarrão faz questão de, a cada momento, reiterar sua condição de fanfarrão.
Ao negar a importância do esquema tático e da sua repetição - tanto do time (jogadores), quanto do processo de implementação de sua dinâmica - o fanfarrão mostra porque ficou dois anos sem convites para treinar clubes...
Já escrevi em comentário ao post do Guto e vou copiar e colar aqui:
Se alguém puder olhar VT de algum jogo - de qualquer jogo recente do Grêmio (com WL ou com o Fanfarrão) - há coisas básicas que não são realizadas por falta de "conjunto" e por falta de orientação:
- Cada cobrança de lateral é um parto - ninguém aparece para receber a bola, ninguém se movimenta;
- Não existe nenhuma aproximação entre os jogadores - quem está com a bola não recebe o socorro de ninguém para passar a bola. Lapidar nesse sentido foi a pixotada do Bressan contra o Coxa, quando o Cabelinho se escondeu atrás do jogador do time paranaense.
- As faltas "laterais" nas proximidades da área são jogadas letais - menos para o Grêmio. Porque o Elano "alça" a bola na área, funcionando muito mais como um recuo. Falta dar mais peso na bola...
- As cobranças de escanteios com Elano ou Zé são sempre no primeiro pau - quando zagueiros e o Barcos ficam no meio da área.
Esse problemas advém exatamente da indefinição do esquema, da falta de treinamentos sistemáticos, de jogos continuados, onde tais falhas deveriam ser corrigidas.
Já escrevi e vou repetir: um time pequeno como o Grêmio atual precisa jogar no 3-5/6-2/1 tanto em casa, quanto fora. Porque falta qualidade técnica aos jogadores e falta capacidade do fanfarrão em ajustar e treinar as peças no único sistema que serve para o Grêmio.
O 3-5-2 contra o Cruzeiro pode ser importante na tentativa de conter o Cruzeiro - que tem um bom conjunto e um treinador que, ao contrário do fanfarrão, mantém um esquema de jogo e talvez por isso a gente observe algumas coisas que são totalmente ausentes no Grêmio...
E o "time"?
Como ainda é mistério a lesão do Marcelo Grohe, o time deve continuar com o decrépito e decadente Dida no gol.
Se a opção for por três zagueiros, vamos continuar com o tresloucado e limitado Werley compondo a zaga com Rodolfo e Bressan.
Para gáudio de alguns e desespero da maioria, voltará a estultice do Pará como ala - algo que ele não consegue ser. Na esquerda, Alex Telles - lembrando que o Cruzeiro costuma jogar com atletas pelos flancos - Ricardo Goulart gosta de vir da direita para o meio.
O enigma será o meio - onde o time pode ter Adriano - Ramiro e Maxi. Sei que o cara de peixe morto do Elano é a preferência do fanfarrão, mas está na hora de dar ao Uruguaio a mesma sequência de jogos que o Elano vem tendo (mais de 60 - entre 2012 e 2013, sem ter tido desempenho satisfatório em nenhum).
O ataque, com a volta do Kléber, ganha em mobilidade (e bundadas). A incógnita fica por conta do desempenho do William José que fala espanhol.
Por falar nele, a transação com o Grêmio é considerada um dos grandes micos do ano no futebol brasileiro.
Eu adotaria o esquema 3-5-2, mas mudaria algumas peças:
ResponderExcluirDida
Werley - Rhodolfo - Bressan
Pará - Matheus Biteco - Ramiro - Alex Telles
Maxi Rodriguez
Kléber e Barcos
Rafael...
ExcluirFantástica mesmo é a forma como o povo manipula a informação.
Passando os olhos nas notícias, me deparo com a informação de que o Inter terá 9 desfalques para o jogo contra o Botafogo...
Mas daí o cara vai ver, são reservas - sendo que o único titular é Gabriel...
Bah Alfredo, mas estes jornaleiros de quinta eu já desisti faz tempo, tento ao máximo filtrar as coisas antes de concordar com algo que cospem no papel.
ExcluirEu continuo defendendo: o esquema é 3-5-2, tirando o que não presta. Nesse momento, o que pode ser mudado para isso é entrar com o Moisés no lugar do desgraçado do Pará e com o Máxi no lugar do cara de bêbado depressivo Elano.
ResponderExcluirSei. Poderia se colocar o Gabriel no lugar do Uérli Close, mas eu já me convenci: o Gabriel NÃO VAI JOGAR no Grêmio. E já desisti do Grohe ficar e recuperar posição. O Koff esqueceu o que é ter um símbolo no gol, como Mazaropi em 1983 e Danrlei em 1995. E não, não estou comparando tecnicamente. Mas, se podemos ter um goleiro como ídolo, ele não será esse C3PO que trouxeram para desesperar o povo.
que que é C3PO ? kkkkk
ExcluirO andróide do Guerra nas Estrelas. Vê e diz se não é igual...
ExcluirNão concordo, Guto.
ExcluirO C3PO ao menos era simpático...
Eu iria num 4-4-2 para enfrentar o Cruzeiro:
ResponderExcluirDida
Pará - Rhodolfo - Bressan - Telles
Riveros - M. Biteco - Maxi Rodrigues - Elano
Kleber e Barcos
*No segundo tempo sairia o Elano e entraria o G. Biteco pra fazer a correria pra cima deles.
Esqueci que o Riveros tá fora.
ExcluirIria então com Souza (se tivesse condições) ou Ramiro.
Riveros não joga.
ExcluirEle deve ir num 3-5-2:
Dida, Rhodolpo, Werley, Bressan
Para, Alex telles.
Adriano, Ramiro e Elano, na frente Barcos e Kleber.
Eu acho que essa será a escalação DELE.
O Grêmio ganhar do BAhia jamais será um aborto da natureza, nem mesmo se escalar o time juvenil. O Bahia continua como candidato ao rebaixamento e irá tomar várias goleadas ao longo do campeonato.
ExcluirO Grêmio está cada vez pior, mas ainda há piores por aí, e são vários.
De todos os volantes, o único que não poderia ficar de fora é o Matheus Biteco. Mas como TODO treinador adora contrariar a lógica...
ExcluirAlberto, naquele jogo o Grêmio conseguiu a façanha de ter UMA oportunidade de gol e fazer três gols.
ExcluirO Bahia teve três oportunidades claras e não fez nenhum.
Alfredo, concordo com tudo o que disseste.
ResponderExcluirMas me diga, qual a necessidade de um post desses antes de um jogo que pode ser um divisor de águas para o time no campeonato ?
Também quero mudanças, mas ficarmos aqui repetindo, semana após semana, não vai resolver. Ir no estádio vaiar jogador que já está sem confiança também não.
Eu já desisti de gastar grana e tempo com o Grêmio esse ano, por enquanto vou voltar a apenas ver os jogos que a RB$/Band RS transmitir, os demais só no rádio
E assim, parece que será melhor, porque não vi o jogo contra o Bahia e o time venceu, parece que a semana começou melhor pra mim, por mais absurdo que isso pareça. Infelizmente futebol afeta demais o humor da gente.
Mas tem uma coisa em que eu acredito (e não confundam com apoio incondicional) que é no pensamento positivo. Sei que é difícil, mas porque não tentar acreditar que essa vitória contra o bahia trará tranquilidade e confiança para os jogadores, pois sabemos que pelo menos metade do time seria titular na maioria dos times da série A.
Deixemos as críticas pra depois dos jogos. Aqui já foi dito e repetido tudo o que está errado e que tem que ser mudado.
Glaucio, não sei se você tem filhos...
ExcluirVocê insiste, bate na mesma tecla porque uma hora dessas a "criança" vai entender o recado...
É isso que nos move, dia após dia, a martelar na mesma tecla dos problemas do Gremio - tudo na esperança de que a "criança" deixe de ser birrenta e passe a fazer as coisas óbvias...
rsrsrsrrs
E sabe o que é mais interessante disso? É que, como diz o Gláucio, "aqui já foi dito e repetido o que está errado e que tem que ser mudado" e eles continuam fazendo o que está errado e não mudam!
ExcluirÉ a coisa mais simples do mundo me fazer calar a boca! Tira o Dida e põe o Marcelo, que sob essa óptica de que o Marcelo é um goleiro comum, não vai mudar coisa alguma, já que o Dida TAMBÉM É, tira o Uérli Close e coloca o Gabriel e tira o Elano e coloca o Máxi. E olha que estou dando de barbada e deixando o Parazinho, porque se eu peço que tirem ainda o Parazinho os "estatísticos" vão alegar que eu quero que mude "meio time", como se "mudar meio time", precisando, fosse ilógico. Ilógico é precisar mudar e não mudar!
A crítica não deve ser feita a quem continua criticando o que está errado. A crítica deve ser feita a quem continua FAZENDO o errado...
Meu time pra hoje
ResponderExcluirDida (porque não adianta acreditar o Marcelo vai jogar mesmo...)
Gabriel, Rodolfo, Bressan
Ramiro, Souza, M. Biteco, Alex Telles
Maxi
Kléber, Barcos (se até os 10 do 2º tempo estiver igual, bota o Lucas, pra mim é o ultimato pro castelhano)
Na verdade, na verdade eu gostaria de ver os três mais avançados sendo Maxi, Biteco e Lucas, mas daí fica sem ninguém no banco.
Sei que grande parte do Blog é contra a presença do Dida.
ResponderExcluirTodavia ser contra o Dida não significa reconhecer que Marcelo Ghore seja um grande goleiro, na minha opinião é bem comum, mediano. Para o ano que vem o que precisaremos é de um novo goleiro. Dos que estão no olímpico o melhor o Follman, Busato e Matheus são fracos.
Conversei com amigos colorados e perguntei sobre o Dida, a resposta coincide com o que vejo e penso, acharam que afundaria o grêmio, mas tem sido o jogador mais estável do grupo, toma poucos gols, transmite segurança e tem poucas falhas. Tentei entender pq alguns gremistas e principalmente quase todos aqui do blog querem a saída do cara, assim indaguei sobre pq eles acham dessa aversão, a resposta: ele não faz marketing pessoal, além disso, em tom de flauta, disseram...deixa quieto.
Pode até falhar hoje, mas deverá manter a sua média de tomar poucos gols e boa colocação.
O principal problema do Dida é não ter sangue nas veias. O jogo pode estar uma fumaceira e, quando a câmera foca no cara, lá está ele com sua cara de monge tibetano em transe.
ExcluirGanharmos de 3x0 do Fluminense ou perdermos em casa para o Huachipato dá na mesma para ele. Sai de campo com a mesma cara de pedra. Não vibra, não empolga, não demonstra vontade de vencer. Parece apenas querer que o tempo passe e a chatice de ter que entrar em campo em troca de dinheiro se acabe.
Jogador assim nunca agradou a torcida do Grêmio.
Pra quem já teve Murilo como reserva, Busato, Matheus e Follmann servem....
ExcluirE pra mim, o Marcelo serve
Goleiro se faz em casa, salvo raras exceções como Victor no Galo e Cássio no Corinthians.....
(que coincidência, ambos saíram daqui em gestões do Odone....)
Alberto, o mais interessante é observar que os colorados gostam mais do Dida no gol do que os gremistas... Mas também para quem tem Muriel...
Excluir- Não vejo ele como o jogador mais estável - talvez a impressão que ele passe de estabilidade seja por conta da senilidade dele e a dificuldade em reagir aos imprevistos;
- Toma poucos gols - Marcelo em 2012 tomou, proporcionalmente, menos gols do que ele...
- Tem muitas falhas, mormente na saída de gol (basta observar alguns gols bisonhos que vem aceitando). No jogo do último sábado, teve dois lances onde faltou a ele a decisão de definir "a bola é minha";
- Tem uma das piores reposições de bola (sem contar que SEMPRE estoura o tempo de 6 segundos).
A razão pela qual há um nojo em relação a figura dele é, PRINCIPALMENTE, a forma como ele virou titular: no carteiraço - como se fosse cláusula pétrea do contrato dele.
Para mim o Dida jamais transmitiu confiança.
ExcluirTampouco o vejo como bem colocado.
Mas, opinião é opinião e cada qual vê o jogo como quer.
Treinador de futebol já é, de "per si", um sujeito engraçado.
ResponderExcluirFaz coisas que fogem à lógica - muitas vezes opções exóticas creio eu muito mais para justificar os abastados salários. Tiririca diria que são abestados abastados...
Imagina então o que esperar de um fanfarrão...
Eis que Renato pede "carinho e compreensão do torcedor", quando ele próprio trata os anseios do torcedor com desprezo, com desdém e ironia. Como se ele, pouco mais do que semi-alfabetizado, tivesse o direito de ditar comportamentos e normas.
Ele quer o carinho do torcedor mas insiste em impor ao torcedor o suplício de ver no time excrecências futebolísticas como Dida, Pará, Werley, Adriano e Elano.
Se a vida é um processo de permanente reciprocidade, porque só um lado deve ser condescendente?
Isso é outra p...taria que virou moda no Grêmio, de uns tempos para cá: a "convocação" do torcedor.
ExcluirTorcedor do Grêmio NUNCA PRECISOU SER CONVOCADO! Entre 1970 e 1980 apanhamos como boi na canga e as melhores médias de público no Rio Grande do Sul sempre foram do Grêmio. Fomos rebaixados DUAS VEZES e, NAS DUAS, a torcida foi junto com o time e empurrou. O Grêmio não ganha coisa alguma faz QUINZE ANOS e o Quadro Social não para de aumentar. Ganha XONGAS faz QUINZE ANOS e a torcida não sofre um arranhão na supremacia em qualquer pesquisa que se faça.
Tem que parar com essa frescura de "convocar o torcedor" e passar a levar em consideração que O TORCEDOR ESTÁ CONVOCANDO O TIME, e FAZ TEMPO!, sem resultados, porque "o time não responde á convocação do torcedor".
Inverteram a lógica do negócio e agora, toda hora, os caras vêm com essa m...rda, aí. Como se o torcedor precisasse ser "convocado".