20 agosto 2013

Eleições no CD - um breve apanhado

Atualizado - para colocar os números das chapas após sorteio

Não sei exatamente o que colocar sobre as eleições para o CD, resolvi tentar fazer um resumo sobre as 7 chapas, tentando situar cada uma dentro do atual panorama político e baseado no que eu captei de informações online. Se alguém souber melhor, por favor corrija:

Chapa 1 - Grêmio do Prata
 Grupo pequeno mas ascendente. Formou a Terceira Via com os Sócios Livres na eleição de 2010 e no ano passado, apoiou Koff inicialmente, depois rompeu e lançou Eldir Antonini para presidente.

Chapa 2 - Faixa no peito, Grêmio Unido e Vencedor - Movimento Grêmio Unido, Grêmio Vencedor, Movimento Grêmio Acima de Tudo
 Grêmio Unido é do Romildo Bolzan Jr, Grêmio Vencedor do Cacalo e Renato Moreira, o MGAT tem o ex-presidente Hélio Dourado como figura de frente. Estão usando o Danrlei como cabo eleitoral. Difícil definir a orientação destes. Apesar se fazerem parte da atual gestão eles tem discordado na maioria das decisões.

Chapa 4 - Movimento Nação Tricolor
 Grupo menor surgido recentemente em Canoas, como uma dissidência do grupo de Paulo Odone. Aparentemente oposição.

Chapa 4 - Juntos pelo Sócio - Gremio Sempre, Sócios Livres, Grêmio Multicampeão
 O Grêmio Sempre é o grupo de Adalberto Preis e Irany Santana Junior entre outros, os Socios Livres é um grupo pequeno mas crescente que formou com o Grêmio do Prata a chamada "Terceira Via", que não passou na cláusula de barreira nas últimas eleições do CD (teria passado com 20% como é agora). O último nunca ouvi falar. Uma das chapas de situação.

Chapa 7 - Grêmio Maior - Grêmio Sem Fronteiras, Grêmio Novo, Grêmio Menino Deus
 Principal grupo de oposição, basicamente os movimentos que apoiaram Odone nas últimas eleições para presidente, tem como integrantes chave Alexandre Grendene, Ricardo Vontobel e Eduardo Antonini (os dois primeiros concorrem às reeleição)

Chapa 6 - Somos Grêmio - Grêmio Democrático
 Grupo pequeno, elegeu conselheiros na Chapa de Paulo Odone em 2010, mas votou a favor de Koff na última segundo ouvi falar.

Chapa 7 - Grêmio de Todos em alguns lugares também denominado #vemproGrêmio - Movimento Grêmio Independente, Grêmio da Torcida, Grêmio Imortal
 O MGI é hoje o maior movimento político gremista, apoiou Odone em 2010 e lançou Homero Belini como candidato próprio na última eleição. Tem o ex-presidente Guerreiro como um dos fundadores. O Grêmio da Torcida é o braço político da Geral do Grêmio, e inscreveu na chapa entre outros  o Alemão da Geral e o Gaúcho da Geral. São oposição

Importante notar que com a cláusula de barreira de 20% no máximo teremos 4 chapas elegendo conselheiros e havendo uma grande possibilidade de apenas uma passar novamente, o que seria terrível.

33 comentários:

  1. Ou seja: um bando de abutres lutando por um naco de carniça.

    ResponderExcluir
  2. A título de curiosidade, quem dos que postam aqui vai poder votar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu posso mas me recusarei. Não vou perder meu tempo elegendo essa camaçada de gente com menos estudo que eu. Prefiro votar no tiririca para deputado federal.

      Excluir
    2. Eu ainda não tenho tempo de associado.

      Excluir
    3. Poder eu posso, vamos ver se vai funcionar o voto à distância.

      Excluir
    4. Marcos,
      votei à distância para presidente e, a princípio, deu tudo certo.

      Excluir
  3. Não voto em ninguém, 70% não meu grau de escolaridade, tenho currículo, ficha corrida e capacidade intelectual, amor ao clube e o que mais precisar para ser conselheiro do que grande maioria desses nomes.

    Me desculpem, pode parecer arrogante, mas é a forma que penso, foi sentando a bunda estudando e buscando qualificação em pos-graduações qualificadas em minha área do conhecimento, me tornando um profissional com um ótimo currículo, mesmo sendo um cara novo (29 anos), que posso falar isso.

    Não sou chupim de clube, tenho tempo para conselho, procurei os grupos para meu espaço, nunca obtive nenhum retorno, só o Gremio Novo me abriu portas por um tempo.

    São barões que apadrinham seus familiares. E assim caminha a política do Grêmio, não por pessoas qualificadas mas sim por cupinchas, por amigos, por abraços e portas fechadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ñ falo de vontobels, grendenes, de cacalos, ex-dirigentes, bons advogados, jornalistas, enfins, pessoas que tem grande historia profissional, historia no clube, torcedores simbolo, enfim.

      Agora, eu abri as chapas, eu vi varios JUNIORS, fora o Zé Assador de Churrasco, o Chico Servidor de Chopp, o Zeca da Excursão, o Giba da Pelada..

      Essas chapas coletivas desconceituadas não separam joio de trigo. Aí não dá, não tem cabimento.

      Só Krebs tem a família toda ali, deve ter umas crianças de 15 anos se bobear.

      Excluir
    2. Concordo em parte Lemos.

      Mas há, nas chapas (em todas elas, creio), gremistas independentes, sendo que, pouco a pouco, vem ocorrendo uma oxigenação do Conselho. Já vejo uma relativa melhora de 2009 pra cá. É claro que falta muito, mas não dá pra ignorar um grande número de bons conselheiros, que são "apenas" torcedores.

      Excluir
    3. Olha, se o critério fosse ser torcedor, tudo bem Guilherme, mas eu e tu, todos aqui, sabemos que a coisa não é assim.

      Não é ser torcedor e estar na chapa.

      É ser torcedor e o cara do churrasco da turma da Chapa 1. Ser torcedor e o cara que gela a cerveja. Ser torcedor e o cara que organiza a pelada. Ser torcedor e o amigo do amigo da vó do Badanha. Ser torcedor e...

      Entendeu? Pode até se mostrar um bom conselheiro, mas o motivo para estar lá não é SER TORCEDOR, é ser TORCEDOR E + um motivo.

      Enfim, a política não é as claras. Não pode qualquer cidadão com 5 anos de sócio, pleitear sua candidatura e por seus próprios meios fazer sua campanha em meio a sócios do interior e região metropolitana para ser eleito no conselho. Não pode. Independente do que ele tenha feito em sua vida profissional.

      POR ISSO, que não vou votar. Porque estou há 4 anos tentando adentrar uma chapa e aproximar de movimentos políticos que não abrem espaço, exatamente para colocar o Churrasqueiro e o Gelador de cerveja como Conselheiro. Sem falar o filho do, a neta do, a prima do, a tia do, o,a,e,o...

      É uma política ridícula, suja, hipócrita que só faz o Grêmio ser medíocre e ficar 12 anos sem títulos, jogadores serem vendidos sem remuneração, negócios estranhos como Arena, fim do Olímpico e uma série de sem vergonhices onde o sócio é só um otário.

      E seguirá sendo otário, porque eles se fecham entre amigos e inimigos, no fundo todos em um pacto de compadres, que no fim apertam as mãos, para que ninguém de fora entre.

      E era isso.

      Para gente só resta uma coisa Guilherme, pagar mensalidade e reclamar em blogs. Enquanto surgem diretores de futebol, gerentes de futebol, gerentes de arena, diretores juridicos, diretores de marketing, diretores disso, daquilo, etc.

      Aí tu vai ver, todos são advogados, alguns nem formação tem, outros são apenas "torcedores", mas no grêmio se tornam especializados em marketing, esportes, administração, etc.

      Não precisa qualificação nenhuma, formação nenhuma, nada. Basta o cara ser o melhor comprador de picanha e acendedor de churrasqueira do planeta. E se entender de vinhos, porra, esse é o cara.

      Excluir
    4. Bah, então estamos feitos, se entender de vinhos é um dos critérios Lemos, bota o "loco" do Alfredo lá e a merda ta feita...

      Mas concordo contigo, faz tempo venho dizendo aqui que necessitamos de uma profissionalização por inteiro da política Gremista. Tu quer ser conselheiro? Ok, expunha teus argumentos, me traz teu certificado de conclusão de curso superior, e vamos para a eleição. Agora, se continuarmos nessa dos "juniors, netos, conhecidos, conchavos" e o esquembau, continuaremos nesta pindaíba que estamos.

      Excluir
    5. Mas Rafael, o "louco" do Alfredo, o "louco" do Guto, "louco" do Guilherme, o "boca suja" do Lemos, o "pancada" do Martini, o "tocado" do Rafael, são tão gremistas e tão bem sucedidos em suas profissões quanto os outros, e digo mais, caras que acompanham esse time por muitos e muitos anos.

      Tchê, tem gente que representaria muito bem esse clube no conselho, ou tu acha que é SÓ com complacência e respeito que se faz um debate? Precisa de quem bata com o pau na mesa e diga uma série de coisas, tipo um Alfredo e um Guto. É assim a política, MESMO NO CONGRESSO NACIONAL (que é uma casa viciada).

      E a torcida do Grêmio é desse jeito, só olhar os blogs espalhados, ela debate, se xinga, se detona, enfim, ela se arranca em opiniões.

      O conselho não reflete a torcida, porque os caras se fecham em grupelhos e agora foi novamente.


      Essas figuras que eu falei, são exemplos "folclóricos", mas não são muito longe disso na prática. Os caras entram por serem amigos dos amigos. Não digo o cabeça das chapas, os que puxam voto, mas digo as rabeiras.


      O que o filho do cara fez para estar na chapa? Além de estar na mesa e comer junto na janta do grupo?

      E o amigo?


      Entende?

      O Grêmio tem uma política de "AGREMIAÇÃO", DE "CLUBE", porém fechada a só alguns ASSOCIADOS, como se alguns grupos fossem mais SÓCIOS que os outros.

      E se acham que eu estou mentindo, procurem as chapas e vão ver os sobrenomes que se repetem, é pai, tio, avô, sobrinha, nora, cachorro, gato, coelho, tudo com o mesmo sobrenome. Alguns até em chapa diferente para não dar na cara.

      É ridículo!!

      Excluir
    6. Lemos, quando estiveres aqui por Brasília, vou levá-lo a um dos maiores circos, um dos locais mais nonsense que existe, um mundo irreal: o Senado Federal. É todo mundo se tratando com mesura, como se estivessem na França antes da queda da Bastilha.
      Para mim, os dois circos mais abjetos que existem no Brasil são os plenários do Senado e do STF. Eu fui a uma sessão do Supremo e tive que me controlar para não ter acesso de riso...

      Excluir
    7. Olha só Lemos. Mas nos últimos tempos houve uma mudança, lenta, é verdade, mas houve. Está havendo uma abertura, e isto podemos ver pelo número de movimentos dentro do Grêmio (salvo engano são 14 oficiais). Qualquer sócio com mais de 5 anos pode participar do "jogo político".

      E dentro destes próprios movimentos há sim pessoas que são, de certa forma independentes, que entraram talvez por indicação, mas não devem favores a ninguém.

      Tenho um amigo meu, muito próximo, que está numa das chapas. Entrou por indicação de um "cacique" (não vou citar qual chapa nem quem é porque não é este o objetivo). Hoje conversei com ele, para saber se ele, caso eleito, teria que votar com "a bancada" (ou seja, por "ordem" dos caciques...). Ele me disse que foi convidado, aceitou, mas em momento algum houve solicitação ou promessas do tipo. E conhecendo ele, tenho certeza que não se sujeitaria (tão pouco se sujeitará no futuro).

      Para mim isso mostra duas coisas, uma positiva e outra negativa. A positiva é que há renovação, mesmo que por indicação, entram nomes capacitados e sem rabo preso. A negativa é que muitas pessoas entram nas chapas por entrar, sem saber qual é o projeto ou se as pessoas que lá estão tem idéias parecidas.

      -x-x-x

      Resumindo a história toda e dando a minha opinião:
      - Eu vejo que nos últimos ano está havendo uma mudança. Antigamente sócio nem votar podia...
      - É preciso rever a cláusula de barreira. Acho que deve existir, mas se menor (10% ou 15%), como forma de dar mais pluralidade ao Conselho.
      - É preciso que os próprios movimentos assumam bandeiras, sejam transparentes e deem liberdade para qualquer sócio se manifestar.
      - É preciso também dar mais poderes ao Conselho. Qual o real papel de um Conselheiro hoje? Aprovar as contas e outras formalidades.. Até mesmo na questão do contrato com a OAS o Conselho pouco fez (até porque pouco podia, na minha opinião)...

      Excluir
    8. Eu conheço dois caras do Twitter e Orkut, muito atuantes e sempre com grandes idéias. Infelizmente foram convidados a tentar eleição por dois movimentos que não compactuo e aceitaram. Se eu tivesse tempo de associação não votaria em tais movimentos, pois sei que apesar de grandes gremistas, pra que eles entrem muitos outros podres entrariam antes.

      Excluir
    9. O Senado é uma piada Alfredo, nunca fui numa Sessão, mas deve ser "algo", o que recebi de cartão de assessor de 20 anos, de 30 anos, de 40 anos, 50 anos, de Senadores, caras que tu pensava: MAS TU TA DE SACANAGEM, NÉ?

      E o STF, não sei se pelo interesse jurídico Alfredo, eu gostei de acompanhar alguns votos, algumas sustentações, ver os livros dos ministros, porém dei muita risada dos assessores correndo para trazer papéis, água, as conversas, nego dormindo, enfim, tem o outro lado da moeda.

      O que eu achei a maior panaceia, que tu deve bem saber, é o Plenario do STJ, aquele sim, é um verdadeiro boteco arrumado. Enquanto uns 10 ministro tocam serio o negocio, os outros levam o negócio numa piada, tipo cafézinho, rindo, zoando, acho que até bolinho comiam.

      Excluir
    10. O que quis dizer é que o atual modelo priva o clube de grandes colaboradores em prol de uma minoria perpétua e inócua.

      Excluir
    11. Guilherme, vamos lá, eu entendo teu ponto de vista, mas tu percebe a contradição no que tu disse?
      Teu amigo só entrou na chapa por causa de um cacique, que foi convidado.

      E tu diz que qualquer sócio com 5 anos de clube pode entrar no jogo político.

      Cara, isso é mentira meu velho. Somente sócios com 5 anos de clube que sejam convidados por caciques.

      E mesmo que não digam, se eles forem contra os caciques em votações importantes e providenciais (como cláusula de barreira, eleição presidencial), não serão chamados para futuras eleições, PODE TER TODA CERTEZA.

      Essa nova eleição, com RENOVAÇÃO, tu pode ter TOTAL certeza que tem MUITA conexão com os votos que não foram mantidos em Odone ou Koff.

      É assim cara, nas coisas menores não cobram, nas coisas providenciais eles chamam.


      Mas vamos supor QUE NÃO CHAMEM, que seja tudo numa boa, só por respeito a pessoa e integridade do teu amigo, o que pode ocorrer.

      Mesmo assim, só adentra o conselho o sócio de 5 anos de titulo QUE FOR CONVIDADO PELO CACIQUE.

      Logo não acontece renovação direta, mas sim fictícia, Não é algo meritório é algo escolhido por um feudo.

      Excluir
    12. Lemos...
      Aquele povo do Plenário do STF é um bando de picaretas da pior espécie...
      Você já viu os ternos que os caras usam por baixo daquelas togas?
      Ali Hugo Boss é fichinha...
      É uma grande picaretagem.
      O Judiciário, e as cortes superiores, são os antros onde estão incrustrados, arraigados e consolidados os mais pérfidos modelos de corrupção e ineficiência.
      Defendo uma profunda oxigenação no Judiciário - inclusive com os ministros com mandato de sete anos, sem direito a recondução...

      Excluir
    13. Ok Lemos... Mas o que impede de se juntar 150 sócios gremistas e formar uma chapa? Atualmente acho que nada...

      Daí é buscar votos, algo que sinceramente, numa chapa bem montada, não é impossível. Pega uns 50 sócios do interior, com boa influência na região, e tu já larga com um grande número de votos... Em Lajeado e região (Estrela, Encantado, Bom Retiro...), por exemplo, são uns 2 mil sócios. Se conseguir 10% destes votos já é muito, porque o número de votantes é pequeno, principalmente pro Conselho. Faz o mesmo em Pelotas, Santa Maria, Caxias... Não é impossível de entrar sem se envolver com caciques.

      Ou seja, hoje o "jogo" tá aberto, basta organização, vontade, que é possível se entrar no Conselho. Até pouco tempo atrás isto era impossível, porque a eleição não chegava no sócio..

      Excluir
    14. Os dois estão certos. É verdade, como diz o Guilherme, que qualquer um pode formar uma chapa e concorrer. Mas é verdade, como diz o Lemos que isso é para inglês ver.
      Negócio de formar chapa com 180 nomes não é fritar bolinho. Tentem! Vamos começar uma, aqui no blog: quem pode concorrer? No meio do caminho, o sujeito desiste.
      Além disso, um grupo formado apenas para catar voto e se eleger não seria muito diferente disso aí que temos. A única diferença seria uma suposta independência, por não ter ligação com cacique algum. Mas como funcionaria um grupo em que os próprios integrantes não se conhecem direito e cada um defende uma forma de "fazer" o Clube?
      Não é tão fácil assim, não. E é justamente POR ISSO que é fácil para eles. Porque eles montam a nominata como querem e depois é meia dúzia que se reúne, tomando uísque 24 anos e fumando cubano, para resolver o que o grupo vai fazer. E a turba vai atrás, para não perder a "boquinha".

      Excluir
    15. Entendi teu raciocínio Guilherme, é difícil mas não impossível. Entendo.

      Infelizmente não tenho forças, nem saco, para formar um movimento político de 150 pessoas para uma revolução popular. Muito menos articulando gremistas por todo o interior.

      Sem condições.

      Mas tenho que concordar que é viável, existe uma possibilidade jurídica disso acontecer. Ninguém me impede de fazê-lo, somente eu mesmo que não saio de casa para o fazer, tu tens razão.


      Quanto ao supremo Alfredo, eu sou um pouco suspeito para falar, apesar de saber de todas as maracutaias, dos benefícios, do tratamento de deuses, do lobby, enfim, de todo o lado mal, eu sou admirador dos debates jurídicos no supremo. Admiro juristas cultos, sei que os votos sofrem influencia de assessores muito estudados, são verdadeiras dissertações, monografias elaboradas por esses assessores, então eu tenho esse prazer em assistir. Gosto, gosto do jogo político/jurídico que envolve a Suprema Corte, por mais nefasto que seja, inclusive essa mescla de política com direito foi algo que me fez procurar a UnB, por ser uma Universidade que não encara o Direito como algo neutro, mas sim onde os juristas devem ter uma postura clara, seja ela qual for.
      Gosto de ver isso na corte, e é claro, através da retórica, da argumentação das leis, da filosofia, da interpretação, etc.
      E se eu, tivesse um sonho na vida, e caísse de paraquedas um anjo podendo de muito longe me dizer, qual o sonho que eu mais de longe queria, sim, um tribunal superior. Acho demais, mesmo que se por ventura um dia a vida me levasse a um sucesso financeiro maior (coisa que não acho que leve Alfredo), e surgisse esse anjo em lista triplice, me oferecendo essa chance, eu optaria por um tribunal superior, ao contrario do que vi inúmeros advogados recusando em Brasília.
      Como não vai acontecer, não preciso me preocupar. haha

      Quanto aos ternos, ali é bala na agulha, os caras tão de sacanagem. Ricardo Almeida, feito pelo próprio, 20 mil reais. Tem outros, é o próprio alfaiate que faz, por isso que brilham daquele jeito.

      Eu acho bonito, se pudesse eu comprava, não desse valor, mas ternos bonitos, de alta costura. Compro bons ternos, sempre dou aula de terno, mas não esses, né? hehe. Cada um no seu quadrado.

      Excluir
    16. Nós temos o exemplo muito perto de nós: se fosse essa barbada toda, a Geral montava e elegia a chapa.
      Ao contrário, estão elegendo dois, enfiados nesses chapões chapinhas, aí...

      Excluir
    17. Acho que são mais de dois da Geral. Fora outros que já estão no Conselho.

      Mas é fato que um grupo sozinho dificilmente consegue fazer uma chapa com potencial. Atualmente é primordial alianças...

      Excluir
    18. E é aí que começam os problemas... Que interesses em comum podem ter um sujeito da Geral e um dono de camarote?
      Eu poderia responder que "o bem do Grêmio" ou "um time forte e campeão", mas me recuso a ser inocente a esse ponto.

      Excluir
    19. Guilherme,
      não tem como fazer alianças pontuais.
      Elas só servem para perpetuar a patifaria.
      É o caso das espúrias e nojentas alianças eleitorais que os partidos fazem e que todos nós sabemos no que resultam.
      É por isso que a podridão continua: ela precisa de alianças.
      Um sujo busca aliança com algum supostamente limpinho para continuar fazendo sujeira.
      Basta olhar o que são as eleições "partidárias".
      Aliança na forma como necessária no conselho do Grêmio é a união entre o ladrão e o fdp.
      Não passa disso.

      Excluir
    20. Guto...
      O problema é que o Grêmio é fonte de renda e de poder.

      Excluir
    21. http://gremistasempre.blogspot.com.br/2013/08/coluna-do-carlos-josias-diretor_20.html?spref=tw

      Excluir
    22. Muito bom o texto do Josias, principalmente pelo fato dele estar fora do "jogo". Parece ser, de fato, uma visão isenta, que é o que precisamos... parabéns pra ele.

      Excluir
  4. Eu acho que passarão 3 ou 4 chapas. Dificilmente 1 entrará sozinha, porque vejo "forças" bem distribuídas.

    Se fosse pra chutar, diria que passarão, respectivamente, chapa 2, 3, 7 e 1...

    ResponderExcluir
  5. Esta matéria que reproduzo abaixo vem bem a calhar o que estamos discutindo, e poderia nos servir de exemplo...

    x-x-x-x-x

    O Bahia faz história e expulsa os coronéis

    Dia 7 de setembro vai entrar para a história do futebol brasileiro.

    Os sócios do Bahia, cada vez mais porque a taxa de adesão baixou de 300 para 10 reais, vão eleger o próximo presidente do tricolor.

    Que poderá receber salário, rompendo uma hipocrisia secular no futebol brasileiro.

    Mas, atenção: para tanto será necessário que o eleito tenha a chamada ficha limpa.

    O Bahia, assim, se livra do coronelismo que o atrasa há várias décadas.

    A novidade foi aprovada no sábado passado.

    E numa assembleia com mais de 3 mil sócios, por 99% dos presentes, que aprovaram o novo, e revolucionário, estatuto do clube que foi o primeiro campeão da Taça Brasil, em 1959, e o único clube nordestino, de fato, campeão brasileiro, em 1988.


    http://blogdojuca.uol.com.br/2013/08/o-bahia-faz-historia-e-expulsa-os-coroneis/

    ResponderExcluir
  6. Faz dias que venho dizendo, desde o momento no qual surgiu a ideia de "refundar" o Grêmio que ficássemos de olho no que estava acontecendo na Bahia. E principalmente no Bahia.
    O descalabro foi tão grande que o antigo presidente sacou R$ 2 milhões na "boca do caixa" no dia em que foii destituído do cargo - deixando a conta zerada...

    ResponderExcluir