Quando enfim consegui começar a assistir, o primeiro lance, ali pelos 11 minutos, e o molengão sem reflexo não sai na bola, o atacante da raposa toca para o meio e Rodolfo salva.
Foi assim, com um susto disgramado, que comecei a olhar o jogo...
Não sabia nem mesmo a escalação - mas vi que o time andava, corria, rodava a bola e me dei conta que Adriano Cabelinho e Elano Soneca não estavam em campo - e fiquei pensando como seria boa a minha vida de torcedor se nunca mais is visse em campo...
Lá pelos 30 e caquerada, uma bola nas costas do Uérly Close - um salseiro na área e o Bressan entrou de modo estabanado na bola, com os braços abertos e acima da cabeça. Penalti. Felizmente mal cobrado e o Dida defendeu...
E o jogo foi se arrastando, com a gente já com um a mais em campo.
Até concordo que o Maxi não fez uma grade partida, em certos momentos parece que ele desliga do jogo - como se não estivesse acostumado com um jogo de marcação mais intensa. Mas é inegável que ele cadenciou o jogo e fez algumas enfiadas dignas de registro.
Aos 7 do segundo tempo, o Fanfarrão muda o esquema tirando o amarelado Bressan e partindo para o 4-4-2.
Os três gols foram a prova cabal de que era uma noite diferente - não só pela defesa do penalti pelo Dida, mas por finalmente poder olhar um jogo do Grêmio sem o Elano e o Adriano em campo.
No 1º gol, subida forte do Rodolfo e no rebote Uérly Close botou pra dentro.
No 2º - a bola enfiada pelo Pará - credo, que coisa horrível ele é tecnicamente, mas chega a ser comovente a sua entrega... Mas nem mesmo a extrema entrega compensa a sua ruindade... Barcos ganha na velocidade e dá uma cavadinha vencendo o Fábio.
Se o Dida pegou um penalti, defecou sem dó e nem piedade na montagem da barreira no gol do Cruzeiro.
No 3º gol, um prêmio para os dois melhores jogadores em campo (Alex e Kléber). Ainda que um terceiro mereça destaque, que é o Ramiro - como joga esse baixinho...
Hoje, os irmãos Biteco não entraram bem... mas vou dizer: que se dê a eles (e ao Maxi Rodriguez) os mesmos 60 e tantos jogos dados em sequência ao Elano...
Ao contrário do que pensa o Renato, o esquema bom é aquele que os jogadores conhecem e esse conhecimento advém da repetição.
Ainda há falhas, mas o Grêmio hoje já mostrou algumas aproximações, alguma troca de passe. Até houve alguém para receber a bola na cobrança de laterais.
Espero que contra o Vasco o Fanfarrão opte pelo 3-5-2 - mantendo inclusive o Ramiro e o Maxi Rodriguez para começar o jogo.
Presente
Por fim, foi bom ver a alegria do meu filho Bruno Henrique. Lutei muito para torná-lo gremista (a exemplo dos irmãos Pedro Ricardo e Marcos Alexandre) - aqui o sistema é bem mais bruto do que no RS, inclusive com "bulling" e pressão familiar... rsrsr
Deu zebra...
ResponderExcluirEnigmas e magias do futebol...
ExcluirNão deu, não! Zebra teria dado com Adriano e Elano no time...
ExcluirGuto...
ExcluirQuem é Adriano?
Quem é Elano?
Eles ainda estão no Grêmio?
Adriano e Elano são as verdadeiras zebras que estão enchendo o saco aí desde o início do ano, Alfredo...
ExcluirMais que zebras, encostos...
ExcluirE essa bizarrice do Renato em colocar o "joaquinzinho" no fim do jogo?
Será que ele tem percentual no passe?
É... Zebra seria com o Adriano, Elano, Dida, Werley, Pará... Sempre haverá um responsável... Pela derrota, claro. A vitória passará pelos outros, provavelmente.
ExcluirVai dizer que torcer pelo Grêmio sem o Elano Soneca e sem o Adriano Cabelinho não é mais agradável?
ExcluirImagina como será poder torcer pelo Grêmio quando os estrumes do Dida, do Pará e do Uérly Close estiverem fora...
É. Depois tu vais nos outros tópicos acusar os outros de simplificar...
Excluir-x-x-x-x-
Entraste rachando. E quem entra rachando, toma o contravapor. Até porque, depois tu vens dizer que a gente não dizia que o Máxi tinha que jogar no lugar do Elano, que a gente não dizia que o Ramiro tinha que jogar no lugar do Adriano, que o Pará é INSUFICIENTE e por aí vai...
E eu ainda defendo que a expulsão não foi tão determinante assim. Afinal, a expulsão só igualou a coisa: passamos a jogar dez contra dez...
ResponderExcluirSe eles passaram a não ter o Souza, n´[os continuamos sem ter o Pará...
ResponderExcluirPara bom entendedor, pingo é letra...
ExcluirDefinitivamente, não precisa convocar a torcida.
ResponderExcluirBasta o time jogar...
Como é fácil a gente perceber migué, não é, Alfredo? Quando eles vêm com o migué, eu já venho voltando...
ExcluirSerá que só eu percebi ou o Grêmio jogou menos depressivo sem o Elano Soneca e o Adriano Cabelinho?
ExcluirPois é Alfredo, não foi só tu e vou te dar um exemplo claro disso:
ExcluirNos últimos jogos eu andava xingando feito louco, faltava palavrão pra eu gritar dentro de casa. Na hora do pênalti meu irmão (Santista) me olhou e perguntou: "Cara tu andou fazendo estágio com monges budistas? Está calmo, como se o Grêmio tivesse com uns cinco a zero a favor". No que eu respondi: "O Dida vai pegar!". E ele: "E se não pegar?" E eu: "Nós vamos virar".
Acho que a depressão do Elano passa pelo televisor pro torcedor (o Guilherme vai ficar louco quando ler isso kkkkkk).
Pior que não Rafael... O Elano, pela sua vontade, muitas vezes também me irrita. Como o Douglas também me irritava.
ExcluirO que não concordo é que ele seja o furo do time, ou que não tenha inúmeras virtudes. Para mim vinha jogando fora de posição e outra, não tem condições de ser o cérebro do time (até achei que poderia, ao menos mais que o Zé) como vinham pintando (e cobrando).
E não dá pra esquecer que foi bem ano passado, sendo inclusive usado como argumento para a campanha pela fuga do rebaixamento virar campanha pelo G4...
Hahaha, igual eu e meu irmão vendo o jogo ontem. Eu apenas pensei, ele cantou a pedra.
ExcluirMas antes, eu não tinha visto que o juiz tinha marcado penalty, e pelas defesas do Dida no lance, eu larguei: hoje a gente não toma gol. Se não fosse o Barcos meter o bico da chuteira na bola e matar o Dida....
Ontem era Dia de Grêmio, time de Grêmio com cara de Grêmio e torcida do Grêmio.
ExcluirQuem pegou o penalty foi a torcida, eu tb tava em casa, não como vocês, numa tranquilidade motivadora, eu tava numa assim: BAH ESSA MERDA VAI PEGAR O PENALTY!
Porque desde a escalação e o ritmo do time eu já tinha sentido que era dia de Grêmio.
Sem Cabelinho e Elano a Luxemburgada ficou baixa, só tinha restado Parazinho, Dida e Werly, os menos Luxemburgos do Luxemburgo, os dois únicos com raça e o único "neutro" (afora o zé).
Então ia dar certo. Do meio pra frente era só Grêmio.
E aquela falta, bom Glaucio, ali se fosse o Marcelo não tinha tomado, porque a gente defenderia também, é que o Dida é do Luxemburgo, não dá, ele não é do Lara, do Mazaropi, do Danrlei, não tá abençoado pelos sobrenaturais, cara, não adianta, a mística é tudo no Grêmio.
É uma coisa que tu não explica, tu sente, tu sabe, isso faz sentido pro Gremista e passa pro jogador, é uma empatia, uma vibração, a gente transfere isso pro goleiro, pro atacante, pro time.
Fizemos isso no penalty, e só no penalty.
De resto o dida é um Se fode ae tartaruga!
Não dá, o Dida é o Goleiro do Santana, o velho que acha que é mais gremista que os gremistas, melhor ele fundar o Gremio Santana de Futebol Porto Alegrense e colocar o Dida de Goleiro, aí é mais justo.
O Dida não nos representa, não tem!
Feliciano na Câmara, Calheiros no Senado e Dida no Gol, não representam!
Elano jogou fora de lugar NO ÚLTIMO JOGO, em que precisou fazer uma função diferente (estou fazendo a diferenciação porque nem acredito que tenha jogado FORA DE LUGAR, mas com uma FUNÇÃO diferente).
ExcluirA não ser que estejamos considerando que vem jogando como MEIA desde o ano passado, quando não passa de volante. Mas aí eu gostaria de explicação para a coisa, porque no ano passado defendiam que era e podia ser meia e que quem dizia que era volante era herege. Agora estava jogando fora de lugar?
Enfim, depois são os outros que adeqúam as teses, Guilherme... Fora de lugar... Essa É ÓTIMA!
Eu até fiz um mea culpa, basta ler.
ExcluirSó que pra mim ele sempre foi o terceiro do meio, nem volante, ao menos o tradicional, nem armador, o 10.
E outra, sou eu quem desde o ano passado dizia que a prioridade era um meia armador. Já pra outros era um zagueiro... mas claro, o errado sou eu. São as minhas teses que mudam...
Perdido como cego em tiroteio. Sambando ao sabor do vento. Eu já dei a entender, mas agora vou dizer com TODAS AS LETRAS: o debate contigo é sujo, Guilherme, porque insistes em dizer que a gente disse o que não disse e que a gente não disse o que disse.
ExcluirToma essa que a Tia Chica te mandou. EM MARÇO DE 2012!
"Guto Bender 24 de março de 2012 01:38
Pois é, Jonas. Mas imagina o seguinte (não me diz que não! Só imagina. Se isso aqui não servir para a gente sonhar, também, perde muito da serventia): continuamos jogando com esses três volantes, aí. Fernando, Souza (saindo mais)e Léo Gago. Agora, TIRA O MARCO ANTÔNIO E COLOCA O ALEX na frente. Fica "bão" ou não fica?
Aí coloca UM ZAGUEIRO QUE PRESTE do lado do Gilberto Silva (e já que é para sonhar, coloca logo o Lugano).
Meu amigo, é time para incomodar, e MUITO!
Agora esquece o sonho. Volta para a realidade. E a realidade é que PRECISAMOS DE DOIS JOGADORES PARA FECHAR O TIME. Ou seja: estamos muito longe do inferno, cara. Eu me arrisco a dizer que como nunca estivemos, nos últimos 11 anos..."
Vai levando, Guilherme. Porque SÃO AS TUAS TESES QUE MUDAM, SIM! E não tene nem mesmo a decência de reconhecer isso.
Pois, meu caro, pegue teus comentários no final de 2012 e início de 2023 e veja qual era a tua preferência ENTRE um zagueiro OU um meia. Verás qual era...
ExcluirPrimeiro semestre de 2012? Na época que vaga na LA era utopia? Achei que tudo tivesse mudado com a chegada do Zé e do Elano, ao menos esta foi a justificativa pro discurso menos fatalista do segundo semestre.
Tudo bem Guilherme, vamos admitir que a única posição que o Elano serve é pra terceiro de meio. Nesse caso tu hás de convir que não há lugar pra ele no time, já que deve ter pelo menos dois na frente: o Zé e o Biteco 2.
ExcluirBeleza Jonas. Não acho que o Elano seja, atualmente, titular indiscutível (ano passado, na minha opinião, era). Só discordo que a maioria dos problemas do time passem por ele.
ExcluirMas se tiver gente melhor, seja quem for, que o Elano esquente banco. Se tornaria uma alternativa interessante.
Eu só não consigo entender o que "época em que vaga na LA era utopia" tem a ver com pedir armador.
ExcluirGuilherme, teu desespero está dando na vista, já.
-x-x-x-x-
Como sempre, tentando dar a entender que alguém disse o que não disse: vai lá e procura os comentários "menos fatalistas", Guilherme. E aproveita para trazer UM em que eu diga que o Elano tinha resolvido o problema.
Até dizerem que eu entendia de f...da de mosquito disseram, aqui, por opinião minha sobre o Zé Roberto...
-x-x-x-x-
Quem bate esquece. Quem apanha, não.
-x-x-x-x-
Toma tento, homem! Está ridículo, isso!
Mas que mania de mandar os outros tomarem "tento"... tu não responde uma simples pergunta e quer dar conselho.
ExcluirE de fato tu nunca disse que o Elano e o Zé resolveram o meio. Mas disse que um time com eles tinha obrigação de fazer a campanha que fez em 2012, justificando assim a mudança de perspectiva ocorrida entre junho/julho de 2012.
E que mania de não tomar, Guilherme. Estão aí as opiniões. Está aí o que eu defendo. Deixa de bancar o ridículo!
ExcluirTeu problema com as minhas opiniões passou a ser pessoal. E quanto mais pessoal, mais te perdes na argumentação. E mais ridículo fica. Ao ponto de concordares com o Jonas que o Elano não tenha condições de ser titular e discordares de mim, sobre o mesmo assunto.
-x-x-x-x-
Que mudança de perspectiva, meu camarada? Quantas vezes eu disse, aqui no blog, que TERCEIRO LUGAR NO BRASILEIRO E MERDA ERA A MESMA COISA? E quantas vezes tu retrucaste que não?
Ou vais dizer que não foi assim, também? Porque de ti eu espero qualquer coisa...
Eu não disse pro Jonas que concordo que o Elano TEM que ser banco. Não é titular indiscutível, como o Alex Telles é por exemplo. Mas também não é um absurdo ele ser titular (ou reserva).. Apenas respeito quem pensa o contrário porque de fato ele não vem jogando muito.
ExcluirSó discordo de que o problema do time seja o Elano (e o Adriano). Até porque se fosse o mês de março, sem o Elano (e com o Fernando) teria sido um mar de rosas...
-x-x-x
No início do Brasileirão do ano passado o G4 era sonho, poucos falavam, muitos já tinha jogado a toalha. Daí, engrenamos 2 vitórias fora (Botafogo e Cruzeiro) e o G4 passou a ser algo fácil, plenamente atingível. A explicação para isto foi sim a chegado do Elano e do Zé, porque quem fez as "previsões" no início não contavam com este "fato novo".
Agora, é lógico que todos queremos (e precisamos!) ser campeão. Mas dizer que terceiro lugar é a mesma coisa que nada é exagero. Vamos ver se o discurso será o mesmo daqui alguns meses, se estivermos brigando "só" pelo G4...
Da minha parte, pode sossegar o teu facho, que o discurso VAI CONTINUAR SENDO O MESMO! Uma vaga na Libertadores é coisa muito boa, mas VICE-CAMPEÃO E MERDA É A MESMA COISA!
ExcluirQuem ficou em segundo lugar PERDEU O PRIMEIRO!
-x-x-x-x-
Alguém assume, por favor, porque eu ENCHI O SACO!
Guilherme, eu também concordo contigo...
ExcluirO problema do time não é só o Adriano e o Elano.
É o Adriano, o Elano, o Uérly Close, o Pará e o Dida.
E se encherem muito o saco, também o Zé Robertrix...
Guilherme...
ExcluirO paralelo do Adriano Cabelinho, vulgo Formiga Atômica, é o Fernando.
Agora, querer fazer um comparativo entre o Elano e o Fernando é confundir centavos novos com sentar nos ovos...
Agora, é bom não esquecer, também, que era O LÍDER DO CAMPEONATO. E um time bom! Não é uma coisa do outro mundo (o Souza esse que foi expulso, com todo o respeito, era craque DO NÁUTICO!), mas é um time BOM!
ResponderExcluirNão dá para esquecer isso.
Poisé Guto, isso é o mais estranho de tudo.
ExcluirO Grêmio vai bem contra os cuiudos e se aperta pras cocotas, vai entender ...
Eu diria, Lucas, que contra os "de igual", o Grêmio pode jogar por conta de serem dois times que buscam a vitória. Contra os menores que ele, tipo Inter, apenas um busca o jogo e o outro fica só se defendendo, tentando achar um contrataque...
ExcluirÉ relativo, tomamos coco do coritiba.
ExcluirA questão é que com as mudanças o time cresce. Precisa manter essa continuidade nas alterações, pesar o certo e o errado.
Renato fez mudanças boas e ruins. As boas tem que ficar (esquema, os garotos) e tirar as ruins (variação continua de esquema, manutenção e aposta teimosa em recuperação de figurões e atletas da base que não dão certo, tipo paulinho).
É mais ou menos por aí, ele tem que fazer uma febre. Por que a nossa já fizemos.
Não é o furor de 2010, nem o pesadelo de 2011. Mas ele pode chegar num time bom como 2010, só precisa parar com a teimosia de 2011 e com as apostas nos bruxos do bruxo, que vão enterrar ele e o Koff, porque estão mal intencionados, estão fechados com o bruxo e com o porco, isso para mim é MUITO claro, ontem eu vi o time correndo faceiro como tempos não via.