15 agosto 2013

Sem Elano e Adriano, um Grêmio mais Grêmio vence o Cruzeiro

Quando enfim consegui começar a assistir, o primeiro lance, ali pelos 11 minutos, e o molengão sem reflexo não sai na bola, o atacante da raposa toca para o meio e Rodolfo salva.
Foi assim, com um susto disgramado, que comecei a olhar o jogo...
Não sabia nem mesmo a escalação - mas vi que o time andava, corria, rodava a bola e me dei conta que Adriano Cabelinho e Elano Soneca não estavam em campo - e fiquei pensando como seria boa a minha vida de torcedor se nunca mais is visse em campo...
Lá pelos 30 e caquerada, uma bola nas costas do Uérly Close - um salseiro na área e o Bressan entrou de modo estabanado na bola, com os braços abertos e acima da cabeça. Penalti. Felizmente mal cobrado e o Dida defendeu...
E o jogo foi se arrastando, com a gente já com um a mais em campo.
Até concordo que o Maxi não fez uma grade partida, em certos momentos parece que ele desliga do jogo - como se não estivesse acostumado com um jogo de marcação mais intensa. Mas é inegável que ele cadenciou o jogo e fez algumas enfiadas dignas de registro.
Aos 7 do segundo tempo, o Fanfarrão muda o esquema tirando o amarelado Bressan e partindo para o 4-4-2.
Os três gols foram a prova cabal de que era uma noite diferente - não só pela defesa do penalti pelo Dida, mas por finalmente poder olhar um jogo do Grêmio sem o Elano e o Adriano em campo.
No 1º gol, subida forte do Rodolfo e no rebote Uérly Close botou pra dentro.
No 2º - a bola enfiada pelo Pará - credo, que coisa horrível ele é tecnicamente, mas chega a ser comovente a sua entrega... Mas nem mesmo a extrema entrega compensa a sua ruindade... Barcos ganha na velocidade e dá uma cavadinha vencendo o Fábio.
Se o Dida pegou um penalti, defecou sem dó e nem piedade na montagem da barreira no gol do Cruzeiro.
No 3º gol, um prêmio para os dois melhores jogadores em campo (Alex e Kléber). Ainda que um terceiro mereça destaque, que é o Ramiro - como joga esse baixinho...
Hoje, os irmãos Biteco não entraram bem... mas vou dizer: que se dê a eles (e ao Maxi Rodriguez) os mesmos 60 e tantos jogos dados em sequência ao Elano...
Ao contrário do que pensa o Renato, o esquema bom é aquele que os jogadores conhecem e esse conhecimento advém da repetição.
Ainda há falhas, mas o Grêmio hoje já mostrou algumas aproximações, alguma troca de passe. Até houve alguém para receber a bola na cobrança de laterais.
Espero que contra o Vasco o Fanfarrão opte pelo 3-5-2 - mantendo inclusive o Ramiro e o Maxi Rodriguez para começar o jogo.

Presente

Por fim, foi bom ver a alegria do meu filho Bruno Henrique. Lutei muito para torná-lo gremista (a exemplo dos irmãos Pedro Ricardo e Marcos Alexandre) - aqui o sistema é bem mais bruto do que no RS, inclusive com "bulling" e pressão familiar... rsrsr

36 comentários:

  1. Respostas
    1. Não deu, não! Zebra teria dado com Adriano e Elano no time...

      Excluir
    2. Guto...
      Quem é Adriano?
      Quem é Elano?
      Eles ainda estão no Grêmio?

      Excluir
    3. Adriano e Elano são as verdadeiras zebras que estão enchendo o saco aí desde o início do ano, Alfredo...

      Excluir
    4. Mais que zebras, encostos...
      E essa bizarrice do Renato em colocar o "joaquinzinho" no fim do jogo?
      Será que ele tem percentual no passe?

      Excluir
    5. É... Zebra seria com o Adriano, Elano, Dida, Werley, Pará... Sempre haverá um responsável... Pela derrota, claro. A vitória passará pelos outros, provavelmente.

      Excluir
    6. Vai dizer que torcer pelo Grêmio sem o Elano Soneca e sem o Adriano Cabelinho não é mais agradável?
      Imagina como será poder torcer pelo Grêmio quando os estrumes do Dida, do Pará e do Uérly Close estiverem fora...

      Excluir
    7. É. Depois tu vais nos outros tópicos acusar os outros de simplificar...

      -x-x-x-x-

      Entraste rachando. E quem entra rachando, toma o contravapor. Até porque, depois tu vens dizer que a gente não dizia que o Máxi tinha que jogar no lugar do Elano, que a gente não dizia que o Ramiro tinha que jogar no lugar do Adriano, que o Pará é INSUFICIENTE e por aí vai...

      Excluir
  2. E eu ainda defendo que a expulsão não foi tão determinante assim. Afinal, a expulsão só igualou a coisa: passamos a jogar dez contra dez...

    ResponderExcluir
  3. Se eles passaram a não ter o Souza, n´[os continuamos sem ter o Pará...

    ResponderExcluir
  4. Definitivamente, não precisa convocar a torcida.
    Basta o time jogar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é fácil a gente perceber migué, não é, Alfredo? Quando eles vêm com o migué, eu já venho voltando...

      Excluir
    2. Será que só eu percebi ou o Grêmio jogou menos depressivo sem o Elano Soneca e o Adriano Cabelinho?

      Excluir
    3. Pois é Alfredo, não foi só tu e vou te dar um exemplo claro disso:

      Nos últimos jogos eu andava xingando feito louco, faltava palavrão pra eu gritar dentro de casa. Na hora do pênalti meu irmão (Santista) me olhou e perguntou: "Cara tu andou fazendo estágio com monges budistas? Está calmo, como se o Grêmio tivesse com uns cinco a zero a favor". No que eu respondi: "O Dida vai pegar!". E ele: "E se não pegar?" E eu: "Nós vamos virar".
      Acho que a depressão do Elano passa pelo televisor pro torcedor (o Guilherme vai ficar louco quando ler isso kkkkkk).

      Excluir
    4. Pior que não Rafael... O Elano, pela sua vontade, muitas vezes também me irrita. Como o Douglas também me irritava.

      O que não concordo é que ele seja o furo do time, ou que não tenha inúmeras virtudes. Para mim vinha jogando fora de posição e outra, não tem condições de ser o cérebro do time (até achei que poderia, ao menos mais que o Zé) como vinham pintando (e cobrando).

      E não dá pra esquecer que foi bem ano passado, sendo inclusive usado como argumento para a campanha pela fuga do rebaixamento virar campanha pelo G4...

      Excluir
    5. Hahaha, igual eu e meu irmão vendo o jogo ontem. Eu apenas pensei, ele cantou a pedra.

      Mas antes, eu não tinha visto que o juiz tinha marcado penalty, e pelas defesas do Dida no lance, eu larguei: hoje a gente não toma gol. Se não fosse o Barcos meter o bico da chuteira na bola e matar o Dida....

      Excluir
    6. Ontem era Dia de Grêmio, time de Grêmio com cara de Grêmio e torcida do Grêmio.

      Quem pegou o penalty foi a torcida, eu tb tava em casa, não como vocês, numa tranquilidade motivadora, eu tava numa assim: BAH ESSA MERDA VAI PEGAR O PENALTY!

      Porque desde a escalação e o ritmo do time eu já tinha sentido que era dia de Grêmio.

      Sem Cabelinho e Elano a Luxemburgada ficou baixa, só tinha restado Parazinho, Dida e Werly, os menos Luxemburgos do Luxemburgo, os dois únicos com raça e o único "neutro" (afora o zé).

      Então ia dar certo. Do meio pra frente era só Grêmio.


      E aquela falta, bom Glaucio, ali se fosse o Marcelo não tinha tomado, porque a gente defenderia também, é que o Dida é do Luxemburgo, não dá, ele não é do Lara, do Mazaropi, do Danrlei, não tá abençoado pelos sobrenaturais, cara, não adianta, a mística é tudo no Grêmio.

      É uma coisa que tu não explica, tu sente, tu sabe, isso faz sentido pro Gremista e passa pro jogador, é uma empatia, uma vibração, a gente transfere isso pro goleiro, pro atacante, pro time.

      Fizemos isso no penalty, e só no penalty.

      De resto o dida é um Se fode ae tartaruga!


      Não dá, o Dida é o Goleiro do Santana, o velho que acha que é mais gremista que os gremistas, melhor ele fundar o Gremio Santana de Futebol Porto Alegrense e colocar o Dida de Goleiro, aí é mais justo.

      O Dida não nos representa, não tem!

      Feliciano na Câmara, Calheiros no Senado e Dida no Gol, não representam!

      Excluir
    7. Elano jogou fora de lugar NO ÚLTIMO JOGO, em que precisou fazer uma função diferente (estou fazendo a diferenciação porque nem acredito que tenha jogado FORA DE LUGAR, mas com uma FUNÇÃO diferente).
      A não ser que estejamos considerando que vem jogando como MEIA desde o ano passado, quando não passa de volante. Mas aí eu gostaria de explicação para a coisa, porque no ano passado defendiam que era e podia ser meia e que quem dizia que era volante era herege. Agora estava jogando fora de lugar?
      Enfim, depois são os outros que adeqúam as teses, Guilherme... Fora de lugar... Essa É ÓTIMA!

      Excluir
    8. Eu até fiz um mea culpa, basta ler.

      Só que pra mim ele sempre foi o terceiro do meio, nem volante, ao menos o tradicional, nem armador, o 10.

      E outra, sou eu quem desde o ano passado dizia que a prioridade era um meia armador. Já pra outros era um zagueiro... mas claro, o errado sou eu. São as minhas teses que mudam...

      Excluir
    9. Perdido como cego em tiroteio. Sambando ao sabor do vento. Eu já dei a entender, mas agora vou dizer com TODAS AS LETRAS: o debate contigo é sujo, Guilherme, porque insistes em dizer que a gente disse o que não disse e que a gente não disse o que disse.
      Toma essa que a Tia Chica te mandou. EM MARÇO DE 2012!

      "Guto Bender 24 de março de 2012 01:38

      Pois é, Jonas. Mas imagina o seguinte (não me diz que não! Só imagina. Se isso aqui não servir para a gente sonhar, também, perde muito da serventia): continuamos jogando com esses três volantes, aí. Fernando, Souza (saindo mais)e Léo Gago. Agora, TIRA O MARCO ANTÔNIO E COLOCA O ALEX na frente. Fica "bão" ou não fica?
      Aí coloca UM ZAGUEIRO QUE PRESTE do lado do Gilberto Silva (e já que é para sonhar, coloca logo o Lugano).
      Meu amigo, é time para incomodar, e MUITO!
      Agora esquece o sonho. Volta para a realidade. E a realidade é que PRECISAMOS DE DOIS JOGADORES PARA FECHAR O TIME. Ou seja: estamos muito longe do inferno, cara. Eu me arrisco a dizer que como nunca estivemos, nos últimos 11 anos..."

      Vai levando, Guilherme. Porque SÃO AS TUAS TESES QUE MUDAM, SIM! E não tene nem mesmo a decência de reconhecer isso.

      Excluir
    10. Pois, meu caro, pegue teus comentários no final de 2012 e início de 2023 e veja qual era a tua preferência ENTRE um zagueiro OU um meia. Verás qual era...

      Primeiro semestre de 2012? Na época que vaga na LA era utopia? Achei que tudo tivesse mudado com a chegada do Zé e do Elano, ao menos esta foi a justificativa pro discurso menos fatalista do segundo semestre.

      Excluir
    11. Tudo bem Guilherme, vamos admitir que a única posição que o Elano serve é pra terceiro de meio. Nesse caso tu hás de convir que não há lugar pra ele no time, já que deve ter pelo menos dois na frente: o Zé e o Biteco 2.

      Excluir
    12. Beleza Jonas. Não acho que o Elano seja, atualmente, titular indiscutível (ano passado, na minha opinião, era). Só discordo que a maioria dos problemas do time passem por ele.

      Mas se tiver gente melhor, seja quem for, que o Elano esquente banco. Se tornaria uma alternativa interessante.

      Excluir
    13. Eu só não consigo entender o que "época em que vaga na LA era utopia" tem a ver com pedir armador.
      Guilherme, teu desespero está dando na vista, já.

      -x-x-x-x-

      Como sempre, tentando dar a entender que alguém disse o que não disse: vai lá e procura os comentários "menos fatalistas", Guilherme. E aproveita para trazer UM em que eu diga que o Elano tinha resolvido o problema.
      Até dizerem que eu entendia de f...da de mosquito disseram, aqui, por opinião minha sobre o Zé Roberto...

      -x-x-x-x-

      Quem bate esquece. Quem apanha, não.

      -x-x-x-x-

      Toma tento, homem! Está ridículo, isso!

      Excluir
    14. Mas que mania de mandar os outros tomarem "tento"... tu não responde uma simples pergunta e quer dar conselho.

      E de fato tu nunca disse que o Elano e o Zé resolveram o meio. Mas disse que um time com eles tinha obrigação de fazer a campanha que fez em 2012, justificando assim a mudança de perspectiva ocorrida entre junho/julho de 2012.

      Excluir
    15. E que mania de não tomar, Guilherme. Estão aí as opiniões. Está aí o que eu defendo. Deixa de bancar o ridículo!
      Teu problema com as minhas opiniões passou a ser pessoal. E quanto mais pessoal, mais te perdes na argumentação. E mais ridículo fica. Ao ponto de concordares com o Jonas que o Elano não tenha condições de ser titular e discordares de mim, sobre o mesmo assunto.

      -x-x-x-x-

      Que mudança de perspectiva, meu camarada? Quantas vezes eu disse, aqui no blog, que TERCEIRO LUGAR NO BRASILEIRO E MERDA ERA A MESMA COISA? E quantas vezes tu retrucaste que não?
      Ou vais dizer que não foi assim, também? Porque de ti eu espero qualquer coisa...

      Excluir
    16. Eu não disse pro Jonas que concordo que o Elano TEM que ser banco. Não é titular indiscutível, como o Alex Telles é por exemplo. Mas também não é um absurdo ele ser titular (ou reserva).. Apenas respeito quem pensa o contrário porque de fato ele não vem jogando muito.

      Só discordo de que o problema do time seja o Elano (e o Adriano). Até porque se fosse o mês de março, sem o Elano (e com o Fernando) teria sido um mar de rosas...

      -x-x-x

      No início do Brasileirão do ano passado o G4 era sonho, poucos falavam, muitos já tinha jogado a toalha. Daí, engrenamos 2 vitórias fora (Botafogo e Cruzeiro) e o G4 passou a ser algo fácil, plenamente atingível. A explicação para isto foi sim a chegado do Elano e do Zé, porque quem fez as "previsões" no início não contavam com este "fato novo".

      Agora, é lógico que todos queremos (e precisamos!) ser campeão. Mas dizer que terceiro lugar é a mesma coisa que nada é exagero. Vamos ver se o discurso será o mesmo daqui alguns meses, se estivermos brigando "só" pelo G4...

      Excluir
    17. Da minha parte, pode sossegar o teu facho, que o discurso VAI CONTINUAR SENDO O MESMO! Uma vaga na Libertadores é coisa muito boa, mas VICE-CAMPEÃO E MERDA É A MESMA COISA!
      Quem ficou em segundo lugar PERDEU O PRIMEIRO!

      -x-x-x-x-

      Alguém assume, por favor, porque eu ENCHI O SACO!

      Excluir
    18. Guilherme, eu também concordo contigo...
      O problema do time não é só o Adriano e o Elano.
      É o Adriano, o Elano, o Uérly Close, o Pará e o Dida.
      E se encherem muito o saco, também o Zé Robertrix...

      Excluir
    19. Guilherme...
      O paralelo do Adriano Cabelinho, vulgo Formiga Atômica, é o Fernando.
      Agora, querer fazer um comparativo entre o Elano e o Fernando é confundir centavos novos com sentar nos ovos...

      Excluir
  5. Agora, é bom não esquecer, também, que era O LÍDER DO CAMPEONATO. E um time bom! Não é uma coisa do outro mundo (o Souza esse que foi expulso, com todo o respeito, era craque DO NÁUTICO!), mas é um time BOM!
    Não dá para esquecer isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé Guto, isso é o mais estranho de tudo.

      O Grêmio vai bem contra os cuiudos e se aperta pras cocotas, vai entender ...

      Excluir
    2. Eu diria, Lucas, que contra os "de igual", o Grêmio pode jogar por conta de serem dois times que buscam a vitória. Contra os menores que ele, tipo Inter, apenas um busca o jogo e o outro fica só se defendendo, tentando achar um contrataque...

      Excluir
    3. É relativo, tomamos coco do coritiba.

      A questão é que com as mudanças o time cresce. Precisa manter essa continuidade nas alterações, pesar o certo e o errado.

      Renato fez mudanças boas e ruins. As boas tem que ficar (esquema, os garotos) e tirar as ruins (variação continua de esquema, manutenção e aposta teimosa em recuperação de figurões e atletas da base que não dão certo, tipo paulinho).

      É mais ou menos por aí, ele tem que fazer uma febre. Por que a nossa já fizemos.

      Não é o furor de 2010, nem o pesadelo de 2011. Mas ele pode chegar num time bom como 2010, só precisa parar com a teimosia de 2011 e com as apostas nos bruxos do bruxo, que vão enterrar ele e o Koff, porque estão mal intencionados, estão fechados com o bruxo e com o porco, isso para mim é MUITO claro, ontem eu vi o time correndo faceiro como tempos não via.

      Excluir