Pois um vendaval varreu a alma dos gremistas.
Fizeram uma limpa e muita, mas muita gente deve estar comemorando os milhões que ganhou na trapaça.
Para continuar pagando fortunas para ordinários do porte e da qualidade do Para-lítico, do Uérly duas tartarugas da Pomerânia; do Adriano Cabelinho, do Morto Antonho, do Edinho Enxadada, do Encosto de Merda, do Krébi Gretchen e até mesmo do Barcos... além de parte do salário de mequetréfes como Elano e cachaceiro Moreno.
O que me impressiona é que mesmo numa situação dessas, não aparece nenhum disgramado para comprar o maldito do Uérly.
E o Grêmio torra promessas para ficar com o caquedo.
Tirando o exagero e a injustiça em relação ao Moreno, concordo com o resto.
ResponderExcluirO Grêmio continua com a política suicida de vender [baratinho] as jovens revelações [não são mais apenas promessas, já são afirmações] para contratar, pagando salários altíssimos, jogadores em fim de carreira.
Ou seja, não renasce nunca mais das cinzas.
Isso não vem de hoje, claro, mas é o que dá a medida que o Koff é apenas outra face, igualmente desonesta, do Bufão.
Ambos canalhas, ambos FDPs, ambos picaretas que só mamam nas tetas do clube.
Mas óia, que o clube é mal administrado, isso não há dúvidas. Mas o que tá feito, tá feito. Infelizmente se precisa de soluções imediatas.
ResponderExcluirSeria melhor então deixar atrasar os salários de novo, em meio a uma libertadores? (até comentei com um amigo, terça, vendo o jogo, "esses gols perdidos pelo Barcos tão com cheiro de salário atrasado").
Concordo que botam dinheiro fora pagando salário pra um monte de tranqueiras, mas não há o que se fazer, HOJE. As khadas foram feitas e teremos que conviver com elas, no mínimo, até o final do ano, quando muitos contratos se encerram.
E outra, o Wendel é um jogador de qualidades raras pra lateral esquerdo. Mas ali dá pra jogar um "mais ou menos". Do goleiro ao volante se faz em casa, se ensina as coisas. Do meio pra frente é mais difícil, aí é só talento nato. Quero dizer é mais fácil repor zagueiro, lateral e volante, do que meia e atacante.
E não é necessidade se ver algo bom nisso, mas pior seria se fosse o Luan.
Se ganharmos a libertadores, até dezembro dá tempo de "achar" um lateral (claro que isso já deve estar sendo feito agora, pois tem campeonato brasileiro e copa do brasil). Que pode até não ser um "Wendel", mas se for um Roger já ta bom. Jogador simples, que saiba marcar e pelo menos cruzar uma bola.
O que mais me preocupa nessa venda é a cabeça do guri.
Já tem, o Breno joga bola, quando deu os jogos da base ele parecia até melhor que o Luan, mais maduro inclusive, foi o mais constante dos meninos da base no Gauchão.
ExcluirO Breno veste a camisa e joga todo o Brasileiro muito bem, podem apostar, estilo Alex Telles e Wendell, sem sentir o peso da camisa.
Janeiro o Breno ta na Europa.
Lemos, sei não. O Wendell já deu sinais de ser um ótimo jogador logo nas primeiras partidas, não se intimidava e partia pra cima. Não vi toda essa maturidade no Breno. Eu sinceramente acho que está bem abaixo do Wendell.
ExcluirAh sim.. o Wendell é o melhor lateral esquerdo que temos desde o Roger, digo isso sem nem duvidar. Ele é o único que temos que sabe marcar e atacar, já tivemos caras que marcavam bem ou que atacavam bem. O único que faz os dois é ele, o Roger era limitado no ataque mas quando ia fazia direitinho, mesmo caso do Wendell na defesa.
ExcluirMas bato o Martelo no Breno, ele lembra muito o Marcelo da seleção Brasileira, o estilo de jogo é claro. Vi uns 3 ou 4 jogos do menino, sempre constante, o pior jogo dele foi esse último com o time "titular", onde praticamente não apoiou ms fez um bom jogo defensivo, aposto que o começo dele no brasileiro vai ser assim, acanhado e jogando defensivamente.
O Posto Ipiranga parece ser um treinador que tem a manha de lançar a gurizada, vai botando eles fazendo funções mais tranquilas, com táticas mais fáceis e aos poucos solta, como fez com o Luan, Ruiz... só o Maxi que ele sacaneou mesmo (mas aí é paixão pelo encosto).
Lemos,
ExcluirAcho que o Gilberto também era um lateral completo, pra mim até mais completo que o Roger. Agora o Roger era imbatível defensivamente, isto é inegável.
Pra mim o Wendel é fora de série.
ExcluirVi pouco do Breno, acho que só vi o primeiro jogo contra o São José.
O Gilberto jogava muito, mas dava pau em quantia também, seguido era expulso. Pra mim não tem nada a ver com Roger, era melhor no ataque e pior na defesa.
Se um jogador erra um gol de propósito por causa de salário atrasado, amarra em um poste da uma surra e demite por justa causa.
ExcluirQuanto a necessitada, insisto, se o clube esta tão mal, pq renovaram com o imundoberto?
E ñ me venham com ele é útil e tem experiência. Apontem quando ele foi útil, oq ele fez q ninguém mais faria.
Elias, mas esta tua pergunta não será respondida. O futebol apresentado por Zébunda NUNCA justificou o salário ganho, nem o de antes nem o de agora.
ExcluirPagar R$ 300 mil por mês para um cara desses é limpar o fiofó com dinheiro emprestado...
ExcluirMuiti bem lembrado Guilherme, aquele jogava bola, se ele fosse o 10 e nao o zero, estavamos feitos!
ExcluirEssa de vender mais barato para "Um investidor", ao invés de negociar diretamente com o clube interessado na jovem promessa, é a maior patifaria implantada no futebol do Grêmio nos últimos tempos, Martini. E ainda têm a cara de pau de dizer que o Grêmio está inovando a gestão de negócios no futebol brasileiro.
ResponderExcluirNem o inter, que por anos tentou e não conseguiu empurrar o Damião para ninguém, vendeu tão barato a alma para o "Sr investidor". Que lástima!
E você acha que o tal do "investidor oculto" não é algum dirigente do Grêmio?
ExcluirO cara tem que ser muito ingênuo ou estar ganhando algo para não perceber que o investidor é gente da gangue dos dirigentes.
Está na hora do Grêmio aprender com o Inter e começar a dar o nome aos bois...
O negócio é começar a elogiar o Werley, o Pará, o Kléber. Pra ver se algum time resolve levar.
ResponderExcluirA gente tá prejudicando o time com as críticas pessoal.
O Bressan e o Ramiro vai ter o direitos vendidos não por serem bons jogadores, mas porque a gente elogiou eles, mesmo sendo ruins, pois somos muito burros (ou temos alguma participação nos direitos econômicos).
Ué...
ExcluirMas já temos aqui o Guilherme que vive elogiando o Para-lítico, o Uérly duas tartarugas da Pomerânia, o Encosto de merda.
Só falta você me dizer que o elogio do Guilherme não tem valor...
Mas aí que tá Alfredo, a gente sempre contraria o Guilherme, normalmente ele tá sozinho nas "posições" dele. Aí os caras vão pela opinião da maioria.
ExcluirPode ser apenas preconceito, mas os jogadores que o Guilherme elogia, esses nunca são vendidos e nem recebem propostas.
ResponderExcluirO Guilherme é fã e defensor intransigente do Para-lítico, do Uérly duas tartarugas da Pomerânia, do Adriano Cabelinho, do Morto Antonho (que não pegava nem banco no Atlético-PR), do Cuiz-credo, do Anta Santos, do Elano soneca, do Encosto de merda, do Wellington, do "Dois pés esquerdos" - sem contar o frangueiro do Dida...
Vai ser ruim de visão de futebol assim bem longe...
W. José está no Real Madrid... rs
Excluir-x-x-x
Pára, Alfredo. Posso estar equivocado, mas alguns aqui deram pau no próprio Wendell, quando veio, porque seria "bruxo" do WL (veio do Londrina, time dos sócios Malucelli...). E agora nem um piu (aliás, pra fazer justiça, acho que um dos que deu pau foi o Lemos e este, lá atrás,, após o jogo contra o Naútico disse que guri jogava bola e errou - é isto Lemos?).
E já defendi muitos destes mesmo, não tenho problema com isto. Agora já critiquei outros também. Problema é fazer leitura conforme convém e querer fazer virar verdade que sou defensor intransigente de todos. Assim, de fato, vou estar sempre errado. Até quando vocês diziam que time ia lutar pra não cair e eu apostei que dava pra lutar pela ponta...
Ser defensor (ou crítico) intransigente é não poder elogiar ou criticar quando acha. Tipo, cara joga bem, mas há quem sempre enxergue que tentou entregar...
-x-x-x-
Aliás, André Santos que não servia e foi campeão da Copa do Brasil pelo Fla. Elano que não servia e está bem no Fla (não sei se vai manter, mas é inegável que está bem!)... Claro, haverão poréns, já sei.
Só se o Elano está bem agora, porque no início da temporada queriam correr com ele.
ExcluirO "está bem" deve ser referência ao gol de falta que fez ontem. Pelo jeito, o Guilherme não viu o jogo...
ExcluirNão vi o jogo, de fato. Tão pouco outros do Flamengo. Comprei o que me venderam e o que vi nos melhores momentos.
ExcluirMas se fez "apenas" um gol já tá bom, aliás, o primeiro da vitória, tá bom, não? Cansam de usar que um passe vertical do Maxi deveria garantir a ele a titularidade...
Elano - MEIA
ExcluirDecisivo. Como de costume, fez a diferença na bola parada, com um golaço, e demonstrou qualidade no passe. Era quem conseguia segurar a bola no primeiro tempo. No segundo, lindo passe para André Santos servir Hernane para marcar. Sentiu um problema na panturrilha e pediu para sair, muito aplaudido.
Nota: 7
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2014/02/atuacoes-gabriel-da-vida-ao-fla-em-vitoria-com-brilho-de-everton-e-samir.html
Guilherme...
ExcluirOlhei o jogo - como vou olhar hoje o Nacional-URU.
Não vi tudo isso em campo, pelo contrário.
No primeiro tempo, bateu a falta, que foi dito pelo narrador do Sport TV como um frango por conta do 1,81 do goleiro (braços curtos...rs).
O Flamengo no primeiro tempo levou um vareio do fraco time do Emelec, ao ponto da torcida vaiar muito o time.
A mudança veio no 2º tempo, com a entrada do Gabriel no lugar de um argentino.
Se você olhar verá que o "lindo passe" foi uma daquelas cagadas decorrentes da fragilidade do jogador do Emelec.
Real B...
ExcluirEmprestado.
Mas não é isso que estou dizendo, Guilherme. Só que um gol de falta está MUITO LONGE do "está bem" que estás dizendo. Não produziu COISA ALGUMA além da falta, que SIM!, resultou em gol, e foi o que salvou a atuação. Foi isso E ACABOU! Um desastre quase que absoluto, como sempre, salvo por um momento que nunca foi negado por aqui: sabe bater falta!
ExcluirMas como nem todo dia é dia de feira, o que DEVERIA fazer, continua NÃO FAZENDO!
A não ser que eu tenha dado azar e tenha assistido JUSTAMENTE o jogo em que resolveu voltar a ser aquele que eu conheço...
Mas ele já tinha decidido, de falta, o clássico contra o Vasco.
ExcluirComo eu disse, não acompanho o Flamengo, apenas gols e lances eventuais. Mas pelo que se lê ele está bem, é aquele jogador que não vai jogar 90 minutos a pleno vapor, mas em um time ajustado, com guris do lado, rende. Ao menos é isto que sempre pensei dele, até achei que ele poderia ser o 10 (ao menos mais que o ZR), mas ele não tem condições disso. Só que disse no início do ano, entre ele e o ZR, teria ficado com ele, justamente por achar ele mais "decisivo", nem que seja em 20 minutos por jogo. A direção pensou diferente, sei lá, também não crucifico eles, porque acho útil ter ao menos um meia com mais idade no grupo (não no time).
Não vou entrar em polêmica de jogador que nem aqui está mais, só pontuei porque o Alfredo falou dele. Idem do André Santos.
Vamos adiante..
Tche, não perdemos NADA com o Elano.
ExcluirE nem com o André Santos.
O contrato que fizeram com o André Santos fez o cara aparecer aqui com uma postura TOTALMENTE desleixada e desmotivada.
Alias, naquele grupo, o primeiro e segundo jogo de quem chegou foi bom, nego até chegava com alguma pilha, como foi o André Santos vs Fluminense no Rio.
Como foi o Vargas contra a LDU fora (foi essa a estreia dele??) foi um jogo fora que ele fez, acho que LDU. E depois outro jogo que fez na Arena onde ele buscava o tempo todo mas estava MUITO marcado.
E se for pegando os caras que chegaram era sempre assim.
Porém nego logo logo via que daquele grupo nada ia sair. Notava que Luxemburgo só tava pela grana, que os demais desmotivados, o grande exemplo pra mim é o Dida, completamente descomprometido com o clube, tanto que nem terminou o contrato e já assinou COM O RIVAL (imagina se ele estava preocupado com caneco).
Mais, quando terminou a libertadores a gente viu as declarações do Pará, do Zé Roberto, Elano, Dida, NEM AÍ PRO TORNEIO.
O André Santos, por pior que fosse, lembro de ter mostrado indignação, até o merda do Cris, o Barcos e só o Souza de indignados. O resto meu velho... NEM AÍ.
Não perdemos nada com a saída do Elano, do Dida, do André Santos (se tivesse vindo com outro contrato, talvez pudesse ter sido UM ALA, porque marcar ele NUNCA soube na vida inteira), digo mais DO VARGAS que tava Acochambrado aqui, do CRIS.
Não perderíamos com a saída do Pará, do Zé Roberto, do Cabelinho...
Ainda acho que por pior que seja esse Verlei tem vergonha na cara, é ruim mas tem comprometimento, é um bom banco para jogos NÃO DECISIVOS.
O resto é jogador viciado, que já rodou muito e não tem motivação nenhuma na carreira. Não fazia falta aqui, só queria uns putos e sair fora, o Luxa sabia disso, só fez para foder os cofres do clube, o velho foi um ASNO.
Esse time agora tem vergonha na cara, o erro foi ter mantido a ÉGUA MADRINHA, a que comandava a manada.
A única coisa que tá fazendo o Zé Roberto correr é o fato do Luan, Ruiz, Maxi, Dudu, Ramiro, Riveros, JOGAREM BOLA, esses caras tão fodendo com ele. Eles tão dando um gás que pra ele manter essa malemolência só jogando ALGUMA COISA.
Nem que seja uma enfeitada, um carrinho, alguma coisa ele tem que fazer. A Panela dele se desfez, só ficou o Pará e o Werley, chegou o Edinho, tem o Kleber (enfraquecido pra caralho) mas é muito pouco.
Hoje quem manda no vestiário é a direçao e os castelhanos.
É preciso, também, levar em conta a forma como a turma do Rio encara o futebol.
ExcluirEu também não, Guilherme. Só falei porque da forma que foi colocado por ti, parece que o Cara de Bêbado Depressivo está no Flamengo demonstrando como foi injustiçado aqui no blog.
ExcluirNão é o caso. Aos 10 do segundo tempo deu uma entregada das mais lindas. E aos 21 foi substituído, porque acabou o gás.
Enfim, o mesmo que jogava no Grêmio...
-x-x-x-x-
Mas, sob ESSE ponto de vista, concordo contigo: se era para despachar um e ficar com outro, era isso, mesmo. Despachava o ZERO e ficava com o Cara de Bêbado.
E aqui entra uma opinião MINHA, baseada em SENSAÇÃO (não é ouvi dizer, ou lembro disso, ou foi veiculado): acredito que pesou O VESTIÁRIO!
Se um jogador com mais idade no grupo [não no time] ajuda, contratem já o Ancheta! Vai dar uma baita moral para a gurizada. Ou o Tarciso!
ExcluirNa real, essa história de "para grupo serve" é só uma bobaginha inventada para justificar a permanência de inúteis no clube.
E não é uma crítica específica a ti Guilherme, mas a todos que usam essa justificativa.
E nem mesmo para isso serve! Quando o jogador dá entrevista dizendo que em situação "normal" seria titular, o que ele está dizendo é que há uma situação ANORMAL, em que ALGUÉM, com menos competência, tome o lugar que naturalmente É dele! Ou seja, acusa a existência de um conluio entre esse menos competente e o treinador.
ExcluirQue EU diga isso, aqui, é uma coisa. Eu NÃO FAÇO parte do grupo! Que ele faça, é a prova de que não é bom "para o grupo" como querem fazer crer.
-x-x-x-x-
Seria a mesma coisa que eu dizer aqui que não entendo como determinado tópico do Martini teve mais acessos que outro da minha autoria. E dizer que em situação "normal", um tópico meu sempre teria mais acessos, sendo, com tudo isso, ainda considerado bom "para o grupo"...
Sei lá, sobre o Zé, não vejo ele participando de nenhuma panela ou deslocado. Uma forma legal de observar isto é o comportamento de cada jogador na hora do gol, principalmente quando marcado pelo outro.
Excluir-x-x-x
Aliás, por falar em grupo, líderes e etc. Estes dias o Bertoglio postou algo no twitter, uma foto com o Kléber acho, dizendo que era um grande amigo e um grande caráter... Então, muitas vezes da missa não sabemos metade (ou nem isso).
-x-x-x
Guto, pelo que sei Elano saiu porque sentiu lesão muscular.
E sobre o ser bom para o grupo, não digo pela questão motivacional, mas sim porque ele tem uma característica, que aliás é reconhecida aqui, que pode ser útil numa fogueira: o de "trancar" o jogo, diminuir o ritmo. Quem, fora ele, poderia fazer isso ali no meio? Agora surge o Ruiz, mas os outros que sobraram é mais o pessoal da correria.
Sim. Pediu para sair, porque sentiu uma lesão...
ExcluirÉ como eu disse: o Cara de Bêbado de sempre...
-x-x-x-x-
Sim, Guilherme. Uma vez, aqui no blog, eu disse que ele era O ÚNICO que fazia isso, e queriam me crucificar porque eu disse isso.
Só que o problema é que NEM ISSO ele consegue fazer, mais. Agora ele "recebe e toca", aperfeiçoando, nos últimos jogos, para "recebe, toca e SE ESCONDE".
Mas tudo bem. É só uma forma de ver a coisa. Para o meu gosto, é uma mala muito pesada para o time carregar. Estoura SEMPRE no dos outros (em geral, no do Ramiro, que corre como um desgraçado!).
Esse é o problema de vender o almoço para comprar a janta...
ResponderExcluirBastou menos de um mês para o Wendell convencer um clube europeu a jogar qualquer esmola e os "mendigos" da direção se atirarem feito abutres....
Por isso eu continuo afirmando, poderíamos ter ido muito melhor no Brasileiro ano passado se o Wendell fosse o titular e não aquele lixo do pacotão....
E então venderiam o rapaz pelo dobro do valor, com toda a certeza...
Agora, é torcer para que o Grêmio vá até a final da LA, e conquiste a taça, para que o Wendell possa colaborar com a sua técnica apurada, pq se cairmos antes....
E vai ser difícil repôr essa posição...Pq não adianta contratar a peso de ouro e ver um André Santos trotando em campo....
E entregar a camisa pro Breno é não ter massa encefálica na caixa craniana...
Laterais esquerdos do Grêmio 94-2014. Roger e Wendell. Alguém lembra de outro que tenha chamado muito a atenção? Lúcio em 2007, Rubens Cardoso (em alguns momentos), Gilberto (antes de ser deslocado pro meio).
ResponderExcluirEm vinte anos, cinco jogadores. O Wendell talvez seha o melhor de todos. E vcs acham que o Breno pode jogar tanto quanto o Wendell. É abusar da sorte...
Pô, Vinnie, esqueceste do Escalona rsrsrsrs Ué, falaste que tenha chamado a atenção. Chamar, chamou, jogar é outra coisa rsrs
ExcluirTua conclusão é exatamente o que tenho pensado direto desde ontem.
Acharam o Alex Telles ali [apesar dos protestos isolados do Rodrigo], de repente, quando tudo parecia perdido.
Aproveitaram e botaram dinheiro no bolso, oops, nos "cofres" do clube.
Aí tiveram a sorte EXTREMA de arrumar um melhor que ele. Nem esperaram para embolsar o seu de novo.
Agora acham que o terceiro em sequência que botarem ali obrigatoriamente vai dar certo?
Ah, curiosidade pata quem gosta da Dona Matemática.
METADE do fabuloso lucro [segundo o Guilherme, que está extasiado até agora] da brilhante [também na interpretação do Guilherme] venda do Wendell servirá para pagar o ano do Zero. Na ponta do lápis >>> 13,33 x 300 mil = 3.999.000. E não estou botando as Leis Sociais, ou seja, um jogador dispensável consumirá mais de 50% dessa transação.
Assim, perguntinha básica.
Quantos Wendells teremos que revelar para fechar as contas de pagamento de jogadores INÚTEIS como Marco Antonio, Pará, Verlêi, Zero, Elano...?
Não tô com saco agora, me recuperando de uma faringite de arrepiar, mas quando tiver vou fazer essas contas para ver se é mesmo preciso vender o almoço para ter a janta ou se é "PRECISO" para ganhar a comissãozinha que sustente férias e mansão nas Puntas da vida...
Se ainda não entendeu questão do lucro, lamento. É que tu, como empresário, deve achar que o dinheiro pra novos investimentos cai do céu.
ExcluirE é complicado. Quando acertam é "sorte EXTREMA" (imagina eu tentando justificar uma contratação ruim como azar....). Quando erram são mafiosos travestidos de dirigente.
Empresário não (achei que fosse o Alfredo... rs), engenheiro!
Excluir-x-x-x
Mas já que é tu, vou complementar. Vocês vão seguir batendo na tecla que o valor recebido hoje, será torrado com o salário do Zé, ao menos parte dele (desconsiderando que este jogador é titular e bem ou mal ganhou, junto com o time, os 2 principais jogos do ano - algo que até semanas atrás seria utopia...). Só não explicam qual seria a saída, se precisamos de 10 mi HOJE. Até agora Zé custou 600... Ou seja, o problema não é o Zé especificamente, e sim a folha como um todo (e outras despesas).
A contribuição do Lixoberto nos 2 jogos, foi ajudar a provar q o Grêmio pode vencer com 10 em campo.
ExcluirA contribuição do Lixoberto nos 2 jogos, foi ajudar a provar q o Grêmio pode vencer com 10 em campo. [2]
Excluir-x-x-x-x-
Pois é. Estás batendo nessa tecla desde ontem, como se as coisas fossem estanques e o fato de terem DOADO "só" SEISCENTOS MIL ao ZEROberto até agora, prove que o furo não é esse...
Vai o contravapor: por que estamos precisando de "10 mi HOJE"?
Porque no ano passado DOARAM SETE MILHÕES E DUZENTOS MIL para o mesmo traste (fora 13o., férias e encargos!)...
Guilherme, a venda desse jogador não é pra futuros investimentos, é pra pagar conta mesmo.
ExcluirEle foi torrado a 6 milhões de Euros. Eu entendo a necessidade do fluxo de caixa, se for realmente isso. Mas que eu saiba o conceito de liquidez para um ativo (jogador no caso) é o que se transforma em dinheiro rápido por uma depreciação muito pequena ou nenhuma depreciação. Não foi o caso...
O Inter vendeu o tal do Fredinho aquele por 12.... Esse Wendell depois da Copa já tá na seleção brasileira.
Sim, mas o que a gestão atual poderia ter feito com um contrato em vigor? Este ano renovaram, mas pagaram o que eles acham justo, reduzindo em 50%.
Excluir-x-x-x-x
Agora, se vocês realmente acham que o Grêmio ganhou com 10 em campo, deveriam dar o braço a torcer e elogiar o treinador, afinal ganhar dois jogos de LA, com 10 em campo, não é pra qualquer um. Eu sei que o contra argumento vai ser que jogou com 10 porque é burro, mas o fato é que jogou e ganhou. Com 10, como vocês mesmo não cansam de repetir...
Ok Vinícius, concordo que a grana é pra tampar furo, inclusive já foi. Mas é preciso sanar as dívidas agora pra ter capacidade de investir logo ali, não?
ExcluirÉ complicado analisar, dizer que fizeram errado. Seguram o guri, atrasam o salário de todo o grupo e logo ali isto pode ser tornar uma bola de neve, que acaba tirando motivação dos jogadores e colocando em risco uma melhor campanha. Eu sei que jogador ganha bem, deveria saber lidar com eventual atraso, mas sabe como é, em futebol basta uma fagulha pra começar um incêndio..
Guilherme, qual a razão deste furo?
ExcluirDespesas, mas não só de contratações equivocadas. O Grêmio é há anos deficitário, luta pra fechar o ano com todas as contas pagas.
ExcluirSão erros que se acumulam e aqui a responsabilidade é de todas as gestões que passaram, inclusive da atual. Mas vejo que a atual, apesar de alguns erros, está "com os pés no chão", tentando resolver problema no médio prazo. Erraram, gastaram dinheiro demais, mas se deram conta que aquilo foi loucura, jogar todas as fichas em uma eventual conquista de LA em 2013. É preciso fazer time, mas não comprometer o clube se não ganha.
Só pra exemplificar, pois pra mim o problema é estrutural. O clube paga por ano, conforme balanço, mas de R$ 20 mi de juros, de empréstimos passados. Há outras tantas obrigações que não tem como fugir no curto prazo, é preciso anos de trabalho.
Outro exemplo é contratos longos e fora da realidade, como do Kléber e Moreno. Só aí era R$ 1 mi por mês (agora menos porque Cruzeiro paga parte do salário do Moreno), fora que compra do Moreno foi parcelada em 2 ou 3 anos... Vejo que o papel da atual direção é sanar estes pepinos e deixar clube saudável, sem novas dívidas deste tipo para 2015, seja lá quem assuma.
Rafael,
ExcluirVou colar aqui algo dito pelo Adalberto Preis colocou ontem no twitter
(1) despesas financeiras (13.537.343) serviço da dívida (12.235.904) depreciações e amortizações (27.907.595) Total 53 milhões
(2) O que é isso? É a composição do déficit do Grêmio até 09/13.Como se vê nada a ver com gastos do futebol. São números oficiais publicados
(3) Em amortizações e depreciações, p. ex., há lançamentos relativos a Fábio Aurélio, Kleber, Marcelo Moreno, Elano etc.
(4) Em apresentação detalhada feita ao CD pelo Vice @icoroman ficou demonstrado q o déficit tem geração histórica. Ninguém,ninguém contestou
(5) O déficit é real, verdadeiro, mas não tem como causa excesso de gastos da gestão que tem o EBITDA equilibrado.Informação tem preferência
Todos preferiríamos continuar por mais tempo com o futebol de Wendell, mas mirando pelo lado financeiro foi negócio fantástico.
Muito fácil ficar atirando pedras usando dados não verdadeiros. Obviamente não se venderia Wendell se não fosse imperioso.
Não nos esqueçamos que das receitas que deveriam estar à disposição, 60 milhões já foram antecipados. Certamente por necessidade."
Ok. Mas estes problemas só apareceram agora? Porque nas outras gestões, como tu mesmo citou, estes problemas também ocorriam. Deve ter mais alguma coisa...
ExcluirA maior contribuição que o Encosto de Merda dá ao Grêmio é mostrar que a direção tá cheia de CANALHAS.
ExcluirO tal EBITDA, e aqu se eu tiver falando bobagem me corrija, é o resultado (lucro/prejuízo) antes do pagamento de impostos, juros e amortizações. Usam este indicador para mostrar que, excetuando questões não operacionais, as contas da instituição estão controladas, isto é receita > despesas. É claro que o indicador é apenas auxiliar e tem que ser usado com outras ferramentas (isto é, apenas o EBITDA, isolado, não prova nada).
ExcluirEnfim, usam isto pra mostrar que o déficit final (após pagamento das obrigações não operacionais) tem razão mais estrutural do que conjuntural. Acho que um contador, ou alguém com mais experiência na análise de balanço pode ser mais claro e me corrigir se tiver falando bobagem.
Rafael,
ExcluirCreio que os problemas foram aprofundados pela questão da OAS. Eu não vou julgar, dizer que o futuro é negro, porque só saberemos da realidade final do negócio com aditivo assinado e negócio a pleno vapor.
Só que em outros anos, como em 2012, quando ainda não tinha contas com a OAS e coitas do tipo, o Grêmio só fechou as contas com luvas (antecipação) de R$ 30 mi da TV... E em anos anteriores também aconteceu isto. Aliás, isto foi muito usado, pra ter que fechar as contas (hoje estão optando por vender jogadores). Eu acho um risco o que era feito, justamente porque a conta (receitas que não entrarão mais, porque foram antecipadas) cai nos próximos anos. Por isto acho que vender jogadores é o menor dos problemas, porque tu não prejudica as finanças futuras, abrindo mão de receitas futuras. É claro que vendendo um jogador tu cria outro "problema" dentro de campo, tem que repor, mas isto é algo que com competência pode ser resolvido (tá aí o exemplo Alex Telles x Wendell.).
Guilherme, pra mim 80% é culpa deste desastrado contrato feito com a OAS. O Grêmio não tem nenhum tipo de arrecadação, apenas sócios e a Grêmio Mania. No jogo de terça foram arrecadados um milhão e meio. Pra onde foi a renda?
ExcluirAs antecipações de luvas feita na gestão do safado do cabelo azul é só mais um atenuante na história, porém o fato principal é a parceria que nos sangra dia após dia.
Guilherme...
ExcluirVocê tem uma dificuldade de discernir a necessidade de apoiar e bajular da capacidade de olhar criticamente.
Você escreveu, objetivamente para mim:
"É que tu, como empresário, deve achar que o dinheiro pra novos investimentos cai do céu."
O dinheiro para o que você esquizofrenicamente chama de novos investimentos é a insanidade de bancar salários de figuras nefastas, enojantes, bestiais e deprimentes como Para-lítico? Como Uérly duas tartarugas da Pomerânia? Desta porcaria de jogador que é o Encosto de Merda? Essas figuras não representam investimento algum, representam despesa, desperdício, picaretagem, safadeza, atos administrativos, gerencias e de administração praticados por canalhas. Isso não se chama "novos investimentos".
Se você é economista, nas aulas de planejamento e implantação de algum projeto, com certeza você esteve ausente.
Não, estimado, prezado, dileto e preclaro economista.
Dinheiro para NOVOS investimentos a gente busca com responsabilidade, com planejamento, com criatividade e com responsabilidade.
Vou falar como eu, trotskista de formação, trabalho com o planejamento para novos investimentos... Se eu, com a formação trotskista, penso assim, imagino figuras capitalistas como devem agir...
Trabalho com três cenários...
Imediato - curto e médio prazos e com algo que chamo de "tempo de utopia".
No imediato, cobrir os custos de cada edição.
No médio, a expansão da tiragem, a ampliação da equipe.
No médio, construção da sede.
No "Tempo de utopia", uma revista em três ou quatro línguas.
Esse é o meu planejamento - que sofre ajustes a cada período (decorrente de cursos, palestras, leituras e a mudança de cenários).
A construção de cenários para "novos investimentos" demandam a busca de novas fontes e que estas tenham condições de alavancar o "novo investimento".
Uma das formas de buscar recursos, que obviamente não caem do céu, é ela redução do ralos e do desperdício (algo que no Grêmio é norma).
Minha empresa tinha conta em quatro bancos.
Encerrei todas e hoje opero apenas com o Sicredi/Bancoob, que cobra menos taxas operacionais e opera todas as linhas de crédito.
Com essa mudança, consegui economizar algo como R$ 1 mil por mês - que na minha conta de descendente de alemães-judeus - corresponde a R$ 2 mil por mês (o um que não gasto e o outro um "imaginário" que tenho para investir).
E, por favor, não fala besteira ao se apegar ao que "diz o balanço", porque balanços dizem apenas aquilo que os bandidos que estão no comando querem que seja dito. Balanços são obras de ficção e temos exemplos e mais exemplos de grandes empresas de auditagem que maquiaram balanços de empresas com o intuito de esconder a bancarrota ou minimizar os lucros.
O valor do "balanço" do Grêmio é nulo, porque é obra de ficção construída por bandidos, por canalhas, por gente que vive de roubar e pilhar o clube.
O verdadeiro balanço do clube deve andar em alguma gaveta...
Portanto, preclaro e polianesco Guilherme...
No caso do GRÊMIO, esse dinheiro não é para novos investimentos.
É para encher o bolso de dirigentes, numa velha e perversa prática que joga o time nesse limbo de tantos anos sem títulos. E sem perspectivas.
Ok, balanços não valem nada, são todos manipulados, jogam os números que convém ali. Por que eu deveria então acreditar em algo que nem ali consta? Da onde eu devo tirar informações confiáveis?
ExcluirAcho estranho que um documento formal, que quem assina tem responsabilidade civil e criminal (aqui algum advogado me corrija) não valha nada, mas informações jogadas aos 4 ventos devam ser tratadas como verdade.
É inegável que o balanço tem sim seus problemas, é possível encobrir coisas ali. Daí a dizer que isto acontece, ou que não servem pra nada são outros 50. Aliás, acho que este tipo de acusação (sim!, quem diz que um balanço tem valor 'nulo' está acusando quem faz, quem assina, quem aprova...) deveria ser baseada em algo mais concreto.
-x-x-x-x
A propósito. Tu foste aluno do Adalperto Preis, não? Quem sabe não seria válido tu tentar falar com ele, seja como ex-aluno, seja como jornalista e marque uma conversa, uma entrevista, sei lá... E daí, com teu faro jornalístico talvez tu possa esclarecer coisas, perguntar o que ninguém pergunta. Seria uma ótima forma de tentar mostrar aos cegos como eu que estamos enganado e que ninguém presta. Não é uma boa ideia? Fazendo isto tu estaria fazendo um bem imenso para o Grêmio!
O balancete é plenamente manipulável e muitas vezes esconde a real situação da empresa.
ExcluirFonte: meu professor de contabilidade.
Ok Rafael. O balanço idem. Não estou dizendo que não é manipulável É, e existem exemplos por todo o lado. Daí a dizer que está sendo manipulado são outros quinhentos, como eu disse acima. Quem assina tem responsabilidade civil e criminal.
ExcluirAgora, pergunta ao teu professor se o balanço/balancete tem valor 'nulo'. E vê qual informação pública ele sugere para uma análise das contas de qualquer empresa.
Valor nulo não tem Guilherme, e vai dar problema pra que manipulou e assinou somente se na hora de declarar IR a coisa não fechar.
ExcluirAuditoria independente a cada seis meses. Somente desta forma se têm uma informação pública da coisa.
Todo o balanço anual do Grêmio é TAMBÉM submetido à análise de uma auditoria independente.
ExcluirDo estatuto, sobre o Conselho Fiscal:
ExcluirArt. 99 - Parágrafo único – O Conselho Fiscal será solidariamente responsável se, apurada
alguma irregularidade na gestão financeira do GRÊMIO, não denunciar o fato;
...
Art. 102. Caso discorde de parecer, relatório ou contas apresentadas pela auditoria
externa independente do GRÊMIO, é facultado ao Conselho Fiscal contratar assessoria
técnica para examinar e emitir parecer ou relatório sobre os documentos impugnados.
Vamos lá, Guilherme...
ExcluirSobre o Adalberto Preiss.. fui aluno dele, sim.
Moro em Brasília - poderia sim, fazer uma entrevista. Desde que ele viesse para cá.
Estou tentando conseguir entrevistar o outro, que esqueço o nome, que disputou a eleição.
Sei que ele vem muito para Brasília.
Mas você acha mesmo que alguém vai revelar como funciona a bandalheira?
Por que iriam revelar, se são beneficiários dela?
Auditoria independente é uma empresa de picaretagem que serviu para encobri rombos do banco do Sílvio Santos, do Banco Santos e tantos outros negócios.
Auditoria é uma coisa bem pilantra.
O que precisa é revelar salário.
O que precisa é penalizar judicialmente dirigentes.
Por exemplo..
Quanto custa o Koff para o Grêmio?
Gasolina + celular + verba de representação + almoços/jantas + mais vantagens adicionais (motorista, passagens aéreas, etc).
Porque às vezes dá a impressão de que é um sacrifício ser dirigente de um time como o Grêmio ou o Inter. O cara dirige pelo dinheiro que rola, pelo prestígio, pelo dinheiro que pode ganhar lícita e ilicitamente.
Mais do que auditoria, é peeciso transparência.
Veio o Alex Telles: custou tanto, o Grêmio pagou tanto, o empresário tal botou tanto, tal percentual é do Juventude. É com transparência que se rompe a canalhice e a roubalheira dos dirigentes. De todos os clubes. Inclusive do Grêmio.
Hoje, o futebol é a maior lavanderia do dinheiro do tráfico e da corrupção.
E as ditas empresas de auditoria "independentes" são empresas comerciais e vivem do que ganham.
E vão fazer o serviço para o qual foram contratadas.
Principalmente para omitir e legitimar a bandalheira.
O papel, Guilherme, tudo aceita.
ExcluirLembro que nos meus tempos de militância mais intensa, a gente discutia na Convergência Socialista a contradição de o melhor Estatuto entre os partidos ser do PDS...
---
A turma é tão, mas tão canalha, que até hoje figuras como o Guerreiro desfilam impunes e zombam da cara dos gremistas otários...
A propósito...
ExcluirComo já não ando entulhado de coisas...
Estou me estruturando para fazer um programa online..
Vai se chamar: Ligando o ventilador.
Tenho vontade de ir para o Sul e reunir a turma aqui para fazer um programa sobre o papel do torcedor e a patifaria dos dirigentes.
Indo ao Sul, posso convidar o Preiss a participar.
Mas acho pouco provável que vá - até porque o programa será sem pauta negociada.
No caso, a "banca" teria eu, o Lemos e o Guto.
rsrrsrrsrs
Homero Bellini Jr (o outro).
Excluir-x-x-x-
Só acho que com tua experiência, teu poder de questionar, de duvidar, poderia fazer ótimas perguntas... É óbvio que uma entrevista não revela muita coisa, mas pode clarear alguns pontos. Enfim, apenas uma sugestão.
-x-x-x
O problema Alfredo, é que se tu não acredita em um balanço, que tem gente (grande) responsável por trás se der m..., vai acreditar em números divulgados, sem obrigação nenhuma. Diriam que foi tanto e tu questionaria...
-x-x-x
Olha, nos anos que fui atrás (2009, 10 e 11), a cada ano mudava a auditoria independente. Não sei quem é atualmente (não está no balaço do site), mas discordo que sempre haja falcatrua. O profissional que põe o nome ali pode botar toda uma carreira a perder.
Aliás, peguei o nome dos membros do Conselho Fiscal, e são todos profissionais bem sucedidos, tanto em empresas próprias (consultorias), como em empresas privadas. O próprio presidente do CF, Jéferson Thomas, trabalhou anos como Gestor de Risco no "teu" banco (também já trabalhei lá, aliás). Atualmente ele trabalha em outro banco renomado internacionalmente, o DLL (De Lage Landen). Achar que caras assim iam sair aprovando (ou ignorando) falcatruas dentro do clube é insensato, na minha opinião. Lembrando que por eles passam documentos que nem imaginamos, inclusive detalhamento completo de todo e qualquer negociação.
Guilherme...
ExcluirO que conta é o dinheiro.
Volto a dizer: a única saída é a transparência.
Empresas de auditoria servem para legitimar o que se quer que elas legitimam.
Tenho amigos que atuam na área e, entre um vinho e outro, você escuta coisas.
Eu não acredito que, dentro do sistema capitalista, exista espaço para a honestidade. O vale-tudo é a norma.
Lembro, e dou risada, que no Bom dia Brasil do dia no qual estourou a crise do sistema financeiro lá nos EUA, os especialistas não viam risco algum.
Onde estavam as empresas de auditoria que não captaram o risco da bolha?
Que não "viram" que os títulos não estavam lastreados (digamos assim) ao ponto de garantir que os balanços e os demonstrativos financeiros eram falsos?
Eu não sei de quem é a frase, segundo a qual o melhor negócio do mundo é um banco bem administrado. O segundo melhor negócio é um banco mal administrado.
Sobre acreditar em balanço (e honestidade dos números ali colocados), tenho a mesma opinião acerca de Papai Noel.
Eu acredito em Papai Noel, mesmo sabendo que ele não existe.
Será um prazer esse Bate Bola Alfredo.
ExcluirQuanto a entrevista em Brasília, é só sondar em aberto que já se pesca muita coisa.
No Grêmio tem muito pavão, o Preis é um deles, dando isca e linha se pesca muito peixe, e tu como bom jornalista, sabe envolver e dar corda nesses pavões como ninguém.
Tirando o velho Koff que é matreiro (não digo por admiração, digo porque a gente nota em entrevistas dele pra RBS), os demais, até mesmo o Odone (mesmo sendo político) se embananam nas entrevistas, só elogiar, dar corda, alimentar o peixe e deixar ele falar.
Não tem erro, só precisa ser longa e ter paciência.
Certo. Uma auditoria externa auditou a Arena e concluir que FALTAM QUATRO MIL CADEIRAS!
ExcluirE?..
As 4 mil (é este o número mesmo?) cadeiras faltantes serão ressarcidas pela OAS ao Grêmio. Está contemplado no aditivo.
ExcluirNão são 4mil. São menos de duas mil. E na verdade achei que faltou uma explicação mais detalhada sobre como podem desaparecer cadeiras numa planta que tinha detalhada exatamente quantas haveriam em cada setor.
ExcluirCara, eu nem discuto mais essa parte. Balanço, balancete, auditoria externa, auditoria interna, aprovação do Conselho, isso e aquilo.
ExcluirOs caras desviaram MAIS DE UM MILHÃO DE REAIS para a Geral! Com recibo em PAPEL DE PÃO!
Minha opinião é simples:
ExcluirBalanço, balancete, prestação de contas é igual a papel higiênico: só serve para limpar merda.
Auditoria interna, externa e conselho fiscal é a lixeira de qualquer banheiro: s´serve para guardar o papel usado para limpar merda.
Ou alguém, na sua casa, já tirou a lixeira do banheiro e colocou na pia da cozinha, por exemplo?
Esse é o retrato da realidade contábil...
Mais uma perca agora de tarde, Mabília também anuncia que está deixando a base do Grêmio para procurar "novos ares". Apesar de muita gente não gostar do trabalho dele, eu aprovei, diferente do que muitos falaram, eu acho que se tiram coisas boas desse time B. Só que precisam receber chances como o Luan recebeu, de jogar com um time "mais rodado" em sua volta.
ResponderExcluirIsso aí é a porra do planejamento das galáxias que o Koff vendeu em sua campanha eleitoral.
ExcluirDeve ter gente comemorando, afinal é um "colorado" a menos...
Excluir-x-x-x
Também gostava do trabalho dele, pra mim foi competente quando esteve aqui. Mas acho que isto é uma decisão profissional dele, não tem muito a ver com falta de planejamento e etc. Aqui ele era treinador da base, pra ter chance no profissional, se tivesse, ia levar anos (vide Roger). Optou por ir pra um clube infinitamente menor (e talvez até a ganhar menos), mas na categoria profissional, onde poderá evoluir mais rápido. Por exemplo, se fizesse um excepcional trabalho na base do Grêmio, dificilmente viria um time da série B ou C dar chance pra ele. Agora no NH, se for bem, terá mais chances, provavelmente.
Eu não gostei do trabalho do Mabília, Guilherme, para mim só serviu para empacar o Roger. Se foi para mim a empacada o Mabilia só passou a servir no dia que o Roger saiu.
ExcluirAlias, para os sub muitos, ele prestava, para o Time B e Sub 21, não.
Eu não lembro onde estava o debate do Wendell, onde tu disse que não se colocava e ninguém dizia que foi o Luxemburgo que trouxe ele, porra, eu venho falando isso desde que ele entrou no titular. Falo que é trazido pelo cão, que foi a única coisa boa que o cão fez, etc, etc.
Tanto que tem um post de ontem onde digo que não dava para esperar muito tempo desse menino no Grêmio, exatamente pelo cão estar envolvido no passe dele. Enquanto o cão estiver metido em negócios do Grêmio, temos forte perigo de insucesso, ele quer prejudicar o clube.
Mas o André Jardine que assume no lugar dele também é ex-Inter.
ExcluirPelo que li na imprensa, a única coisa que o Buxa fez, foi avalizar a contratação. Mas quem está diretamente envolvido, tanto na vinda do Wendell, quanto nos casos do Pacotão do Juventude, e do Luan, é o tal de Junior Chaviere, ou sei la como se escreve. Possivelmente ele também, quem tenha trazido Alan Ruiz e Maxi Rodriguez.
ExcluirLemos,
ExcluirNo negócio do Wendell eu disse que tu foi o único que admitiu que tinha se equivocado! Isto ainda lá atrás, no jogo contra o Naútico.
-x-x-x
Olha, do Mabília, acho que ele foi bem, tanto no sub20, como no time B. O resultado está aí, vários atletas subindo, com capacidade de jogar numa categoria profissional.
Ah ta, entendi errado Guilherme.
ExcluirEu inclusive caí em cima do neguinho quando ele fez aquela cagada contra o Fluminense e tomamos o gol no finalzinho, naquele lance que o cara avança pela falha dele e chuta, a bola bate no lombo de um e vai la do outro lado do canto, por cima do Marcelo (depois daquele jogo fenomenal dele).
Mas vendo agora, eu acho que o Luxa deve é ter ficado aporrinhando os ouvidos dele naquele jogo, na beira do gramado falando merda no ouvido do menino.
Muito interessante, vale a leitura:
ResponderExcluirhttp://impedimento.org/o-que-luan-tem-em-comum-com-luan/
Talvez tenha sido impressão minha, mas nos jogos do time Sub-20 o Éverton foi mais jogador que o Luan...
ExcluirTambém achei. E o Éverton tem apenas 17...
ExcluirUma pena que o Grêmio não tenha mantido o Sub-20 disputando o Ruralito.
ExcluirServia para encher ainda mais o bolso de alguns investidores ocultos...
rsrsrsr
Alguém acompanhou o jogo do Newell's?
ResponderExcluir4 x 0 pro NOB... Os caras vão vir babando.
ResponderExcluir4 x 0 e com muita facilidade. Aquelas jogadas de gol ali eu tenho a impressão que se for na nossa defesa vai ser um passeio. Vamos rezar.
ExcluirÉ bom não se refestelar muito com o resultado sobre o Nacional. Eu vi o jogo contra o Newell's e a vitória foi UM CRIME!
ExcluirJá tinham até anulado gol dos argentinos...
Pois é...eu já havia falado que o Nacional do Uruguai é só a camisa mesmo, o time é extremamente fraco...
ResponderExcluirBah, o pessoal deve estar vibrando com a saída do Werley 2 Turtles, mesmo que por preservação...
Eu estou chutando a parede com o retorno do Bressan polenteiro canela dura....
Vinicius Bianchi, estou para te perguntar isso há dias, a minha esposa se chama Rebeca Bianchi, moramos em Canoas, por acaso são parentes?
O melhor é o Geromel Rodrigo, digo isso porque vi o jogo contra o Nóia.
ExcluirO Nóia pode não ser parâmetro, porém em Gauchão o Verlêi fez presepada grande, até o Rodolfo teve uma jornada ruim outro dia (ou seja, algum nível de dificuldade tem).
O Geromel tem o tino, sabe jogar, é melhor que os dois, não foi jogar na Alemanha a toa. Alias, o Bressan já está vendido né, vamos ver pra onde.
O ùnico que ninguém quer é o Verlei, mas eu sei porque. Mandam o Dvd dos melhores momentos.
Aí o time diz: MAS ISSO É SÓ DE ATAQUE, EU QUERO DA ZAGA. E quero com as falhas!!
Aí enviam, lances da zaga e com as falhas.
Jogam no google que jogos foram as falhas e veem que foram decisivos.
Nunca mais volta o email dos times que queriam contratar o Verlei.
Minto... teve um time da 2a divisão da China que ficou na dúvida entre o Verlei ou o Aloisio Chulapa para atacante do time deles. No final levaram o Chulapa, que mesmo aos 45 anos é do ofício, seria risco apostar em uma nova posição para um zagueiro.
Lemos, o "Gelomel" é bom mesmo? Não vi ainda...
ExcluirOi, Rodrigo, a "Biancada" está por todas as bandas....rs É possível. Mas não lembro de algum primo/tio que more em Canoas. É do meu vô materno o nome. Tem muito Bianchi na serra, e é mais provável que a família da tua esposa seja daquela região, Mas o meu vô era de Alegrete. Pra ser da mesma árvore o nome da tua esposa teria de vir desses quatro irmãos... Orival (meu vô), Osvaldo, Ondina e Odila.
ResponderExcluirO meu sobrenome de pai é Bittencourt.
Abraço.
Lemos, perguntei no post anterior, mas acho que tu não viu..
ResponderExcluirVamos supor que o atleta tenha mais 2 anos de contrato, se clube rescindir unilateralmente, deve pagar 100% dos salário devido até o fim do contrato ou só 50%? Sabe nos responder?
De pronto não sei Guilherme, pesquiso e te respondo essa semana.
ExcluirRelativo a questão da transparência dos contratos, seria muito interessante os clubes se futebol se adequar, ou talvez, serem obrigados a se adequar, a uma coisa em que as prefeituras já devem fazer a algum tempo. O chamado Portal da Transparência. Lá, qualquer cidadão pode descobrir por conta, quais os gastos, com cada funcionário, cada setor. Seria uma maneira de nós, torcedores e associados termos de cobrar as coisas de nossa direção. O problema é como fazer o clube adotar esse método.
ResponderExcluir