Pois bem, eu, tentando ser coerente com o que fiz com Renato, dei seis jogos de "lambuja" para Ederson Moreira mostrar sua capacidade como treinador.
Tenho de confessar que me surpreendeu no início, principalmente no jogo contra o Nacional-URU pela estréia da Libertadores. Não vou considerar aqui a fragilidade do adversário para não dizerem que estou de má vontade com nosso treinero.
Porém, fica claro jogo após jogo que Enderson é incapaz de levar o Grêmio à grandes conquistas.
Avaliando o jogo de ontem, fica claro sua pré-disposição para ser uma espécie de Alvo Dumbledore ( o bruxo "mor" da saga Harry Potter) do futebol.
1º - Werley não é superior a nenhum dos nossos zagueiros. É estabanado, vai em todas as bolas altas feito passista de escola de samba e com os braços abertos acerta sempre o adversário, fazendo seguidas faltas nas proximidades da área. Se estamos utilizando o Gauchão como teste, é necessário que se testem Saimon e Geromel;
2º - Pará é uma coisa que nem o sobrenatural explica. Eu dei um exemplo aqui dias atrás. Sou analista de produção e atualmente negociador de material alto custo para cirurgia na cooperativa em que trabalho. Lido com números o tempo inteiro, mas não sei fazer um cálculo simples de regra de três...Qual a possibilidade de eu obter sucesso na profissão? NENHUMA! E é isso que ocorre com o Pará, uma das funções do lateral é alçar bola para dentro da área, só que está anta não consegue cruzar UMA bola, nem que disto dependa a vida de sua mãe. A lógica diria que sua carreira como jogador do Grêmio deveria acabar, mas não é assim que pensam tanto a diretoria quanto o treinador do Grêmio. Tinga, Moisés e o cone mandaram lembranças, qualquer um deles desempenham melhor função que Pará;
3º - Insistir com Zé Roberto quando se tem um guri que entra e em quinze minutos mete uma na trave e pifa o Barcos ou é de uma burrice extrema ou puro mau caratismo. Sem contar o fato de que Alan Ruiz, que entrou aos trinta do segundo tempo, estava atrás do meio-campo buscando a bola dos zagueiros e distribuindo o jogo. Mas isso eu vi, o professor não;
4º - E todo o seu conhecimento de futebol vai queimar dois jovens em uma tacada só. Estou falando de Luan e Dudu. Dudu que até não é um jogador ruim, porém É RESERVA de Luan. Os dois jogam na mesma função e tem as mesmas características, a velocidade e o drible. Inverter Luan e forçá-lo a atuar quase que como um quarto homem de meio-campo é de um amadorismo simplório.
Ontem, o Grêmio tinha no banco: Tiago (gol), Tinga (lat), Bressan (zag), Marco Antônio (?), Alan Ruiz (meia), Everton (ataq) e Everaldo (ataq).
E eu, na minha santa ignorância, fico me perguntando o porque no lugar de Marco Antônio, que cobrou uma falta de forma bisonha, não estão um dos Bitecos?
O bruxismo exacerbado vai acelerar o processo de queda do nosso simpático Enderson "Posto Ipiranga" Moreira.
Sorte do Enderson e de alguns jogadores não virem pra Ijuí, Caso viessem eu daria um jeito de ir ao jogo, mesmo botando R$ 50,00 fora, mas ia encher o saco o jogo inteiro.
ResponderExcluirEu, particularmente, acho que o Énderson está sim fazendo um bom trabalho. Eu vejo evolução no time, apesar da oscilação eventual. Mas é inegável que ele cometeu (comente) alguns erros.
ResponderExcluirO principal pra mim é insistir no Pará, não dar chance a QUALQUER um dos guris de jogar 1 ou 2 partidas do time titular. Outra é o ressurgimento do Marco Antonio, que, felizmente, não está na lista da LA (ontem quando apareceu no banco achei que era por falta de gente, mas daí teria que ter sido a última opção para entrar...).
Outro erro é não dar mais chances a jogadores da base, que já mostraram ter potencial (Bitecos, Éverton, Moises - volante...). Agora é a hora de largar eles, pouco a pouco, no meio dos titulares, porque é ali que ele vão mostrar se estão prontos ou não. Muitas vezes, dando chance só no time B, acabamos não vendo o verdadeiro potencial.
O Alan Ruiz está pedindo passagem (mais que o Maxi, na minha opinião) e acho que logo logo terá lugar no time. Sobre o Maxi, a informação é que não jogou ontem porque estava com leve desconforto muscular, daí optaram por dar mais 2 dias de recuperação e irá jogar amanhã. Eu espero que ele entre no no jogo com a mesma vontade do Dudu, a quem gostei ontem, apesar do gol perdido. É um jogador que busca o jogo, se movimenta, dá opções. Poderá ser importantíssimo para mudar um jogo da LA.
Enfim, há erros, é verdade, mas acho que ele está testando, buscando opções e vejo o time evoluindo. Não sei se outro treinador estaria fazendo mais ou melhor. A base do time é essa e me parece razoável, o que comprova isto é nossa campanha na LA. É óbvio que é cedo, com isso aí talvez sofreremos com times melhores, mas para o que estamos enfrentando agora, está melhor do que a encomenda. São necessárias 2 ou 3 mudanças, achar mais alguns jogadores que serão importantes com opções no banco logo ali, mas vejo o time como um todo indo pro caminho certo.
Como assim evolução? São dois jogos sem vencer e estou falando de jogos do estadual.
ExcluirComo eu disse, até estava indo mais ou menos, até começar a tirar o Luan de posição para dar espaço ao Dudu. Não me surpreenderia se quando Kléber voltar Luan não volte ao banco.
x-x-x
Alan Ruiz já deveria ser titular faz tempo, ao menos nos jogos do estadual. Sua contribuição para o time é muito superior ao que o senhor de quatro décadas vem fazendo.
x-x-x
E se são testes, me explica o porque Máxi foi queimado jogando na posição que menos rendeu, que é a de quarto homem de meio? Porque não testa ele junto aos atacantes, como um terceiro homem de ataque?
Pra mim a questão do Maxi, é que ele já vinha "cavando" lugar pro Dudu. Se o Maxi estourasse de titular, ficaria complicado. Ele só não contava com o Luan.
ExcluirPra mim o problema não está no Maxi, no Ruiz, no Dudu ou no Luan. Escolha 2 ou 3 ou coloque todos eles em campo que vai dar samba. O problema mesmo são as velhas tranqueiras do time: ZeroBerto, Pará, Wérley e agora (SANTO DEUS!) Marto Antonio ressuscitado.
ExcluirO Luan mudou de posição, mas segue rendendo. Ou seja, agora sabemos que pode jogar dos dois lados, um pouco mais adiantado ou não. Não vejo este terror todo por causa disto.
ExcluirSobre o Maxi, pra mim ele teria começado o ano como titular. Se foi testado em uma posição que não rende, bom, isto é do jogo. Afinal, quem sabia ao certo onde ele renderia ou que ele não podia jogar como 4º do meio com base só no ano passado? Ontem ele ficou de fora por lesão, então, amanhã quem sabe tenha a chance dele. Torço pra que aproveite.
Sobre o Marco Antonio acho (espero!) que ele tenha entrado por falta de opção mesmo, porque a metade do elenco ficou de fora pra ir pra Ijuí. Agora, isto não justifica as poucas chances que os Bitecos estão tendo.
-x-x-x
É verdade, são dois jogos sem vitória. Uma em um campo sem condições de jogo e ontem num jogo em que tivemos, no mínimo, 5 chances claras e não aproveitamos (criticávamos aqui que ganhávamos de 1 x 0, com 'meia' chance de gol...). Não vejo motivo pra esse desespero todo. Da mesma forma que as duas vitórias na LA não tornaram tudo uma maravilha, não é mesmo?
Guilherme...
ExcluirCinco chances claras e nenhuma em direção ao gol?
Quantas defesas o bom goleiro do Cruzeiro fez?
Por essa ótica, quem esteve mais perto da vitória foi o Cruzeiro, que só não fez 1 a 0 por conta de um milagre do Marcelo.
Por falar nisso... quanta saudade do bosta do Dida...
Pela tua lógica o gol perdido pelo Dudu não foi chance porque o goleiro não defendeu...
ExcluirLances que me lembro de cabeça que foram boas chances: lance do Dudu, bola na trave do Ruiz, chute torto do ZR, 1 ou 2 bolas do Barcos e um lance do Luan, em que ele desvia e goleiro defende.
Guilherme, em linhas gerais até concordaria contigo.
ExcluirSó que não dá para dizer que "... ele está testando, buscando opções..." quando me ressuscita um Marco Antonio, por exemplo. Desde quando isso é opção?
E faz isso num time que tem Biteco I ou Deretti.
E se busca opções, tem que testar mais alguém na LD, nem que seja para saber que caso um dia o Pará esteja lesionado [nunca acontece, sei] ou suspenso, tem alguém confiável para botar ali.
Na verdade, ele não testa e não quer saber de opção porque sabe que quem entrar ali, mesmo que seja o Spessatto, vai fazer mais do que o "titular" e a torcida vai pressionar.
Por aí a tua lógica toda afunda.
E aqui reside o problema do negócio: o Grêmio teve CINCO oportunidades de gol. Logo, o problema, como diria o filósofo Ruinzinho Costa, foi "a bola não entrar".
ExcluirO que eu perguntei é quantas jogadas CONCATENADAS, COERENTES, LÓGICAS, levaram a chances de gol.
Como exemplo, pego um lance do primeiro tempo: o Pará-lítico Burro do Shrek pega a bola quase no canto da grande área e dá um chute ERRADO, BISONHO, que vai para o meio da área. Por ali vem entrando o Luan, que TENTA DOMINAR a bola, mas essa lhe bate na canela e vai em direção ao gol, só não entrando porque o goleiro do Cruzeiro consegue tocar para escanteio.
Chance CLARÍSSIMA de gol! Agora alguém, por favor, explica A LÓGICA da jogada...
-x-x-x-x-
Chance de gol em que o cara cruzou, pegou errado e a bola deu na quina da trave EU NÃO QUERO SABER!
-x-x-x-x-
E antes que alguém pergunte, se sair o gol assim, VALE! Mas não é isso que eu quero AGORA! Agora eu quero ver o time mostrando que pode fazer MAIS QUE ISSO!
Porque se eu depender só disso, o ano inteiro, o futuro é negro...
Guilherme, sim, o Luan segue rendendo, mas então se ele render no lugar do Werley justificaria sua escalação na zaga... Pra mim tem de jogar pela esquerda, foi ali que rendeu mais, ao lado do Wendell, que sabe jogar futebol, fazer o dois x um. Já na direita está a uva, que nem Freud explicaria o porque farda em time de futebol.
ExcluirContra o São Paulo, o Werley não jogou. Torno a insistir, eu não gosto dele, mas o fato é que o time do Posto Ipiranga vaza na defesa com quem quer que seja. É algum problema Com a dinâmica de jogo que não consegui identificar ainda
ExcluirNa minha opinião, o problema da zaga do Grêmio passa pela escalação do Edinho Enxadada, que é uma bosta de jogador pesado, sem noção de cobertura, com problemas na marcação e com uma saída de bola igual a vaso sanitário entupido: vaza merda pra tudo quanto é lado.
ExcluirConcordo que passa pelo Edinho Tele Entulho, mas com o Werley na zaga, NEM O FERNANDO E SOUZA conseguiram proteger.
ExcluirAlias, Fernando, Souza e o lateral do Galatassaray, Alex Telles, conseguiram proteger.
O Edinho só piora o péssimo, mas com o Werley não dá para ter uma zaga, ele é um Cris novo, sem a inteligência do Cris.
??????????
Inteligência do Cris???
Sim, o Cris quando tinha 25 anos de idade, digamos que era um Bressan, cavalo e grosseiro, mas era sábio, assim como o Bressan.
Ele notou que não tinha as virtudes técnicas de um Gamarra e Mauro Galvão, mas que tinha força como um cavalo e potência para derrubar um muro, que se posicionando direitinho, usando dessa força e simplificando as jogadas, poderia ganhar dinheiro jogando bola.
Tanto fez que até o Felipão levou ele para uma Copa (e foi muito questionado por isso), arranjou uma transferência para a França, encheu os bolsos, e outra para a Turquia, onde ficou rico também, depois o corpo cansou e não dava mais, veio enganar os gremistas burros, depois os vascaínos, mas já tá rico né?
O Bressan foi esperto também, assim como vários zagueiros pouco técnicos, já tá na Europa, se seguisse aqui quem sabe um dia não fosse para um amistosinho da seleção contra os Emirados Árabes? Até o Linhãndro Curupira foi.
O Problema do Werley é a ruindade E A BURRICE.
Principalmente A BURRICE.
Off-topic:
ResponderExcluirO INTERNACIONAL LANÇOU HOJE UMA CAMISETA DE PASSEIO COM A SEGUINTE PERGUNTA:
O TEU ESTÁDIO É:
PRÓPRIO (EM NEGRITO)
ALUGADO
NÃO SEI
Bem coisa de chinelão.
ExcluirE, para variar, mais uma homenagem ao Goebbels. Não falei que ele é lembrado diariamente mundo afora?
Quando li, me recusei a acreditar nisso.
ExcluirMas taí! Direto do site dos chinelões:
http://www.internacional.com.br/imagens/noticias/camisa_gigante_060314_2.jpg
Que várzea!
Agora é a hora do Grêmio ao menos mostrar que alguém da diretoria tem bola no meio das pernas e emitir nota oficial de repúdio de mais uma atitude desequilibrada desta gestão do Lulu Banana. Porque isso aí vai dar merda, depois tem gente dando e levando tiro em shopping e a culpa recae somente no da torcida. Ou entra na dança e o marketing Tricolor faz uma nos mesmos moldes, com a seguinte pergunta:
ExcluirO TEU ESTÁDIO É:
NOVO (EM NEGRITO)
USADO
REMENDADO COM AJUDA DA DILMA
Mas vocês estão reclamando DO QUÊ, exatamente?
ExcluirDE QUEM é a culpa desse, entre outros, escárnio?!
Essa eu tenho que reproduzir aqui, tirei de um comentário da página do Ducker no Face: "Os LONÁTICOS piram na chuva..."
Excluirkkkkkkkk
Guto, eu sei que a culpa disso tudo é da diretoria e OAS, mas isso não da motivos pra turma da lona se deitar. O retorno deve ser a altura.
ExcluirA culpa é nossa..
ExcluirDe torcermos por um time dirigido por canalhas.
Canto a bola: vai morrer abraçado no Zé Rovelho. Tá ficando chato, a torcida já ta se ligando e começaram as vaias, ontem foi ridículo Zé de volante se arrastando em campo, Cruzeiro puxando contra ataque com um Ramiro morto correndo por 5 e a defesa se fudendo,
ResponderExcluirO morto MATOU o time quando era uma bola na goleira a CADA 30 SEG., ele entrou aos 39 e o Gremio nao fez mais NADA.
Fica bem claro que Rodolfo do lado de Werley é mediano, pela esquerda ele fica inseguro, perde a confianca e fodeu, tinhamos um grande zagueiro, temos mais um estabanado. Do werley nem precisamos falar, ele entrou no time comecaram os milagres de Marcelo, as falhas de Rodolfo, buracos de Wendel e até o Pará, que defensivamente servia, virou avenida.
Edinho é grosso e burro. No primeiro jogo que valer e o juiz for marromenos ele vai pro chuveiro e fode tudo.
O meio é isso, unânime no blog, o que é raro, e nas ruas, Zé no banco, Ruiz com a 10, isso vai derrubar o
Ipiranga.
Ramiro e Riveros são imexíveis, como dizia oprofeta.
Barcos na área é outro cara. Luan esta muito mais visado, precisa de gente de qualidade E VELOCIDADE parafazer jogo com ele.
Basicamente a idade di Zé afunda o gremio, por nao acompanhar o ritmo dos demais, querer cadenciar, nao alimentar ojogo, passes lentos, voltar bola, toques amais, nao ter pique para a tabela, chegar batendo, limpar e chutar, limpar e lançar, ver o jogo rápido.
O time quer voar mas tem um marcha lenta empacando. É como se tivesse na pista rápida da Rodovia do Parque ou Freeway, uma Ferrari que é o Luan, uma Hilux ( pesado mas com motor), um Golf que é o Dudu, uma bmw embalada a 200 que é o Ruiz e uma mercedez a 140 que é o Maxi.
O problema é que tem um bagaceiro de um chevetao véio caindo os pedaços, que acha que é o mesmo carro de motor quejá foi um dia, fica nessa via expressa a 80 po hora, fazendo firula e trancando TODO mundo, eis o Zé Roberto. Quem dirige é o Enderson Ipiranga.
E nas outras 3 pistas, se alguém quiser dar de malandro, estão Edinho enxadada, Pará e Werley, TODOS a 80 por hora.
Aí trancam wendel que quer correr, Ramiro, Riveros, Marcelo, Rodolfo.
A soluçao disso?
Pergunta la no posto ipiranga, ou no próximo que vier resolver essa BOMBA deixada por Luxa + Koff.
Vamos ter que perguntar pro Fernando Carvalho...
ExcluirAfinal de contas, foi ele quem sugeriu essa bosta de treinador para o Grêmio...
Lemos..
ExcluirO Encosto de Merda é o Chevelho...
O absurdo do velho é pedir dicas para um idiota colorado que não sabia vencer libertadores, e que só venceu graças a dicas dele. Ou seja, pediu dicas de um cara que disse para ele: velho, eu sou burro, me ensina porque eu jamais vencerei nada, aí ele fez o que o velho mandou e venceu.
ExcluirE mais, um cara que sabendo o Ipiranga ser uma merda, botou ele de MABILIA do time, de tão ruim que era. Quem colocaria o Mabilia de treinador do clube??? Nem o Cacalo!
Mas pelo menos ele foi esperto, quando o Enderson perdeu pro Roger, ele, botou o gordinho do Ipiranga pra rua né?
Esperto foi o Roger esse ano, que saiu fora dada a vergonheira de ver o Grêmio treinado por esse incompetente que ele deu nó tático e pelo colorado horroroso do Mabília no time B (que mesmo assim acho que era melhor que o Esclesson ipiranga).