Pois amigos e secadores, foi um bom jogo com dois tempos absolutamente distintos.
Depois de 45 minutos ao ritmo da enceradeira velha, decrépita e decadente do Encosto, es que no segundo o time melhorou - mas isso veio acontecer depois da saída do Encosto que, definitivamente, só tem pernas para 10 ou 15 minutos no ritmo que o Grêmio joga hoje.
O Gordinho da Ipiranga demorou para ver o óbvio!
Quando colocou o Pec-man, errou ao tirar Riveros - naquele momento deveria ter entrado Alan no lugar do Encosto. E até gostaria mais de ver o Dudu no lugar do Luan, que hoje não estava com boa lua, a despeito de duas jogadas individuais de altíssima qualidade.
Vamos para Rosário e volto a dizer: meu maior medo continua sendo aquele gordinho sinistro que fica mascando chicletes...
===
Minhas avaliação dos jogadores de hoje:
===
Marcelo Grohe - um assistente. Começa a aperfeiçoar a saída de bola. Nota 6
Para-lítico - melhor partida dele no Grêmio. Quando conseguiu acertar um cruzamento, o Encosto nos fez o favor de perder um gol feito... Quando deveria ter apenas feito o gol, quis estufar as redes e carimbou o travessão... Nota 6
Uérly duas tartarugas da Pomerânia - o Newell's foi inoperante no ataque. Quando foi pra frente, perdeu um gol por falta de decisão de ir na bola. Nota 5
Rodolfo - grande atuação. Teve boa saída de bola em algumas jogadas. Mas não consigo entedner como o melhor zagueiro do time é sacrificado para sair e dar combate aos atacantes adversários, deixando o medíocre Uérly duas tartarugas da Pomerânia como homem da sobra. Não deveria ser o contrário, hein oh Batista? Nota 7,9
Wendell - fez a sua pior partida desde que virou titular. Vacilou numa recuada de bola e quase possibilitou um gol argentino (Rodolfo salvou o fiofó do Wendell). Nota 5
Edinho Enxadada - não comprometeu, o que já é uma novidade. Ficou mais restrito na posição de cão de guarda da zaga. É limitado como volante de contenção e ridículo quando tenta sair jogando ou fazendo algum lançamento. Nota 5
Ramiro - um primeiro tempo sofrível. Cresceu na etapa complementar - quando melhorou a qualidade dos jogadores do Grêmio em campo com a saída do Encosto... Nota 6,5
Riveros - é um jogador seguro e que se impõe em campo. Sua saída para a entrada do Pac-man foi um equívoco, que não virou algo mais sério porque o Newell's abdicou de atacar desde o começo do jogo. Nota 6,5
Encosto - uma lástima. Perdeu um gol feito na 2ª etapa porque ficou com medo de estragar o cabelinho casca de banana. O time cresceu e melhou depois de sua saída de campo. Nota 3,5
Luan - dispersivo, sem confiança - como se a bola estivesse queimando na chuteira - mas vale sempre lembrar que mereceu atenção especial em termos de marcação. Fez uma baita jogada individual, mas não foi nem sombra do Luan de outras partidas. Nota 5,1
Barcos Gauchão (alcunha que o Elias usou) - é o típico engana trouxa. Na hora de jogos decisivos, falha de modo continuado. Perdeu um gol que centroavante com vergonha na cara não pode perder. Quis enfeitar, fazer de cobertura. Nota 4
===
Dos que entraram
===
Dudu Pac-man, vulgo Come-come - cresceu mesmo depois da entrada do Alan Ruiz... Nota 5,5
Alan Ruiz - mudou a partida. Nota 8
Maxi Rodriguez - reteve bem a bola e teve uma chance no final do jogo. Nota 6
Ah, bom! Vais me permitir me ater A UM DETALHE do teu tópico, Alfredo.
ResponderExcluir"Dudu Pac-man, vulgo Come-come - cresceu mesmo depois da entrada do Alan Ruiz... Nota 5,5"
PERFEITO! Porque vai aparecer quem diga, porque escutou na Gaúcha, que o Pac Man é o "novo Escurinho", sem nem mesmo atentar que quem disse isso é o mesmo que disse que em dez anos estaríamos discutindo quem foi melhor entre Messi e Taison.
Dudu Pac Man foi BEM! Mas foi bem A PARTIR DA ENTRADA DE ALÁN RUIZ!
-x-x-x-x-
E não estou, com isso, desmerecendo a atuação do camarada. Já disse que, para mim, é um jogador interessante. Mas quem fez o time melhorar foi O ALÁN RUIZ, depois O MÁXI!
O que não se pode querer/esperar ou exigir é que o Dudu Pac-man, vulgo Come-come seja a diferença...
ExcluirAlfredo, eu diria que foi um jogo com dois TIMES absolutamente distintos, o time do contrasenso e da teimosia e depois aquele que até as mocinhas da Tia Carmen sabem que devia jogar.
ResponderExcluirO problema é ler as pitonisas de plantão achando que o Pac-man, vulgo Come-come, é jogador vital para o Grêmiko.
ExcluirDaí é de lascar o cano da bota...
Bom, fui pra Arena hoje, caras, baita emoção, estou sem voz, fazia tempo que não ia pra batalha, já estava com saudades...
ResponderExcluirx-x-x
Mas enfim, o que da beira do gramado do setor leste da Arena foi o seguinte: Marcelo foi um mero espectador do jogo e consequentemente a zaga foi bem, inclusive o Werley. Ponce, Maxi e Trezeguet foram anulados pelo setor defensivo Gremista. Riveros não deveria ter saído, dos três volantes era o melhor, embora tenha errado alguns passes fáceis. Ramiro teve um primeiro tempo lamentável, errou praticamente tudo o que tentou. Edinho quando a frente dos zagueiros foi o que se espera dele, pouca qualidade e muita porrada. Pará conseguiu algo inédito, foi melhor que Wendell. Sinceramente, deveria ter feito aquele gol.
Luan também teve uma jornada ruim, mas isso já foi dito aqui, ele vai oscilar. O argentino do ataque este eu nem vou comentar. Dos que entraram, Ruiz certamente foi o melhor, novamente deu o gol pro Barcos fazer e novamente Barcos perdeu. Dudu logo que entrou roubou uma bola e quase fez, depois cresceu somente a partir da entrada do Ruiz. Maxi Rodriguez quase põe tudo a perder num passe apertado para o Werley e errou quase tudo o que tentou, porém quase faz um belo gol.
x-x-x
Sai do estádio e ouvia a Gaúcha quando um dos repórteres da rádio em questão pediu para o Enderson explanar sobre a melhora da equipe após a entrada de Dudu. Enderson disse que ele têm um grupo e que não avalia uma melhora da equipe com a entrada de somente um jogador e que todos que entraram deram conta do recado. Hoje eu não criticarei o treinador.
E tem gente que nãos e emenda e achou o Dudu mais decisivo que o Alan...
ExcluirAlfredo, VIMOS EXATAMENTE o mesmo jogo, sem tirar nem por.
ResponderExcluirEu vou colocar que o Uerli fez um bom jogo, com aquela cagada final dele.
E eu não colocaria um bom jogo do Pará, pra mim ele errou muito cruzamento, ele foi melhor que o nível Pará, O QUE É RUIM e INSUFICIENTE, deixaram ele livre para apoiar o jogo todo.
O Luan foi MUITO marcado, muito mesmo. Primeiro tempo tinham 2 em cima dele.
Barcos como segundo atacante e pivô é ótimo, problema dele é como centroavante, não mata. Aí fica foda.
Olha, essa libertadores aí é definitiva pra ele, pode se redimir se der um caneco pro Grêmio, de repente ele queime a língua na fase eliminatória, mas esse cara ta saindo uma verdadeira contratação bomba.
É um cara correto, honesto, boa pessoa e bem identificado com o clube, tem uma ótima postura profissional.
Porém a média de gols do ano passado, os gols perdidos decisivos, do ano anterior e pelo que se apresenta esse ano, se mostra uma grande cagada.
Me faz lembrar do Nildo, que veio por meia dúzia de dinheiros, não era lá muito habilidoso mas todo jogo guardava o seu de cabeça.
Gilson Cabeção..
Até do Zé Alcino, que teve uma boa fase. Do Guilherme Cachaça, que ficou pouco tempo mas não falha uma bola na área.
Digo isso porque Jardel é uma comparação injusta.
O Barcos de hoje em dia lembra muito o futebol do Zé Afonso. Um cara alto, que erra muitos gols, te lá alguma coisa que faz com os pés, mas só pra pivô mesmo, escora umas bolas de cabeça, é lento pra caralho e era isso. Não serve pra muita coisa a mais.
Ou o Grafite, naquela temporada que teve por aqui (depois melhorou).
Lembrar que eu disse é no sentido de ter saudade do Nildo, Gilson cabeção, Zé Alcino...
ResponderExcluirÉ Alfredo, de fato foram dois tempos distintos. No primeiro, eles amorcegaram o jogo e nós, sem velocidade, nos acomodamos com o toque de bola deles. No segundo, com as mudanças, melhoramos e poderíamos ter saído com a vitória.
ResponderExcluirAntes do jogo eu achava que a escalação inicial era boa e seria suficiente, mas deu pra ver que com o Zé titular absoluto as coisas se tornam mais complicadas pra nós. É muita lentidão. E quando o Pará acerta UM cruzamento, ele cabeceia de coco, de olhos fechados... Acho que o Ruiz é o cara pra posição (ele me lembra o Riquelme no começo da carreira), mesmo que o Dudu seja uma boa opção.
Agora, lembrando de discussões anteriores... Dizer que o time não tem mecânica de jogo é sacanagem e má vontade. No segundo tempo, especialmente, o Enderson mostrou que tem treinado bem o time. Marcação lá em cima, o tempo todo. Mesmo no primeiro tempo, quando Luan foi o cara que mais roubou bola, sempre perto da área adversária...
O Werley fez uma bela partida ontem, acho até que foi melhor que o Rhodolpho. Roubou e antecipou tudo. Foi firme. A zaga do Grêmio é a única invicta no certame.
O Pará fez uma boa partida, o problema dele mesmo são os cruzamentos. Ele não acerta um. Pelo menos não tá vacilando lá atrás.
O Ramiro foi muito mal ontem. Errou tudo o que tentou no primeiro tempo. No segundo melhorou um pouco, mas muito abaixo do normal. Era ele quem deveria ter saído para a entrada de Dudu.
E poxa, vcs devem saber de alguma história sinistra sobre o Dudu, pq é só porrada nele... O cara entrou bem ontem, mudou o jogo, assim como o Ruiz. Um na ponta, outro no meio. Acho que mesmo se o Ruiz não tivesse entrado, o Dudu teria feito um bom jogo. O moleque é rápido e agudo.
O Maxi entrou e mostrou pq tá na reserva, como a terceira opção...
O empate acabou frustrando um pouco, porque poderíamos ter garantido a classificação. Mas o Newell's é o melhor time da Argentina e um dos favoritos à Copa... Um bom teste, com boa resposta da equipe (se for considerado o segundo tempo).
Em tempo: Só eu to com saudades do André Lima? rsrsrs
Buenas...
ExcluirNão sei qual a sua assiduidade em termos de leitura aqui no blogue, mas eu chamo o Barcos de André Lima que fala espanhol.
Porque fosse o André Lima a perder tantos e reiterados gols, ele já estaria sendo escorraçado.
Rafael, deixa eu te dizer uma coisa sobre o Dudu: ele teria ido bem, sim, mesmo sem a entrada do Ruiz. Porque aí é problema de individualidade. Mas não teria ido TÃO BEM. Porque seria atrasado por esse desgraçado manco cerebral.
ExcluirCABELODEBANANAberto atrasa TODO MUNDO no time! TODO MUNDO! Porque ele atrasa O TIME!
Ontem, de gozação, começamos a defender que ATÉ O UÉRLI DUAS TARTARGUAS ia mal por causa do IMUNDOberto! É claro que é gozação, mas se formos parar e olhar, O UÉRLI SÓ APARECEU, MESMO!, DEPOIS DA SAÍDA DESSE DESGRAÇADO! Pode ser coincidência. E deve ser. Vale pela piada. Mas a gente precisa fazê-la!
-x-x-x-x-
Pois é. O Máxi é um problema. Eu até acredito que o Máxi seja daqueles caras que precisam estar sendo constantemente pilhados e elogiados. Qualquer problema, ele se entrega.
Não é notícia, nem ouvi dizer. É uma teoria em que venho pensando. É a impressão que eu tenho.
Mas sabe qual é o problema do negócio? É que o Máxi entrou e, mesmo não sendo uma brastemp, FOI MAIS QUE O ESCONDIDOberto!
Logo, não se justifica a entrada do Máxi no time no lugar do Ruiz, do Luan ou mesmo do Dudu. Mas como o titular é o CANSADOberto...
Sobre o Maxi:
Excluirhttp://jbfilhoreporter.final.com.br/2014/03/14/a-tristeza-com-o-pai-e-o-abatimento-no-uruguai-que-prejudicaram-o-futebol-de-maxi-no-gremio/
Isto só comprova que o jogador tem potencial, mas precisa de atenção psicológica neste momento. É preciso entender certas situações como profissional. Mas também entendo cabeça, afinal é um guri ainda.
Ou seja...
ExcluirO canalha do Gordinho da Ipiranga fez isso de modo bem pensado.
É um fdp disgramado.
Porque ele já tinha trazido o seu Come-come preferido e precisava queimar o Maxi.
E ainda tem gente que defende um canalha como esse na casamata.
Mas, por ironia ou não, são os mesmos que defendiam um safado como WL...
Quando eu escrevo que o Grêmio é um time comandado por CANALHAS, tem gente que ainda acha isso muito agressivo...
Bom, se tu acha que um atleta profissional tem o direito de "se ofender" por uma substituição pra matar tempo, realmente discordamos. São coisas do jogo e acontecem frequentemente.
ExcluirRepito, Maxi é bom jogador, sua qualidade técnica é inegável, mas é preciso trabalhar o psicológico. O único jeito dele voltar a ter chance diante de sua família, pelo Grêmio, é jogando bola.
Guilherme...
ExcluirÉ normal que você pense assim..
Como para você foi "normal" que o Dida virasse titular do Grêmio no carteiraço.
Lembra quando eu perguntava sobre se você contrataria alguém acusado de pedofilia para levar seus filhos ao colégio ou alguém suspeito de cometer um estupro para levar a madame sua esposa (ou namorada) ao shopping?
A questão é que a ação desse ordinário - que fazia isso aqui no Goiás para queimar jogadores e escalar os machinhos dele - é uma tática que vagabundo usa em time pequeno. E hoje o Grêmio é um time pequeno.
É pequeno porque a cabeça dos dirigentes é pequena, mas grande é a velhacaria.
É pequena a cabeça porque contratam um animal desses para treinador.
---
O trato humano demanda sensibilidade no trato coletivo.
Ok Alfredo.
ExcluirAgora tuas questões:
- Tu acha errado um treinador usar sua última substituição, nos acréscimos, para simplesmente "ganhar tempo" num jogo que está ganhando?
- Qual é o teu argumento para considerar o que aconteceu lá (estou apenas falando do jogo contra o Nacional, não sei de outros episódios de queimação que não seja coisa profissional, que talvez tu saiba) um absurdo?
*duas questões
Excluir1. Sim... é um absurdo fazer isso com o único jogador uruguaio que estava no banco, mesmo ele sabendo que estava toda a família do cara no estádio.
Excluir1.1 É coisa de canalha, de vagabundo de fdp e que estava procurando uma forma de queimar o cara.
1.2 Ou você vai dizer que ele não sabia da expectativa dos uruguaios em relação ao Maxi?
2. Esse vagabundo que o Grêmio contratou é um ordinário que só vive de proteger os seus jogadores ou aqueles que ele tem interesse em proteger.
2.1 Foi na semana que chegou o Come-come... indicado por ele.
2.2 É tática do Gordinho da Ipiranga partir para a queimação de atletas. E fez isso sacrificando o Maxi, depois que o guri fez uma baita partida contra o Aimoré (eu sei que o Aimoré não é parâmetro, mas o Passo Fundo tampouco é...).
---
A estratégia dele é queimar quem não for da "sua" panela ou da sua laia.
===
Em face do histórico de canalhices dele, qual a razão que você tem para acreditar que isso foi só coincidência?
===
Pense do ponto de vista da demonstração de falta de caráter desse ordinário...