16 abril 2017

O início do fim

Pois, o Grêmio começa a se despedir da final de mais um Gauchão. DA FINAL! Porque "nana neném" é explicação mágica, de Sobrenatural de Almeida que não consegue explicar porque o Grêmio é um time bipolar, capaz de jornadas barcelonísticas e avaianas NO MESMO JOGO! Hoje, e fazendo a ressalva de que eu só vi a partir dos seis minutos do segundo tempo) ESCAPOU DE PERDER!
O desempenho do Grêmio é digno de um eletrocardiograma. Vai do oito ao oitenta! E, independente de ser bom ou ruim, é de uma indolência, de uma falta de vontade, de uma falta de aspirações assustadora. É o "estilo ZEROberto": se der, deu; se não der, vamos para a próxima.
E falta jóquei! Acabou o gás da Pepsi dois litros. Renato não consegue tirar mais nada além disso. E continua trocando jogadores sem alterar a forma de jogar do time. Assim, ele tira o Pedro Rocha para colocar o Barrios, e o time continua jogando como se estivesse com o Éverton. Uma salada de frutas que ninguém entende, muito menos o time, que fica naquele toque-toque, futebolzinho tico-tico marginalburgoniano que vai do nada ao lugar nenhum. A tal ponto que aos QUARENTA DO SEGUNDO TEMPO, empatando em casa, Lincoln recebe no meio do campo e toca na intermediária DEFENSIVA para o Kannemann. E AOS CINQUENTA, ainda empatando, o Kannemann recebe e, em vez de dar um bago louco para dentro do salve-se quem puder, resolve tocar para quem está no meio. O Grêmio NÃO SABE JOGAR sem esse toque-toque infrutífero!
Eu disse, aqui, depois do jogo contra o Veranópolis (e eu sei que muito das restrições que alguns têm acerca do blog vem dessa mania de VER O ERRADO mesmo quando o jogo dá certo!), que tinha que jogar MUITO MAIS contra o Novo Hamburgo! O Grêmio NÃO CONSEGUE! Não faz DOIS JOGOS com bom desempenho!
Pode passar o carro por cima do Novo Hamburgo? Pode! Pode fazer CINCO no Novo Hamburgo! Vai fazer? Não vai! Porque é tanto tico-tico que NÃO DÁ TEMPO! E porque o Novo Hamburgo, meu nego, É MAIS TIME que o Grêmio!
E não adianta se espinhar! Porque na hora do "vamo vê", LÁ DENTRO, não adianta ter em campo UM que ganha o que ganha O TIME INTEIRO DO NOVO HAMBURGO! Precisa ter um CONJUNTO DE ONZE que seja melhor que o conjunto do adversário.
E isso o Grêmio NÃO TEM! E é EXATAMENTE POR ISSO que a tese é de que "o futebol mudou e hoje é tudo muito igual". Porque fica mais fácil explicar a própria incapacidade...

23 comentários:

  1. olha, sinceramente acho que o Gremio ta fora ja. nao vai bater o nh la.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, a gente só pede que te identifiques, se não fazendo o login, ao menos colocando o nome no início do comentário, até que a gente possa te tratar pelo nome.

    -x-x-x-x-

    Sobre a opinião: eu não quis colocar isso no tópico, mas a minha esperança é que o Novo Hamburgo pense exatamente como eu e tu. Aí pode ser. Se jogar como jogou hoje, nem com a banda dos Fuzileiros Navais, ainda mais que o zero a zero passou a ser deles e JOGARAM MELHOR no jogo da fase classificatória. O empate foi UM CRIME, em Novo Hamburgo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi mal ai guto, escrevi com pressa. Diogo gremista

      Excluir
  3. O Grêmio continuou hoje jogando no mesmo ritmo do segundo tempo contra o Iquique. Não criou absolutamente nada, raras chances de gol. É constrangedor ver o desempenho do time em campo. Eu já falei, se o adversário não resolver marcar o Grêmio no campo de defesa, subindo a marcação e pressionando a saída de bola, o time do Portaluppi se rala todo, porque não há contra golpe para jogar, não há erro do adversário para aproveitar.

    x-x-x

    O Novo Hamburgo deveria ao menos ter saído com 1x2, no mínimo, foi quem criou as melhores chances da partida. O empate foi lucro para o Grêmio.

    ResponderExcluir
  4. Quando Bolanos se enfia no meio da zaga adversária o time não cria nada, quando ele recuava pra armar e Luan ficava "flutuando" (que termo chato, mas enfim...) à frente, o Grêmio teve seus melhores momentos.

    Resta saber se é orientação do treinador ou desobediência. O que eu ouvi Renato falando meses atrás é que não quer ele no meio dos zagueiros, logo....

    No mais, faltou drible vertical e chute de fora da área, cadê o Maxi?

    Renato, assim como Roger, vai perdendo o crédito que conquistou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E cadê o Arthur, que é melhor que Maicon, Ramiro, Jailson e Michel, que sequer fica no banco. Quanto ao Maxi Rodrigues, cujo contrato se encerra em 2018 e vai sair de graça, nunca teve uma sequência de 5 jogos. Uma folha de 7 milhões contra uma folha de R$ 300 mil, tem explicação?

      Excluir
    2. Não esquecer, porque é importante: hoje, DE NOVO, com a participação mais que especial do Capitão Desconforto!

      -x-x-x-x-

      As coisas são fáceis de explicar, na maioria das vezes...

      Excluir
    3. Tem, Cesão! Claro que tem! Futebol hoje está muito igual e é onze contra onze...

      -x-x-x-x-

      Futebol fica cada dia mais igual! A ÚNICA coisa que não fica igual são as folhas de pagamento!
      Essas, cada vez mais, apresentam diferenças ABISSAIS...

      Excluir
    4. Pois é, Glaucio, o Maxi já foi arquivado para dar lugar ao insuperável Fernández [que, por sua vez, não joga...].

      Excluir
    5. Cesão, o contrato do Maxi termina agora no meio do ano.
      Os inteligentes já descartaram ele, pois precisam da vaga para o Musto [ou Mustos], e já contrataram para a sua posição o mundialmente famoso e reconhecido Gata Fernández, cujas atuações nas poucas oportunidades que teve [por justiça isso tem que ser registrado] foram de encher os olhos ... de lágrimas.

      Excluir
    6. Ao menos o Lincon tem entrado regularmente. Mas começo a concordar contigo, Martini, o gringo não tá justificando a contratação, ao passo que já tínhamos Maxi.

      Excluir
  5. Enquanto não arrumarem o meio campo não vai ter vida fácil. Torcer o que o tal cabeça de área argentino que chega mais tarde seja tudo isso. Vai continuar o problemas da lateral direita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual cabeça de área Jonas, o tal do Rosário Central? Este não vem mais, as atuações do Arthur (que já foi escanteado) convenceram a direção que não precisam do Mustos...

      Excluir
    2. Eu acho que o problema muitíssimo mais sério está na lateral esquerda.

      Excluir
    3. Como falei pra ti ontem no Messenger, o Artur não é primeiro volante, aliás, ninguém no grupo do Grêmio é, a não ser o tal Michel, que peca por deficiência técnica. Então continuamos ferrados. Aliás, na minha opinião o recuo do Ramiro pra abrir lugar pro Léo Moura também fragilizou ainda mais o setor.
      E sim, nem falo mais da lateral esquerda, porque cansa a gente dizer o óbvio.

      Excluir
  6. Não vi o jogo, estava "pascoando" [e enchendo a cara] com a família.

    Por justiça, a final deveria ser NH x Caxias.
    Não vai ser, o Novelinter está aí a postos para impedir isso.
    Sábado se viu mais um episódio dessa saga da arbitragem vermelha.
    "Erro" favorecendo o inter, sem estardalhaço da IVI, sem o Novelinter dando piti e suspendendo o árbitro, enfim, mais do mesmo.

    Como sabemos que esse é um jogo de cartas marcadas, e sabemos ainda melhor que nossos dirigentes são uns bundões, poltrões, vagabundos, preguiçosos, que não se dão ao trabalho de meter a boca no trombone como se faz lá na beira do rio, prefiro ser eliminado pelo NH do que ser roubado nos grenais das finais e ter que ficar ouvindo flautinha de torcedor de time da Série B festejando campeonato em cima da gente.
    Não duvidar, nossos dirigentes [e MUITOS jogadores] ainda comparecem à festa do título deles...

    ResponderExcluir
  7. Contra adversários bem postados, o Grêmio tem enorme dificuldade SEMPRE. Lembram das peleias parelhas que tivemos em casa contra Santa Cruz e América MG, no brasileirão passado?
    As partidas contra o Veranópolis pelas quartas não servem como referência, porque ganhamos de graça um gol no início de cada jogo.
    Aquele final da partida ontem pareceu a virada que a Chape nos aplicou em 2015, em que o Apodi fez o gol da vitória deles, em meio a um caos no sistema defensivo tricolor!
    Nosso time precisa ser humilde contra todos os oponentes.
    Respeito ao adversário, mantendo opções de cobertura e cuidados defensivos, pode ser por aí o caminho para passarmos pelo Nóia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, eu penso que nem seja questão de o adversário estar bem postado. Basta o adversário ficar na defensiva, sem posse de bola, que o Grêmio se enrola todo. O problema é de criatividade.

      Excluir
  8. E segue a celeuma do treinador do Grêmio não ler o jogo. Ontem uma mudança do Beto Campos trouxe o Novo Hamburgo pra cima. Aos 9 minutos do segundo tempo entrou Lucas Santos pelo lado direito de ataque do Nóia, e ele deitou e rolou pra cima de Marcelo Oliveira, que mais uma vez teve atuação abaixo da crítica, embora o passe para o gol do Ramiro.

    x-x-x

    Eu já venho alertando faz tempo, o Grêmio só tem uma jogada, que é o toque de bola até abrir algum espaço para Luan, Miller ou Pedro Rocha, invariavelmente jogadas feitas pelo lado direito de ataque, onde Edílson e agora Léo Moura são bem mais efetivos que Marcelo Oliveira.

    x-x-x

    Mas o jogo de ontem foi didático para o Renato, embora ele não precise estudar. A jogada em que o Novo Hamburgo concluí na trave a jogada começa com a parede feita pelo João Paulo, que tem as mesmas características físicas do Barrios. João Paulo faz a parede (ou o pivô do futsal) e deixa o companheiro na cara do gol. Mas pra isso é necessário treinamento, coisa que nosso treinador não é muito afeito. Basta jogar o Barrios no campo e seja o que Deus quiser.

    x-x-x

    Alguém lembra a última fez que o Grêmio fez algum gol de cabeça oriundo de bola parada?

    ResponderExcluir
  9. Fora do assunto, mas minha homenagem às viúvas, que sempre las hay...

    http://www.gazetaesportiva.com/palmeiras/com-ze-roberto-palmeiras-sofre-dobro-de-gols-em-relacao-a-egidio/

    ResponderExcluir